Caldeirão da Bolsa

Novabase

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por 1963 » 5/2/2007 17:36

Mais um belo fecho, a um tikczinho do máximo da sessão, com bom volume. Gostei, penso que vai continuar, pelo menos até à saída dos resultados
:lol:
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

resultados bons e maus

por wuzzu » 4/2/2007 22:50

Claro que fui simplista na designacao de bons e maus resultados. Mas uma coisa é certa, muitas vezes ha empresas com prejuizos que se mantêm com cotacoes altas (relativamente ao valor que lhes resta: patrimonio, etc., e.g. PAD), isto porque o mercado acredita que consigam recuperar.
Penso que o que se passa com a Novabase é exactamente o oposto: os resultados foram sempre bem positivos, e o que os ultimos deixavam antever era estagnação. Os bancos deram principal enfase a areas de negocio da engenharia onde estavam claramente à espera de resultados melhores. Isso não quer dizer que eles nao venham a aparecer só agora. Para os bancos os ultimos resultados podiam deixar antever dificuldades.
Eu penso que eles podem estar certos mas tambem acredito que os proximos resultados lhes podem tirar a razao toda!
Por outras palavras, nao penso que os bancos tenham razões sólidas para fundamentar a sua opiniao, e os proximos resultados serão um tira teimas.

Por fim, muitas vezes os market makers enganam-se redondamente nos resultados, e vemos quedas ou subidas abruptas nos dias seguintes. Digo muitas vezes, mas lá fora.
Por cá acredito mais na informacao priviligiada e na fuga de informação
: )

wuzzu.

ps: sem duvida q a PTM tera´ grande influencia para todo o sector. Há imensa industria de software a depender dela!
Eu nunca disse que os resultados

Registado: 31/8/2005 10:51

Resultados

por Crash » 4/2/2007 21:20

Para tentar acabar, de vez, com a especulação à volta dos resultados!
aqui vos deixo algumas informações oficiais:

In Jornal de negócios: 26 Outubro 2006
(Nota pessoal: referem-se aos 1ºs nove meses!)

Bancos de investimento decepcionados com resultados da Novabase

O BPI e o Santander consideram que os resultados apresentados ontem pela Novabase foram decepcionantes, especialmente ao nível do EBITDA. O BPI admite mesmo que vai rever em baixa as suas estimativas para a tecnológica, já o Santander acredita numa reacção negativa das acções em bolsa.

A Novabase revelou ontem que os seus resultados líquidos consolidados, depois de interesses minoritários, atingiram 4,98 milhões de euros, representando um aumento de 0,6%.

O volume de negócios da Novabase aumentou 23,5%, nos primeiros nove meses do ano, para os 183,1 milhões de euros, embora "em linha com as estimativas" do BPI e ligeiramente acima do previsto pelo Santander.

O EBITDA, ou "cash flow" operacional, atingiu os 13,6 milhões de euros, mais 7,4% do que registado no mesmo período do ano passado, no entanto, um valor muito inferior às estimativas dos dois bancos de investimento.

A equipa de "research" do BPI destaca como "más notícias" a "pobre performance" verificada na divisão de Engenharia da Novabase "que ficou abaixo do esperado tanto em termos de receitas e de EBITDA".

O banco salienta que as vendas de TV Digital permaneceram robustas, no entanto, a rentabilidade foi prejudicada, com a margem de EBITDA a situar-se nos 0,9% no terceiro trimestre, "registando uma performance muito pior do que antecipamos".

Em reacção aos resultados, o BPI afirma que vai efectuar uma "revisão em baixa das estimativas" para a Novabase, depois da tecnológica ter apresentado uma performance operacional que ficou "abaixo do esperado em todas as áreas de negócio".
O Santander, por seu lado, acredita que estes resultados deverão despoletar uma "reacção negativa no preço das acções da tecnológica" e que "suportam a nossa estimativa de fracos lucros", que levou o banco a rever em baixa o seu preço-alvo para os 6,10 euros em Agosto.

In Euronext:

Resultados Consolidados a 30 de Setembro de 2006 (Fonte Novabase, doc em PDF)

http://www.euronext.com/trader/companyn ... NBA0AM0006

Agora uns pequenos comentários!

br@instock
MACD ao rubro, volume ao rubro, RSI um puco esticado.

Globalmente de acordo embora ache que o RSI pode muito bem ultrapassar, sem problemas de maior, os 70 pontos!... e o momentum também está "ao rubro"

wuzzu disse:
...foi que os ultimos resultados, nao sendo maus (maus sao prejuizos...) não mostraram a vitalidade de outros tempos.

1-Os bancos que analisaram os resultados não foram da mesma opinião!

2-
(maus sao prejuizos...)

Consideras, verdadeiramente, que só são maus quando são prejuízos! E.g. quedas de 10% 25%, 50%, 75%... etc... não seriam maus?
... e por absurdo (desculpa-me a ironia e o sarcasmo) 1€ de resultados positivos?... :mrgreen:

e ainda afirmaste:
nao me digam que pensam que os fundos ainda não têm uma ideia do tipo de resultados que ai´ vêm...) ou
entao o resultados nao trazem nada de novo, e nesse caso devemos assistir amanha ou depois de amanha a uma descida grande (3% ou mais, e com grande volume), significando que esta subida recente nao foi mais que especulacao.

Acho que todos os "Market Makers", como anteriormente o afirmei por várias vezes, já terão uma estimativa dos resultados, sejam eles melhores ou piores!

O que eu entendo e penso, neste momento, é que independentemente dos resultados, um pouco melhores ou um pouco piores, o que lhes ("Market Makers") interessa saber é qual o potencial da empresa em termos de médio/longo prazo e se poderá vir a entrar em situações de processos de consolidação nas TI, o que poderá ser bastante razoável de admitir, mesmo a curto prazo,... e com a "libertação" da PTM (poderá, quanto a mim, ser um dos factores catalizadores)!

Nota: Naturalmente há que ter em consideração, neste processo, os indicadores da AT porque geralmente existe um efeito de "bola de neve" quer num sentido, quer no outro!

São por estes motivos que estou "dentro" , como já afirmei várias vezes, (mas numa posição não "fundamentalista ou dogmática", mas sim dinâmica, como sempre estive no mercado) e não por causa dos melhores ou piores resultados finais de 2006, que já estarão descontados!
O que eu disse foi que para os "menos avisados" poderá ocorrer uma pressão no sentido de vender caso seja afirmado que os resultados foram "abaixo dos esperados"!

Neste caso há, quanto a mim, tentar perceber (naturalmente que é difícil) qual será a atitude dos "grandes" (como irão jogar no mercado), lidando com várias variáveis!
... mas se todos (e eu incluido :mrgreen: )soubessemos quais são e as que que pesam mais!!!???

Um abraço a todos
Crash

Registado: 5/1/2006 13:34

por 1963 » 4/2/2007 18:07

É o que tenho feito Eulid :wink:
Um abraço
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

por eulid » 4/2/2007 14:08

1963 Escreveu:os resultados, conhecidos, foram bons

Se leres os tópicos e notícias anteriores, facilmente verificarás que os resultados foram tudo menos bons e foi o catalizador inicial para a queda.

Registado: 6/12/2006 9:45

por 1963 » 4/2/2007 13:02

wuzzu, eu por mim aposto na primeira opção: os resultados, conhecidos, foram bons, a empresa é reconhecida internacionalmente como estando entre as 100 melhores e em termos técnicos está excelente, :roll: , bom ...boa :wink: :lol:
Um abraço

Resistencias

por wuzzu » 4/2/2007 12:21

Quanto a mim as resistencias sao muito relativas neste caso. O que se passou foi que os ultimos resultados, nao sendo maus (maus sao prejuizos...) não mostraram a vitalidade de outros tempos. Alias mostraram que ha negocios a passar uma crise.

Por isso desde cedo os bancos se retiraram e vimos o titulo cair até à casa dos 5 euros. Estou convencido que, se nao houvesse esta grande apreensao quanto ao futuro (que para fundos de dimensao é o suficiente de nem querer lá meter um euro... sair nao é facil no caso de empresas que nao têm grande dimensao...) o valor da Novabase estaria nos 8 euros e poderiamos ter fugaxos até aos 11.

Por isso o que penso é que resistencias nos 6 ou 6.3 sao insignificantes quanto ao que potencialmente pode vir a acontecer: ou os resultados trazem grandes novidades positivas que apagam este clima de apreensao (e nesse caso as recentes compras nao sao mais que simples fugas de informacao - se na justica elas sao o dia a dia, nao me digam que pensam que os fundos ainda não têm uma ideia do tipo de resultados que ai´ vêm...) ou
entao o resultados nao trazem nada de novo, e nesse caso devemos assistir amanha ou depois de amanha a uma descida grande (3% ou mais, e com grande volume), significando que esta subida recente nao foi mais que especulacao.

bfs
wuzzu

por Maddoxx » 4/2/2007 0:34

br@instock Escreveu:Caminho aberto para a próxima resistecia, que quanto a mim se posiciona nos 6,30€

Penso que terá em primeiro lugar que quebrar uma forte resistência na zona dos 6€. É que desde Maio que não a consegue passar. Depois disso, acredito que a novabase recuperará a confiança dos investidores que têm estado muito pessimistas em relação a este título.

abraço

Registado: 23/9/2006 11:12

por br@instock » 3/2/2007 22:35

A novabase entrou esta semana num excelente momenop técnico,MACD ao rubro, volume ao rubro, RSI um puco esticado.

Caminho aberto para a próxima resistecia, que quanto a mim se posiciona nos 6,30€

Registado: 30/12/2004 1:06

Bom!!!

por Crash » 2/2/2007 21:28

Bom!

Por este gráfico (abaixo) vejo aspectos positivos e alguns potencialmente negativos!

1- Positivos
- Momentum
- RSI
- MACD

2- Potencialmente negativos
- Bandas de Bollinger "muito puxadas" (banda superior) o que pode conduzir a uma retracção para "meter" a cotação no "interior destas"
- Estocástico de longo prazo Overbought mas por vezes mantêm-se assim durante longos períodos (o que será positivo)
- potenciais resistências entre os cerca de 5.85-5.95

Hoje houve várias descargas razoavelmente grandes quando chegava aos 5.85!

Por outro lado houve potenciais "grandes compradores" (digo isso porque após estas transações a cotação subiu), um com 144K e outro com cerca de 75K (as maiores ordens executadas)!

Resumindo:
vou continuar dentro mas bem atento, para o curto prazo!
A médio e longo prazo sou de opinião de que a tendência é de alta, tendo em conta que, como apresentei num post anterior, a NBA está fortemente a apostar em recrutar técnicos superiores especializados em várias áreas das TI, o que indica que devem ter grandes projectos "em mãos"!

Mas não nos esqueçamos, no entanto, que, como anteriormente afirmei num post acima, a apresentação dos resultados está "à porta" e parece-me que não são muito favoráveis o que pode levar a um certo "pânico"!

Contudo, como também afirmei os "market makers" ~já o sabem muito bem e se os 144K e 75K corresponderam a ordens de compradores (como penso que são), o caminho só pode ser um... :wink:

Espero que te tenha de alguma forma ajudado :wink:

Mais um abraço :)
Crash
Anexos
NBA-2.gif
NBA-2.gif (21.33 KiB) Visualizado 2408 vezes

Re: p- 1963

por eulid » 2/2/2007 20:49

Crash Escreveu:Por isso, agora, estou "dentro"! :wink:

Com tantos pontos de entrada BASTANTE mais baixos, e sempre armado em profeta da desgraça e que estava ainda em queda, etc. etc., foste agora entrar no ponto máximo ? :lol:

por 1963 » 2/2/2007 20:34

Ah ganda Crash, é isso mesmo, desculpa a minha falta de atenção. Caramba, mas não disseste nada sobre este fecho semanal!!!! :roll: :roll: Será que só eu é que o acho bom :shock: . Gostava de ter alguém a acompanar-me neste sentimento :lol: :lol:
Um abraço

p- 1963

por Crash » 2/2/2007 20:29

1963 disse
Crash acho que também (vendeu)

1963, lê o meu post acima

eu disse
Nota: neste momento possuo posições em NBA

Cheguei de facto a vendê-las mas, em conformidade com um meu grafico, posts atrás, quando falei da formação de um triângulo ascendente e de um volume a rondar os 200K, o que se veio a verificar, eu entraria!

Disse na altura
Embora tenha comprado, tempos atrás, a 5.52, vendi-as, há pouco tempo, a 5.55 porque pareceu-me haver melhores oportunidades no curto prazo!

Noto, no entanto, que poderão surgir novos sinais para sair deste impasse.
Um deles, por uma AT muito simples, será a possível formação de um triângulo ascendente (figura) que poderá projectar a cotação para os 6.0, associado ao facto de aos volumes elevados corresponderem, normalmente, a subidas da cotação (figura)!

No entanto só ficarei convencido se o volume transacionado nas sessões for da ordem superior aos 200K!

PS: neste momento não sou detentor desta espécie!

Por isso, agora, estou "dentro"! :wink:

Um abraço e b.f.s. :)
Crash

e o gráfico era este
Anexos
NBA_TriangAsc.gif
NBA_TriangAsc.gif (15.31 KiB) Visualizado 2457 vezes

por 1963 » 2/2/2007 20:03

Eh pá, mas como é ninguém fala na NVB? :roll: :roll: Não acham que também (juntamente com SONI)teve uma semana excelente? :shock: será que só eu é que me fui aguentando com elas?? :roll: O Mech vendeu, o Crash acho que também, mas esta semana houve muito pessoal a comprar :) .
Agora aparece ali um obstáculozito entre os 5.86/89, mas, penso, que para a semana será facilmente ultrapassado. Bem se não for ultrapassado é porque desce...ou..., bem, ou então fica na mesma :lol: . cum catano grande análise a minha :lol: .
Um abraço, um bom fds e uma próxima semana igual a esta é o que eu desejo.

os ultimos resultados

por wuzzu » 2/2/2007 10:56

Concordo que os ultimos resultados deixavam antever dificuldades.
A componente powerboxes é alias uma dificuldade que nao sei se sera ultrupassada.
Porem o mercado tem crescido muito e creio que a Novabase será das que mais beneficiou com isso. Por outro lado tem-se voltado para outras areas de negocios que podem ter comecado a mostrar vitalidade e, mais importante, a mostrar que serao as power boxes do futuro (pda's etc.).

wuzzu

por eulid » 2/2/2007 10:21

Peter_Borgas Escreveu:Os resultados do umtimo trimestre foram bons. Alem do mais é uma das Top pick da UBS. Nada a recear. Bons negocios

Os resultados do umtimo trimestre foram tudo menos bons ! É só dares uma olhadela. Tendo em conta o price-target cenoura da UBS, para finais de 2008, sem saber se os resultados dos trimestres vindouros achas que não é de recear ?

por Peter_Borgas » 2/2/2007 10:17

Os resultados do umtimo trimestre foram bons. Alem do mais é uma das Top pick da UBS. Nada a recear. Bons negocios

Registado: 3/11/2006 12:56

Penso que...

por Crash » 2/2/2007 4:44

wuzzu disse:
Penso que antes do anuncio dos resultados estara na casa dos 6 euros

Penso que não serão muito bons!
Confesso que não sei quando, nem onde, vi uma referência aos RL e parece-me que vão ter uma grande quebra, relativamente ao ano anterior!

Mas isso os "Market Makers" sabem-no, já, muito bem!

NOTA: peço desculpa por esta informação nada precisa (não é o meu hábito) mas tenho essa ideia e o "mercado não conhecedor" (estou a incluir-me, com esta imprecisão :mrgreen: ) pode reagir negativamente (nisto já não estou incluído :mrgreen: , em função do que acima disse)!

Talvez um dos colegas de fórum tenham informações concretas acerca das previsões que já foram divulgadas!

Nota: neste momento possuo posições em NBA

Abraços
Crash

hum... reentrei

por wuzzu » 1/2/2007 20:57

Tenho que confessar que reentrei em forca. Só consegui a 5.69.

Tenho a sensacao que os resultados serão bons. : )

Penso que antes do anuncio dos resultados estara na casa dos 6 euros.

wuzzu.

por 1963 » 1/2/2007 20:16

SEM COMENTÁRIOS :lol:
Na minha modesta opinião está com aspecto lindo, só faltou fechar em máximo :roll: :roll:
Anexos
NVB 1-2-07.PNG
NVB 1-2-07.PNG (59.77 KiB) Visualizado 2887 vezes

por Maddoxx » 1/2/2007 13:31

Mais uma subida com muito volume e mais uma vez com algumas ordens fortes como p. ex. de 50k.
Será que é o presidente Rogério Carapuça a puxar para cima, a tentar recuperar os 1,5 milhões de euros que perdeu o ano passado? :wink:

abraço

Registado: 23/9/2006 11:12

por SMALL2004 » 1/2/2007 12:04

Fez exactamente o que se previa para ontem, qual a dúvida...isso chamasse cozinhar em lume brando.

Fechou a 5.62 (eu pensava que seria a 5.60, portanto não me deram nenhuma, enfim não se pode acertar sempre...ficava mais bonito no gráfico) e depois hoje estourava mais a sério.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por 1963 » 1/2/2007 9:04

Parece que é desta amigo Crash :wink:

Bom!!!

por Crash » 1/2/2007 4:06

Hoje não me agradou muito o fecho, com a retracção na última parte da sessão e a maior parte dos negócios ainda são dos "pequenos", embora tenha encontrado uma ordem de 34K (5.60) e 2 outras bem mais pequenas de 7.400 e 5000!

Bom! Mas a julgar pelos dados que apresento abaixo de procura de quadros técnicos (ainda por cima nesta altura de pouca oferta), parece que têm grandes ambições!

Mas ora vejam as ofertas de empregos da NBA! É impressionante pela quantidade em tão curto espaço de tempo 26 e 29 de Janeiro! :shock:

... O que é que andarão a "tramar"? :mrgreen:
Anexos
NBA_Procura-técnicos-1.gif
NBA_Procura-técnicos-1.gif (23.62 KiB) Visualizado 3195 vezes
NBA_Procura-técnicos-2.gif
NBA_Procura-técnicos-2.gif (20.17 KiB) Visualizado 3190 vezes

por pcsilva » 1/2/2007 0:24

Eu acho que as novas boxes, que são da marca Thomson(?), também estão a ser distribuídas pela novabase.

Sei que li na altura, alguma coisa sobre isto.... mas posso estar enganado.

Registado: 9/9/2004 19:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], GamesOver, Google [Bot], m-m, Mr.Warrior e 99 visitantes