Caldeirão da Bolsa

Fiscalidade - temas vários

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Massao1 » 11/9/2025 14:10

Por isto recomendo a constituição de uma sociedade Unipessoal e movimentar os valores Mobiliários e dividendos.

Registado: 5/10/2009 12:35

por NirSup » 11/9/2025 13:24

BullDuck Escreveu:
• Desde 1 de janeiro de 2023 vigora a disposição do artigo 72.º, n.º 14, do Código do IRS que impõe que o saldo entre as mais-valias e menos-valias, resultante das operações previstas na alínea b) do n.º 1 do artigo 10.º, é obrigatoriamente englobado quando resulte de ativos detidos por um período inferior a 365 dias e o sujeito passivo tenha um rendimento coletável, incluindo este saldo, igual ou superior ao valor do último escalão do n.º 1 do artigo 68.º.

É uma excepção e não a regra geral (tributação-regra) que apenas se aplica desde que verificados os pressupostos previstos na lei. Serão poucos os particulares com investimentos na Bolsa abrangidos por esta norma e têm sempre uma forma de escapar à tributação (dos tais 48%).
By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.

Registado: 29/4/2014 15:34

por BullDuck » 11/9/2025 10:23

NirSup Escreveu:São narrativas (criativas), Senhor, são narrativas.

Screenshot_2025-09-11-09-47-59-737_com.openai.chatgpt-edit.jpg

By Nirvana

Englobamento obrigatório de mais-valias mobiliárias

• Desde 1 de janeiro de 2023 vigora a disposição do artigo 72.º, n.º 14, do Código do IRS que impõe que o saldo entre as mais-valias e menos-valias, resultante das operações previstas na alínea b) do n.º 1 do artigo 10.º, é obrigatoriamente englobado quando resulte de ativos detidos por um período inferior a 365 dias e o sujeito passivo tenha um rendimento coletável, incluindo este saldo, igual ou superior ao valor do último escalão do n.º 1 do artigo 68.º.

• Importa ainda chamar a atenção para o facto de, ao declarar os rendimentos de resgates de UPs em OIC (FIM e FII ou sociedades de investimento) que se constituam e operem de acordo com a legislação portuguesa, no Quadro 10 ou 11B do Anexo G, o sujeito passivo está não só a optar pelo englobamento desses rendimentos, mas também dos demais rendimentos da mesma categoria de rendimentos (Categoria G de IRS), provenham os mesmos de fonte
nacional ou estrangeira.

By Ordem dos Contabilistas do qual sou membro

Registado: 28/7/2013 12:28

por tami » 11/9/2025 10:17

Ok, Nirvana. Pelos vistos o chatGPT não é criativo ao nivel de narrativas. (vou-te deixar achar que tens razão, porque é-me completamente indiferente, e provavelmente é tema com o qual não terás que te preocupar)

Ps: para quando uma assinatura "by chatGPT"? Sempre soava menos arrogante.

Bons negócios.

Registado: 28/12/2015 16:15

por NirSup » 11/9/2025 9:51

São narrativas (criativas), Senhor, são narrativas.

Screenshot_2025-09-11-09-47-59-737_com.openai.chatgpt-edit.jpg

By Nirvana
É fácil ganhar dinheiro na Bolsa. Difícil, difícil, é acertar no cavalo vencedor. E só ele leva o prémio.

Registado: 29/4/2014 15:34

por Opcard » 11/9/2025 9:42

Tens razão até me tinha esquecido desse absurdo fiscal um tiro no próprio pé do Estado ao invés de premiar o esforço, castiga quem trabalha é um incentivo perverso à inércia

Registado: 14/3/2009 0:19

por tami » 11/9/2025 9:32

Opcard Escreveu:
BullDuck Escreveu:
Opcard Escreveu:Porque não pensas em tirar benefício deste movimentos ,eu nunca me safei com ações monótonas, eu adoro estes movimentos a Mota é a melhor deste país , sempre com posições longas é possível fazer dezenas de milhares .

Tenho a minha carteira dividida no BPI ações em repouso , na de Giro as ações nervosas e instáveis .

Já fechei os ganhos deste ano em trades inferiores a 1 ano... Já sou considerado rico pelo nosso estado e não quero pagar 48% de IRS para o ano.

Pagas 28% não englobando .

A partir dos ~85k de rendimento é obrigado a englobar.

Registado: 28/12/2015 16:15

por Opcard » 11/9/2025 9:25

BullDuck Escreveu:
Opcard Escreveu:Porque não pensas em tirar benefício deste movimentos ,eu nunca me safei com ações monótonas, eu adoro estes movimentos a Mota é a melhor deste país , sempre com posições longas é possível fazer dezenas de milhares .

Tenho a minha carteira dividida no BPI ações em repouso , na de Giro as ações nervosas e instáveis .

Já fechei os ganhos deste ano em trades inferiores a 1 ano... Já sou considerado rico pelo nosso estado e não quero pagar 48% de IRS para o ano.

Pagas 28% não englobando .

Registado: 14/3/2009 0:19

Mota Engil - Tópico Geral

por BullDuck » 11/9/2025 9:21

Registado: 28/7/2013 12:28

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: A_investidor, Bing [Bot], cali010201, GalegoPT, navaldoc, nbms2012, Opcard, VALHALLA e 48 visitantes