Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Re: Ucrânia vs Rússia - Escalada de tensão
Escrevi “bolsas e economia” e os dois estudos que coloquei neste tópico há poucas semanas eram sobre bolsa e economia, um de cada. Tive esse cuidado, apesar de se saber que a economia tende a seguir a bolsa
Parece-me extraordinário como aqui ninguém menciona a inflação na Rússia, que desde que começou a guerra, tem andado bem acima do crescimento do gdp e que actualmente ronda os 10% (segundo números oficiais russos).
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Mercado nao é economia.
Pelo menos actualmente. Talvez noutros tempos fosse. A Alemanha estagnada subiu o DAX para o dobro....
IMF France 2025 Projected Real GDP (% Change) : 0.6
IMF Russia 2025 Projected Real GDP (% Change) : 1.5
Fico fascinado com a doutrina do está tudo bem. Depois andam gaijos a morrer numa frente de batalha por esta inaçao cognitiva.
Pelo menos actualmente. Talvez noutros tempos fosse. A Alemanha estagnada subiu o DAX para o dobro....
IMF France 2025 Projected Real GDP (% Change) : 0.6
IMF Russia 2025 Projected Real GDP (% Change) : 1.5
Fico fascinado com a doutrina do está tudo bem. Depois andam gaijos a morrer numa frente de batalha por esta inaçao cognitiva.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
danielme1962 Escreveu:Macron o novo Napoleão , só que não tem ouro para guerra ... Andava bastante belicista , mas a realidade económica ...
A França está muito melhor do que a Rússia.
O índice da bolsa francesa está positivo este ano, enquanto o da bolsa russa está negativo e neste momento até parece que está numa fase mais crítica, caso quebre.
Acho que as coisas que vais dizer serão sempre um bocado enviesadas, algumas até bastante e ridículas mesmo, mas está tudo bem.
No contexto da guerra, o melhor para os dois seria que o conflito ficasse congelado, sem mais mortes, e que ambos dissessem que ganharam. Mas se o Putin insistir durante muito tempo, acho que a Rússia pode vir a ter problemas graves.
Para a Europa e os Estados Unidos, a guerra não é má. Mostrei há umas semanas o que costumava acontecer às bolsas e à economia quando há guerras. Costuma crescer, principalmente quando a guerra não é disputada no seu território.
danielme1962 Escreveu:A França esteve durante séculos bastante ligada a França , na corte imperial russa a língua corrente era o francês .
Sao Petersburgo foi construído á imagem de Paris e Amesterdão com a mão de arquitectos franceses a desenhar boa parte da cidade.
Outros tempos que os arquitectos não faziam obras na casa de banho.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Macron o novo Napoleão , só que não tem ouro para guerra ... Andava bastante belicista , mas a realidade económica ...
A França esteve durante séculos bastante ligada a França , na corte imperial russa a língua corrente era o francês .
A França esteve durante séculos bastante ligada a França , na corte imperial russa a língua corrente era o francês .
- Registado: 1/6/2025 14:58
Os russos (e os vassalos da propaganda russa) não gostam nada do Macron. Falam muito mal dele na televisão russa e houve casos de cidadãos franceses ameaçados e agredidos na Rússia. Alguns sentiram-se mesmo obrigados a sair de lá. Acho que isso mostra que ele até fez um bom trabalho principalmente quando o líder da Alemanha era de esquerda, que era mais brando nas questões da guerra
Luiz António Valle já pus o link do seu canal .
Tem uma teoria curiosa , a agenda dos que promoveram esta guerra na Ucrânia é desestabilização da europa .
Nos últimos tempos é o que se vê . A europa perdeu o acesso a energia barata , porquê ? Porque as empresas americanas de shale oil e de gás , estavam em prejuízos severos , e necessitavam de exportar e de preços mais altos , para serem competitivas .
Vejam os balanços dessas empresas e vão entender o que estou a dizer.
Depois cereja no topo do bolo, ataque ao Northstream , provavelmente a Alemanha estava a receber gás à "sucapa" da rússia .
As empresas americanas que estavam à beira da falência , agora estão florescentes ...
Agora os europeus vão alimentar a máquina industrial americana , comprando material a preços exorbitantes .
O segredo da rússia , é de produzir material militar a baixo preço , e a uniformidade do material , tradição que vem da 2 ª guerra Mundial.
A europa está cair no abismo , econômico e social .
França está falida ...
https://www.youtube.com/watch?v=wVqbMzhjixo
Tem uma teoria curiosa , a agenda dos que promoveram esta guerra na Ucrânia é desestabilização da europa .
Nos últimos tempos é o que se vê . A europa perdeu o acesso a energia barata , porquê ? Porque as empresas americanas de shale oil e de gás , estavam em prejuízos severos , e necessitavam de exportar e de preços mais altos , para serem competitivas .
Vejam os balanços dessas empresas e vão entender o que estou a dizer.
Depois cereja no topo do bolo, ataque ao Northstream , provavelmente a Alemanha estava a receber gás à "sucapa" da rússia .
As empresas americanas que estavam à beira da falência , agora estão florescentes ...
Agora os europeus vão alimentar a máquina industrial americana , comprando material a preços exorbitantes .
O segredo da rússia , é de produzir material militar a baixo preço , e a uniformidade do material , tradição que vem da 2 ª guerra Mundial.
A europa está cair no abismo , econômico e social .
França está falida ...
https://www.youtube.com/watch?v=wVqbMzhjixo
Cheguei a pensar que o Trump estava comprado pelo Putin, mas parece que a Europa conseguiu mudar-lhe as ideias
Trump: “I don’t want to talk to him. We thought we had this all resolved several times, and then President Putin goes out and starts launching rockets into some city like Kyiv, killing a lot of people in a nursing home or something like that.”
rg7803 Escreveu:@previsor
tu achas normal a UE ir comprar LNG a um preço estratosférico aos USA (preço mais elevado pois é extraido do shale) quando há provavelmente outras alternativas mais competitivas (e não estou falar de comprar a Putin)
tu achas normal a UE ir ser tarifada a 15% e não haver reciprocidade
tu achas normal a UE ser obrigada, melhor dizendo coagida, a fazer investimentos da ordem de 2 x o PIB de Portugal nos USA
também achas normal irmos adquirir um saco cheio de dinheiro em armamento americano, quando em alternativa podíamos promover localmente a ID nesta área
se calhar também achas normal ter um tipo como o Mark Rutte como SG da Nato
o que eu não acho normal é tu seres europeu e teres essa opinião....mas respeito a tua opinião; tua e dos demais
Quando disse que a Europa estava forte, disse que era no contexto das bolsas, que estão a subir mais. Mas há semanas também tinha dito isso e disse também que o investimento dos EUA na Europa é maior agora do que em qualquer outro período da história. Isso é obviamente positivo.
Não vou dizer que os EUA não estão a aproveitar-se da Europa, mas a Europa também se aproveitou dos EUA ao nao cumprir a percentagem de investimento em armamento da NATO durante vários anos. E os EUA deram mais armas à Ucrânia do que qualquer país da NATO, e isso deve ser pago.
Agora, a Europa vai investir em armamento numa altura em que as bolsas estão muito favoráveis. Isso está a fazer com que o crescimento seja ainda maior.
A Europa também está a aproveitar a situação e ao mesmo tempo está a conseguir que a Ucrânia não fique sem armas, apesar de a Europa não ter armamento suficiente para dar.
A Europa transferiu a sua responsabilidade de defesa, para os EUA, à semelhança de outros países, como o Japão e a Coreia do Sul.
Até voltar a ter capacidade para se rearmar, vão demorar alguns anos, e até lá vai estar dependente dos EUA. No entanto, por vezes está numa papel de submissão, quando não devia estar, pois os EUA dependem das bases que têm na Europa, para se conseguirem, projectar em alguns pontos do globo, como ficou provado recentemente.
Hoje, os maiores e mais bem preparados exércitos europeus estão a Leste, como o Ucraniano, Polaco e Romeno.
Pedro
Até voltar a ter capacidade para se rearmar, vão demorar alguns anos, e até lá vai estar dependente dos EUA. No entanto, por vezes está numa papel de submissão, quando não devia estar, pois os EUA dependem das bases que têm na Europa, para se conseguirem, projectar em alguns pontos do globo, como ficou provado recentemente.
Hoje, os maiores e mais bem preparados exércitos europeus estão a Leste, como o Ucraniano, Polaco e Romeno.
Pedro
@previsor
tu achas normal a UE ir comprar LNG a um preço estratosférico aos USA (preço mais elevado pois é extraido do shale) quando há provavelmente outras alternativas mais competitivas (e não estou falar de comprar a Putin)
tu achas normal a UE ser obrigada, melhor dizendo coagida, a fazer investimentos da ordem de 2 x o PIB de Portugal nos USA
também achas normal irmos adquirir um saco cheio de dinheiro em armamento americano, quando em alternativa podíamos promover localmente a ID nesta área
o que eu não acho normal é tu seres europeu e teres essa opinião....mas respeito a tua opinião; tua e dos demais
“Buy high, sell higher...”.
Trump: “I’m disappointed in President Putin. I’m going to reduce that 50 days that I gave him to a lesser number, because I think I already know the answer what’s going to happen.”
“I’m going to make a new deadline of about … 10 or 12 days from today. There’s no reason in waiting… We just don’t see any progress being made.”
https://www.reuters.com/world/europe/tr ... hatgpt.com
rg7803 Escreveu:A Europa está fortíssima!
Viu-se este fim de semana na negociação entre Ursula e Trump. A Europa deu "quinze a zero" à America.
Só faltou vermos um número circence ao vivo tipo "Muito bem Ursula......agora rebola.....Bravo....agora a pata esquerda....isso....senta agora".
Não me parece absurdo dar algo aos EUA para que ajudem no contexto da guerra na Ucrânia. Nao pesquisei muito sobre o assunto, mas pelo que pesquisei a proposta do Trump era taxar todos os produtos a 30% e no final só alguns produtos vão ser taxados a 15%. A grande maioria dos produtos não vai ter qualquer taxa. E a Europa vai continuar a pagar menos que a China
• A grande maioria dos produtos europeus exportados para os EUA continuará sem pagar tarifas adicionais com este acordo recente. Só alguns setores estratégicos, como automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos, vão ter a tarifa de 15%.
• Quanto a pagar menos que a China, sim, a Europa continua a ser menos taxada que a China nos EUA. A China enfrenta tarifas médias mais elevadas (entre 15% e 25%, e até mais em certos setores), resultado da guerra comercial em curso.
US President Trump announces is he reducing the 50-day deadline he gave for Russian President Putin to make a ceasefire with Ukraine.
"I think I already know the answer to what's gonna happen," Trump said. He didn't specify how much time left Russia does have now.
https://x.com/Archer83Able/status/1949811171357335871
Um ultraleve ucraniano E-300 Skyranger, transportando uma bomba planadora FAB-250, com uma ogiva de 75 kgs.
Pedro
A Europa super ultra forte.
Baixou as calças a um protocolo de esbanjar 5% do PIB em defesa sem qualquer critério.
Agora vai ver as taxas alfandegarias para os USA aumentarem para 15%.
Os mercados estão fortes, mas a economia real está na rua da amargura. Os SNS europeus estão todos a colapsar. A industria automóvel morre na praia excepto para os super cars.
Mas os mercados já andam há muito tempo a dar sinais de debilidade mental. O Bitcoin sem qualquer valor intrínseco continua o super bull market (ainda vai parar ao milhão). A única coisa que o bitcoin faz é poluir e ajuda no trafico de armas e drogas.
É a caca da sociedade que temos. Que ricos valores realmente.
Baixou as calças a um protocolo de esbanjar 5% do PIB em defesa sem qualquer critério.
Agora vai ver as taxas alfandegarias para os USA aumentarem para 15%.
Os mercados estão fortes, mas a economia real está na rua da amargura. Os SNS europeus estão todos a colapsar. A industria automóvel morre na praia excepto para os super cars.
Mas os mercados já andam há muito tempo a dar sinais de debilidade mental. O Bitcoin sem qualquer valor intrínseco continua o super bull market (ainda vai parar ao milhão). A única coisa que o bitcoin faz é poluir e ajuda no trafico de armas e drogas.
É a caca da sociedade que temos. Que ricos valores realmente.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
danielme1962 Escreveu:
Segundo uma explicação que li , o ucraniano é um dialeto rural , nas cidades só se falava russo , por uma razão simples é uma língua mais rica em vocabulário, adjetivos , etc.
Numa escala de 1 a 10 até quanto isto é falso ?
Numa escala de 1 a 10, essa afirmação é um 9 ou 10 em falsidade.
Vamos desmontar por partes:
1. O ucraniano é um dialeto rural?
Falso (nota 10).
O ucraniano é uma língua independente, com gramática, fonética e vocabulário próprios, e não é um dialeto do russo. É uma língua eslava oriental, como o russo e o bielorrusso, mas evoluiu separadamente há séculos. Tem raízes literárias próprias desde o século XVIII e um desenvolvimento moderno consolidado no século XIX.
2. Nas cidades só se falava russo?
Parcialmente verdadeiro, dependendo da região e época (nota 5).
Durante o período soviético, especialmente nas grandes cidades como Kiev, Kharkiv, Odessa e Dnipro, o russo era promovido como língua dominante, e muitos ucranianos urbanos usavam o russo no dia a dia – por motivos de ascensão social, educação e administração pública.
Contudo, isso não anula o estatuto do ucraniano como língua nacional e era (e é) amplamente falado noutras regiões, especialmente no oeste e no centro do país.
3. O russo é mais rico em vocabulário e adjetivos?
Falso (nota 9).
Essa ideia é um mito linguístico e ideológico, muito propagado pela propaganda imperial russa. Todas as línguas naturais têm potencial expressivo equivalente. A riqueza de uma língua depende mais do contexto cultural, literário e técnico em que é usada do que da sua “quantidade de palavras”.
O ucraniano tem expressões, metáforas e adjetivação própria, e em algumas áreas até preservou formas mais arcaicas ou poéticas do que o russo.
Resumo:
A afirmação que leste está cheia de preconceitos históricos e políticos, refletindo uma visão russocêntrica da realidade linguística da Ucrânia.
previsor Escreveu:Falta o Zelensky no meio, mas já estiveram mais afastados.
A Europa está forte, no contexto das bolsas, e o Trump respeita quem está forte.
Acho que as armas não vão faltar para a Ucrânia se aguentar. Isso não é bom para o Putin, mas acho que a guerra pode ainda durar vários anos na mesma
A Europa está fortíssima!
Viu-se este fim de semana na negociação entre Ursula e Trump. A Europa deu "quinze a zero" à America.
Só faltou vermos um número circence ao vivo tipo "Muito bem Ursula......agora rebola.....Bravo....agora a pata esquerda....isso....senta agora".
“Buy high, sell higher...”.
previsor Escreveu:A Europa está forte, no contexto das bolsas, e o Trump respeita quem está forte.

French MPs across political spectrum slam US-EU trade agreement as 'submission'
Before Trump's arrival disrupted transatlantic commerce, EU-made products were subject to an average tariff rate of 4.8% upon entering US territory.
Sunday's deal presumably entails an additional 10% to reach the 15% mark.
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Não estaria tão optimista em relação ao fornecimento de armas .
https://www.youtube.com/watch?v=1VlAIMLFhPU&t=354s
Dois radares e um lançador Patriot , quando eram descarregados foram destruídos.
Este canal do Miguel Ruiz , é 100% pró russo , é preciso ter mais cuidado com a informação ...
Esta basear a informação num canal russo.
https://www.youtube.com/watch?v=1VlAIMLFhPU&t=354s
Dois radares e um lançador Patriot , quando eram descarregados foram destruídos.
Este canal do Miguel Ruiz , é 100% pró russo , é preciso ter mais cuidado com a informação ...
Esta basear a informação num canal russo.
A língua materna do presidente Zelensky é o russo , só em adulto é que aprendeu ucraniano , provavelmente por razões profissionais .
Segundo uma explicação que li , o ucraniano é um dialeto rural , nas cidades só se falava russo , por uma razão simples é uma língua mais rica em vocabulário, adjetivos , etc.
Falta o Zelensky no meio, mas já estiveram mais afastados.
A Europa está forte, no contexto das bolsas, e o Trump respeita quem está forte.
Acho que as armas não vão faltar para a Ucrânia se aguentar. Isso não é bom para o Putin, mas acho que a guerra pode ainda durar vários anos na mesma
danielme1962 Escreveu:Como o meu amigo moldavo disse , podes tentar falar russo na Ucrânia , mas estás sujeito , o mais aconselhável é não falar , é porque existem riscos reais ...
Essas sondagens valem o que valem , temos de ter muito cuidado , com alguma informação que pode estar enviesada por motivos políticos .
Há muita propaganda , e não temos uma informação real do que passa na Ucrânia , e depois toda gente ficou surpreendida com as manifestações recentes contra o governo... Os meus amigos ucranianos já me tinham dito há dois meses que a situação interna estava muito preocupante .
O próprio Zelensky, fala fluentemente russo, e nos últimos 3,5 anos apareceu várias vezes na TV a dirigir-se aos russos, em russo.
Chechénia (1ª e 2ª guerras);
Ossétia do Norte;
Abecásia;
Crimeia,
Donbass;
Zaporíjia, Kherson, Karkiv e Dnipropetrovsk.
Sempre em defesa da língua russa.
Pedro
Deixo aqui um vídeo do professor Luiz António Valle , especialista em segurança.
https://www.youtube.com/watch?v=Q_-FYmdrydI
https://www.youtube.com/watch?v=Q_-FYmdrydI
Depois disto, percebe-se melhor porque é que o danielme1962 não vê enviesamento nos vídeos que partilha
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, cmsbarros, danielme1962, darkreflection, Garfield, GaussSLB47, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, luislobs, m-m, malakas, maturidade, mjcsreis, navaldoc, OCTAMA, PacoNasssa, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, Shimazaki_2 e 85 visitantes