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Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 14:48
por BearManBull
Quantos ICE entram em combustão espontânea enquanto estavam a ser transportados?



but in the audio of an emergency call released by Dutch broadcaster RTL, someone can be heard saying "the fire started in the battery of an electric car."

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 14:14
por Opcard
BearManBull Escreveu:
Opcard Escreveu:Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .


Nunca ouvi falar de ICEs que entrassem em combustão espontânea.

Outra coisa é o risco de incendio em caso de acidente.


Por cada 100.000 carros a combustão, 68 deles foram vítimas de um incêndio. nos veículos eléctricos 3,8,


https://www.theguardian.com/business/20 ... l-vehicles

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 13:58
por BearManBull
Opcard Escreveu:Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .


Nunca ouvi falar de ICEs que entrassem em combustão espontânea.

Outra coisa é o risco de incendio em caso de acidente.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 13:41
por Opcard
Os eléctricos ardem muito menos que os térmicos o país que serve de estudo ê a Noruega pois lá representavam 80% das vendas ,mas quando ardem é terrível .

“Mas e quando os veículos eléctricos começam a arder, o que acontece? Qual a melhor forma de proceder? Abaixo elencamos nove conclusões a que chegou o EV Fire Safe que, julgamos, podem contribuir para o esclarecimento dos condutores:

Todos os incêndios que deflagram na bateria de um veículo eléctricos devem-se a uma fuga térmica, quando a célula sofre um curto-circuito ou perde o electrólito.
Quando um modelo a combustão arde, a temperatura pode atingir 815ºC, num veículo eléctrico chega a 2760ºC.
Numa bateria com um estado de carga (SoC) inferior a 50% há menos probabilidade de deflagrar um incêndio.
A água é a forma mais eficaz de extinguir um incêndio num carro eléctrico. Para conter as chamas, deve-se apontar no mínimo para 4000 litros de água.
As baterias colocadas sob o piso do veículo podem levar a que o veículo eléctrico tenha de ser levantado para apagar o fogo.
A recomendação é “deixar arder” a bateria, se a localização assim o permitir. Diz a EV SafeFire que assim se reduzem os riscos a que estão expostas as equipas que prestam socorro.
Sempre que a bateria não arde por completo, há risco de reignição.
Um veículo eléctrico mergulhado em água não electrocuta.
O fumo que se vê é uma nuvem de vapor de gases altamente inflamáveis, sobretudo hidrogénio.

Re: Debate Veículos eléctricos: Tecnologia e Economia

MensagemEnviado: 25/3/2024 13:17
por BearManBull
O EV essa peça única símbolo da repressão ocidental.

O EV essa tecnologia que conseguiu destruiu a democratização do acesso ao automóvel.


‘Bomba’ de 140 mil euros pega fogo quando carregava baterias

Verónica Morgado tinha posto o carro a carregar as baterias pelas 10h05 do dia 7. Às 10h27 recebeu indicação no telemóvel de que o carregamento tinha sido interrompido. Desceu à garagem da sua moradia, em Sintra, e o BMW I8 Roadster híbrido estava a deitar fumo. "Liguei para a BMW e disseram para desligar a bateria de 12 volts, mas o fumo continuava. O que nos valeu foi o meu marido ter tirado o carro com a empilhadora", contou ao Correio da Manhã a mãe do proprietário do carro.


Os seguros cobrem o incendio de uma casa provocado provocado por EVs?

As seguradoras deviam obrigar a declarar EVs nos seguros habitacionais.

Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

MensagemEnviado: 22/2/2024 19:47
por Opcard
“A EUROPA NÃO ESTÁ PRONTA

Mas quem se importa, a Europa é o continente dos bons sentimentos, um continente que polui menos, relativamente, e que quer salvar o planeta.

O que importa se as baterias não são feitas em número suficiente e se não são fabricadas na Europa.

Não importa se as instalações das estações de carregamento são totalmente insuficientes.

Não importa se os fabricantes europeus não são capazes de construir veículos elétricos a preços acessíveis a todos.

O QUE IMPORTA

Esta é a nossa boa vontade...

A sério?

Na verdade, não.

A Europa está orquestrando o naufrágio de uma indústria essencial: o automóvel.

Em benefício dos fabricantes chineses que não respeitam nenhuma regra.

RESULTADO

Carlos Tavares discute um risco «existente» para os construtores europeus.

E apela à mobilização dos fabricantes europeus para competir com os fabricantes chineses.

Fabricantes chineses que não conseguem vender seus carros em seu próprio mercado, em dificuldades, e que os venderão em massa, a preços quebrados, graças a subsídios estatais, para a Europa.

Crônica de um desastre anunciado.

ACRESCENTE A ISSO

Um mercado que marca o passo, devido ao preço dos veículos, à sua falta de autonomia e à falta de equipamento, e você tem um bom topo para uma crise.

Para ilustrar, Tesla e BYD (fabricante chinês) venderam mais carros eléctricos do que TODOS os fabricantes europeus combinados.

Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

MensagemEnviado: 14/2/2024 11:26
por perneta
Mudança de narrativa? Agora o futuro já não será totalmente elétrico?

Aparentemente, é a causa da Alemanha ter acabado com os subsídios para os EV. -https://www.reuters.com/business/autos-transportation/germany-end-e-vehicle-subsidy-programme-2023-12-16/


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Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

MensagemEnviado: 8/2/2024 19:01
por Opcard
Ainda como resposta , a febre passará quando acabarem os subsídios a marcha forçada será feita a passo , ou há um salto tecnológico ou voltamos a força da besta como forma de mobilidade ‘

Alemanha e USA …

« Além disso, a ten­dên­cia de queda nas com­pras de car­ros elé­tri­cos na Ale­ma­nha é acom­pa­nhada por um retorno de dis­cur­sos céti­cos em rela­ção a essa tec­no­lo­gia. Recen­te­mente, foi a Pors­che que ques­ti­o­nou a data de 2035 para a ces­sa­ção das ven­das de novos car­ros tér­mi­cos. Durante a apre­sen­ta­ção do Macan 100% elé­trico, o chefe da empresa alemã disse que havia "mui­tas dis­cus­sões no momento em torno do final do motor de com­bus­tão.

Acho que pode ser adi­ado". A marca, reco­nhe­cida por seus moto­res de com­bus­tão interna, não pla­neja mudar para total­mente elé­trico e, em vez disso, empurra com­bus­tí­veis sin­té­ti­cos.
Depois de ter con­ver­tido para elec­tri­ci­dade, Car­los Tava­res vol­tou a mani­fes­tar dúvi­das há alguns meses, ape­sar de mais de 50 mil milhões de euros de inves­ti­mento em elec­tri­fi­ca­ção pre­vis­tos para os pró­xi­mos dez anos. "Tenho dois cená­rios
: uma ace­le­ra­ção dos car­ros elé­tri­cos", se os" pro­gres­sis­tas dog­má­ti­cos "ven­ce­rem, ou" uma desa­ce­le­ra­ção nos car­ros elé­tri­cos", se os" popu­lis­tas " pre­va­le­ce­rem, disse o líder da Stel­lan­tis em uma cole­tiva de imprensa em janeiro. As elei­ções euro­peias de 2024 estão a fazer vaci­lar os dis­cur­sos unâ­ni­mes em torno da elec­tri­ci­dade, que os fabri­can­tes têm vindo a divul­gar ampla­mente nos últi­mos anos.

Tam­bém nos Esta­dos Uni­dos, a apro­xi­ma­ção das elei­ções pre­si­den­ci­ais marca a dúvida no iní­cio da elec­tri­fi­ca­ção do país. De acordo com
Segundo a Deloitte, 67% dos ame­ri­ca­nos com­pra­riam agora um carro ter­mal para o seu pró­ximo veí­culo, em com­pa­ra­ção com 58% no ano pas­sad

Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

MensagemEnviado: 5/2/2024 13:12
por BearManBull
Temos de combater o fascismo, vamos taxar ainda mais o parking de automóveis! :idea:

Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

MensagemEnviado: 5/2/2024 8:58
por Opcard
Se chegou a Paris vai cá chegar , os SUV vão perder valor

“ «SUV em Paris: a triplicação das tarifas de estacionamento para «carros pesados» votada por uma pequena maioria”

Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

MensagemEnviado: 26/1/2024 1:21
por perneta
https://www.theverge.com/2024/1/25/24049607/porsche-macan-ev-specs-price-photos

Porsche’s second-ever EV will be an electric Macan SUV, starting at $80,450


we can probably estimate a WLTP-rated range of 310 miles.

Re: Veículos eléctricos - debate sobre tecnologia e economia

MensagemEnviado: 25/1/2024 22:59
por MarcoAntonio
Produção de elétricos na Stellantis de Mangualde arranca já este ano

O anúncio foi feito pelo CEO da Stellantis, Carlos Tavares, no congresso da Ordem dos Engenheiros. É uma antecipação de um ano face ao que estava previsto.

A produção em série das versões elétricas dos furgões fabricados na Stellantis Mangualde vai arrancar ainda este ano, revelou esta quinta-feira o CEO do grupo automóvel.

Em março do ano passado, Carlos Tavares tinha anunciado que a fábrica portuguesa do grupo começaria a produzir veículos elétricos das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, mas apenas em 2025.

Carlos Tavares destacou, num encontro com jornalistas à margem do congresso da Ordem dos Engenheiros, no Porto, o desempenho da fábrica portuguesa. "Em termos de custo e qualidade, Mangualde é a melhor fábrica do grupo na Europa. E a nível mundial está no pódio", frisou.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 16/1/2024 16:14
por Celsius-reloaded
O facto da Tesla ter baixando mto os preços tb faz as empresas de rent-a-car pensar duas vezes.

O valor a que os vendem depois do uso tb tem bastante relevância.

Recordo que nos EUA, com apoios federeis e local, nalguns casos é possível trazer um tm3 por pouco mais que $30k.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 16/1/2024 15:22
por Opcard
É bom dizer que a Hertz se está a livrar dos carros eléctricos pelo custos as reparações custam muito mais , a ideia de fazer a carroçaria de uma só vez é fantástica mas o carro não deve bater .

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 16/1/2024 14:56
por Marco Martins
A tendência continuará a ser a electrificação automóvel, contudo ainda existem muitas dúvidas sobre as baterias.... e nesse sentido, se houvesse uma normalização entre carros europeus, para permitir a evolução e troca fácil das actuais baterias, isso daria muita mais confiança a quem compra carros novos e carros usados (electricos).

Neste momento comprar um electrico é caro e tem uma desvalorização enorme sem que os baixos consumos cheguem a compensar...

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 16/1/2024 12:44
por perneta
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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 11/1/2024 22:07
por Marco Martins
MarcoAntonio Escreveu:Não está em vigor. Estará previsto para o segundo semestre:

https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/ ... a-de-volta


Obrigado por toda a informação ;).

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 11/1/2024 21:55
por MarcoAntonio
Não está em vigor. Estará previsto para o segundo semestre:

https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/ ... a-de-volta

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 11/1/2024 21:45
por previsor
Coloquei o link em cima porque o abate de veículos com o apoio do estado também é feito nas agências da valorcar e pelo link dá para consultar onde estão as agências

https://www.jn.pt/1972599603/como-funci ... m-de-vida/

Não sei a certeza, mas acho que o apoio já está em vigor porque o orçamento de estado já está em vigor

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 11/1/2024 20:34
por MarcoAntonio
O link não é sobre o Apoio de que o Marco está a perguntar mas sobre o abate de veículos em geral em centros licensiados.

Aqui fica um link sobre o Apoio de que ele está a falar e que é suposto regressar em 2024:

https://www.repsol.pt/particulares/asse ... ncentivos/


Como conseguir o incentivo ao abate automóvel?


O processo para conseguir o incentivo ao abate de veículos está bastante simplificado. Se o seu carro cumpre todos os requisitos já mencionados, só precisa mesmo de o entregar num centro de abate autorizado. Existem vários operadores em Portugal responsáveis pelas recolhas de viaturas em fim de vida. Depois de escolher o operador, apenas precisa de cumprir 4 simples passos:

:arrow: Entregar no centro de abate o carro, o seu cartão de cidadão e o Documento Único Automóvel.

:arrow: Obter um certificado de destruição do veículo, que deve ser emitido pelo operador de desmantelamento.

:arrow: Adquirir um novo veículo, de zero emissões ou com emissões reduzidas.

:arrow: Submeter um pedido de incentivo ao Fundo Ambiental.

Agora que já sabe como vai funcionar o incentivo ao abate de carros, pode começar já a escolher o seu novo veículo. O Governo ainda não divulgou todos os detalhes deste incentivo, nem a data em que entrará em vigor. Sabe-se apenas que será em 2024.

O incentivo ao abate de veículos é uma medida bastante significativa para a promoção da mobilidade sustentável. Para além disso, e apesar do investimento inicial, prevê-se também que promova uma diminuição dos gastos com o automóvel.



Ainda não está em vigor (e ainda faltará saber detalhes). Segundo o ACP, ao que parece está previsto só para o segundo semestre.


Mais alguma informação preliminar aqui:

Incentivo ao abate de carros com mais de 16 anos deverá rondar os 3 mil euros

O incentivo pressupõe que os beneficiários entreguem um veículo com mais de 16 anos e que cumpram uma das seguintes condições:

- a aquisição de um veículo de zero emissões novo ou usado, com um máximo de quatro anos;

- a aquisição de um veículo novo a combustão interna com emissões reduzidas (sendo que terá de ser fixado o limite das emissões de CO2 para esta classificação);

- a aquisição de bicicletas de carga;

- adote a opção de depósito em Cartão da Mobilidade (que poderá ser utilizado para a aquisição de serviços de transporte público e mobilidade partilhada).


Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 11/1/2024 20:28
por previsor
Marco Martins Escreveu:Alguém sabe se os apoios ao abate de carros antigos já está em vigor e como se processa?


https://www.valorcar.pt/pt/vfv/proprietarios

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 11/1/2024 20:10
por Marco Martins
Alguém sabe se os apoios ao abate de carros antigos já está em vigor e como se processa?

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 10/1/2024 14:30
por Opcard
Para quem sempre quis ter um Rolls e não tinha dinheiro já pode.

O Rolls comunista vai estar a venda na Europa


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Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 20/11/2023 21:50
por Opcard
Os ocidentais tem a capacidade da inovação mas tem estados agarrados aos chineses e é a Ferrari a saltar para outro mundo no eletrico um Ferrari sem travões e um motor elétrico em cada roda isto altera tudo .

Não sabem fazer carros eléctricos copiam os térmicos , quando apareceu a eletricidade não souberam tirar partido da revolução apenas colocaram o motor elétrico onde estava a força motriz gerada por vapor ou pela força da água .

“ E também, para permitir gerir o binário transmitido a cada roda sem complicações mecânicas. Controlo de tracção, antiderrapagem, controlo de deriva ou motricidade, já não há necessidade de diferencial sofisticado, intervenção nos travões, tudo passará por uma central electrónica que comanda cada motor separadamente.

Para nossos carros, isso significa outra coisa: todas as revoluções arquitetônicas agora são permitidas pelo desaparecimento desta peça central na frente, pesada, barulhenta e incompressível. O suficiente para melhorar significativamente a segurança passiva, repensar totalmente a cabine, tornar os carros mais compactos ou mais espaçosos, mais aerodinâmicos, mais leves.…

E mais sóbrio porque o motor da roda também é o fim dos redutores, engrenagens de ângulos, cardan e outras coisas que consomem energia.

São os motores elétricos - portanto, necessariamente os motores -roda - que garantirão a desaceleração, prometendo até, graças a uma regulação mais fina e direta do ABS, encurtar as distâncias de travagem . E de passagem para melhorar a regeneração da bateria. Não há mais líquidos a serem purgados periodicamente ou risco de vapor-lock, mas também muito menos poluição, sabendo que desde a norma euro 6, as partículas dos travão, juntamente com as resultantes do desgaste dos pneus e do betume, ultrapassam agora, em quantidade e toxicidade, as do motor.

Re: Carros eléctricos - debate sobre tecnologia, economia, e

MensagemEnviado: 25/10/2023 14:39
por Opcard
Um elétrico em Itália .

https://youtu.be/nVD8ZsF84q4