offtopic: Esquerda ou direita ?
- Registado: 22/4/2003 23:12
Re: Mas qual movimento ?
bboniek00 Escreveu:Ca pra mim a silhueta esta absolutamente parada e nao roda em nenhum sentido !
lol
Ver só para um lado ainda que vá. Mas não ver para lado nenhum já é grave. No mínimo precisas de consultar um oftalmologista...
Ou isso ou o teu computador precisa de uma reforma.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
- Registado: 22/4/2003 23:12
Continuo convencido que o teste tem pouco que ver com o lado do cérebro que se utiliza mais e mais a ver com automatismos. Tanto mais que estive a investigar um pouco o assunto e a área do cérebro responsável por identificar os movimentos ocupa ambos os lados do cérebro:
Sistema Visual / Cortex Visual:
http://en.wikipedia.org/wiki/Visual_sys ... ual_cortex
Cortex Visual (nitidamente a ocupar ambos os lados):
http://en.wikipedia.org/wiki/Visual_cortex
Dorsal Stream (V1, responsável especificamente pela identificação dos movimentos, percepção espacial, etc):
http://en.wikipedia.org/wiki/Dorsal_stream
Sistema Visual / Cortex Visual:
http://en.wikipedia.org/wiki/Visual_sys ... ual_cortex
Cortex Visual (nitidamente a ocupar ambos os lados):
http://en.wikipedia.org/wiki/Visual_cortex
Dorsal Stream (V1, responsável especificamente pela identificação dos movimentos, percepção espacial, etc):
http://en.wikipedia.org/wiki/Dorsal_stream
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
charles Escreveu:Assim parece um pendulo sempre de um lado para o outro
Não parece um pêndulo (plano) porque o movimento tem duas fases, o ciclo completo
é uma volta completa.
O pé passa a uma altura numa passagem e outra altura noutra passagem dando uma
nítida sensação de perspectiva. Um pêndulo passa sempre pelo mesmo ponto no vai e
vem.
O que se vê está em concordância com um pêndulo cónico (ou seja, uma coisa a rodar
em circulo) visto em perspectiva.
Isto é, podes imaginar aquilo como um pêndulo mas estás a imaginar algo que não
funciona dessa forma (e portanto se fosse real, não era isso que tu verias).
A primeira imagem corresponde a um pendulo conico (que roda em circulo perfazendo
360º) e a segunda a um pendulo plano que faz um movimento de vai e vem plano (e
que passa pelo mesmo ponto quer na ida quer na vinda).

Xiiii...
Estava eu com os nervos em franja a fazer uma ultima tentativa, quando comecei a ver se o calcanhar tocava na sombra, ou seja se tocava o chão, quando reparei que a sombra estava no sentido inverso aos ponteiros do relogio...Agora só consigo ver a gaja a rodar para a esquerda!!!! deve ser cansaço!!!
Quanto à sombra não parece fazer muito sentido quando se vê a imagem rodar para a esquerda, para a direita faz mais sentido... acho eu!
Já a consigo pôr a dançar o vira... ora vira à direita e agora roda à esquerda
Mas perdeu a piada!!!
Abraço,
Carrancho
Estava eu com os nervos em franja a fazer uma ultima tentativa, quando comecei a ver se o calcanhar tocava na sombra, ou seja se tocava o chão, quando reparei que a sombra estava no sentido inverso aos ponteiros do relogio...Agora só consigo ver a gaja a rodar para a esquerda!!!! deve ser cansaço!!!
Quanto à sombra não parece fazer muito sentido quando se vê a imagem rodar para a esquerda, para a direita faz mais sentido... acho eu!
Já a consigo pôr a dançar o vira... ora vira à direita e agora roda à esquerda
Mas perdeu a piada!!!
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
anti-clockwise...
o maximo que consigo, é fazer da gaja um personagem do matrix, em que os movimentos sao mais lentos.... mas o raio da mulher nunca começa a rodopiar para o outro lado...
mas tou como o outro, deve ser do streamer!
(tambem tou como a outra, pensei que fosse topico de politica, daí a demora; depois percebi que nao era! Só 3 paginas?
)
beijos e abraços
edit: e agora que a gaja nao pára de rodar clockwise? é que NAO pára mesmo!!!
é oficial: sou mulher!! oops.. num era isso, mas é parecido!
é oficial: sou esquizofrénicO!!

o maximo que consigo, é fazer da gaja um personagem do matrix, em que os movimentos sao mais lentos.... mas o raio da mulher nunca começa a rodopiar para o outro lado...
mas tou como o outro, deve ser do streamer!
(tambem tou como a outra, pensei que fosse topico de politica, daí a demora; depois percebi que nao era! Só 3 paginas?
beijos e abraços
edit: e agora que a gaja nao pára de rodar clockwise? é que NAO pára mesmo!!!
é oficial: sou mulher!! oops.. num era isso, mas é parecido!
é oficial: sou esquizofrénicO!!
Exacto... nos teus desenhos dá para ver o que se passa, mesmo assim, em movimento, não consigo ter essa percepção, por mais que me esforce continuo a ver apenas rodar à direita, que nervos!!!
Abraço,
Carrancho
Estou como tu Carrancho, quase a enervar-me, só consigo ver no sentido do ponteiros do relógio.
- Registado: 22/6/2007 16:32
MarcoAntonio Escreveu:Outra ajuda, quando está a rodar contra o sentido do ponteiro dos relógios, a perna levantada é a esqueda. Quando roda no sentido do ponteiro dos relógios, a perna levantada é a direita...
Na imagem que fiz onde pintei a parte da frente e a parte de trás também podes ver a diferença.
scpnuno Escreveu:carrancho Escreveu:...e embora use mais a direita tenho lá as funções normalmente atribuidas à esquerda!!!
Aconteçe o mesmo com o nosso governo, mas ao contrário.
Ohh pá, desculpa, mais uma vez não resisti. Este mau feitio...
Espera...
... estou a rir de quê?!?!?! serei como o Sócrates? bolas, prefiro ser anormal!!!
Isso realmente é uma ilusão scpnuno, nos ultimos governos é claro que os supostamente mais à direita têm politicas mais à esquerda que os supostamente mais à esquerda têm, e vice versa!!!
MarcoAntonio escreveu:
Possivelmente, o exercício revela mais sobre automatismos (nomeadamente se se é canhoto ou destro) do que outra coisa mas estou a especular...
Penso o mesmo, e aí ficaria explicada muita coisa, talvez não seja só especulação é bem capaz de ter fundamento.
Eu nunca percebi muito bem se sou realmente destro, embora escreva com a direita sinto dificuldade a escrever e tenho uma letra de canhoto.
No Surf sou goofy (coloco a perna direita na frente) no skate sou regular (coloco a esquerda), se tento trocar pareço uma Amélia e é tombo pela certa.
Já agora uma duvida, eu até agora só consegui ver rodar no sentido dos ponteiros do relógio e vejo a perna esquerda no chão. Quem vê a rodar no sentido inverso vê a perna direita no chão, certo?
Abraço,
Carrancho
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Eu também fiz esse exercício de auto-análise e considero (penso que com um bom conhecimento de causa, inclusivamente através de testes que já realizei antes) que uso mais a da esquerda ou a da direita quase alternadamente (e nalguns casos um misto das duas ou ambas de forma equilibrada).
Isto poderia justificar porque é que consigo ver com certa facilidade rodar para cada um dos lados mas suponho que a maior parte das pessoas também vai registar funções de ambos os lados.
Por outro lado, estou certo que se o exercício fosse realmente fiável, várias funções do «right brain» serão responsáveis não por «parecer que está a rodar para a direita» mas por «perceber que está a rodar para ambos os lados». Muito em particular o «spatial perception» mas tb com a ajuda de outras...
Ou seja, se se consegue só ver rodar para a direita então isso contradiz a lista de funções pois quando prevalecem as funções do lado direito o resultado deveria ser uma fácil e rápida percepção de que roda para os dois lados!
Possivelmente, o exercício revela mais sobre automatismos (nomeadamente se se é canhoto ou destro) do que outra coisa mas estou a especular...
Acho que vale mais pela ilusão do que pela validade «do teste».
Isto poderia justificar porque é que consigo ver com certa facilidade rodar para cada um dos lados mas suponho que a maior parte das pessoas também vai registar funções de ambos os lados.
Por outro lado, estou certo que se o exercício fosse realmente fiável, várias funções do «right brain» serão responsáveis não por «parecer que está a rodar para a direita» mas por «perceber que está a rodar para ambos os lados». Muito em particular o «spatial perception» mas tb com a ajuda de outras...
Ou seja, se se consegue só ver rodar para a direita então isso contradiz a lista de funções pois quando prevalecem as funções do lado direito o resultado deveria ser uma fácil e rápida percepção de que roda para os dois lados!
Acho que vale mais pela ilusão do que pela validade «do teste».
carrancho Escreveu:...e embora use mais a direita tenho lá as funções normalmente atribuidas à esquerda!!!
Aconteçe o mesmo com o nosso governo, mas ao contrário.
Ohh pá, desculpa, mais uma vez não resisti. Este mau feitio...
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Bem, eu só a consigo ver rodar no sentido dos ponteiros do relógio. Vejo-a rodar sobre a sua direita e não compreendo como podem ver rodar sobre a sua esquerda.
Quanto às funções que atribuem a quem usa a direita ou esquerda do cerebro, isto não tem fundamento ou eu sou um anormal, vou colocar a bold o que se me aplica sem sombra de duvida...
LEFT BRAIN FUNCTIONS
uses logic
detail oriented
facts rule
words and language
present and past
math and science
can comprehend
knowing
acknowledges
order/pattern perception
knows object name
reality based
forms strategies
practical
safe
O que não se me aplica sem duvida...
RIGHT BRAIN FUNCTIONS
uses feeling
"big picture" oriented
imagination rules
symbols and images
present and future
philosophy & religion
can "get it" (i.e. meaning)
believes
appreciates
spatial perception
knows object function
fantasy based
presents possibilities
impetuous
risk taking
Então filosofia e religião é que nada tam mesmo que ver comigo!!!
Das duas uma, ou estas tabelas não fazem sentido... ou eu sou mesmo anormal e embora use mais a direita tenho lá as funções normalmente atribuidas à esquerda!!!
Quanto às funções que atribuem a quem usa a direita ou esquerda do cerebro, isto não tem fundamento ou eu sou um anormal, vou colocar a bold o que se me aplica sem sombra de duvida...
LEFT BRAIN FUNCTIONS
uses logic
detail oriented
facts rule
words and language
present and past
math and science
can comprehend
knowing
acknowledges
order/pattern perception
knows object name
reality based
forms strategies
practical
safe
O que não se me aplica sem duvida...
RIGHT BRAIN FUNCTIONS
uses feeling
"big picture" oriented
imagination rules
symbols and images
present and future
philosophy & religion
can "get it" (i.e. meaning)
believes
appreciates
spatial perception
knows object function
fantasy based
presents possibilities
impetuous
risk taking
Então filosofia e religião é que nada tam mesmo que ver comigo!!!
Das duas uma, ou estas tabelas não fazem sentido... ou eu sou mesmo anormal e embora use mais a direita tenho lá as funções normalmente atribuidas à esquerda!!!
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Desculpem lá a qualidade da imagem/pintura mas acho que é suficiente para o propósito.
Fiz um print-screen e depois colei a imagem duas vezes ao lado e uma delas pintei de uma forma e outra de outra. Isto poderia ser repetido para todos os pontos/momentos da animação...
Claro que depois de pintada, num caso estaria a rodar para a esquerda e noutro para a direita.
Um pouco antes deste momento ela encontrava-se perfeitamente de costas para nós na imagem do meio, perfeitamente de frente na imagem da direita e de uma forma ou de outra (conforme queiras ou consigas imaginar) na imagem da esquerda que é toda preta e não sabemos qual é a parte da frente ou para de trás.
Fiz um print-screen e depois colei a imagem duas vezes ao lado e uma delas pintei de uma forma e outra de outra. Isto poderia ser repetido para todos os pontos/momentos da animação...
Claro que depois de pintada, num caso estaria a rodar para a esquerda e noutro para a direita.
Um pouco antes deste momento ela encontrava-se perfeitamente de costas para nós na imagem do meio, perfeitamente de frente na imagem da direita e de uma forma ou de outra (conforme queiras ou consigas imaginar) na imagem da esquerda que é toda preta e não sabemos qual é a parte da frente ou para de trás.
- Anexos
-
- menina-que-roda.PNG (0 Bytes) Visualizado 1939 vezes
charles Escreveu:A ilusão parece ser isso mesmo a imagem não rodar, se a imagem andar de um lado para o outro a ilusão optica consiste em parecer que ela roda quando esta é posta em movimento.
Lê o meu post...
charles Escreveu:Não sei se é assim tão liquido que o truque seja esse, estar sempre a rodar nos dois sentidos, basta lembrar-nos do exemplo de certas rodas/jantes que rodam a alta velocidade e por vezes parecem rodar em sentido inverso no entanto isso é um ilusao de optica.
Não há truque nenhum (ou se quiseres, o truque é que vou descrever e não tem nada que ver com o exemplo das jantes, esse deriva do facto de apenas conseguirmos ver cerca de 25 imagens por segundo, é o limite físico que temos e olhar para uma jante poderá criar a ilusão de que a jante roda ao contrário, basta que esteja a rodar a uma frequência ligeiramente inferior a um múltiplo de 25 vezes por segundo). São coisas completamente diferentes...
Neste caso o que se passa é que a imagem é toda negra e não sabes qnd está virada para cá ou para lá. Em cada ponto pode estar virada para qualquer lado (e a perna levantada ser a direita ou a esquerda e estar para lá ou para cá).
Se a menina fosse «pintada com olhos, cabelos, etc» só estaria a rodar para um determinado lado e quem visse ao contrário necessitava de ir para um hospício...
Como é tudo negro, pode estar a rodar para um lado e para o outro e dependendo da pessoa, do treino e da sua capacidade para compreender e dominar o espaço, poderás vê-la a rodar para um lado e para o outro. Os automatismos cerebrais tb devem ajudar a decidir para um lado e para o outro.
Mas a todo e a qualquer momento a figura pode estar a rodar tanto para a esquerda como para a direita, conforme o que conseguires imaginar (ou se quiseres, conforme a interpretação que deres à figura).
Quanto ao truque, se é que lhe podemos chamar truque, é o que descrevi. Se a menina estivesse pintada não havia essa possibilidade, estava a rodar para um lado e ponto final...
Atomez Escreveu:Não há ali "truque" nenhum, a imagem não roda, são é uma sequência de imagens que nos dão a ilusão do movimento. E essa sequência é sempre a mesma.
Então como é que parece que às vezes roda num sentido e outras vezes noutro?
Nós é que interpretamos que está a rodar para um lado ou para o outro conforme supomos que o pé que está no ar a rodar, quando se encontra sobreposto com a perna em contacto com o chão, está à frente ou atrás da perna.
Com um pouco de concentração faz-se mudar a rotação quando o pé no ar fica escondido.
Não me parece nada que isto tenha que ver com o "cérebro esquerdo" e "cérebro direito" ou masculino e feminino.
A ilusão parece ser isso mesmo a imagem não rodar, se a imagem andar de um lado para o outro a ilusão optica consiste em parecer que ela roda quando esta é posta em movimento.
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1 e 106 visitantes