Caldeirão da Bolsa

Bull x Bear ( pool ?! )

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Tomando por base os Indices actuais e o fecho de hoje ( 20 de Setembro ),que caminho tomarão as Bolsas até fim de Outubro ?!

Votação encerrada em 27/9/2007 16:59

Sobem já a partir da próxima semana , fazendo um Rally que culminará só em Março do ano que vem .
11
7%
Sobem devagar a partir de agora , recuperando lentamente e dando fim às quedas que se fizeram sentir nos ultimos meses .
45
30%
Lateralizam a estes niveis , com subidas e descidas suaves , uma vez que os investidores não conseguem definir um caminho face à sua própria insegurança .
30
20%
Não sei e por isso estou com uma liquidez muito elevada ou total .
35
23%
Descem , uma vez que a situação internacional está muito má e não há meios para a controlarem .
21
14%
Vai haver um "crash" , porque a situação financeira mundial é insustentável e a "Crise das Hipotecas" é apenas o inicio de uma descida violenta .
10
7%

Total de votos : 152

por The Mechanic » 20/9/2007 16:24

OK ...então , vejamos algo do tipo :

O preço de commodities como o Ouro estão em alta ,o Petroleo está a bater máximos , o dólar desce a niveis históricos face ao Euro , a crisse hipotecária nos EU espalha-se já alem fronteiras com repercussões sobre Mercados de todo o Mundo .

Estando os Mercados ainda numa tendência Bull , face às quedas dos ultimos meses , levantam-se dúvidas se não estaremos já, afinal, no inicio de um Bear Market .

No entanto , as empresas continuam sólidas nos seus fundamentais apresentando resultados em crescendo e as autoridades financeiras de todo o mundo mantem a idéia que a "crise " está sob controlo e se necessário for, tomarão medidas para que assim se mantenha . Tal exemplo é a recente descida da Tx. de Juro em 0,50 pontos base , por parte do FED.

Tomando por base os Indices actuais e o fecho de hoje ( 20 de Setembro ),que caminho tomarão as Bolsas até fim de Outubro ?!

a ) Sobem já a partir da próxima semana , fazendo um Rally que culminará só em Março do ano que vem .

b ) Sobem devagar a partir de agora , recuperando lentamente e dando fim às quedas que se fizeram sentir nos ultimos meses .

c ) Lateralizam a estes niveis , com subidas e descidas suaves , uma vez que os investidores não conseguem definir um caminho face à sua própria insegurança .

d ) Não sêi e por isso estou com uma liquidez muito elevada ou total .

e ) Vão subir e descer , mas sempre numa tendencia de descida , porque os que estão fora entram a medo e os que estão dentro , querem é sair .

f ) Descem , uma vez que a situação internacional está muito má e não há meios para a controlarem .

h ) Vái haver um "crash" , porque a situação financeira mundial é insustentável e a "Crise das Hipotecas" é apena o inicio de uma descida violenta .

Sêi que não há respostas perfeitas , mas sempre é melhor que o simples "sim" e " não " ,e assim serve melhor pra identificar o "sentimento" das pessoas...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Razao_Pura » 20/9/2007 15:51

A pergunta não pode ser ser só se sobe ou se desce, tem que haver um time frame, senão não faz sentido.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

...

por Negocios Mendes » 20/9/2007 15:47

Olá,

ao contrário de ti, eu estou bastante pessimista:
- amanha é fecho de futuros, portanto devem fechar de igual forma que os futuros de Agosto.
- Final do mes.... de Setembro, é o mesmo que dizer que é o final do ano fiscal para todas ou quase todas as empresas americanas.
- Outubro, mês tradicional para crashs. Pode nao acontecer nada mas o medo existe.
- Indices americanos com toda esta "crise" estao bem melhor do que os indices europeus, e do PSI nem falar. Ate parece que a crise do subprime afecta mais a europa que os EUA.

Nao me lembro de mais nada neste momento. Vamos indo vamos falando.
PS: Vê lá se apareces no Poker.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por Ulisses Pereira » 20/9/2007 15:34

Mech, coloca aqui a pergunta e as várias opções de resposta e eu edito o teu post e coloco lá uma sondagem ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por carrancho » 20/9/2007 15:22

Pelo gráfico que o Mech colocou, parece que o Bear está a levar a melhor. O Bull parece-me muito frágil de momento... é muito franzino, nem sei se será Bull! Não será uma cow?!?!?

Se for Bull é um bezerrinho ainda, e se conseguir sobreviver a esta luta desigual, então terá muito por onde crescer ainda. Se não conseguir sobreviver temos de esperar o envelhecimento do Bear até à sua morte e o aparecimento de um Bullzinho cheio de fogo na benta!!!

Nunca tinha feito uma análise tão sábia e cuidada :shock:

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Enslaved » 20/9/2007 15:11

Excelente análise Mechanic porque acertaste em cheio o meu estado de espírito :lol: :lol: Apesar de esperar que tenhas razão não te esqueças que o PSI está em contraciclo com as restantes. Deveria-me preocupar se o SP500 caisse abaixo dos 1500, mas como o PSI anda mais bear do que as restantes a minha indecisão aumenta :?
Abraços

Acho que o fecho poderá ser interessante para perceber a tendência futura :wink:

Registado: 28/2/2007 18:24

Bull x Bear ( pool ?! )

por The Mechanic » 20/9/2007 14:57

Todos temos as nossas opiniões e num dia de quedas é mais facil falar de quedas do que de subidas .

Não há nada como um dia de descidas pra por tudo à nora outra vez...

Se ontem andava tudo animado, hoje já anda tudo à toa .

Ontem os Mercados reagiram como reagiram a boas notícias . As acções dispararam . Mas , já se sabia que a confiança não voltaria de um dia para o outro .Vejam pelo nosso Mercado :

- Houve gajos ontem que compraram no inicio do dia , quando andava tudo nos máximos . Outros foram comprando ao longo do dia . Quando chegou ao fim da sessão , já os primeiros estavam arrependidos de terem comprado porque as cotações desceram tendencialmente .

- Tendencialmente , porque a maioria dos investidores ainda está sobre pressão das quedas anteriores , daí que qualquer subida é bom e qualquer descida , um sinal de venda .

- Vái daí que hoje de manhã , foi ver os mais nervosos a vender ( eram só vendas pequeninas a sair ! ) e outros a fazerem mais-valias da extraordinária subida de ontem .

- À media que o dia ia andando e se aproximava a aberturas dos States, mais as duvidas aumentavam: se abrir verde , tudo bem... se abrir vermelho, tudo mal ... se abrir perto do nulo, logo se vê...

Eu apostaria que os States fecham no verde hoje ( e digo isso quando isto está bem vermelho !), porque os Americanos ontem apanharam o day-after , hoje vão acabar de ressacar e amanhã começam a comprar devagarinho pelo que os futuros amanhã devem estar verdes .
E assim que os States fecharem no verde , amanhã na Europa começa-se a comprar ... doucement . E volta o optimismo .
O fim do mês está aí e é sempre uma altura de compras .
Os earnings estão aí ( e os fundamentais continuam a ser bons ! ) e os resultados da maior parte das empresas não foi atingido pela subprime , que afectarão essencialmente Financeiras Mundiais e constructoras ( Americanas ).

Para quem estava à espera que o Rally de ontem , fosse acontecer todos os dias, naturalmente que o dia de hoje é uma desilusão . Mas hoje era dia de tomadas de mais-valias e de "tentar ganhar algum terrenos às perdas " . Tinha de ser assim , para as subidas no futuro se tornarem mais consistentes .Não acredito que continuem as quedas ( mas não excluo obviamente a hipótese ! ).

Continuo a achar que a decisão do FED foi o "turning point" nestas descidas ...

Se a Pata estivesse aí , até se podia fazer um "Inquérito" pra ver como está o sentimento das pessoas em relação a isto ( se sobe/Bull ou se desce/Bear ). Sería interessante ver quais as expectativas agora ( e eu diria que agora , 70% diz que desce ) e daqui a um mês ( espero que na altura se inverta a percentagem !! ) .

Um abraço ,

The Mechanic
Anexos
bulls-bears.gif
bulls-bears.gif (0 Bytes) Visualizado 2816 vezes
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca e 13 visitantes