Caldeirão da Bolsa

Rentabilidades

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por alienit » 4/9/2007 10:04

Obrigado por todas estas opiniões, decerto podemos aprender muito uns com os outros.

Eu sei que, principalmente, quem tem variações negativas no seu portfólio não gosta muito falar disso e por isso falei no longo prazo, durante todo o tempo que começaram a investir. Mais cedo ou mais tarde alguém tem anos menos bons, que poderão ser de baixas rentabilidades ou mesmo negativas, mas o que interessa é aprender com isso.

Toda a gente tem o seu perfil de investimento, eu por exemplo não uso instrumentos financeiros derivados, logo sei à partida que não posso esperar valorizações estratoesféricas. Mas se calhar faz sentido usar alguns derivados em determinadas condições. Por exemplo, pode fazer todo o sentido comprar CFDs de acções num mercado bull.
Não quero de maneira nenhuma comparar valorizações, pois ganhar 10% num ano em investimentos em acções não é a mesma coisa que ter o mesmo resultado em turbo warrants.

Já estou a fugir um pouco do tema. O que era importante era aprendermos todos uns com os outros. Por exemplo, alguém pode fazer daytrading e transacciona uma quantidade imensa de títulos por dia, será esta intensidade de transacções compensa em relação a quem investe a longo prazo e vende as acções já depois de passado um ano sobre a sua compra?
Ou seja, será que os ganhos extra no daytrading compensam as comissões e mais-valias pagas? (aqui bem sei que vai depender em grande parte dos montantes transaccionados, mas vamos supor que são idênticos)

Será interessante saber onde se "refugia" quem tem maiores valorizações em mercados bear. Será que saem do mercado e entram em OTs. Será que apostam mais no mercado cambial, ou em commodities, ou em derivados apostando na queda.

Ou, por outro lado, em mercados bull que estratégia assumem os maiores ganhadores.

Não existe estratégia perfeita e todos pensamos que somos bons investidores. Mas o que é importante é aprendermos uns com os outros.

Bem sei que é muito diferente ter 1.000€ ou 1.000.000€, pois a maior aversão ao risco em montantes maiores leva a que as valorizações não sejam tão grandes. Mas não deixaremos de aprender uns com outros, independentemente de alguém ter maior aversão ao risco (seja pelo factor referido de os montantes envolvidos serem elevados, seja pela idade da pessoa, seja por características psicológicas).

Registado: 11/12/2005 16:22

por pedrom » 4/9/2007 9:10

Eu não vou fazer comentarios porque só tenho tristezas (prejuizos) para contar!!!

Neste momento estou 100% liquido e já há algum tempo, pois o capital estava stressado e teve de tirar umas férias e ir até outras paragens descansar!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por urukai » 4/9/2007 9:09

Eu não tenho qualquer problema em mostrar as minhas rentabilidades.

Comecei em Janeiro 2007 em Fundos de Investimento e em Maio 2007 a investir em acções (PSI 20 apenas).

Até ao momento estou a ser completamente trucidado face aos investidores do Totta! :mrgreen:

Rentabilidade Fundo = +/- 27% (ao fim de 6 meses)
Rentabilidade Investimentos Privados em acções = 5,16% (ao fim de 3 meses)

Enfim, estou a aprender e feliz por até agora o saldo estar positivo! 8-)

Cumps e obrigado por todas as dicas e ajudas!
Bons Negócios!
Editado pela última vez por urukai em 4/9/2007 9:12, num total de 2 vezes.

Registado: 11/5/2007 14:09

por redhot » 4/9/2007 9:02

Já agora alguem me informa em que dias/horas é que io Jim Cramer fala na CNBC?
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por Special_one » 4/9/2007 8:56

* 24% for 13 yrs. - Jim Cramer

Isto deve ser pelo show off que faz porque em mercados tenho muitas dúvidas pois são mais as vezes que anda entalado do que as vezes que tem excelentes resultados.....SIRI comprada a 8, a 7 e ainda mandou reforçar a 5.5 e aquilo ja vai abaixo dos 3, sem contar outras coisas... :lol:

Registado: 26/10/2006 14:26

por nunoand99 » 4/9/2007 7:52

Pata-Hari Escreveu:
nunoand99 Escreveu:
Aliás, muitas pessoas com boas rentabilidades avaliadas como médias longas de pelo menos 7-10 anos fazem investimentos num unico titulo, whats the problem?
O problema é que se parece fácil ganhar, perder então, é muito mais fácil. Quanto maior a concentração, maior a probabilidade de grande desgraça.

Mas maiores também as probabilidades de grandes ganhos.

Com certeza que não se chega a valorizaçõaes de + de 30% com diversificação por uns 10 titulos bolsistas.

Ou seja, o vaor esperado da rentabilidade não será muito diferente (a não ser que tenhas acções com "betas" inversamente proporcionais o que não é fácil)

Sempre me pareceu que as teorias de diversificação só porque sim são uma bela campanha de marketing dos bancos.

Há muitos casos conhecidos de investidores que meteram a "carne toda no assador" só com uma acção e se deram muito bem.

O primeiro caso que me vem à cabeça é o do "GreeenSpan" que na sua declaração de rendimentos tinha o dinheiro todo na "Philip Morris".

Concerteza não será um exemplo de uma "gajo" que não sabe bem o que faz...

Registado: 16/5/2005 21:38

por Sestercio » 3/9/2007 22:45

Eu também não tenho medo de partilhar os meus resultados, apesar de não serem brilhantes.
É preciso que se pense que alguns ganham muito, outros pouco e outros não ganham, ponto final.
É preciso ainda compreender que a bolsa é uma maratona e que quem corre 100 metros, por vezes é desqualificado (volta Obikwelu, estás perdoado).
Aí vão:
1. depois de algum estudo, entrei nas bolsas em Setembro de 2002;
2. constituí, na altura, uma carteira com 12 títulos;
3. os ganhos desde essa altura são +86,53% (não tenho os dados ano a ano);
4. se tivesse mantido a carteira inicial em vez de fazer reacertos, a valorização seria maior: 98,86%;
5. desses 12 títulos, dois foram más apostas, apresentariam ainda (se os tivesse mantido) desvalorizações.
Não é brilhante, mas foi o que se pôde arranjar. :wink:
Paulatim sed firmiter.

Registado: 7/2/2006 2:21

por Pata-Hari » 3/9/2007 21:26

nunoand99 Escreveu:
Aliás, muitas pessoas com boas rentabilidades avaliadas como médias longas de pelo menos 7-10 anos fazem investimentos num unico titulo, whats the problem?
O problema é que se parece fácil ganhar, perder então, é muito mais fácil. Quanto maior a concentração, maior a probabilidade de grande desgraça.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por ehmg » 3/9/2007 21:08

:oops: :P :P Pois tens razao. Nas duas coisas.
Nao ha crise. Nao tenho nada por esconder. Saiu essa parte do ficheiro, pq ao fazer um print-screen, fiz um paste no Paint e nao vi k o ficheiro era "maior" que o ecra ilustrava. Em relaçao ao resto da informaçao, sabia k havia informaçao a mais, mas qual a razao de omitir. Uma pra voces confirmar se estou fazer bem o calculo da rentabilidade (ja houve um topico com divergencias), a outra é não haver necessidade de omitir. Pra quem nao acredita nestes valores, estou-me borrifando. Acredito que ha mais gente neste forum com mais ou perto do meu valor e nao diz neste tópico com receio de chamar mentiroso ou um pavão. Eu nao sou uma coisa, nem outra. Pediram? Está aí. Se fizerem as contas com a sonae 2,21 a media anual seria 49,61% e já la estive e espero chegar a esse valor a medio prazo. Caso a sonae ao fim do ano for 2,50 a média será 68,54. Mas isso sao muitos se's. Mas o mais engraçado é k adoro brincar com os se's. Pode acontecer ou nao. paciencia, pelo menos sonhei por esse valor e tava gostar do k poderia ganhar se chega-se a esse valor.
Sou assim, sem nada a esconder
Aos 6 anos devia começar aprender o ABC da Bolsa e depois só a tabuada da multiplicação.

Registado: 5/1/2006 2:49

por £izard » 3/9/2007 20:48

grep Escreveu:É verdade, mas acho que era interessante falarem em rentabilidades.

* 29% for 37 yrs. - George Soros
* 21% for 40 yrs. - Warren Buffett
* 29% for 18 yrs. - Eddie Lampert
* 29% for 18 yrs. - Peter Lynch
* 24% for 13 yrs. - Jim Cramer
* 15% for 20 yrs. - Benjamin Graham

Alguem faz melhor? :):) :twisted: :roll: :wink: :wink: :!: :evil:

O Jim Simmons faz melhor. :twisted:
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

por nunoand99 » 3/9/2007 20:43

Al Escreveu:Para uma pessoa como tu e como eu que somos desconhecidos no forum não tem importancia nenhuma.
Mas para pessoas que publicam análises e opiniões regularmente pode mudar a prespectiva das outras pessoas em relação a elas.

Além de que a quantidade de capital tem um impacto significativo na rentabilidade, é mais fácil atingir rentabilidades >100% com 5.000€ do que com 1.000.000€.

Nem mais, e além disso a aversão ao risco também varia com as pessoas...

Há muito boa gente que fica contente com 7-8% ano

por nunoand99 » 3/9/2007 20:41

Mais nada, com a barra de ferramentas aberta e tudo ;)

És grande...

O comentário da Pata foi um pouco depreciativo, mas não é obrigatório haver diversificação.

por scpnuno » 3/9/2007 20:40

Ohhh ehgm

O teu "ficheiro" não tem coisas a mais??

Por acaso o DST fez-me lembrar estadio de braga

(a serio, cuidado com as imagens)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por ehmg » 3/9/2007 20:32

ops..eskeci do ficheiro....aí tá
Anexos
rent.JPG
rent.JPG (0 Bytes) Visualizado 1830 vezes
Aos 6 anos devia começar aprender o ABC da Bolsa e depois só a tabuada da multiplicação.

por Pata-Hari » 3/9/2007 20:28

já agora, com a diversificação de 1 acção (altri) e quantos anos de média?
Administrador Fórum

por ehmg » 3/9/2007 20:25

Por acaso estou, neste momento acima dos 35% de rentabilidade media anual. E o jpeg ilustra isso. Por coincidencia é esse o valor louco que sempre procuro depois da brincadeira na altri. :mrgreen:
Ou seja, procuro sempre os 30%, mas acima de 15% ja fico feliz

por Dwer » 3/9/2007 20:20

Pata-Hari Escreveu:Porque afirmar uma rentabilidade não vale nada. Pode simplesmente ser inventada. Se eu colocar algo que alguém considera mau, corro o risco de ser catalogada um falhanço. Se colocar algo de muito bom, corro o risco de ser chamada mentirosa. Ou seja, para quê expor-me para não ter nenhuma glória? é um estratégia de perda/perda.

Acho que se resume a uma frase que um dia ouvi:

'O sucesso é como os traques. Só gostamos do cheiro do nosso!'
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Alv111 » 3/9/2007 20:15

Para uma pessoa como tu e como eu que somos desconhecidos no forum não tem importancia nenhuma.
Mas para pessoas que publicam análises e opiniões regularmente pode mudar a prespectiva das outras pessoas em relação a elas.

Além de que a quantidade de capital tem um impacto significativo na rentabilidade, é mais fácil atingir rentabilidades >100% com 5.000€ do que com 1.000.000€.

Registado: 18/12/2003 11:44

por IX Hispana » 3/9/2007 19:57

acho que às vezes no Caldeirão se assumem posturas um pouco pretensiosas nas opiniões e discussões e talvez por isso haja quem não goste de publicar os seus resultados... não tomem isto como uma crítica ao fórum que me tem sido imensamente útil e do qual sou fã, pelo que fica aqui o meu agradecimento a todos os que tornam o Caldeirão possível e a todos os que publicam aqui generosamente os seus trabalhos de análise e opiniões.

Mas talvez porque sou apenas um iniciante e não tenho qualquer aspiração a ser guru de fóruns de bolsa, não me importo nada que me digam "só isso" ou que passe por mentiroso... hoje são 27% e é isso, se acreditam ou não não é problema meu

não concordo que seja uma estratégia de perda/perda... acho que se toda a gente partilhar sem complexos pode ser ganho/ganho:

É uma daquelas perguntas que toda a gente quer saber mas que toda a gente tem vergonha de perguntar... mas eu acho um pergunta ÚTIL, porque cada pessoa tem uma estratégia que acredita ser a melhor para o tipo de mercado que se vive, e só comparando a rentabilidade da estratégia que delineou para aquele tipo de mercado com a rentabilidade de outros invstidores com estratégias alternativas pode de facto concluir sobre a validade das suas ideias e corrigi-las se for o caso. Se não vou continuar a achar que a minha rentabilidade de 27% é muito boa e ficar convencido de que tomei boas opções quando na verdade devia rever as minhas estratégias.

Além disso, aqui no fórum toda a gente está escondida atrás de nicks, e por isso tem a sua identidade real protegida se quiser... por isso o que me interessa que os outros saibam que um forista de nome mercurio tenha uma rentabilidade de 27% desde o início do ano? :roll:

Por outro lado se esta informação for útil a alguém para ter uma ideia de como está o mercado e a generalidade dos investidores, porque não publicar?

Registado: 21/2/2007 18:27

por IX Hispana » 3/9/2007 19:35

Por acaso comecei pouco antes de Janeiro :)

Por isso ainda não sei a minha performance a longo prazo ou com mercados mais difíceis do que o que têm sido este ano.

Invisto só em acções no mercado de Lisboa e faço disto "hobbie", trabalho numa área totalmente diferente.

Acho interessante ver a carteira do JAS e outras carteiras que há aí pela net para perceber o potencial do mercado actual e como se pode pensar para obter determinadas rentabilidades. Os 27% actuais são talvez a percentagem certa para passar despercebido neste tipo de mercado, como dizes, mas penso que se não fosse a minha inexperiência nas vendas e com o uso de stops poderia estar a fazer bastante melhor, especialmente tendo em conta que há títulos acima dos 100%... mas ainda ando aqui a aprender e não se acerta sempre... também há títulos que estão a zeros :)
Editado pela última vez por IX Hispana em 3/9/2007 20:00, num total de 1 vez.

por scpnuno » 3/9/2007 19:33

Eu julgo que as "razões fiscais" foram usadas a titulo de brincadeira. Pelo menos, por mim, foram. Até porque eu me orgulho (será que é motivo de orgulho?) de declarar exactamente tudo. Assim fosse o Estado tão serio comigo, como eu sou com ele.

Essa discusão da divulgação de rentabilidades,m posições, valores, etc, é recorrente. E todos já sabemos como vai acabar.

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por MarcoAntonio » 3/9/2007 19:30

Não creio que as razões porque maior parte prefere não divulgar os valores sejam de caracter fiscal mas sim o que a Pata referiu.

Valores altos têm pouca credibilidade (e provavelmente ou são mentira ou fruto de uma estratégia arriscada que a longo-prazo se reflecte numa performance bem mais discreta) e valores baixos podem ser mal vistos com reacções do tipo «só isso?»...

Isso já aconteceu em discussões passadas, este não é pouco ou mais ou menos a primeira vez que se aborda o assunto aqui no Caldeirão.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Cali » 3/9/2007 19:29

epá, tá bem, mas o que o homem queria era que lhe dissesses a tua rendibilidade média desde que começaste nisto. Ou... começaste em Janeiro? :wink:

PS - tás cheio de sorte.Escolheste a rendibilidade certa para passar despercebido. Assim, nem te podem chamar de mentiroso, nem de falhado. :lol:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por IX Hispana » 3/9/2007 19:23

eu nao me importo de por aqui a minha rentabilidade, ninguém me conhece aqui, como penso que acontece com a maioria das pessoas. E não tenho medo do fiscal dos impostos, eu pago sempre tudo a tempo e horas :wink:

Aliás, até acho interessante ver as rentabilidades de outras pessoas para perceber como é a nossa performance durante uma mesma fase de mercado - como no bull com solavancos pelo meio em que estamos.

Até maio atingi uma rentabilidade de quase 40% desde o princípio do ano. Depois trades falhados, férias com stops a serem activados automaticamente e azelhice trouxeram-me a rentabilidade para os actuais 27%.

Voilá, não custa nada. :lol:

por Pata-Hari » 3/9/2007 19:15

Não sabia que havia uma aversão à exposição desse tipo de dados.

Quais são os motivos principais para não divulgarem?
Não costumam fazer o apuramento deste tipo de dados ou por outro lado é por forma a proteger o seu "sossego" para não terem eventuais melgas sempre a chatearem com perguntas?

Porque afirmar uma rentabilidade não vale nada. Pode simplesmente ser inventada. Se eu colocar algo que alguém considera mau, corro o risco de ser catalogada um falhanço. Se colocar algo de muito bom, corro o risco de ser chamada mentirosa. Ou seja, para quê expor-me para não ter nenhuma glória? é um estratégia de perda/perda.
Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, leitao.t595, m-m, m.a.f.matos.69, severalmal e 105 visitantes