Caldeirão da Bolsa

Acabei de chegar. Quero "beber" informação. ACeito

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Valete » 6/12/2006 22:43

Acho que o x e y estão trocados. Foreiros é muito bom 8-)
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

comentário

por jotabil » 6/12/2006 22:26

Caro

AT refere-se à análise técnica ou seja, saber ver os gráficos que representam a evolução de um título num referencial.....X e Y...em que X são os valores da cotação e Y o tempo da sua evolução em dias semanas ou outras unidades.
Na análise técnica incluem-se outros indicadores.... com as linhas das médias móveis (MM) relativas a um determinado número de dias... por exemplo uma MM50 refere-se à média do valor nesse intervalo de tempo.
Existem ainda O RSI....e mais uns dois que poderá encontrar representados nos diversos gráficos aqui postados.
Importa obter e ler o livro "Como ganhar em bolsa " de Fernando Braga de matos que é excepcional para uma aprendizagem liminar da realidade da bolsa.
Siga sobretudo, sem desmerecimento dos outros foreiros, as orientações do herói grego...porque julgo merecer significativa confiança.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por scpnuno » 6/12/2006 22:22

AT - analise tecnica (querem diria, eu, a scpnuno, a mulher dos shampoos e chavenas de café, a falar de AT :shock: :shock:

Simuladores - há o da LJ Carregosa, da Oreytrade e não sei se a DIF tem. Não tenho aqui os links, mas se não der com eles, avise, que se arranja.

Agora os alertas:

Alerta 1 - aqui para não nos sentirmos nem velhos de mais para isto, nem novos de mais para traders, tratamo-nos todos por tu. Se não fosse assim, tinha que andar com uma base de dados de nicks, para saber quem é "tu" e quem é "senhor"

Alerta 2 - os simuladores são interessantes, mas enganosos. Não imagina(s) a facilidade com que a gente investe e perde com um sorriso, dinheiro virtual. Quando é a serio, fia mais fino.

A maior sorte para a tua entrada em bolsa (ainda acabas por ser cotado!!) dispoe aqui do pessoal para o que for necessário (a gente costuma dormir qualquer coisita durante a negociação do Nikkei, mas pouco. O resto do tempo, há sempre alguém online)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por profef » 6/12/2006 22:07

1º - Informação - procure informar-se sobre o modo de funcionamento da bolsa e compreender os conceitos mais básicos. Se é mesmo leigo nesta matéria sugiro que não comece logo pela AT;

4º- Pratique em simuladores (há alguns disponíveis "on line" antes de avançar para a negociação real. Na bolsa, a formação paga-se muito cara. Por isso, se a pode ter de borla, não hesite.

AT... o que é?

Simuladores.... onde os posso encontrar???

Agradeço a ajuda de todos os que me responderam.

Registado: 28/3/2006 16:44

por pedrom » 6/12/2006 20:11

Yugovic24 Escreveu:....
quando começamos a perder a culpa nunca é nossa... mas é quase sempre!

Só uma correcção: A culpa é sempre nossa!!! Nem que seja apenas pelo facto de ter investido!!!

Registado: 29/7/2004 19:55

por Bond, Yeld Bond » 6/12/2006 18:44

Estou com sede de aprender, agradeço que me recomnedem alguns artigos para quem se inicia nestas lides. Antes de começar a investir gostaria de saber mais deste meio.
Acções, análises técnicas, regras de ouro, etc

Sr. Professor

Não sabe nada de bolsa? Mesmo nada? Hum, então esqueça lá os livros do Ulisses. Se for na conversa dele nem lá para 2030 terá lido metade.

Há uma forma muito mais fácil de ganhar dinheiro em bolsa....é só comprar acções da Teixeira Duarte. Tenho aqui umas quantas que lhe posso vender e até arredondo o preço por causa dos trocos: €.2,00 cada... :evil:

Agora a sério:

Há três ou quatro ponto muito importantes:

1º - Informação - procure informar-se sobre o modo de funcionamento da bolsa e compreender os conceitos mais básicos. Se é mesmo leigo nesta matéria sugiro que não comece logo pela AT;

2º - Defina objectivos e estratégias para os atingir e nunca se afaste do plano traçado a não ser em circunstâncias muito excepcionais. Quando comecei estabelecia "a priori" objectivos mas raramente os cumpria. Isso custou-me algum dinheiro em mais-valias não realizadas.

3º - Use sempre, em cada negócio, um stop-loss. Como diz um colega meu: o stop é o preservativo de quem se relaciona com a bolsa.

4º- Pratique em simuladores (há alguns disponíveis "on line" antes de avançar para a negociação real. Na bolsa, a formação paga-se muito cara. Por isso, se a pode ter de borla, não hesite.

Um abraço e bem vindo
“Nenhum vencedor acredita no acaso"

Friedrich Wilhelm Nietzsche
1844-1900

Registado: 20/1/2006 14:10

por yugovic24 » 6/12/2006 18:21

Tenho 2 mese.... ooops, já tenho 3 meses de bolsa! (ina pá, cum catano!) :)

Aqui vão os conselhos pró stor:

1. Antes de mais, ler todos os artigos didácticos deste site. Para um professor isso não será tarefa difícil!

2. Definir quanto dinheiro "não lhe faz falta" ou quanto está disposto a perder sem ressentimentos...

3. A bolsa como tudo na vida tem altos e baixos, quando estamos por cima é um espectáculo; quando começamos a perder a culpa nunca é nossa... mas é quase sempre!

4. A informação é fundamental! Ler muito (começando plos artigos didácticos!), estar sempre em cima das notícias, nunca se sabe o que sai no exame...

5. Cuidado com as opiniões das casas de investimento, pseudo-entendidos na bolsa, notícias especulativas, foristas armados em "know it all", se há casos onde se gera uma onda de subidas inexplicáveis, há outros em que é mera especulação bolsista e caem mais depressa do que subiram...

6. Definir se quer ser um investidor de muito curto(comprar e vender no próprio dia); curto (2/3dias); médio (semanas a meses); ou longo (ano) prazo. Acho que é essencial para evitar stresses desnecessários!

7. Sorte, como em tudo na vida, a bolsa não é excepção!

8. É viciante! Há que tentar fazer da bolsa um hobby, um prazer benéfico e não um vício!

9. Em caso de dúvida, não hesite e pense! ("ler sempre as perguntas do princípio ao fim")

Eu entrei com 1000€ e ganhei 80€ em 2meses, e só lhe digo que estou super contente porque tenho os pés bem assentes no chão e sei o que quero da bolsa...

Um abraço

Bons negócios!
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por JAOR » 6/12/2006 18:16

Bem vindo Profef :!:

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...

Registado: 23/11/2002 1:43

por Ulisses Pereira » 6/12/2006 18:12

The Mechanic, genial! lol

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por The Mechanic » 6/12/2006 18:07

Com tanta vontade que ele está ...!

Lição nr. 1
Grava o teu post e daqui a 6 meses olha pra ele com " saudades dos bons velhos tempos ..."

Lição nr. 2
Pega num maço de notas . Separa em dois .Começa a queimar com um fosforo uma a uma .O da esquerda está a correr bem , não está a ser queimado . O da direita é o que estás a queimar com o fosforo . Agora deixa cair o da esquerda para a lareira . Se a lareira estiver acesa , foi um crash . Se não estiver , é porque tinhas uma coisa chamada "stop" .

Lição nr. 3
Benvindo ao Caldeirão . Lê os artigos didácticos .

Lição nr. 4
Não vás com muita sede ao pote , mas não deixes de te saciar .

Lição nr. 5
Se as coisas correrem bem , não te esqueças que és um Professor que é uma profissão bem mais digna que um "investidor" , seja lá o que isso for .

Lição nr. 6
Se as coisas correrem mal , lembra-te que és um Professor e corre os putos todos da escola a negativas...far-te-á sentir que tens o poder nas mãos e esquecerás a Bolsa mais facilmente ao veres toda a gente à tua volta a chorar .

Estas são as 6 regras de Ouro de Bolsa e tem resultado bastante bem para mim .

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Ulisses Pereira » 6/12/2006 17:59

Bem vindo, Profef.

Para decifrares alguns dos termos técnicos aqui empregues, sugiro que dês uma vista de olhos ao glossário que, há uns anos, elaborei e que está disponível em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... php?t=1555

Quanto aos livros aconselhados, tenho algumas sugestões no artigo "Os meus livros" que poderás encontrar em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=25

Acho que era importante leres os "Artigos Didácticos" do Caldeirão.

Sugiro-te que vás investigando e vás colocando as tuas questões pois assim fica mais fácil ajudarmos-te.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Acabei de chegar. Quero "beber" informação. ACeito

por profef » 6/12/2006 17:43

Caros foristas

Sou um leitor deste fórum, mas tenho alguma dificuldade em interpretar algumas das opiniões que são apresentadas nos diferentes tópicos.
Comprei GALP a 5,81 € (calharam-me apenas 350) e entusiasmei-me com esta "coisa" da Bolsa.
Sou professor de formação, mas gosto de aprender sempre mais sobre assuntos interessantes.
Estou com sede de aprender, agradeço que me recomnedem alguns artigos para quem se inicia nestas lides. Antes de começar a investir gostaria de saber mais deste meio.
Acções, análises técnicas, regras de ouro, etc....

Aceito todas as sugestões

Desde já, muito obrigado

Registado: 28/3/2006 16:44

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, bpcolaco, Google [Bot], Kiko_463, m-m e 26 visitantes