Caldeirão da Bolsa

OPA falhada?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por scpnuno » 14/12/2006 21:13

Ohh James, meu caro colega

É mesmo verdade o que a Pata me disse noutro tópico

tese muito rabioscada

Homi!! :shock: :shock: essa tese foi-lhe empandeirada pelo seu ex-amigo PTP?

Não acredite naquele gajo....

E vejam se voçês os "J" (o James e o Jas) se entendem, senão obrigo-vos a fazer as pazes com uma beijoca (com direito a foto no Caldeirão)

Abraços

"rabioscada" "splitadas" "bruxico" - está a ser um bom dia para o português, por estes lados
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por James Wheat » 14/12/2006 21:04

Pata-Hari Escreveu:HAHAHHAHAHAHAHA, ó james, o que é uma
tese muito rabioscada
?

Pata !! I missed you :lol: :lol: !! Ja sabe da novidade ? Agora o que esta a dar 'e Impresa ! Sim, tenho uma carrada delas, desde aquele topico que abri e passados 30 segundo foi censurado - bem feito :mrgreen: :mrgreen: !
Rabioscado - vem de rab..... oooppsss :-# !! Queria dizer 'ardiloso', 'complicado', 'fantasioso', 'irrealista' - capice ? Ab.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por Pata-Hari » 14/12/2006 20:54

HAHAHHAHAHAHAHA, ó james, o que é uma
tese muito rabioscada
?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Re

por James Wheat » 14/12/2006 20:40

JAS Escreveu: Continuando, na agradável discussão, achei giro hoje ler em vários lados uma leitura coincidente com a minha:
- a posição do BPI é claramente defensiva;
- La Caixa é o candidato à compra da posição do BPI.
E, nesse cenário, continuas a acreditar que a OPA vai falhar? Um abraço, JAS

JAS,
Continuando a trocar bolas de fundo do corte :wink: :
1. A venda "defensiva": bem, eu escrevi que era uma forma de complicar ainda mais a Opa ao Bcp e nesse sentido acho que 'e uma decisao agressiva - ate pq arrojada e perigosa (nunca levantada). Da' para os 2 lados, nao :mrgreen: ?!?
2. Sobre o La Caixa ser candidato: tambem mencionei como hipotese nos meus 4 pontos (remember ?), mas sinceramente acho essa tese muito rabioscada... Eu nao compro essa visao do research da CGD, porque acho que corresponde a uma traicao do La Caixa ao restante nucleo duro do Bpi - que nao acredito que aconteca (sao catalaos, gente de muito orgulho e palavra...) ! Comprar para apoiar a Opa do Bcp contra o Bpi ? Nao acredito mesmo nada !
Eu continua a apostar na subida do preco da Opa pelo Bcp e nesse caso o que vier a seguir... vai depender de quanto mais elevada for a oferta. Se a oferta agradar ao La Caixa, esta podera entao - e so entao - querer sair do acordo com os restantes parceiros. Nao tem porque continuar presa, ja que as condicoes da oferta mudaram. Over & out.
James Wheat
Position Trader

re

por JAS » 14/12/2006 20:25

James Wheat Escreveu:Empirico, se o colega tem papel espero que assim aconteca, boa sorte ! Eu sai hoje a 2,62. Eliminei o risco, encaixei os lucros e pus-me a ver de poltrona - ate pq posso sempre reentrar.

eheheheh... Afinal há uma coisa em que estamos de acordo: na hora da saída...

Um abraço,
JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por JAS » 14/12/2006 20:21

James Wheat Escreveu:Posso nao concordar com muitas das suas interpretacoes dos meandros desta Opa e da gestao do Bcp, mas acredite que gosto de o ouvir, pela diferenca no raciocinio - que me interessa conhecer.

Ok, também gosto muito de ouvir um "tão acérrimo defensor do BPI"...

E nota que o erro da cotação no BPI não teve nada de intencional.
Eu gosto muito de basear as minhas posições em números e não os manipulo para dar opiniões.

Continuando, na agradável discussão, achei giro hoje ler em vários lados uma leitura coincidente com a minha:
- a posição do BPI é claramente defensiva;
- La Caixa é o candidato à compra da posição do BPI.

E, nesse cenário, continuas a acreditar que a OPA vai falhar?

Um abraço,
JAS

por James Wheat » 14/12/2006 20:11

JAS Escreveu:
James Wheat Escreveu:99% das minhas mensagens são sobre Bcp, porque é de facto um tema que me diz muito... e não é só pq neste momento 99% do meu cash está lá. Embora tal fosse motivo suficiente.

O obsecado pelo BCP parece que és tu.
Eu hoje fiquei com uma posição no BCP de apenas 1,7% da carteira.
E o meu trade em W's do BCP correu outra vez bem...
Um abraço,
JAS

Caro JAS,
A minha mensagem era generica, para ambas as posicoes, e nao era para ser tomado no sentido literal (mas sim figurado), pq acho que se estava novamente a discutir algo que nenhuma das partes estava pronta a ceder - como entao se viu quando o tema foi discutido pela primeira vez.
Sinceramente nao tinha a intencao de o atingir a si particularmente. Fui reler a mensagem... Dada a correspondencia recente anterior, compreendo a sua interpretacao e reaccao e deixo-lhe aqui o meu esclarecimento de que nao foi intencional; 'e o problema dos e-mails e da comunicacao entre os humanos (80% is body language based).
Posso nao concordar com muitas das suas interpretacoes dos meandros desta Opa e da gestao do Bcp, mas acredite que gosto de o ouvir, pela diferenca no raciocinio - que me interessa conhecer.
Abraco e bons negocios.
James Wheat
Position Trader

Re

por JAS » 14/12/2006 19:57

James Wheat Escreveu:99% das minhas mensagens são sobre Bcp, porque é de facto um tema que me diz muito... e não é só pq neste momento 99% do meu cash está lá. Embora tal fosse motivo suficiente.

O obsecado pelo BCP parece que és tu.
Eu hoje fiquei com uma posição no BCP de apenas 1,7% da carteira.
E o meu trade em W's do BCP correu outra vez bem...

Um abraço,
JAS

por James Wheat » 14/12/2006 19:16

Sinceramente nem sei o que diga... Recorro ao ditado: mais cego do que aquele que nao ve, 'e aquele que nao quer ver.
James Wheat
Position Trader

Re

por JAS » 14/12/2006 17:01

Têm toda a razão os que diziam que os números estavam errados.
Na data inicial estava metida a cotação do BPI de 2004 em vez da cotação de 2003.

A performance do BPI é melhor do que a do BCP mas só depois da opa...

JAS
Anexos
BCP-BPI-PSI a1.png
BCP-BPI-PSI a1.png (99.69 KiB) Visualizado 1905 vezes
BCP-BPI-PSI b1.png
BCP-BPI-PSI b1.png (7.98 KiB) Visualizado 1911 vezes

por Pipoca » 14/12/2006 16:51

JAS,

Ponto 1: se vires bem, eu no meu post já demonstrei quais são as valorizações correctas de ambos os títulos.
De qq forma, se não reparaste, aqui fica novamente:

desde 31/3/2003 até hoje a valorização dos titulos foi a seguinte:

Incluindo distribuição de dividendos:
BPI: 196.48%
BCP: 126.48%

Cotação absoluta:
BPI: 168.92%
BCP: 108.00%

Fiz isto não só para a cotação de uma forma absoluta, como também introduzindo a distribuição de dividendos (coisa que tu infelizmente não fizeste, o que dá uma ideia deturpada da rentabilidade do investimento para o accionista….)

Ponto 2: Os teus cálculos estão totalmente errados, pois para além de não incorporares dividendos, ainda manipulas informação.

A cotação do BPI em 8/04/2003 é de 2.22 e não de 3.29 como tu aí escreves… quero acreditar que isso não passou de uma erro inocente….

abraço

Registado: 28/5/2003 14:29

Re

por JAS » 14/12/2006 15:32

pipoca Escreveu:Resumidamente, qualquer afirmação que o BCP teve um comportamento superior ao BPI desde o seu AC está totalmente errada.

É muito simples dizeres que estão "totalmente errados" sem mostrares quais são os certos.

O AC foi feito a 1,00 euro o que adiccionando o valor dos direitos dá aproximadamente 1,26 e o gráfico foi feito a partir desse valor (até foi condiderado 1,27 pois era a cotação do dia considerado...).

Tens aí as cotações que eu utilizei para fazer o gráfico, se encontrares algum errado avisa...

E se não encontrares nenhum errado não digas que "estão errados" pois o errado serás tu...

Um abraço,
JAS
Anexos
BCP-BPI-PSI b.png
BCP-BPI-PSI b.png (7.99 KiB) Visualizado 2005 vezes

Re:Re

por jtsm888 » 14/12/2006 13:47

Alex Tomás Escreveu:Este ultimo pressuposto nao é tao facil de que assim venha a ser: o free-float do BCP creio ser de mais ou menos 60%. Com apenas 7,23% nao fazem grande festa no BCP, alem do que possam vir a trocar... que a acontecer, terá de haver outras entidades metidas no meio.
Ate a própria EDP poderá ser metida no meio... ou o Grupo Mello.

Salvo erro o BCP tem os estatutos blindados com limite de voto de 10%.
Logo 7,23% de 70% são +- 10% dos votos ou seja adquire-se a influencia máxima ao custo minimo :lol:.
Não me parce mau negócio, pelo que não estou a ver grande dificuldade em colocar estes 7,23% até pelo preço a que anda o Bcp.

Registado: 31/8/2006 17:47

por Pipoca » 14/12/2006 12:55

Artista, aquele gráfico do JAS está errado.

Mesmo considerando o ponto de entrada no BCP como mínimo do ano de 2003, que ocorre em 22 de Abril desse ano, a valorização do BCP desde essa data comparada com a do BPI é bastante inferior.

Resumidamente, qualquer afirmação que o BCP teve um comportamento superior ao BPI desde o seu AC está totalmente errada.

por artista_ » 14/12/2006 12:21

JAS Escreveu:E demonstra que, desde aí, a performance do BCP foi melhor do que a do BPI e do que o próprio PSI.
Já lá vão 3 anos e meio e o período corresponde também ao do actual Bull market.

E tu a dar-lhe... e eu mais uma vez vou responder!!! :)

Acontece que estás a considerar os mínimos a que o BCP esteve, numa altura em que caiu bastante exactamente por causa do AC, acabou por recuperar uma boa parte do que perdeu nessa altura e depois subiu com o mercado mas acho enganador considerar esse ponto como "partida". Sei que o fazes porque defendeste a entrada nessa altura mas aqui parece mais uma copmparação entre performances de dois títulos e neste caso o teu gráfico é enganador...

um abraçio e bons negócios

Registado: 17/3/2003 22:51

por Pipoca » 14/12/2006 11:32

Pata, garantidamente que não, que o JAS não está aqui a incluir os dividendos distribuidos…

Aliás, sinceramente nem consigo perceber como é que o JAS conseguiu chegar aos valores que apresenta, pois quer se leve em linha de conta os dividendos (forma correcta de calcular valorização de um titulo), quer se olhe apenas para a cotação absoluta, o BPI apresenta sempre uma valorização no período bem superior à do BCP

Assim temos que, desde 31/3/2003 até hoje a valorização dos titulos foi a seguinte:

Incluindo distribuição de dividendos:
BPI: 196.48%
BCP: 126.48%

Cotação absoluta:
BPI: 168.92%
BCP: 108.00%

Quem quiser que retire as devidas conclusões…

rt

por luis lobs » 14/12/2006 10:08

Só nao percebo o porquê deste desespero do Bpi se mantinha o nucleo duro reunido??

Ou alguma ovelha está prestes a sair do rebanho?

.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por James Wheat » 14/12/2006 8:26

Pata-Hari Escreveu: Jas, estás, claro, a incluir todos os dividendos distribuidos nesse periodos, não é?

Pode la por o que quiser - nao ha' volta a dar-lhe !
Esta analise do JAS ja 'e conhecida do forum e foi entao largamente questionada por muita gente. Tal como entao disse, eu nao vou entrar nesse debate -nao vale a pena, o que la' vai, la' vai.
'E obvio que tambem nao lhe interessa ir mais atras e incluir a epoca em que milhares de clientes foram literalmente ludribiados pelo banco, ao serem convidados a comprar accoes a... 5 euros, com emprestimos a juros bonificados !! Das queixas desses investidores esta' este forum ainda hoje cheio !!
'E ilucidativo que a esmagadora maioria das pessoas que teem Bcp neste forum, estao desesperadas por se ver livre do papel, aspirando para o efeito que o banco seja opado.
Dada a confianca que o JAS tem no banco, resulta claro que nao perdeu dinheiro no mesmo; eu por acaso tambem nao, embora tenha tido poucas vezes esse papel em maos. Dito isto, desde que me lembro de investir em bolsa ha ja mais de 15 anos, nao associo ao Bcp uma imagem boa performance em bolsa - nem nada que se pareca !!
James Wheat
Position Trader

por Pata-Hari » 14/12/2006 8:01

Jas, estás, claro, a incluir todos os dividendos distribuidos nesse periodos, não é?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Tentando entender

por Col » 14/12/2006 5:42

1 - Assembleia Geral aprova o proposto, è o mesmo que dizer que a OPA está aniquilada.
2 - Com o cash da venda do BCP compram-se acções próprias para evitar o descalabro na cotação do BPI.
3 - Com a possível venda da posição no BCP a um ou vários dos seus accionistas de referência, lança-se a icógnita sobre os caminhos a seguir, o que vai atormentar a vida ao P T Pinto e Jardim.
4 - A confirmarem-se estes pressupostos, só vejo um caminho para o BCP: UP UP UP.

Good business a todos.

Registado: 6/7/2005 3:58

Re

por JAS » 14/12/2006 2:55

James Wheat Escreveu:Cabe acrescentar que a minha opiniao sobre a gestao do Bcp ate tem sido partilhada por quase todos os intervenientes neste forum e o colega 'e mesmo das poucas excepcoes 'a regra.

Eu sou "defensor" do BCP mais ou menos desde o último AC onde defendi que se devia entrar.
E a minha apreciação dos gestores dos bancos é feita apenas pela visualização das cotações pois não vou a reuniões da opus...
E não faço juízos sobre os gestores com base em flutuações de curto-prazo.

O gráfico em anexo prova que tinha razão quanto ao último AC do BCP.
E demonstra que, desde aí, a performance do BCP foi melhor do que a do BPI e do que o próprio PSI.
Já lá vão 3 anos e meio e o período corresponde também ao do actual Bull market.

Se os outros intervenientes também têm essa opinião também estarão enganados quanto às performances do BCP versus BPI e PSI...
Resta acrescentar que o BPI só subiu graças à opa pois teve um comportamento bem "humilde" até ela ocorrer.

Um abraço,
JAS
Anexos
BCP-BPI-PSI a.png
BCP-BPI-PSI a.png (21.78 KiB) Visualizado 2365 vezes

por Negocios Mendes » 14/12/2006 2:07

ericeira Escreveu:Sem quaquer fundamento válido mas apenas teorizando :
1.O ITAÚ e o La Caixa são detentores (reconhecidos) de
um terço do BPI.
2. A AG do BPI autoriza a alienação dos 7,2% do BCP
e os dois accionistas de ref. acima ficam com elas.
3. A OPA concretiza-se mas (como hà muito tempo atráz
o PTP admitiu )parte da venda poderá ser feita por
troca de participações.
4. O ITAÚ e o La Caixa tornam-se os maiores accionistas
do BCP tal como hoje o são do BPI.

Este ultimo pressuposto nao é tao facil de que assim venha a ser: o free-float do BCP creio ser de mais ou menos 60%. Com apenas 7,23% nao fazem grande festa no BCP, alem do que possam vir a trocar... que a acontecer, terá de haver outras entidades metidas no meio.
Ate a própria EDP poderá ser metida no meio... ou o Grupo Mello.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por ericeira_CALD » 14/12/2006 1:54

Sem quaquer fundamento válido mas apenas teorizando :
1.O ITAÚ e o La Caixa são detentores (reconhecidos) de
um terço do BPI.
2. A AG do BPI autoriza a alienação dos 7,2% do BCP
e os dois accionistas de ref. acima ficam com elas.
3. A OPA concretiza-se mas (como hà muito tempo atráz
o PTP admitiu )parte da venda poderá ser feita por
troca de participações.
4. O ITAÚ e o La Caixa tornam-se os maiores accionistas
do BCP tal como hoje o são do BPI.

Registado: 2/12/2006 0:15

por James Wheat » 14/12/2006 1:45

JAS Escreveu: Já sabemos que embirras bastante com os "doutores iluminados do BCP" mas que, segundo tens dito, continuas a manter uma forte posição no BCP... Não devias meter a massa numa empresa onde soubessem gerir já que "eles não sabem"?
Um abraço, JAS

JAS,
A explicacao 'e muito facil: a unica razao pela qual mantenho Bcp, 'e porque acredito que o banco - fruto da evidente manipulacao de quem o gere - transacciona em bolsa com forte desconto e essa 'e uma situacao que mais tarde ou mais cedo se tera que corrigir ('e essa a minha aposta).
Eu por regra compro accoes que estao baratas e que como tal me parece que apresentam forte potencial de subida - nada de mais logico =; !
Cabe acrescentar que a minha opiniao sobre a gestao do Bcp ate tem sido partilhada por quase todos os intervenientes neste forum e o colega 'e mesmo das poucas excepcoes 'a regra. Atencao, isso nao tem nada de mal, mas convem te-lo claro.
A terminar o que 'e mais relevante: eu comecei a entrar em Bcp a 2,25 - depois de ter saido a 2,65 ! - e desde entao, tendo feito 3 operacoes em que perdi uns parcos centimos em subidas, tenho quase toda essa valorizaco em caixa; ou seja, tenho investido bem, sempre fazendo lucro, o que reforca a validade da abordagem segundo a qual mesmo com aquela cafila la metida, 'e papel para dar dinheiro. Como tal fui mantendo.
Em relacao aos seus restantes comentarios, vejo que a sua crenca nesta Opa 'e de tal forma cerrada, que voce so ve coisas positivas mesmo quando a realidade do mercado - reflectida na cotacao / performance em bolsa - o contraria. Dito isto esta no seu pleno direito, nao ha duvida, respeito isso plenamente. E espero que faca muito dinheiro com Bcp, nao duvide, digo-o com total sinceridade ! Nao 'e pessoal: quanto mais gente fizer dinheiro no Caldeirao melhor !
Abraco. JW

PS: Targets de Bcp por parte de bancos estrangeiros... Don't make me laugh :lol: ! Se opinam que a Opa faz sentido, quando lhes toca a comprar Bcp... ta quieto ! Olhe para o que fazem, nao ouca o que dizem: em Espanha e Portugal 'e o banco com pior desempenho bolsista ! O resto 'e conversa entre banqueiros que querem manter relacoes abertas e cordiais entre pares.
James Wheat
Position Trader

Re

por JAS » 14/12/2006 0:34

James Wheat Escreveu:A mim o que me surpreende 'e ver que ha pessoas que acreditam tanto, mas tanto nos 'doutores iluminados' do Bcp, que tendo papel em maos ficaram contentes com esta noticia

Já sabemos que embirras bastante com os "doutores iluminados do BCP" mas que, segundo tens dito, continuas a manter uma forte posição no BCP...
Não devias meter a massa numa empresa onde soubessem gerir já que "eles não sabem"?

James Wheat Escreveu:Correcto. Tudo depende aonde vao parar os 7,3%.
A questao coloca-se nestes termos: neste momento ha um accionista que tem uma enormidade de accoes em maos e que diz que as quer vender... Sera bom para os restantes accionistas do Bcp?

Para mim as acções estarem nas mãos do BPI não significa "estarem em boas mãos", ficarem noutras mãos pode nem ser pior...

Mas é evidente que interessa onde vão parar os 7,3%.
Se este anúncio significa que o Ulrich está a cumprir uma "directiva" de um dos seus accionistas de referência (que está interessado em ficar com a posição...) reforça a ideia de que algum deles irá aceitar a troca de acções.

De qualquer forma temos que meditar no "porquê" deste anúncio e no "porquê" de ser nesta data.

O facto de ter de convocar uma AG especial para aprovar esta medida e para aprovar a abertura de mais balcões mostra bem como o BPI está atado de pés e mãos até a opa terminar e qualquer que venha a ser o seu desfecho.
Por si só, o facto de ter anulado novas iniciativas da concorrência, é já uma vitória do BCP.

Por outro lado até pode interessar aos accionistas do BPI lançar na bolsa uma enorme quantidade de acções do BCP como forma de fazer baixar a cotação deste último.
Mas isso aponta, também, para que tudo acabe numa troca de acções e que a OPA venha a ser um sucesso.

E como todas as casas de investimento lhe sobem o target em 0,20, pelo menos, caso a OPA seja um sucesso, não me parece que os accionistas do BCP tenham que ficar preocupados com esta notícia.
Porque ela apenas reforça a ideia de que o BPI vai mesmo ser comido...

Um abraço,
JAS
--------------

iurp Escreveu:Não percebo. De borla, não era bom ter mais 427 milhões de euros.A mim dava-me jeito...

Não são à borla pois estão incluídas no valor que o BCP vai pagar pelo BPI.
E contabilisticamente tanto faz estar dinheiro nos cofres ou estarem acções.

Um abraço,
JAS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: m-m, rg7803 e 42 visitantes