Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portucel

por Brah » 4/2/2007 3:17

artista Escreveu:Isso é verdade porque estamos numa fase bull mas olha que nem sempre assim é...

um abraço e bom fim de semana

também tens razão... felizmente ainda não negoceio há tempo suficiente para ter apanhado um bear... quando chegar avisem!!! se bem que eu devo notar!!! :mrgreen: :mrgreen:

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por artista_ » 3/2/2007 17:11

The Doctor Escreveu:É isso, cada vez mais acredito que essa é a melhor forma de ganhar dinheiro para os mais foristas (como eu)...

Só de pensar que saí da semapa a 9,18 há pouco mais de uma semana... :evil: :evil: :evil: isto de uma gajo ainda não ter calo para "aguentar" uma ou outra correcçãozita às vezes é lixado!!! :lol: :lol:

Isso é verdade porque estamos numa fase bull mas olha que nem sempre assim é...

um abraço e bom fim de semana

Registado: 17/3/2003 22:51

por Brah » 3/2/2007 17:06

Clinico Escreveu:Portanto agora, dedos fora do teclado...

:lol: :lol: :lol: :lol:

É isso, cada vez mais acredito que essa é a melhor forma de ganhar dinheiro para os mais foristas (como eu)...

Só de pensar que saí da semapa a 9,18 há pouco mais de uma semana... :evil: :evil: :evil: isto de uma gajo ainda não ter calo para "aguentar" uma ou outra correcçãozita às vezes é lixado!!! :lol: :lol:

Artista,
concordo com a tua maneira de ver a PTI, também acho que o optimismo (de alguns) tem razão de ser... e os 2,52 estão muito muito longinquos... :mrgreen: :mrgreen:

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por artista_ » 3/2/2007 16:48

tugabulls Escreveu:Os gráficos são isto, cada um faz a sua leitura.

Olá Tugabulls,

Não é bem assim há muitas situações em que há consenso nas leituras...

tugabulls Escreveu:Sinceramente apenas olho para os gráficos, sem me importar dos acontecimentos futuros. Eles irão deixar as suas marcas. Se calhar por transaccionar muito nos US, e muitas vezes comprar sem saber nada da empresa, apenas o seu rasto no gráfico. Deixei-me de tentar adivinhar os se's. Nunca acertava...

Sim quem investe com base na AT não se deve importar muito com os aspectos fundamentais do título sobretudo porque o mercado costuma antecipar as notícias e isso deverá ver-se no gráfico... ainda assim não sei se conseguiria investir num título sem conhecer absolutamente nada dele...

Quanto à PTI, já disse muitas vezes que não gosto de usar os indicadores da AT, uso apenas linhas de tendência, suportes, resistências, velas, volume e pouco mais... no caso da acumulação/distribuição subscrevo o que o Ulisses escreveu aqui, é difícil percebermos se uma acção está em acumulação ou distribuição antes do movimento, de queda ou subida, posterior... ainda assim talvez desse alguma importância ao teu comentário se visse no histórico do título (ou até de outros títulos) situações similares, nesse caso interessar-me-ia ver como evoluiram as cotações e se se poderia estabelecer um padrão. Mas não é o caso...

Sendo assim os dados que objectivamente me importam são que a PTI está com tendência de subida de médio prazo resultante da quebra de uma resistência de um movimento lateral prolongado, fez uma correcção ao movimento forte depois da quebra da referida resistência e encontra-se neste momento próxima dos máximos desse movimento que coincidem também com os máximos históricos do título. Os volumes são maiores nas subidas que nas descidas...

A minha posição é a médio prazo por isso estes movimentos de curto prazo pouco me importam embora goste de acompanhar a evolução da "coisa"! Neste momento o meu stop está nos 2.52 porque foi o valor mínimo na correcção ao movimento de subida, na minha perspectiva a quebra desse valor significará uma inversão de tendência de médio prazo que não me agradará... ainda assim julgo que dificilmente voltará a esse valor, mas esta minha opinião pouco importa para a forma como invisto!

Bom fim de semana e bons negócios

por tugabulls » 3/2/2007 0:07

Boas Clinico.
Os gráficos são isto, cada um faz a sua leitura.
Sinceramente apenas olho para os gráficos, sem me importar dos acontecimentos futuros. Eles irão deixar as suas marcas. Se calhar por transaccionar muito nos US, e muitas vezes comprar sem saber nada da empresa, apenas o seu rasto no gráfico. Deixei-me de tentar adivinhar os se's. Nunca acertava...
Um abraço
TB
I'd rather be out of a market wishing I was in, than in a market wishing I was out!

Registado: 13/12/2005 17:41

Portucel

por Clinico » 2/2/2007 22:18

Meu Caro Tuga, por mais que eu olhe não consigo ver padrões divergentes no seu gráfico. O A/D está a descer (já deu a curva em cima e aponta para baixo) assim como o Chaikin que ainda se encontra acima do 0, pelo que penso que ainda está em acumulação. Não consigo perceber a divergencia negativa entre o MACD-H e as últimas cotações da Portucel. Mas, claro está, percebo pouco disto. E só para recordar, a Altri andou 2 meses a DISTRIBUIR e depois deu no que deu: mais uma subida louca.

A Portucel, para mim, tem que ser vista a médio prazo e não em relato de football.
1 - Estão para sair resultados a 14 de Fevereiro, que é já para a semana, e esperam-se bastante bons e superiores aos espectantes.
2 - Apesar de haver opiniões contrárias, não estou á espera que o inicio da negociação dos pequenos subscritores a uns dias dos resultados, dê numa queda da cotação, a não ser que haja gente deseperada por ganhar uns tostões.
3 - A aprovação por Bruxelas dos negócios com os incentivos estaduais será mais uma benesse para a cotação, mas até convinha que saísse desfazada dos resultados para haver dois empurrões na cotação.
4 - A notícia do Público sobre a insuficiencia de matéria prima nacional devido aos fogos, não é novidade para ninguem, apenas veio á tona de água agora. Se lerem bem a notícia, já vem madeira de Espanha e do Uruguai para a Portucel e Altri, e de qualidade inferior á nossa. Não é esse facto que vem alterar as espectativas de resultados de ambas.

Espero não me enganar pois investi forte e feio na Portucel e feitas as contas, com as da OPV, tenho-as a um preço médio de 2,42.

Portanto agora, dedos fora do teclado...

Já ando a estudar a próxima estratégia de investimento após as mais valias da Portucel. Quando me decidir, partilho convosco.

Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por SMALL2004 » 2/2/2007 21:03

A bolsa é investimento e jogo de perspectivas futuras.

Se a aguentarem nestes níveis, por muitos milhões que andem a comprar, vão poder vendê-los todos acima de 2.70 ou 2.80 assim que sair a grande notícia do mega-subsídio para a máquina nova.

Ao que parece, metade acredita que a notícia está para muito breve e a outra metade acha que não. A metade que acredita agradece que lhes vendam muitas, e a metade que não acredita agradece que lhas comprem.
Eu acredito mais na metade que acredita, ahah

E mesmo que caia, vem cá parar acima à mesma assim que a notícia sair, nem que seja para confirmar um topo. Portanto considero o risco reduzido. E então se a notícia sair perto dos resultados a publicar, então ainda era melhor!

E como a SAG, pode estrabuchar, mas quando sairem os resultados passa os 1.84 e eu vendo. É sempre assim.
A diferença na Portucel é que parece que o caminho é mais a subir que na SAG.

Esta é a minha modesta opinião, e como estou a "pagar" para ver o que acontece, não me coibo de a dar.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por Nyk » 2/2/2007 19:50

Quando é que os pequenos subscritores podem vender?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Acumulação vs Distribuição

por tugabulls » 2/2/2007 19:14

Relativamente à discussão Acu/Dist, a mim parece-me, e isso é evidente no gráfico, que desde que a PTI fez máximos a meados de Janeiro, que começou a distribuição.
Pelo gráfico e observando o Chaikin Osc A/D - que é mais ou menos a mesma coisa para o indicador de Acumulaçao/Distribuição, do que o MACD-Hist para o preços - verificamos uma divergencia bear (A/D a subir e Chaikin A/D a descer. Esta situação pode ainda continuar se obervarmos o cruzamento da linha 0 para valores negativos.
Em termos de MACD-H a situação também não é favorável uma vez que apresenta uma divergência bear neste último periodo.
Agradeço as vossas opiniões.
Abraços
TB
Anexos
pti.png
pti.png (23.28 KiB) Visualizado 1939 vezes
I'd rather be out of a market wishing I was in, than in a market wishing I was out!

Registado: 13/12/2005 17:41

por Kik1978 » 2/2/2007 16:34

Sai uma compra de 43 mil a 2,63...viva o luxo!!

Eu fico-me pelas 3000... nao tenho capital liquido para mais :P
Não é tripeiro quem quer...é tripeiro quem PODE!

Registado: 10/1/2007 15:49

Falta de madeira nacional é negativa para a Portucel

por PC05 » 2/2/2007 13:38

Falta de madeira nacional é negativa para a Portucel

A Portucel alertou o Governo para a escassez de madeira nacional face às necessidades da indústria da pasta e papel, segundo a edição de hoje do jornal Público. Os analistas do BPI consideram que se trata de uma situação penalizadora para a Portucel, que terá de aumentar as importações para cumprir os objectivos de produção previstos nos novos investimentos.

Segundo o Público, o grupo Portucel Soporcel "prevê que a oferta interna se fique pelos 52% das necessidades actuais e 45% das futuras", o que o obrigará a recorrer à importação, que é mais cara e oferece menos qualidade.

Os analistas do BPI mostram-se surpreendidos pelo facto de a empresa já estar a importar madeira o Uruguai. "A Portucel já tinha referido que enfrentou alguma pressão nos custos da madeira no segundo semestre de 2006, no entanto ficámos surpreendidos por saber que a empresa já está a importar madeira a elevados preços", refere a equipa de "research" no Iberian Daily de hoje.

No entanto, o banco de investimento mantém a recomendação de "acumular" e o preço-alvo de três euros por acção.

As acções da Portucel seguem a valorizar 0,76% para os 2,65 euros.

2007/02/02 - 12:32
Fonte: Canal de Negócios

Registado: 5/12/2005 21:28

por carrancho » 2/2/2007 13:21

Vmerck,

Eu não estava a falar do fecho, eu referia-me a toda a sessão. Sempre que satisfaziam todas as ordens de compra a 2,64 e depois de acumularem algumas à venda a esse valor, entrava uma ordem de compra que limpava as vendas ficando entre 20.000 e 50.000 ainda à compra. Hoje está a ocorrer o mesmo a 2,65.

É o... "vendam-me, acumulem ai umas quantas e... zeruca, eu compro-as todas e ficam lá ainda umas poucas (muito menos que no patamar seguinte à venda) à compra. Depois é vira o disco e toca o mesmo. Sem darem muito por isso estou-me a encher delas"

Não sei se me fiz entender :wink:

Quanto ao fecho, como já referi, nada de anormal, alguem quiz vender 200.000 a 2,63. Não sei se com alguma intenção velada (não me parece) mas que foi aproveitada por quem acumulava, foi.

Um abraço,

Mário Carrancho

PS- se calhar sou só eu que estou a ver fantasmas :-k
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

se bem me lembro

por vmerck » 2/2/2007 13:10

fechou a 2.63 e a 2.64 havia 2 ordens q juntas dava 12.000...5000 eram minhas, alias pode ter suceddido é q depois alguem retirou as outras....
infelizmente não tenho 50.000PTI

Registado: 2/12/2002 0:22

por carrancho » 2/2/2007 13:04

Mas tambem não eram 5.000, eram 50.000. :wink:

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

Re: as 5000 eram minhas

por carrancho » 2/2/2007 13:02

vmerck Escreveu:a 2.64 sempre pensei q fechava a 2.64 afinal fechou a 2.63...paciencia.
:mrgreen: era só para fazer um trade vender a 2.65 para recomprar a 2.63...

Se foste tu não sei, mas realmente isso passou-se a 2,64 e não 2,63 como referi, fica a correcção.

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

as 5000 eram minhas

por vmerck » 2/2/2007 12:59

a 2.64 sempre pensei q fechava a 2.64 afinal fechou a 2.63...paciencia.
:mrgreen: era só para fazer um trade vender a 2.65 para recomprar a 2.63...

Registado: 2/12/2002 0:22

por carrancho » 2/2/2007 12:42

Com a sessão de ontem e a de hoje, estou bem mais optimista em relação ao curto prazo do que estava ontem de manha.

Não sei se alguem reparou nisto, ontem, quando as melhores ofertas estavam a 2,63 e 2,64, sempre que eram satifeitas as ordens de compra a 2,63 e acumulavam algumas a esse valor na venda, entrava logo uma ordem de compra que limpava as vendas a 2,63 ficando +/- 50.000 de sobra na compra. Hoje está a acontecer o mesmo nos 2,65. Alguem anda a acumular forte e feio! :roll:

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

por Princepe da bolsa » 2/2/2007 0:11

Vou deixar aqui duas curiosidades:

1.- O preço do papel já subiu este ano dos 519.63€ de dia 02-Jan-07 para os 524.51€ do dia 30-Jan-07, o que significa uma subida de 0,94% só em Janeiro e a continuação este ano da tendência de subida que já se verifica há algum tempo.

2.- O preço da pasta BHKP Eucalipto já subiu este ano dos 509.33€ de 02-Jan-07 para os 520.14€ de dia 30-Jan-07, o que representa um ganho de 2,12% só este ano (não é por acaso que a Altri sobe tanto... :roll: ).

Tenho ideia que a Altri é apenas pasteleira, com uma pequena parte de venda de energia. A PTI vende cerca de 67% de papel, 26% de pasta e 7% de energia. Aparentemente, no primeiro mês do ano, o sector mantém a força demonstrada no ano de 2006. Sendo assim, pelo médio prazo, parece um sector interessante...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por ptmasters » 1/2/2007 23:33

artista Escreveu:Fechou a 2.63 e estavam lá quase 400 mil a comprar, nos dez minutos depois do fecho ninguém vendeu...

Infelizmente, posso confirmar, não me veio parar mais nenhuma...

midas Escreveu:
(...) Por isso o terem vendido hj 200 mil no fecho da Portucel a mim diz-me apenas que querem é continuar a acumular por isso provocaram um fecho nos 2.63.

interpreto da mesma forma.

1 ab e bn
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.

Registado: 31/1/2005 4:04

por Midas » 1/2/2007 22:34

Ontem na Sonae Industria no fecho tambem venderam qs 50 mil ao melhor e hj foi o que se viu. Por isso o terem vendido hj 200 mil no fecho da Portucel a mim diz-me apenas que querem é continuar a acumular por isso provocaram um fecho nos 2.63. Tb tenho posicao na Portucel e em principio depois dos ganhos na SOI reforcarei a posicao lá. Está muito bull esta accao e esta consolidacao so lhe faz bem.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por artista_ » 1/2/2007 22:31

por artista_ » 1/2/2007 22:17

Resina Escreveu:Poderia ter sido melhor se tivesse fechado no valor máximo ou então nos 2.64, agora o valor de 2.63, acho que se tornou um valor que demonstra fraqueza...

Todos, ou quase todos, aqui sabem que tenho uma posição grande na PTI mas já muitas vezes achei que o título deveria corrigir, ainda ontem pensava que poderia corrigir ainda mais um pouco...

Hoje o título demonstrou força, e não fraqueza... pode não ter sido uma força do outro mundo mas subiu, fechou acima do valor de abertura e com volume forte. Ainda para mais quando o fecho foi, de certa forma, "arranjado"... não digo isto por achar que houve manipulação mas porque uma ordem apenas fez recuar o título no fecho não traduzindo assim o que se passou na sessão...

Fechou a 2.63 e estavam lá quase 400 mil a comprar, nos dez minutos depois do fecho ninguém vendeu...

Ficaram 5 mil a vender a 2.64...

É claro que amanhã os cofres poderão alterar-se mas se colocarem um gráfico e esquecerem tudo o resto, ainda assim nunca se poderá dizer que na sessão de hoje a PTI demonstrou fraqueza...

Resina Escreveu:Na bolsa, como em qualquer lugar há quem não tenha calma no que faz, bem que o poderia ter feito noutra oportunidade, sempre teria sido um fecho mais agradavel e se calhar tornava-o mais lucrativo, mas sendo assim saiu ele e entraram outros...

Pois mas duvido que nós alguma vez venhamos a descobrir se, quem vendeu hoje as 200 mil no fecho, sabia ou não o que estava a fazer... há muitas e variadas perspectivas das coisas e só conhecendo bem quem o fez e porque o fez é que poderíamos emitir uma opinião minimamente sustentada...

Bons negócios

por SMALL2004 » 1/2/2007 21:15

Também não querem que isto suba à maluca, para depois não dizerem que já se sabia que a comissão europeia vai mesmo atribuir o grande subsídio à Portucel. Mas desde que vá subindo já não é mau.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por Resina » 1/2/2007 20:19

James Wheat Escreveu:Anda tudo completamente maluco e as pessoas devem ter alguma calma, pq senão um dia vai ser o bom e o bonito... :oh: !
De uma empresa que teve um fecho positivo dizer-se que teve um fecho "miserável" é... próprio de quem já não está bem da 'pinha' :wall: !!
Eu digo isto não é para irritar ninguém e espero que me desculpem se ofendi alguma sensibilidade, mas é só para tentar chamar as pessoas para a realidade.
Abraço a todos e bons negócios.

Poderia ter sido melhor se tivesse fechado no valor máximo ou então nos 2.64, agora o valor de 2.63, acho que se tornou um valor que demonstra fraqueza...
carrancho Escreveu:Tripeiro,

Foi uma ordem de venda no fecho de 200.000 a 2,63. Se somares os ultimos negócios que o eulid colocou vais ver que são precisamente essas 200.000.
Nada de anormal, não há nada para perceber, alguem achou que era o momento para se desfazer de 200.000 e assim fez.

Na bolsa, como em qualquer lugar há quem não tenha calma no que faz, bem que o poderia ter feito noutra oportunidade, sempre teria sido um fecho mais agradavel e se calhar tornava-o mais lucrativo, mas sendo assim saiu ele e entraram outros...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por carrancho » 1/2/2007 20:11

Tripeiro,

Foi uma ordem de venda no fecho de 200.000 a 2,63. Se somares os ultimos negócios que o eulid colocou vais ver que são precisamente essas 200.000.
Nada de anormal, não há nada para perceber, alguem achou que era o momento para se desfazer de 200.000 e assim fez.

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56 e 52 visitantes