Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 7/2/2007 13:06

Eu se esta fôr aos €3 até dia 11 Mar, voçês veem-se livres de mim durante uns meses - vai ser remédio santo :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: !!!
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

MAROSCA

por oráculo de belinho » 7/2/2007 13:01

Estou cada vez mais convencido que o arranque será violento desta vez.

Aquelas rolhas são nitidamente para afujentar os intrusos.

A acumulação disfarçada continua e assim que saiam os resultados e a aprovação de Bruxelas a paragem será nos 3 EUR e depois vão fazer o que já fizeram na última grande arrancada (vários dias).

Será que a não oposição de Bruxelas vai ser pós resultados??? É que o ministro armou-se aos cucos e veio dizer que a coisa era para muito breve e entretanto passaram-se vários dias e nada.

Conclusão a força da PTI anda ''escondida'' e o despertar do monstro deve estar para breve. Depois com a chegada dos 2,80 vamos ver as garras do BULL e não será meigo. Acredito que faça uns dias de arranque a 2/3 cts por dia e depois sim o salto mais a sério.

Entrei a 2,64 com 15% da carteira e só pondero vendas acima de 2,90 na fase turbilhão que espero para muito breve.

Faltam quantas sessões para os resultados???

Como aqui alguém mencionou que à comunicação da PTI com o mercado não era muito transparente/eficiente, se calhar desta vez basta-lhes os números a crescerem a dois dígitos em percentagem (resultados e Ebitda) para a coisa ficar em ponto de UPA-UPA.

Target 2,80 a potenciar ataque aos 3 EUR.

A opinião é pessoal e carregada de 'coração', a razão dos resultados, apoios API, e rearranjo das carteiras dos fundos à passagem dos 2,80 não são para aqui chamados.
The only way is up unless otherwise

Registado: 6/1/2007 16:23

Re: Atenção.

por James Wheat » 7/2/2007 12:57

Alvo Escreveu:A Stora Enso apresentou hoje resultados às 11H00 e o sector não está a gostar nada e, neste momento a acção já cai 2,5 %.
Vamos a ver como acaba o dia.

Importante ler as entrelinhas, sem dúvida !
Fico espantado, pq queria os pormenores e fazendo um search na Bloomberg não aparece nada :shock: ...!
É um grande player mundial e de facto há que estar atento; agora tb importa ter em conta que andam a arrumar a casa há um bom tempo e até à data parece que não acertam (na Europa teem concorrentes muito fortes... como a PTI :mrgreen: :mrgreen: !)
Quando alguém tiver acesso a um texto mais explicativo da Stora podia postar asap ? Obg + Ab.
James Wheat
Position Trader

Atenção.

por Alvo » 7/2/2007 12:49

A Stora Enso apresentou hoje resultados às 11H00 e o sector não está a gostar nada e, neste momento a acção já cai 2,5 %.
Vamos a ver como acaba o dia.

Registado: 22/3/2005 23:59

por carrancho » 7/2/2007 12:24

Artista,

Em geral estou de acordo contigo. São 50.000.000 de acções na posse dos ps, com diferenças significativas para a GALP. A procura na PTI para ps foi muito inferior à da GALP, quem subscreveu, em geral, sabia muito bem o que estava a comprar e não me parece que tenham sido os taxistas. Como sabiam o que compravam tambem sabem o potencial da PTI, os PT`s, a apresentação dos resultados, a prespectiva de aprovação dos beneficios fiscais para a nova máquina... No entanto, a aproximação dessa entrada de 50.000.000 de acções a negociação parece-me estar a servir de travão a maiores valorizações pelo que chegando lá, e não existindo grande pressão vendedora (como estou certo), será precisamente o momento de arranque e não retracção na cotação.

Aproveito para relembrar que, tambem ao contrário da GALP,na PTI não havia limite para o publico em geral tendo sido alienadas perto de 150.000.000 de acções (3xmais que ps) que poderam ser negociadas de imediato. Como a cotação esteve sempre bem acima do valor a que essas acções foram adquiridas (2,15) poderia tambem ai ter existido uma significativa força vendedora. O que se constactou é que a cotação tem valorizado sempre desde da OPV. Este factor tambem me deicha bastante confiante que a entrada dos ps não implicará uma queda na cotação, bem pelo contrário, pois confirmará que esse receio é infundado.

É o que acredito, sofrer até lá, receber proveitos depois!!! :wink:

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

Re: Portucel

por artista_ » 7/2/2007 12:00

Clinico Escreveu:Tenho sentido um certo receio que quando os PSs poderem negociar, que a cotação baixe.

Acho que muita gente subvaloriza a importância desse factor na evolução das cotações. Como tenho defendido, sobretudo no tópico da Galp, a pressão vendedora aumenta significativamente, são muitas acções na posse das chamadas "mãos fracas", e os compradores retraeem-se conscientes de que podem entrar com calma a preços mais acessíveis...

Não me parece que haja nisto nada de mal, é a luta entre compradores e vendedores, ninguém é obrigado a vender, também não se pode obrigar ninguém a comprar... quanto aos PT's da Galp abaixo da cotação, aí já me parece que há "mafia", não percebo muito de fundamentais mas, o futuro me dará razão ou ma tirará, acredito que num futuro próximo a Galp estará cotada bem acima dos valores actuais, os PT's serão então revistos em alta e siga que não se passou nada!! :) (oops este é o tópico da PTI :lol: )

Para concluir, no caso da PTI não me parece, ainda assim, que a pressão vendedora seja tão grande como na Galp ou em outros casos, o volume de acções é menor (é mais ou menos os mesmo número mas a preços menores que metade) e à PTI parece-me que não foi toda a gente como na Galp, foram sobretudo alguns pequenos investidores mais bem informados e que sabem melhor o que comprarão...

Bons negócios para todos

Registado: 17/3/2003 22:51

por James Wheat » 7/2/2007 11:15

É impressionante, mas não encontro nenhuma notícia negativa para a PTI... É como digo, o caminho só pode ser para cima - salvo com uma correcção global mundial, pq aí vai tudo na enxurrada !

Ontem a MReal anunciou que vai encerra uma fábrica de UWF, que é responsável por 2% da capacidade na Europa, deixando mais caminho livre para a Portucel.
Registe-se que a nossa PTI é a mais eficiente fábrica de UWF na Europa, não faz a coisa por menos e aos concorrentes resta-lhes, em alguns casos, fechar.

A MReal apresentou tb resultados e anunciou um aumento de preços no papel de 5%, com perspectivas muito positivas para 2007.
Cabe acrescentar que esta empresa está em grande reestruturação, nem de perto nem de longe tem a casa tão arrumada como a Portucel e como tal não tem a mesma capacidade de alavancagem para tirar partido de um ciclo positivo na sua industria.

Pra semana vamos ter nótícias, mas o momento chave vai ser mesmo a apresentação de resultados (14/15 Feb) e a forma como o farão... Refira-se que um dos poucos pontos fracos apontados à Portucel é a sua relação com o mercado - retiram muito pouco proveito, não brilham como deviam.
Pode ser q a recente privatização faça uma inversão nessa prática - seria ouro sobre azul, pq os dados estão todos bullish, só falta mesmo fazê-los luzir bem 8-) !
Abraço.
James Wheat
Position Trader

por Nyk » 7/2/2007 8:14

Analistas preferem Portucel, Sonae Indústria e Novabase
Portucel, Sonae Indústria e Novabase são as cotadas nacionais com o maior número de recomendações de compra por parte das casas de investimento, avança hoje o Jornal de Negócios.

--------------------------------------------------------------------------------

Patrícia Silva Dias
patriciadias@mediafin.pt

Portucel, Sonae Indústria e Novabase são as cotadas nacionais com o maior número de recomendações de compra por parte das casas de investimento, avança hoje o Jornal de Negócios.

De acordo com o "rating" das recomendações elaborado pela agência Bloomberg, a Portucel tem a melhor classificação do índice PSI-20, tanto a três meses como nos últimos 12 meses.

Em ambos os prazos, a empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira recebe o nível máximo (5), que corresponde a uma recomendação de "comprar". Logo atrás da Portucel encontra-se a Sonae Indústria, com um "rating" a 12 meses de 4,6.

Este valor representa uma recomendação global de "outperform", ou seja, desempenho acima do sector. Encurtando o prazo das recomendações para três meses, a classificação da empresa liderada por Carlos Bianchi de Aguiar desce para 4, ocupando a sétima posição do índice.

No entanto, importa realçar que este "rating" mais baixo resulta do facto de apenas duas casas de investimento terem alterado, no espaço de três meses, a sua recomendação para esta empresa.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por TraderAT » 7/2/2007 0:22

Resina Escreveu: O ideal seria subir até aos 1.70€, uma vez que a portucel nao se compara à altri que reage a estes movimentos em grande alta...
Abraço

Suponho que o Resina queira dizer 2,70 Eur... :wink:

Um fecho semanal nos 2,70 Eur parece-me realmente provável, o gráfico do Midas deixa essa ideia...
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por KagiTrader » 7/2/2007 0:09

Kagi 1% - último valor considerado: 06-02-2007 (fecho)
Anexos
portucel070206.GIF
portucel070206.GIF (8.86 KiB) Visualizado 1890 vezes

Registado: 28/9/2006 8:46

Bruxelas autoriza ajudas estatais até 52%

por tunes » 6/2/2007 23:30

Pode ser consultado noutro tópico:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=54131

ECONOMIA Publicado 6 Fevereiro 2007 19:24
Bruxelas autoriza ajudas estatais até 52% do investimento na Madeira e Açores
A Comissão Europeia vai autorizar quarta-feira o governo português a conceder às grandes empresas auxílios estatais que no caso da Madeira e dos Açores poderão ir até 52% do investimento feito com finalidade regional.

Registado: 21/12/2004 12:46

por Resina » 6/2/2007 21:36

Obedecendo á lta, amanha deve verificar-se uma subida, nem que seja de uns centimos... O ideal seria subir até aos 1.70€, uma vez que a portucel nao se compara à altri que reage a estes movimentos em grande alta...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

Portucel

por Clinico » 6/2/2007 21:04

Boa noite Ilustres

Espero bem que suba sobretudo porque estamos a aproximar-nos dos resultados.

Tenho sentido um certo receio que quando os PSs poderem negociar, que a cotação baixe. Sinceramente, acho que vender as acções tão perto dos resultados, que se esperam muito bons, é uma perfeita asneira, mas nunca se sabe o que vai pela cabeça dessa gente...

A portucel não é como a Altri, não sobe aos puxões, e já demonstrou que encerrar nos máximos da sessão com volume, não significa subida no dia seguinte. Apesar do pouco volume hoje, a conclusão que tiro é que amanha logo se vê...

Continuo muito optimista e cheio delas...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por SMALL2004 » 6/2/2007 20:56

Eu acho que só sobe quando se souber definitivamente que Bruxelas autorizou o mega-subsídio para a PTI.

Mas tb já tenho uma boa parte em PTI, média = 2.64

Realmente houve puxanços no final, mas tb houve em muitas outras.
Se isto fosse uma distribuição, andava a ser muito bem feita.....fecham sempre bem.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por Midas » 6/2/2007 20:03

Aqui fica o gráfico. Poderá efectivamente ser já amanha q retomará o sentido ascendente, após um periodo de 3 semanas de consolidacao.
Anexos
portucel.png
portucel.png (17.89 KiB) Visualizado 2162 vezes
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Nyk » 6/2/2007 19:20

No fecho da sessão fizeram uma limpeza aos 2,64 e o titulo teve um bom fecho a 2,65€, será que amanha vamos ter uma arrancada da portucel?
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por Midas » 6/2/2007 17:25

Mesmo antes do fecho levaram cerca de 150 mil ao melhor... volume a aumentar. :) Veremos a quanto fecha.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por pedrom » 6/2/2007 16:56

Nyk Escreveu:Que me dizem a uma entrada na pti a cotação actual 2,64€? Acho que vou vender as minhas acções da soni para entrar na portucel, deve estar arrebentar uma subida, que me dizem?

Eu entrei a 2,65 e estou confiante.

Registado: 29/7/2004 19:55

por eulid » 6/2/2007 16:44

Nyk Escreveu:Acho que vou vender as minhas acções da soni para entrar na portucel, deve estar arrebentar uma subida, que me dizem?

A SOI possui neste momento mais potencial de "arrebentamento" do que a PTI....

Registado: 6/12/2006 9:45

por Nyk » 6/2/2007 16:34

Que me dizem a uma entrada na pti a cotação actual 2,64€? Acho que vou vender as minhas acções da soni para entrar na portucel, deve estar arrebentar uma subida, que me dizem?

por James Wheat » 6/2/2007 16:00

Eu guardo deste início de ano uma 'lembrança' fantástica, mas o que tem mais piada é que acho que o melhor ainda está para vir... E o melhor é a PTI a bombar para os €2,80 !
Dou-lhe até dia 9 de Março, pq depois vou dar uma esquiadazita e quero estar liberto de qq pressão: fazer snowboard com o meu puto de 9 anos é muitissimo mais divertido :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: !!
Entretanto é deixá-los pousar.
Abraço.
James Wheat
Position Trader

por tunes » 6/2/2007 15:57

ACTUALIZA 1-Uruguay no instalará más papeleras en río compartido

06/02/2007

(Actualiza con declaraciones del presidente argentina por incidentes entre manifestantes el lunes)

MONTEVIDEO, feb 6 (Reuters) - Uruguay dijo que no instalará más plantas de celulosa sobre un río limítrofe con Argentina, en un gesto que busca facilitar la salida a un conflicto ambiental que enfrenta a ambos países desde hace meses, dijo el martes un medio local.

El diferendo se desató cuando Uruguay autorizó a la finlandesa Botnia a montar una fábrica de pasta de celulosa sobre el Río Uruguay, resistida por Argentina debido a que teme efectos contaminantes.

Según el diario El País, Buenos Aires pidió el compromiso de Montevideo de no instalar nuevos proyectos de pasta de celulosa sobre el río Uruguay, en un intento de retomar el diálogo directo entre las partes.

"En esto estamos de acuerdo, no se instalarán otras plantas. Uruguay no tiene proyectada ninguna otra planta", dijo el presidente uruguayo, Tabaré Vázquez, en una reunión con ministros, según publicó el martes el diario El País.

La propuesta sería uno de los resultados de las conversaciones entre funcionarios de ambos países con un enviado del rey Juan Carlos de España, quien intenta mediar en el diferendo.

La disputa contiene además otro punto sensible, que son los bloqueos de pasos binacionales que realizan ambientalistas argentinos y que causan un gran daño económico a la pequeña economía de Uruguay.

MAS PROYECTOS

En Uruguay existen otros dos proyectos de fábricas de celulosa en estudio.

La empresa española Ence iba a instalarse originalmente a pocos kilómetros de la planta de Botnia, pero decidió trasladarse sobre el Río de la Plata mientras crecía el diferendo bilateral.

En tanto, la empresa Stora Enso, también de capitales europeos, anunció que analiza su instalación en el centro del país sobre un río interno.

Según un tratado bilateral de protección del río compartido, para realizar emprendimientos que afecten al cauce los países deben solicitar autorización a la otra parte.

Argentina demandó a Uruguay ante la Corte Internacional de La Haya, debido a que entiende que Montevideo violó el acuerdo al no agotar todas las instancias de información previas a permitir la instalación de la planta de Botnia.

INCIDENTES

El lunes, un grupo de manifestantes que rechazan la planta de Botnia -incluidos algunos ambientalistas argentinos- intentaron montar una protesta en la plaza central de Montevideo.

Pero allí se toparon con decenas de uruguayos que defienden el multimillonarios proyecto y quienes los insultaron, arrojaron huevos y les quitaron panfletos donde buscaban explicar su posición.

El presidente argentino, Néstor Kirchner, repudió el martes el incidente.

"Estamos discutiendo cosas con nuestros hermanos uruguayos porque tenemos posiciones diferentes", dijo el mandatario en un acto en la casa de gobierno para anunciar obras viales.

"Eso está absolutamente claro, pero no nos habilita a perturbarnos mutuamente. Tenemos que discutir como países civilizados, no tiene que haber ningún sesgo de enfrentamiento de otro tipo, que son nefastos", concluyó.

(Con la colaboración de César Illiano en Buenos Aires)

((Por Conrado Hornos; email: montevideo.newsroom@adinet.com.uy, Reuters Messaging: p_avila.yahoo.com@reuters.net; +5982 902 17 39, editado por Paulina Modiano, Mesa de Edición en español, +562 4374406))

REUTERS CHC PM JL/

Registado: 21/12/2004 12:46

por artista_ » 6/2/2007 15:54

James Wheat Escreveu:Roubaste-me a deixa, Artista, shame on you :mrgreen: :mrgreen: !!

Parece que foi ao contrário tu é que disparaste mais rápido que eu :)

um abraço

PS: Já agora a "voltailidade" mínima mantém-se :mrgreen: :mrgreen:

por James Wheat » 6/2/2007 15:43

artista Escreveu:Mais um dia com pouca história, volumes baixos, voltailidade mínima...
Bons negócios
PS: Talvez fosse melhor nem dizer nada mas assim puxo o tópica para cima :) :)

Roubaste-me a deixa, Artista, shame on you :mrgreen: :mrgreen: !!
James Wheat
Position Trader

por artista_ » 6/2/2007 15:42

Mais um dia com pouca história, volumes baixos, voltailidade mínima...

Bons negócios

PS: Talvez fosse melhor nem dizer nada mas assim puxo o tópica para cima :) :)

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56 e 50 visitantes