Caldeirão da Bolsa

Portucel 2,65€ - privatização, free float e nova máquina

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Está a descer..

por Primvs » 13/2/2007 9:30

Começo da sessao a 2,78...já bateu nos 2,73...à malta aí a jogar na defensiva...
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

Novo dia...nova batalha

por Primvs » 13/2/2007 8:01

The Doctor Escreveu:Já agora, relativamente à portucel tanto em termos de AT como fundamentais já foi tudo dito... excelentes perspectivas 8-) 8-)

Só uma ressalva relativamente às tão faladas acções dos PS... sinceramente acho que dado o momentum do título não há mesmo nada a recear... mesmo que sejam despejadas muitas acções, com as excelentes perspectivas, a força compradora que está a haver e os grandes volumes ( o de hoje foi brutal!!), essas acções serão absorvidas na descontra!!! :mrgreen: :mrgreen:

abraço
São 7 da manhã, vou agora para o duche e fazer a barba que às 9h tenho de estar na EDP em Braga(que bosta...não vou poder ver a primeira hora de negociação), mas vi que ontem à noite fizeram muitos posts partindo do meu optimismo de up-up situation para a Portucel. Quando disse o que disse no último post, o princípio que me levou a afirmá-lo foi exactamente aqui o que o "Doutor" disse, pois juntando análise técnica, fundamental, perspectivas futuras e leitura táctica (sim, que a bolsa é militarizada :lol: ), estou muito confiante mesmo, o que é diferente de deixar de ser cauteloso. Os stop losses estão lá e sempre a vigiar movimentos...Daqui a uma hora quero ver como abre!Um abraço
É da vida...

por Brah » 13/2/2007 1:31

Já agora, relativamente à portucel tanto em termos de AT como fundamentais já foi tudo dito... excelentes perspectivas 8-) 8-)

Só uma ressalva relativamente às tão faladas acções dos PS... sinceramente acho que dado o momentum do título não há mesmo nada a recear... mesmo que sejam despejadas muitas acções, com as excelentes perspectivas, a força compradora que está a haver e os grandes volumes ( o de hoje foi brutal!!), essas acções serão absorvidas na descontra!!! :mrgreen: :mrgreen:

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por Brah » 13/2/2007 1:26

shimazaki Escreveu:Como optimo exemplo temos a Pararede :roll: , que me serviu de aprendizagem :evil: !!!

cumps

:lol: :lol: Cada vez que me lembro dessa até me dá um calafrio... só de pensar que na altura (praí em 2000-2001) tava-me a querer iniciar na bolsa, sem noção nenhuma e o nome até me parecia "jeitoso", depois era da novas tecnologias e tal... felizmente depois optei pela sonae... quase ao acaso!!! :mrgreen: :mrgreen:

Cada vez que me lembro que o meu primeiro negócio poderia ter sido a minha maior banhada... felizmente foi um curso que não me custou caro!! :mrgreen: :mrgreen:

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

por Shimazaki » 13/2/2007 0:54

Como optimo exemplo temos a Pararede :roll: , que me serviu de aprendizagem :evil: !!!

cumps
Ride the winds of change

Registado: 30/12/2005 15:59

Re: Portucel

por carrancho » 13/2/2007 0:45

Clinico Escreveu:

...

(é por isso que a JM, Brisa, BES, PT e agora a Semapa não me atraem) Se depois continua a subir, posso reentrar mais acima, mas comecei outro trade e o anterior já passou á história...

...

Clinico,

Concordo com tudo menos a parte que citei. Considero um erro num investimento ser tido em consideração o valor nominal da acção. O que interessa é a % de valorização que temos em prespectiva para o titulo. 10% de mais valias na Semapa teem o mesmo resultado de 10% de valorização na PTI.

De resto estou de acordo que pode haver mil e uma razões para sair, agora, se se prespectivarem valorizações futuras superiores a outros titulos, não vejo razão nenhuma para se sair com o intuito de reenvestir noutro lado( a não ser que tenham prespectivas melhores, claro).

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Semitela » 13/2/2007 0:29

Boas,

Está tudo cheio de medo dos PS :mrgreen: , Com volume como o de hoje , nao há que ter medo , ou acham que os grandes entram para perder ?

Nem mesmo em AT , tudo está perfeito .

Amanhã vai testar novamente os 2,80 :P
Anexos
pti vista.png
pti vista.png (8 KiB) Visualizado 2992 vezes
pti.png
pti.png (10.72 KiB) Visualizado 2981 vezes

Registado: 19/10/2006 9:36

Portucel

por Clinico » 13/2/2007 0:27

Ilustre Mário, é evidente que não se vendem acções só nestas circunstancias mas a decisão de vender um activo tambem não se resume a prespectivas futuras da companhia em questão ou do investidor.
Se eu não tivesse stops mentais, estava "trilionário" com a Altri :lol: ! Mas a cautela falou mais alto e o máximo que ganhei por trade foram os 0,42 cents por acção.

E apesar de ser mais um position trader, a ganancia em bolsa nunca me seduziu. Para mim, um ganho que ronde os .50 cents por acção já é muito bom. Sobretudo se se lembrar que eu gosto de investir num activo com um número elevado de acções, de valor relativamente baixo, para quando sobe um centimo, o ganho já anda no milhar ou mais (é por isso que a JM, Brisa, BES, PT e agora a Semapa não me atraem) Se depois continua a subir, posso reentrar mais acima, mas comecei outro trade e o anterior já passou á história...

Mas são critérios pessoais, talvez cautelosos, não universais para mim e portanto são modificados e adaptados para cada activo e situação.

Penso que cada um de nós tem o seu método de investir na bolsa, vindo de leitura prévia, experiencia, estudos na área financeira, ou como eu, autodidata, que vos dá muitos ouvidos...

Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por carlosdiasb » 12/2/2007 23:59

acompanho o fórum só fora do expediente.dorante o dia não tenho muito,mas ache o interessante,e aprende-se alguma coisa .já dizia no sábado que esta seria uma grande semana para a portucel.comecei por entrar pelas 8 horas a 2.67 mas vendi hás 12h 34m a 2.79. amanhã por volta do meio dia se escrever a baixo dos 2.79 talvez volte a entrar desta vez para ficar

Registado: 3/1/2007 23:27

por carrancho » 12/2/2007 23:57

Quantos aqui é que, noutra acção, não pensariam em realizar mais valias a 0,75 ou 0,85 centimos de ganho por acção?
Eu tambem não vendo em princípio, mas vendi muitas Altri e sonaes sgps com lucros por acção muito inferiores a este.

Clinico,

O que esta em causa quando se vende não deve ser quanto já se ganhou ou perdeu, deve ter a ver com as prespectivas futuras que se tem.

Eu até já vendi muitas com muitos centimos/acção... negativos! :evil:

Um abraço,

Mário Carrancho

Ps- depois tambem há outros factores que podem precionar a venda, como muito bem referiu o pedrom.
Abraço,
Carrancho

por pedrom » 12/2/2007 23:39

Em relação aos PS o que penso é que aqueles que acompanham o mercado diariamente não vão vender pois vêm os seus lucros a crescer de dia para dia. Aqueles que não acompanham o mercado também não devem vender pois nem sabem que o dia da disponibilização está a chegar.

Dentro destes 2 grupos existe ainda quem comprou com empréstimo e vai tentar vender o mais depressa possivel para evitar pagar juros e quem está a precisar do dinheiro para outras coisas da vida.

Em resumo, penso que com o resultado das últimas sessões muito poucos vão ser aqueles que vão vender logo no 1º dia, a não ser que alguém faça com que a cotação venha cá abaixo para apanhar a fruta mais madura!

Registado: 29/7/2004 19:55

Portucel

por Clinico » 12/2/2007 23:29

NYK, o ganho de 0,75 a 0,85 centimos por acção é só nas acções compradas como PS que representam pouquíssimo na minha carteira Portucel actual.
NÃO TENHO, de forma alguma essa rentabilidade, pois a média de compra das minhas acções (incluindo PS e PG) ronda os 2,44.

No entanto, se no geral a minha carteira Portucel tivesse um ganho de 0,75 cents ou mais por acção, provavelmente venderia...o que poderá acontecer com alguns PSs que só tenham PS em carteira!

Na realidade não tenciono vender agora, a não ser que aconteça um descalabro no dia da negociação dos PSs, o que não me parece provável.

A única coisa que quis dizer com o meu post foi, que apesar de estar optimista, não estou inconsciente e recomendo cautela nas previsões do dia 15.
Abraço
Clinico

Re: Portucel

por Nyk » 12/2/2007 23:16

Clinico Escreveu:Boa noite Ilustres

Realmente hoje foi um dia espetacular em volume, em subida e em bater máximos históricos.

Lembro que não sei se os 3 euros são uma finalidade! A seguir aos resultados espera-se a decisão de Bruxelas e daqui a pouco os resultados do primeiro trimestre, que tambem não devem ser maus.

Esta subida tambem traz uma margem para uma eventual correção caso os PSs queiram realizar uma mais valia de 0,73 centimos por acção (até agora), o que pode ser bem tentador para principiantes. Se a acção continuar a sua subida amanha (que é esperado)a mais valia pode ser muito maior.
Quantos aqui é que, noutra acção, não pensariam em realizar mais valias a 0,75 ou 0,85 centimos de ganho por acção?
Eu tambem não vendo em princípio, mas vendi muitas Altri e sonaes sgps com lucros por acção muito inferiores a este.
Portanto, o médio longo prazo avizinha-se bom mas dizer que isto vai seguir sempre em frente de ânimo leve tambem não me parece muito cauteloso...

Enfim, estou dentro da PTI até á ponta dos cabelos...
Abraços
Clinico

Vai ou não vender antes do dia 14? Eu estou indeciso, não sei se venda se espere mais um pouco na expectativa de que chegue pelo menos aos 3€. :-k :-k :-k
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

Portucel

por Clinico » 12/2/2007 23:08

Boa noite Ilustres

Realmente hoje foi um dia espetacular em volume, em subida e em bater máximos históricos.

Lembro que não sei se os 3 euros são uma finalidade! A seguir aos resultados espera-se a decisão de Bruxelas e daqui a pouco os resultados do primeiro trimestre, que tambem não devem ser maus.

Esta subida tambem traz uma margem para uma eventual correção caso os PSs queiram realizar uma mais valia de 0,73 centimos por acção (até agora), o que pode ser bem tentador para principiantes. Se a acção continuar a sua subida amanha (que é esperado)a mais valia pode ser muito maior.
Portanto, o médio longo prazo avizinha-se bom mas dizer que isto vai seguir sempre em frente de ânimo leve tambem não me parece muito cauteloso...

Enfim, estou dentro da PTI até á ponta dos cabelos...
Abraços
Clinico

por luiz22 » 12/2/2007 22:30

Indústria 2007-02-12 18:36
Portucel convoca Assembleia Geral de Accionistas para 14 de Fevereiro
A Portucel convocou hoje os seus accionistas para se reunirem em Assembleia Geral no próximo dia 14 de Fevereiro pelas 11 horas.

Tiago Silva

De acordo com a Portucel, a Assembleia Geral de Accionistas terá como ordem de trabalhos "deliberar o relatório da gestão, balanço e as contas do exercício de 2006; deliberar sobre o relatório, balanço e as contas consolidadas do exercício de 2006".

A AG de Accionistas vai ainda "deliberar sobre a proposta da aplicação de resultados; proceder à apreciação geral da administração e fiscalização da sociedade; e, proceder à eleição dos membros dos órgãos sociais para o quadriénio 2007-2010".

A Portucel acrescenta ainda que Assembleia vai igualmente "deliberar sobre a alteração dos artigos 2º, 4º, 8º, 9º, 13º, 15º, 17º, 22º, 23º e 24º do contrato de sociedade; e, deliberar sobre a aquisição e alienação de acções e obrigações próprias nos termos dos artigos 319º, 320º e 354º do Código das Sociedades Comerciais".

A cada mil acções corresponderá um voto, sem prejuízo do direito de agrupamento.
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.

Registado: 26/11/2004 23:00

por Princepe da bolsa » 12/2/2007 21:52

Depois desta sessão fantástica da Portucel, queria chamar à atenção para o seguinte facto:

:arrow: Se excluirmos o dia da OPV, que não faz muito sentido para analisarmos o volume, hoje foi o dia de maior liquedez da Portucel, desde a referida OPV. Este valor histórico em fecho (2,77€) é feito com um volume 40% superior à segunda sessão mais líquida da Portucel. Dificilmente o sinal bull podia ser mais forte.

Quanto às causas, podem-se refeirir muitas. Quanto à queda brutal anunciada pelo Portucel, não é mais que uma luta sem glória contra o mercado e contra teorias básicas do Sr Dow, como o facto do mercado seguir tendências e antecipar tudo o que acontece no futuro, sobretudo se o futuro for já esta semana...
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por michael » 12/2/2007 21:12

só se depois dos resultados os especuladores aproveitarem para sair porque já não tem aquele impulso para subir. ou se os resultadores forem uma grande fraude.

Registado: 28/12/2006 1:38

por Primvs » 12/2/2007 21:04

carrancho Escreveu:Ficam disponiveis no dia 14, quarta-feira.
Melhor ainda...quer dizer que não vão vender...com medo que expluda depois dos resultados...e quem quiser acumular vai ter de subir o preço!A bolsa não é matemática, mas parece-me uma win-win situation...ou melhor, neste caso uma up-up situation :lol: :lol:
É da vida...

por carrancho » 12/2/2007 21:01

Ficam disponiveis no dia 14, quarta-feira.
Abraço,
Carrancho

por Primvs » 12/2/2007 20:57

carrancho Escreveu:
_julio_ Escreveu:A apresentação de resultados vai ser esta Quarta-feira.

Mas quando é que os pequenos investidores entrarão no mercado ?

No mesmo dia, mas não são todos... só os que quizerem!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,

Mário Carrancho
Então?Já me estão a confundir também...é 4feira ou 5feira?também não estou preocupado...não as vou vender!
É da vida...

por Primvs » 12/2/2007 20:55

Vão entrar na quinta feira...depois da apresentação de resultados!Eu acho que vai haver umas surpresas, do tipo muita gente estar à espera da inundação das acçoes dos pequenos subscritores e acho que eles vão-se agarrar a elas até aos 3€...Eu não tenho, mas era o que eu faria!
É da vida...

por carrancho » 12/2/2007 20:54

No mesmo dia, mas não são todos... só os que quizerem!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

por _julio_ » 12/2/2007 20:46

A apresentação de resultados vai ser esta Quarta-feira.

Registado: 25/10/2006 12:45

por Nyk » 12/2/2007 20:40

Belo dia para a portucel, com um volume espetacular, vamos ver se continua na subida até quarta feira dia 14 e se aproxima dos tão esperados 3€.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Primvs » 12/2/2007 19:49

Eu só queria saber se o amigo "Portucel" vendeu as 100000 acçoes dele a 2,74... :mrgreen:
É da vida...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], rg7803 e 47 visitantes