Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Ai, se ela faz um cavalinho. Aí as posições a descoberto sentem a adrenalina a subir 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Pageup Escreveu:Está com boa subida, que continue assim, a ver se tem força para chegar aos 2,50.
O problema não é ultrapassar os 2,50…2,60…2,70 (chegou lá na 3a feira na abertura)…
Mas sim manter-se…tem sido depois alvo das descargas habituais…
- Registado: 7/9/2024 8:51
no meu gráfico parece que vamos ter inversão de tendência, o trigger já lá está (intervalo 5 dias)

Pageup Escreveu:Está com boa subida, que continue assim, a ver se tem força para chegar aos 2,50.
Mais cedo falasses....

- Registado: 12/4/2021 11:59
Está com boa subida, que continue assim, a ver se tem força para chegar aos 2,50.
- Registado: 1/4/2019 10:52
Acho que a questão não é apenas as ações que compraram, irrelevante quase, mas sim o sinal transmitido, esse sim positivo.
Logo, se quando entraram e abriram o short toda a gente ficou em pânico com o poderia vir de notícias más, que depois não se concretizaram, porque não é agora esta redução vista como um sinal positivo?
Logo, se quando entraram e abriram o short toda a gente ficou em pânico com o poderia vir de notícias más, que depois não se concretizaram, porque não é agora esta redução vista como um sinal positivo?
O short recomprou e a acçao mesmo assim desce? Boa noticia nao me parece.
- Registado: 17/7/2014 22:33
Será o princípio do fecho total do short?
1. serão cerca de 270 mil ações relevantes para afirmarmos que é um bom dia?
2. terem fechado e informado a 20.11, implica que o valor que re-compraram, foi feito abaixo do valor original a que venderam, o que reforça a ideia de se terem dado bem com o negócio.
3. como numa equipa que ganha e não se mexe, porquê que não voltarão a shortar, reforçando o short, e esmagando ainda mais o preço?
talvez um dos princípios de base desta operação se venha a verificar, o retorno do preço ao patamar dos €1,50, para no pânico ainda maior, quem emprestou as ações consiga o propósito para o qual se propôs no início

Rolling_Trader Escreveu:Bom dia a todos (e creio que também seja um bom dia para a Mota Engil).
Agora que a Muddy Waters arranjou outro alvo (a E.l.f. Beauty, Inc., no passado dia 20) e tal como eu antecipava, era provável que largasse a Mota Engil, até porque estava visto que não a ia fazer cair muito mais sem lançar um relatório.
Se consultarem as posições curtas sobre a Mota Engil, na CMVM, vão verificar que a Muddy Waters comunicou, também no passado dia 20, a redução da posição a descoberto sobre a Mota Engil, dos anteriores 0.65% para 0.57%.
Curiosamente, eu que consulto esta página da CMVM diariamente, só vi o post dessa redução hoje apesar de ter sido comunicada no dia 20![]()
Bom dia,
Uma boa notícia sem dúvida, mais uma!
Mas desconfio que já muita gente sabia (antes desta publicação oficial)!
E reação? Nenhuma…e hoje continua sem reação!
Bom dia a todos (e creio que também seja um bom dia para a Mota Engil).
Agora que a Muddy Waters arranjou outro alvo (a E.l.f. Beauty, Inc., no passado dia 20) e tal como eu antecipava, era provável que largasse a Mota Engil, até porque estava visto que não a ia fazer cair muito mais sem lançar um relatório.
Se consultarem as posições curtas sobre a Mota Engil, na CMVM, vão verificar que a Muddy Waters comunicou, também no passado dia 20, a redução da posição a descoberto sobre a Mota Engil, dos anteriores 0.65% para 0.57%.
Curiosamente, eu que consulto esta página da CMVM diariamente, só vi o post dessa redução hoje apesar de ter sido comunicada no dia 20
Curiosamente, eu que consulto esta página da CMVM diariamente, só vi o post dessa redução hoje apesar de ter sido comunicada no dia 20

Actualizado:

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
trend=friend Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:[
O que é que a AT e a AF não advinham? Que o Putin num belo dia tenha decidido invadir a Ucrânia e que no dia seguinte os mercados tenham aberto a cair 10%. Para isso existem stop losses
Por acaso já lá estava no SP500 um head and shoulders cuja cabeça era ela própria um head and shoulders mais pequeno, tudo ativado umas semanas antesisso aliado a contagem de Elliott bem madura e o square of 9 em Gann. E se bem me recordo um hindenburg omen on the clock
Não duvido trend que o Putin tivesse avisado uns quantos oligarcas russos das suas intenções, com semanas ou meses de antecedência e que até fosse possível "prever" que "algo de inesperado" se fosse passar, especialmente aplicando AT ao preço das commodities de refúgio e aos principais índices americanos.
Não sei se o Putin avisaria "os amigos" com antecedência suficiente para o S&P500 fazer um HS, mas...

Rolling_Trader Escreveu:[
O que é que a AT e a AF não advinham? Que o Putin num belo dia tenha decidido invadir a Ucrânia e que no dia seguinte os mercados tenham aberto a cair 10%. Para isso existem stop losses
Por acaso já lá estava no SP500 um head and shoulders cuja cabeça era ela própria um head and shoulders mais pequeno, tudo ativado umas semanas antes

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Opcard33 Escreveu:AT é a AF só responde a uma parte do problema e esses 2 instrumentos num mundo instável nem sempre dão resposta .
Há máxima que continuam intocáveis , comprar ao som dos canhões e vendar ao som do violino,.
Sempre vi o mercado como as marés quando enche quase todos os negócios são bons devemos estar presentes , quando vaza é fácil perder dinheiro é tempo de partir .
No verão de férias e com tempo procurei e acreditei nestas empresas devido ao seu sector Twilio e Bill. COM aqui nem AT nem AF teria sido úteis e estão a ser magníficos negócios , num mundo que muda a grande velocidade certas ferramentas continuam úteis mas não tem resposta .
O Opcard33 é livre de acreditar no que quiser (eu por exemplo acredito no Benfica mas este nem sempre ganha o campeonato)
É errado dizer que a AT e AF, em conjunto, não dão resposta num mundo instável. Os dois complementam-se e permitem até "advinhar o futuro".
A AF (Análise Fundamental) permite avaliar quanto vale a empresa, partindo da base da saúde financeira expressa nos resultados apresentados por essa mesma empresa, projetando o seu valor justo presente e futuro, a sua saúde financeira em termos de solvabilidade, rentabilidade, crescimento e retorno para o acionista (em dividendos), contabilizando o potencial impacto financeiro de cada novo evento geo-político e previsão macro económica nova que surja entretanto.
É extremamente complexa e difícil de dominar com sucesso pela maioria dos investidores amadores.
A AT (Análise Técnica) permite medir o interesse do mercado por uma cotada (que pode ser igual, inferior ou superior ao valor justo), fazer o timing ideal de entrada ou saída de um título, verificar divergências entre o valor justo da empresa e quanto o mercado está disposto a pagar por ela, perceber quando é que o título está a ganhar momentum ascendente ou descendente, quando está prestes a inverter, quando está em fase de acumulação ou distribuição e ganhar dinheiro com um título tanto na subida, como na descida, como numa fase de lateralização.
É mais simples (dado que não envolve conhecimentos de economia nem capacidades de fazer projeções macro económicas), porém é incrivelmente extensa e rica em termos de indicadores, tipos de gráficos e tipos de análise que podem ser combinados numa míriade de timeframes diferentes.
A maioria dos investidores amadores conhecem apenas uma fração ínfima do que a AT tem para oferecer.
Onde é que a AF não é útil? Na avaliação de criptomoedas por exemplo, dado que estas não têm nenhum valor económico subjacente, é pura especulação (aí a AT é essencial porque se dedica a perceber quanto é que o mercado está disposto a pagar pela "coisa", seja a "coisa" ouro, uma ação ou a "tampa de uma sanita" cotada em bolsa).

AT é a AF só responde a uma parte do problema e esses 2 instrumentos num mundo instável nem sempre dão resposta .
Há máxima que continuam intocáveis , comprar ao som dos canhões e vendar ao som do violino,.
Sempre vi o mercado como as marés quando enche quase todos os negócios são bons devemos estar presentes , quando vaza é fácil perder dinheiro é tempo de partir .
No verão de férias e com tempo procurei e acreditei nestas empresas devido ao seu sector Twilio e Bill. COM aqui nem AT nem AF teria sido úteis e estão a ser magníficos negócios , num mundo que muda a grande velocidade certas ferramentas continuam úteis mas não tem resposta .
- Registado: 9/9/2013 15:13
muad'dib Escreveu:AT para médio e longo prazo não te serve de nada, a AF é bem mais fidedigna para quem está investido a médio e longo prazo
a AF no caso de quem comprou sonae acima de €1,10 à12 meses atrás, e NOS à 18 meses atrás acima dos €4,40, serve que é uma riqueza!
para não falar na mota, obviamente, com fundamentais melhores daquilo que a levou à subida no início de 2023!
A correlação entre o comportamento das ações e os seus resultados é de apenas de 20%, mas ao fim de 5 anos já é 80%. O comportamento a curto prazo é totalmente irracional. Há 7 anos que uso a AF e tenho obtido resultados que para as minhas expetativas são bastantes bons. Praticamente dupliquei (rentabilidade 85%) os 89 mil euros que coloquei na degiro.
Acho que o problema é quem espera ter resultados usando a AF ao fim de 1/2 anos, é preciso mínimo 5 para saber se um investimento funciona ou não.
Bons investimentos para todos.
P.S. Entrei na Mota - Engil depois da apresentação dos resultados.
- Registado: 5/8/2016 23:06
muad'dib Escreveu:não há regras perfeitas, todos sabem.
o que serve para uns, pode não servir a outros.
o que interessa é ter um plano, e cumpri-lo, é o que me diz a minha experiência![]()
tudo certo
Um excelente remate à discussão muad'dib.
Só acrescento o seguinte: a AT e a AF deviam ser úteis para todos... mas nem todos as sabem usar corretamente.
Analogia: Compro uma pistola para defender a minha integridade física mas acabo por dar um tiro acidental no pé e digo "as pistolas não servem para defender a integridade física".. ERRADO: o que aconteceu foi que eu não aprendi convenientemente a usar a pistola e agora ponho as culpas na pistola. Pior, generalizo que as pistolas são perigosas para toda a gente quando, na realidade, fui eu que não aprendi a usá-la convenientemente.
Enfim.
muad'dib Escreveu:não há regras perfeitas, todos sabem.
o que interessa é ter um plano, e cumpri-lo, é o que me diz a minha experiência![]()
tudo certo
Completamente de acordo
Bons negócios
não há regras perfeitas, todos sabem.
o que interessa é ter um plano, e cumpri-lo, é o que me diz a minha experiência
tudo certo
o que interessa é ter um plano, e cumpri-lo, é o que me diz a minha experiência

tudo certo
muad'dib Escreveu:AT para médio e longo prazo não te serve de nada, a AF é bem mais fidedigna para quem está investido a médio e longo prazo
a AF no caso de quem comprou sonae acima de €1,10 à12 meses atrás, e NOS à 18 meses atrás acima dos €4,40, serve que é uma riqueza!
para não falar na mota, obviamente, com fundamentais melhores daquilo que a levou à subida no início de 2023!
Há 18 meses atrás quem comprou NOS não foi por ter usado a AF, foi por querer agarrar o dividendo, a AF avalia muitas coisas além das contas passadas. Mas também não estou a ver onde a AT ajudava nesses casos. Sempre usei a AT em day trading ou swing trade, fora isso em prazos maiores serve como ajuda à AF. Mas vou repensar tudo isso porque esse teu argumento é inabalável.
Pessoalmente uso ambas, AF e AT conjugadas, e é óbvio que quem procura breakouts não os encontra na AF, aliás, já postei alguns gráficos de AT aqui, não concordo é que a AT é o santo graal da bolsa, como a AF não o é, mas a ter que escolher prefiro AF, apenas isso.
Para o gráfico de 3 meses, isto tresanda a lateralização com os 2,40 e a AF a darem alguma segurança até próximos resultados.

AT para médio e longo prazo não te serve de nada, a AF é bem mais fidedigna para quem está investido a médio e longo prazo

É um tema que ciclicamente regressa.
Para um puro buy and hold até admito que a AT interesse pouco. E em dividend aristocrats onde os fundamentais são a toda a prova.
Mas em empresas de construção ou microcaps como a Mota? Tudo o que vale menos de 2 Bi pode ter questões que nem imaginamos… e não há como a AT para sinalizá-las via insiders conjugado com pouco volume. Não estou a pensar na Mota ou Muddys atenção. Quem tenha posto um stop a 3,50/3,45, onde estava bem marcado, não consegue agora comprar muitas mais, se acredita tanto na empresa?
E há o tema do custo de oportunidade. Para manter o exemplo da Mota, 2020, 2021, 2022 foram um deserto num range pouco acima de 1 euro. No nercado americano algumas a fazer 500 e 600% nesse período. Por que não aguardar o sinal de entrada logo no início de 2023 em vez de ficar em lume brando 3 anos?
Poderá parecer ridículo para muitos, mas os melhores trades para mim são os que nem sei o que a empresa faz (nem quero saber) mas onde identifico breakouts. E não é day trading…
Para um puro buy and hold até admito que a AT interesse pouco. E em dividend aristocrats onde os fundamentais são a toda a prova.
Mas em empresas de construção ou microcaps como a Mota? Tudo o que vale menos de 2 Bi pode ter questões que nem imaginamos… e não há como a AT para sinalizá-las via insiders conjugado com pouco volume. Não estou a pensar na Mota ou Muddys atenção. Quem tenha posto um stop a 3,50/3,45, onde estava bem marcado, não consegue agora comprar muitas mais, se acredita tanto na empresa?
E há o tema do custo de oportunidade. Para manter o exemplo da Mota, 2020, 2021, 2022 foram um deserto num range pouco acima de 1 euro. No nercado americano algumas a fazer 500 e 600% nesse período. Por que não aguardar o sinal de entrada logo no início de 2023 em vez de ficar em lume brando 3 anos?
Poderá parecer ridículo para muitos, mas os melhores trades para mim são os que nem sei o que a empresa faz (nem quero saber) mas onde identifico breakouts. E não é day trading…
Editado pela última vez por trend=friend em 21/11/2024 14:10, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Carrancho_ Escreveu:Estar certo no momento errado, na bolsa, é o mesmo que estar errado. Quem recorre à AF para apostar nos mercados financeiros queima muita pestana e não compreendo como e quando chega à conclusão que está errado sendo que o resultado das contas (com os dados de que dispõe) dá sempre o mesmo.
Minha rica AT!!!
a AT para médio e longo prazo não te serve de nada, a AF é bem mais fidedigna para quem está investido a médio e longo prazo, o mercado pode ser ineficiente, mas basta pegar em qualquer empresa, e correlacionar fundamentais e evolução da cotação ao longo de vários anos para perceber a ligação.
Aconselho-te a visitares sites como o fast graphs para perceber a importância da AF. Para quem faz buy and a hold a AT vale zero a não ser na altura da compra.
bons negócios
Estar certo no momento errado, na bolsa, é o mesmo que estar errado. Quem recorre à AF para apostar nos mercados financeiros queima muita pestana e não compreendo como e quando chega à conclusão que está errado sendo que o resultado das contas (com os dados de que dispõe) dá sempre o mesmo.
Minha rica AT!!!
Minha rica AT!!!
Um abraço,
Carrancho
Carrancho
trend=friend Escreveu:Estes 2,40 têm sido de aço…. No fundo equivalentes aos 1/1,15 de há uns anos. Surgem sempre compradores. Mas olho vivo, particularmente para quem não tem muita experiência neste título.
Verdade. A diferença é que não têm aparecido compradores da família mota. Ou muito me engano, ou é preciso descer mais um pouco para os vermos
- Registado: 8/3/2012 17:31
Quem está ligado: