Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/11/2024 13:40

Ai, se ela faz um cavalinho. Aí as posições a descoberto sentem a adrenalina a subir :D

Registado: 31/5/2014 23:07

por Investor Tuga » 22/11/2024 13:34

Pageup Escreveu:Está com boa subida, que continue assim, a ver se tem força para chegar aos 2,50.

O problema não é ultrapassar os 2,50…2,60…2,70 (chegou lá na 3a feira na abertura)…
Mas sim manter-se…tem sido depois alvo das descargas habituais…

Registado: 7/9/2024 8:51

por mcstreet » 22/11/2024 13:31

no meu gráfico parece que vamos ter inversão de tendência, o trigger já lá está (intervalo 5 dias)
Imagem

Registado: 28/4/2006 17:30

por iniciado1 » 22/11/2024 13:28

Pageup Escreveu:Está com boa subida, que continue assim, a ver se tem força para chegar aos 2,50.

Mais cedo falasses.... :D

Registado: 12/4/2021 11:59

por Pageup » 22/11/2024 13:24

Está com boa subida, que continue assim, a ver se tem força para chegar aos 2,50.

Registado: 1/4/2019 10:52

por Investor Tuga » 22/11/2024 10:06

Acho que a questão não é apenas as ações que compraram, irrelevante quase, mas sim o sinal transmitido, esse sim positivo.
Logo, se quando entraram e abriram o short toda a gente ficou em pânico com o poderia vir de notícias más, que depois não se concretizaram, porque não é agora esta redução vista como um sinal positivo?

por Goya777 » 22/11/2024 10:03

O short recomprou e a acçao mesmo assim desce? Boa noticia nao me parece.

Registado: 17/7/2014 22:33

por muad'dib » 22/11/2024 9:57

Será o princípio do fecho total do short?

1. serão cerca de 270 mil ações relevantes para afirmarmos que é um bom dia?
2. terem fechado e informado a 20.11, implica que o valor que re-compraram, foi feito abaixo do valor original a que venderam, o que reforça a ideia de se terem dado bem com o negócio.
3. como numa equipa que ganha e não se mexe, porquê que não voltarão a shortar, reforçando o short, e esmagando ainda mais o preço?

talvez um dos princípios de base desta operação se venha a verificar, o retorno do preço ao patamar dos €1,50, para no pânico ainda maior, quem emprestou as ações consiga o propósito para o qual se propôs no início :idea:

Registado: 15/11/2024 12:20

por Investor Tuga » 22/11/2024 9:45

Rolling_Trader Escreveu:Bom dia a todos (e creio que também seja um bom dia para a Mota Engil).

Agora que a Muddy Waters arranjou outro alvo (a E.l.f. Beauty, Inc., no passado dia 20) e tal como eu antecipava, era provável que largasse a Mota Engil, até porque estava visto que não a ia fazer cair muito mais sem lançar um relatório.

Se consultarem as posições curtas sobre a Mota Engil, na CMVM, vão verificar que a Muddy Waters comunicou, também no passado dia 20, a redução da posição a descoberto sobre a Mota Engil, dos anteriores 0.65% para 0.57%.

Curiosamente, eu que consulto esta página da CMVM diariamente, só vi o post dessa redução hoje apesar de ter sido comunicada no dia 20 :-k

CMVM.jpg

Bom dia,
Uma boa notícia sem dúvida, mais uma!
Mas desconfio que já muita gente sabia (antes desta publicação oficial)!
E reação? Nenhuma…e hoje continua sem reação!

por Rolling_Trader » 22/11/2024 8:40

Bom dia a todos (e creio que também seja um bom dia para a Mota Engil).

Agora que a Muddy Waters arranjou outro alvo (a E.l.f. Beauty, Inc., no passado dia 20) e tal como eu antecipava, era provável que largasse a Mota Engil, até porque estava visto que não a ia fazer cair muito mais sem lançar um relatório.

Se consultarem as posições curtas sobre a Mota Engil, na CMVM, vão verificar que a Muddy Waters comunicou, também no passado dia 20, a redução da posição a descoberto sobre a Mota Engil, dos anteriores 0.65% para 0.57%.

Curiosamente, eu que consulto esta página da CMVM diariamente, só vi o post dessa redução hoje apesar de ter sido comunicada no dia 20 :-k

CMVM.jpg

Registado: 1/1/2024 14:39

por MarcoAntonio » 22/11/2024 0:29

Actualizado:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Rolling_Trader » 21/11/2024 19:32

trend=friend Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:[

O que é que a AT e a AF não advinham? Que o Putin num belo dia tenha decidido invadir a Ucrânia e que no dia seguinte os mercados tenham aberto a cair 10%. Para isso existem stop losses :lol:

Por acaso já lá estava no SP500 um head and shoulders cuja cabeça era ela própria um head and shoulders mais pequeno, tudo ativado umas semanas antes :wink: isso aliado a contagem de Elliott bem madura e o square of 9 em Gann. E se bem me recordo um hindenburg omen on the clock

Não duvido trend que o Putin tivesse avisado uns quantos oligarcas russos das suas intenções, com semanas ou meses de antecedência e que até fosse possível "prever" que "algo de inesperado" se fosse passar, especialmente aplicando AT ao preço das commodities de refúgio e aos principais índices americanos.

Não sei se o Putin avisaria "os amigos" com antecedência suficiente para o S&P500 fazer um HS, mas... :twisted:

por trend=friend » 21/11/2024 19:25

Rolling_Trader Escreveu:[

O que é que a AT e a AF não advinham? Que o Putin num belo dia tenha decidido invadir a Ucrânia e que no dia seguinte os mercados tenham aberto a cair 10%. Para isso existem stop losses :lol:

Por acaso já lá estava no SP500 um head and shoulders cuja cabeça era ela própria um head and shoulders mais pequeno, tudo ativado umas semanas antes :wink: isso aliado a contagem de Elliott bem madura e o square of 9 em Gann. E se bem me recordo um hindenburg omen on the clock
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Rolling_Trader » 21/11/2024 18:49

Opcard33 Escreveu:AT é a AF só responde a uma parte do problema e esses 2 instrumentos num mundo instável nem sempre dão resposta .

Há máxima que continuam intocáveis , comprar ao som dos canhões e vendar ao som do violino,.
Sempre vi o mercado como as marés quando enche quase todos os negócios são bons devemos estar presentes , quando vaza é fácil perder dinheiro é tempo de partir .
No verão de férias e com tempo procurei e acreditei nestas empresas devido ao seu sector Twilio e Bill. COM aqui nem AT nem AF teria sido úteis e estão a ser magníficos negócios , num mundo que muda a grande velocidade certas ferramentas continuam úteis mas não tem resposta .

O Opcard33 é livre de acreditar no que quiser (eu por exemplo acredito no Benfica mas este nem sempre ganha o campeonato)

É errado dizer que a AT e AF, em conjunto, não dão resposta num mundo instável. Os dois complementam-se e permitem até "advinhar o futuro".

A AF (Análise Fundamental) permite avaliar quanto vale a empresa, partindo da base da saúde financeira expressa nos resultados apresentados por essa mesma empresa, projetando o seu valor justo presente e futuro, a sua saúde financeira em termos de solvabilidade, rentabilidade, crescimento e retorno para o acionista (em dividendos), contabilizando o potencial impacto financeiro de cada novo evento geo-político e previsão macro económica nova que surja entretanto.
É extremamente complexa e difícil de dominar com sucesso pela maioria dos investidores amadores.

A AT (Análise Técnica) permite medir o interesse do mercado por uma cotada (que pode ser igual, inferior ou superior ao valor justo), fazer o timing ideal de entrada ou saída de um título, verificar divergências entre o valor justo da empresa e quanto o mercado está disposto a pagar por ela, perceber quando é que o título está a ganhar momentum ascendente ou descendente, quando está prestes a inverter, quando está em fase de acumulação ou distribuição e ganhar dinheiro com um título tanto na subida, como na descida, como numa fase de lateralização.
É mais simples (dado que não envolve conhecimentos de economia nem capacidades de fazer projeções macro económicas), porém é incrivelmente extensa e rica em termos de indicadores, tipos de gráficos e tipos de análise que podem ser combinados numa míriade de timeframes diferentes.
A maioria dos investidores amadores conhecem apenas uma fração ínfima do que a AT tem para oferecer.

Onde é que a AF não é útil? Na avaliação de criptomoedas por exemplo, dado que estas não têm nenhum valor económico subjacente, é pura especulação (aí a AT é essencial porque se dedica a perceber quanto é que o mercado está disposto a pagar pela "coisa", seja a "coisa" ouro, uma ação ou a "tampa de uma sanita" cotada em bolsa).

por Opcard33 » 21/11/2024 18:02

AT é a AF só responde a uma parte do problema e esses 2 instrumentos num mundo instável nem sempre dão resposta .

Há máxima que continuam intocáveis , comprar ao som dos canhões e vendar ao som do violino,.
Sempre vi o mercado como as marés quando enche quase todos os negócios são bons devemos estar presentes , quando vaza é fácil perder dinheiro é tempo de partir .
No verão de férias e com tempo procurei e acreditei nestas empresas devido ao seu sector Twilio e Bill. COM aqui nem AT nem AF teria sido úteis e estão a ser magníficos negócios , num mundo que muda a grande velocidade certas ferramentas continuam úteis mas não tem resposta .

Registado: 9/9/2013 15:13

por Panchito07 » 21/11/2024 17:25

muad'dib Escreveu:
AT para médio e longo prazo não te serve de nada, a AF é bem mais fidedigna para quem está investido a médio e longo prazo

a AF no caso de quem comprou sonae acima de €1,10 à12 meses atrás, e NOS à 18 meses atrás acima dos €4,40, serve que é uma riqueza!

para não falar na mota, obviamente, com fundamentais melhores daquilo que a levou à subida no início de 2023!

:lol:

A correlação entre o comportamento das ações e os seus resultados é de apenas de 20%, mas ao fim de 5 anos já é 80%. O comportamento a curto prazo é totalmente irracional. Há 7 anos que uso a AF e tenho obtido resultados que para as minhas expetativas são bastantes bons. Praticamente dupliquei (rentabilidade 85%) os 89 mil euros que coloquei na degiro.
Acho que o problema é quem espera ter resultados usando a AF ao fim de 1/2 anos, é preciso mínimo 5 para saber se um investimento funciona ou não.

Bons investimentos para todos.
P.S. Entrei na Mota - Engil depois da apresentação dos resultados.

Registado: 5/8/2016 23:06

por Rolling_Trader » 21/11/2024 17:21

muad'dib Escreveu:não há regras perfeitas, todos sabem.
o que serve para uns, pode não servir a outros.

o que interessa é ter um plano, e cumpri-lo, é o que me diz a minha experiência :idea:

tudo certo

Um excelente remate à discussão muad'dib.

Só acrescento o seguinte: a AT e a AF deviam ser úteis para todos... mas nem todos as sabem usar corretamente.

Analogia: Compro uma pistola para defender a minha integridade física mas acabo por dar um tiro acidental no pé e digo "as pistolas não servem para defender a integridade física".. ERRADO: o que aconteceu foi que eu não aprendi convenientemente a usar a pistola e agora ponho as culpas na pistola. Pior, generalizo que as pistolas são perigosas para toda a gente quando, na realidade, fui eu que não aprendi a usá-la convenientemente.

Enfim.

por mcstreet » 21/11/2024 16:34

muad'dib Escreveu:não há regras perfeitas, todos sabem.

o que interessa é ter um plano, e cumpri-lo, é o que me diz a minha experiência :idea:

tudo certo

Completamente de acordo

Bons negócios

por muad'dib » 21/11/2024 16:05

não há regras perfeitas, todos sabem.

tudo certo

por mcstreet » 21/11/2024 14:40

muad'dib Escreveu:
AT para médio e longo prazo não te serve de nada, a AF é bem mais fidedigna para quem está investido a médio e longo prazo

a AF no caso de quem comprou sonae acima de €1,10 à12 meses atrás, e NOS à 18 meses atrás acima dos €4,40, serve que é uma riqueza!

para não falar na mota, obviamente, com fundamentais melhores daquilo que a levou à subida no início de 2023!

Há 18 meses atrás quem comprou NOS não foi por ter usado a AF, foi por querer agarrar o dividendo, a AF avalia muitas coisas além das contas passadas. Mas também não estou a ver onde a AT ajudava nesses casos. Sempre usei a AT em day trading ou swing trade, fora isso em prazos maiores serve como ajuda à AF. Mas vou repensar tudo isso porque esse teu argumento é inabalável.

Pessoalmente uso ambas, AF e AT conjugadas, e é óbvio que quem procura breakouts não os encontra na AF, aliás, já postei alguns gráficos de AT aqui, não concordo é que a AT é o santo graal da bolsa, como a AF não o é, mas a ter que escolher prefiro AF, apenas isso.
Para o gráfico de 3 meses, isto tresanda a lateralização com os 2,40 e a AF a darem alguma segurança até próximos resultados.
Imagem

por muad'dib » 21/11/2024 14:10

por trend=friend » 21/11/2024 14:09

É um tema que ciclicamente regressa.

Para um puro buy and hold até admito que a AT interesse pouco. E em dividend aristocrats onde os fundamentais são a toda a prova.

Mas em empresas de construção ou microcaps como a Mota? Tudo o que vale menos de 2 Bi pode ter questões que nem imaginamos… e não há como a AT para sinalizá-las via insiders conjugado com pouco volume. Não estou a pensar na Mota ou Muddys atenção. Quem tenha posto um stop a 3,50/3,45, onde estava bem marcado, não consegue agora comprar muitas mais, se acredita tanto na empresa?

E há o tema do custo de oportunidade. Para manter o exemplo da Mota, 2020, 2021, 2022 foram um deserto num range pouco acima de 1 euro. No nercado americano algumas a fazer 500 e 600% nesse período. Por que não aguardar o sinal de entrada logo no início de 2023 em vez de ficar em lume brando 3 anos?

Poderá parecer ridículo para muitos, mas os melhores trades para mim são os que nem sei o que a empresa faz (nem quero saber) mas onde identifico breakouts. E não é day trading…
Editado pela última vez por trend=friend em 21/11/2024 14:10, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por mcstreet » 21/11/2024 13:09

Carrancho_ Escreveu:Estar certo no momento errado, na bolsa, é o mesmo que estar errado. Quem recorre à AF para apostar nos mercados financeiros queima muita pestana e não compreendo como e quando chega à conclusão que está errado sendo que o resultado das contas (com os dados de que dispõe) dá sempre o mesmo.
Minha rica AT!!!

a AT para médio e longo prazo não te serve de nada, a AF é bem mais fidedigna para quem está investido a médio e longo prazo, o mercado pode ser ineficiente, mas basta pegar em qualquer empresa, e correlacionar fundamentais e evolução da cotação ao longo de vários anos para perceber a ligação.
Aconselho-te a visitares sites como o fast graphs para perceber a importância da AF. Para quem faz buy and a hold a AT vale zero a não ser na altura da compra.

bons negócios

por Carrancho_ » 21/11/2024 10:43

Estar certo no momento errado, na bolsa, é o mesmo que estar errado. Quem recorre à AF para apostar nos mercados financeiros queima muita pestana e não compreendo como e quando chega à conclusão que está errado sendo que o resultado das contas (com os dados de que dispõe) dá sempre o mesmo.
Minha rica AT!!!
Um abraço,

Carrancho

Registado: 17/1/2015 1:54

por afcapitao » 21/11/2024 10:30

trend=friend Escreveu:Estes 2,40 têm sido de aço…. No fundo equivalentes aos 1/1,15 de há uns anos. Surgem sempre compradores. Mas olho vivo, particularmente para quem não tem muita experiência neste título.

Verdade. A diferença é que não têm aparecido compradores da família mota. Ou muito me engano, ou é preciso descer mais um pouco para os vermos

Registado: 8/3/2012 17:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 175 visitantes