Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Novo ataque aos 2,65, veremos se o perfil de volume é semelhante ao de sexta-feira. Água mole em pedra dura… chaikin money flow com bom aspecto
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
app do koyfin
os price targets oferecidos para a mota engil das várias casas de investimento, aparentemente, não funcionam com a mota.
acresce, na generalidade, price targets valem zero….
ainda que em determinadas alturas os price targets das casas de investimento sejam usados para venderem o que têm como tóxico, e, tentarem comprar aquilo que fazem passar por tóxico….

todavia, cada um faz o que quer, e usa as suas disponibilidades da forma que lhe apetece.
tudo certo.
muad'dib Escreveu:comparação histórica entre o preço e os price targets da Mota-Engil desde 2020, fornecido pelo Market Screener.
price targets valem “bola”
Por acaso estás bem enganado, instala a app do koyfin é muito simples verificar a evolução da cotação das ações e como acompanham os price targets e vice versa, aliás é uma boa ferramenta para perceber qual dos limites de intervalo uma ação costuma acompanhar e perceber por aí um bom ponto de entrada..
Àlvaro Escreveu:Esta diminuição de posição a descoberto dá a entender ao mercado que passaram a ter mitas dúvidas em relção a uma quebra dos valores a que reduziram. Portanto... para bom entendedor este sinal basta.
Sai um cavalinho para a mesa do canto.....

- Registado: 12/4/2021 11:59
Esta diminuição de posição a descoberto dá a entender ao mercado que passaram a ter mitas dúvidas em relção a uma quebra dos valores a que reduziram. Portanto... para bom entendedor este sinal basta. 

- Registado: 31/5/2014 23:07
muad'dib Escreveu:comparação histórica entre o preço e os price targets da Mota-Engil desde 2020, fornecido pelo Market Screener.
Muitas vezes ajudam a cotação subir ( não é o que interessa ?) outras vezes não....é só aprender a viver com isso

- Registado: 12/4/2021 11:59
comparação histórica entre o preço e os price targets da Mota-Engil desde 2020, fornecido pelo Market Screener.

muad'dib Escreveu:é indiscutível que no ativo mota engil estamos em bear market.
Antes de mais, um reparo: não se deve aplicar o termo bear market a uma ação em particular, dado que a palavra "market" significa mercado. Bearish seria o termo mais correto para aplicar a um título em particular.
Não me querendo prender em preciosismos, o ativo Mota-Engil está bearish há quase 8 meses sim. Mas repare nesta comparação histórica entre o preço e os price targets da Mota-Engil desde 2020, fornecido pelo Market Screener.
Este gráfico ilustra o que já referi quase uma dezena de vezes: Esta correção deveu-se simplesmente ao facto da cotação da ação ter subido demais, depressa demais
Se quisermos ver o "copo meio cheio", se em vez de recuarmos 8 meses recuarmos a janeiro de 2023, quando a cotação estava nos 1,186€, também se pode constatar que, à cotação atual de 2,574€, a Mota Engil subiu 117% nos últimos 2 anos (e não há muitas cotadas no PSI que se possam gabar disso).
Portanto, cruzando os fundamentais com a análise técnica de tendência de mais longo prazo, não podemos alegar que a Mota está bearish, mas sim bullish, porque, tanto os fundamentais (presentes e futuros) como o preço estão ainda numa tendência ascendente (e o outlook macro económico não é negativo, pelo que não se prevê iminente reversão dos fundamentais).
Enquanto não houver uma reversão dos fundamentais eu considero que estas flutuações gigantescas no preço é a Mota Engil a ser Mota Engil. Dizer que há, neste momento, euforia a mais com a Mota Engil, quando esta apresenta resultados intercalares já superiores aos de há 2 anos atrás e é expectável igualar (ou superar, vamos a ver) os resultados do ano passado é, no mínimo, estranho.
Como eu já estou cansado de referir a tendência da cotação da Mota Engil nunca foi divergente da tendência dos seus resultados (líquidos e operacionais).
Veremos se na apresentação dos resultados consolidados de 2024 esta regra se mantém ou não.
muad'dib Escreveu:por outro lado, discute-se muito, muito se comenta e argumenta, mas ainda ninguém ousou falar sobre as questões, ainda, sem resposta:
quem emprestou as ações para que esta operação fosse possível?
qual o interesse subjacente nesta operação?
Da minha parte não me verá embarcar em teorias da conspiração e discussões no abstrato que não levam a lado nenhum senão a um processo crime por parte de quem se possa estar a "acusar" sem provas.
Essa conversa porém parece-me curiosamente familiar pois era tema recorrente diário de um "antigo" e "desaparecido" utilizador deste fórum, o xxxJJxxx (coincidências).
Tal como disse ao xxxJJxxx num post antigo, qualquer corretora, banco de investimento ou fundo está autorizada legalmente a emprestar ações a qualquer particular ou institucional que queira abrir uma posição curta. A abertura de posições curtas é protegida pela legislação europeia e considerada essencial para o market making. Não é necessário embarcar em teorias da conspiração.
não vejo que este padrão se aplique no gráfico diário da Mota, primeiro porque não estamos em bear marke
é indiscutível que no ativo mota engil estamos em bear market.
isso foi aquilo a que quis dar relevo com o que assinalei, por um lado.
por outro lado, discute-se muito, muito se comenta e argumenta, mas ainda ninguém ousou falar sobre as questões, ainda, sem resposta:
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 7#p1881517
quem emprestou as ações para que esta operação fosse possível?
qual o interesse subjacente nesta operação?
reforço que, para mim que estou dentro, o cenário que pintou, “rudimentarmente”, serve-me muito mais, que aquele que desejei mostrar de forma a baixar o ímpeto extraordinariamente positivo a que vou assistindo de alguns comentários anteriores!
termino com a questão que todos deverão colocar antes de negociar a mota engil:
terá a entidade que emprestou as ações ao short conseguido obter/retirar aquilo que queria com essa operação?
daqui decorre a hipótese singular do reforço do short ser para continuar!
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
muad'dib Escreveu:While the cup and handle indicates a bullish movement, the inverse version signals a bearish trend.
https://wealthyeducation.com/inverse-cu ... e-pattern/
e se o movimento de sexta-feira foi aquele momento errático para ludibriar mais uns investidores?
e se depois de sexta-feira, o preço desenhar uma “inverse cup&handle?
e se, a muddy reforçar o short, mesmo depois dos fundamentais da mota indicarem alguma resiliência financeira, agora em 2024, quando comparado com os anos 2020; 2021?
não acredito num fecho total do short feito pela muddy, e julgo que dezembro pode acontecer até mesmo um rompimento do suporte da zona dos €2,40, o que colocaria a fragilidade do preço num patamar elevado, potenciando a próxima grande zona de resistência, os tais €1,50
Caro muad'dib, se tivesse lido com atenção o link que você próprio referiu ia reparar nas seguintes passagens:
- The inverted cup and handle pattern is a short-term bearish reversal pattern that appears in an upward price trend. It is created when the stock price declines after reaching a peak, forms an upside-down cup shape, and then rallies back to near the previous high before declining again.
You can find this chart pattern more frequently on bear markets, and it works better on intraday timeframes.
The inverted cup and handle probability is rare. You won't see it quite often on weekly and daily charts, but you can spot it easily on shorter timeframes.
Portanto não vejo que este padrão se aplique no gráfico diário da Mota, primeiro porque não estamos em bear market (a Mota está bearish desde março, mas estamos num bull market visto que todos os principais índices de ações americanos e europeus (até o PSI, imagine-se) estão bullish).
A "handle" que rudimentarmente pintou no seu gráfico, teria de ter uma inflexão muito mais pronunciada para ser considerada como tal no inverted cup and handle pattern.
Depois há a questão de um inverted cup and handle, que demore 8 meses a formar-se num gráfico diário, ser algo tão raro como um trevo de 4 folhas. Ou seja, em termos técnicos a sua teoria não tem grande sustentação.
Em termos fundamentais, uma descida aos 1.5€ tem ainda menos sustentação, visto que esse foi um valor que serviu de suporte depois da Mota Engil apresentar os resultados consolidados do exercício de 2022 (onde reportou "apenas" um VN de 3804M€, um EBITDA de 540M€ e um RL de 40M€). Estes resultados foram todos mais que superados nos resultados intercalares do 3º trimestre deste ano e são inclusivamente superiores aos apresentados no período homólogo (3º trimestre de 2023), altura em que a Mota não cedeu abaixo dos 3,10€ e em que depois fez o rally que conhecemos até aos 5.90€.
A meu ver, em termos de probabilidade técnica e fundamental, é mais provável formar-se um cup and handle regular do que o padrão invertido que refere.
Deixo abaixo um gráfico histórico, desde o início de 2023, com os resultados intercalares desde janeiro desse ano (a verde escuro) e com os principais catalisadores negativos (a vermelho), com a projeção de resultados para 2024 (dos analistas financeiros), a azul, e com a minha projeção (meu bitaite) de um cup and handle regular, orientado por uma linha de tendência ascendente com a mesma agressividade da que se verificou há um ano atrás.
É a minha "previsão da Maya" para 2025

While the cup and handle indicates a bullish movement, the inverse version signals a bearish trend.
https://wealthyeducation.com/inverse-cu ... e-pattern/
e se o movimento de sexta-feira foi aquele momento errático para ludibriar mais uns investidores?
e se depois de sexta-feira, o preço desenhar uma “inverse cup&handle?
e se, a muddy reforçar o short, mesmo depois dos fundamentais da mota indicarem alguma resiliência financeira, agora em 2024, quando comparado com os anos 2020; 2021?
não acredito num fecho total do short feito pela muddy, e julgo que dezembro pode acontecer até mesmo um rompimento do suporte da zona dos €2,40, o que colocaria a fragilidade do preço num patamar elevado, potenciando a próxima grande zona de resistência, os tais €1,50
Parece, finalmente, estarem reunidas as condições para uma prenda de Natal.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Agora é deixar correr o marfim. A entrada em bull mode só acima de 2,80.
Se quiserem continuar a fechar curtos é capaz de ser rápido.
Se quiserem continuar a fechar curtos é capaz de ser rápido.
- Registado: 7/3/2007 19:42
MarcoAntonio Escreveu:Volume após a sessão de hoje:

O índice de referência nacional terminou a última sessão da semana no verde, com a construtora a liderar os ganhos e a EDP Renováveis também a impulsionar, numa sessão positiva a nível europeu...

Bom fim de semana

tenho muitas

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Volume após a sessão de hoje:

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A grande questão é: de onde veio este grande volume de compras?
Fecho de posições curtas?
Empresa/familia Mota?
Ou alguma rotação combinada entre fundos para animar/enganar os restantes?
Fecho de posições curtas?
Empresa/familia Mota?
Ou alguma rotação combinada entre fundos para animar/enganar os restantes?
- Registado: 7/9/2024 8:51
E pronto, depois do trigger de inversão de tendência dos 5 dias, temos agora activado o do mensal, se não houver grandes surpresas teremos um novo teste ao limite superior do canal na próxima semana.

O perfil do volume tem grandes semelhanças com de final de Agosto, só que agora uma “avalanche” de compras (à dimensão da Mota, claro)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Esta montanha russa que tem sido a cotação da Mota não encontra explicação quando aplicamos as ferramentas conhecidas, serão apenas um auxiliar ( funciona
Melhor quando todos acreditam )
Tenho amigos com as suas análises uns estão nos a 3,5 dentro de meses já outros estão à espera dela nos 2 e eles acreditam naquilo que estão a ver ,
Mais que todos os palpites sigam o rasto do dinheiro .
Melhor quando todos acreditam )
Tenho amigos com as suas análises uns estão nos a 3,5 dentro de meses já outros estão à espera dela nos 2 e eles acreditam naquilo que estão a ver ,
Mais que todos os palpites sigam o rasto do dinheiro .
- Registado: 9/9/2013 15:13
Já começou a descida do cume, vamos ver se não desce a mesma velocidade da subida, esta mota é assim

- Registado: 1/4/2019 10:52
Investor Tuga Escreveu:Rolling Trader…haverá mais alguma noticia que ainda desconhecemos?
E precisa existir alguma outra notícia para justificar esta subida?
- 1. Há 3 dias atrás a cotação estava quase nos 2.7€
2. Há 3 dias atrás foram reportados resultados, alinhados com o guidance da Mota, que não justificam a queda que se verificou entretanto
3. Há 3 dias atrás, logo após a apresentação de resultados, a Muddy fecha uma percentagem (pequena é certo) do seu short
- 1. A Muddy não viu nada de errado com os resultados, ou estava à espera de uns resultados intercalares piores, o que não aconteceu, daí estar a fechar o short
2. A Muddy, ao fechar o short sem apresentar relatório, corrobora a teoria que este não foi um short ativista, mas sim um short ordinário (que a Muddy, enquanto fundo, está também mandatada a fazer)
3. Ao corroborar a ideia de short ordinário, deduz-se que não existe, nem nunca existiu, nada de errado com as contas do 1º semestre da Mota Engil
4. Ao fechar o short, a Muddy "comunica" que deixou de apostar num declínio da saúde financeira da Mota ou dos seus resultados operacionais e líquidos
Quem quiser reler as minhas "previsões dos Simpsons" é só reler este meu antigo post, onde até acertei na data exata em que iria ocorrer um "fecho" do short da Muddy, e esta hein? (até eu fiquei admirado comigo mesmo

Rolling Trader…haverá mais alguma noticia que ainda desconhecemos?
Ai, se ela faz um cavalinho. Aí as posições a descoberto sentem a adrenalina a subir 

- Registado: 31/5/2014 23:07
Pageup Escreveu:Está com boa subida, que continue assim, a ver se tem força para chegar aos 2,50.
O problema não é ultrapassar os 2,50…2,60…2,70 (chegou lá na 3a feira na abertura)…
Mas sim manter-se…tem sido depois alvo das descargas habituais…
no meu gráfico parece que vamos ter inversão de tendência, o trigger já lá está (intervalo 5 dias)

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caldeirum, darkreflection, iniciado1, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 205 visitantes