Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
yaya Escreveu:Porque razão esta notícia não veio nos media pt?
"O Governo planeia nacionalizar Duro Felguera após o seu fracassado resgate aconselhado por Aldama"
Talvez porque a notícia disserte sobre um rumor que, a acontecer, terá mais custos para o erário público Espanhol do que para a Mota-Engil.
yaya Escreveu:Não é relevante?
É relativamente relevante sim, pese embora seja só um rumor.
Comentei sobre os possíveis cenários de destino da Duro Felguera, e impactos na Mota Engil, neste post se estiver interessado em ler yaya.
As ações da Duro Felguera estão suspensas desde dia 25 de novembro e o destino da empresa ainda é incerto.
Esta notícia pode ter sido um dos principais catalisadores da queda de quinta feira passada (dia 5 de Dezembro, dia da publicação da notícia), porém, dada a recuperação da cotação da Mota-Engil verificada ontem (dia 6 de Dezembro), parece que o mercado está a desvalorizar o rumor.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
yaya Escreveu:Governo vai facilitar a entrada de imigrantes para as obras PRR, mas com condições que implicam custos para as empresas.
"A empresa tem de garantir um contrato de trabalho, residência e formação profissional, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência".
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... imigrantes
Incrivel...voltamos á escravatura...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Governo vai facilitar a entrada de imigrantes para as obras PRR, mas com condições que implicam custos para as empresas.
"A empresa tem de garantir um contrato de trabalho, residência e formação profissional, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência".
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... imigrantes
"A empresa tem de garantir um contrato de trabalho, residência e formação profissional, o que permite que o trabalhador se mantenha no país até à concessão do visto de residência".
https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... imigrantes
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Porque razão esta notícia não veio nos media pt?
Não é relevante?
Não é relevante?
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tiros de pólvora seca! 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pageup Escreveu:iniciado1 Escreveu:Os gajos hoje acordaram cedo....![]()
![]()
Anda tudo com o coração nas mãos lol
Acho que é de aproveitar estes preços, pena já não ter mais massa para enfiar.
Este velhinho não precisa de traçar muitas linhas, ontem tinha quase a certeza que hoje ia subir, acontece em quase todas as ações quando tem uma queda expressiva no outro dia corrige, nem que faça um pico de 1 ou 2% afinal sem querer apanhei duas prendas de natal, ontem de manhã tinha saído da mota e entrei na edp, isso fez-me evitar a queda, sorte...bom fim de semana a todos.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Recuperação de perto de metade de movimento de ontem, com perto de metade do volume (~3.6 milhões).

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SalvaFP Escreveu:e se a venda de ontem foi um erro de algum trader!! ou de uma passada!! tipo vende 80,000 e foram 800.000
por vezes acontece...
A queda de ontem ocorreu ao longo da sessão, não foi devida a uma transação.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
e se a venda de ontem foi um erro de algum trader!! ou de uma passada!! tipo vende 80,000 e foram 800.000
por vezes acontece...
por vezes acontece...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Quanto valerá a concessão do Corredor do Lobito???
A concessão do Corredor do Lobito, assumida pelo consórcio liderado pela Mota-Engil junto com Trafigura e Vecturis, tem duração inicial de 30 anos, com possibilidade de extensão para 50 anos caso seja construído o ramal ferroviário de Luacano (Moxico) até Jimbe (Zâmbia). O contrato incluiu um prêmio de assinatura de 100 milhões de dólares e prevê investimentos de aproximadamente 256 milhões de dólares em infraestruturas e 73 milhões em equipamentos.
O Estado angolano projeta arrecadar mais de 2 bilhões de dólares em rendas ao longo da concessão, distribuídos de forma progressiva: 319 milhões nos primeiros 10 anos, 787,5 milhões na década seguinte e 919,1 milhões nos últimos 10 anos. Além disso, o transporte ferroviário é esperado para dinamizar a economia regional e apoiar setores como mineração e agricultura
Forbes África Lusófona
O valor de mercado da concessão do Corredor do Lobito, caso a Mota-Engil considere vendê-la, dependeria de vários fatores econômicos e estratégicos, como:
Fluxo de Caixa Futuro e Riscos: O consórcio investiu cerca de 329 milhões de dólares em infraestrutura, equipamentos e atividades diversas.
Somando isso ao potencial de arrecadação superior a 2 bilhões de dólares ao longo de 30 anos, o valor poderia ser calculado considerando as receitas futuras descontadas pela taxa de risco e pelas incertezas regionais.
Geopolítica e Estratégia: O Corredor conecta Angola à cintura do cobre na Zâmbia e às regiões mineiras da República Democrática do Congo, sendo de alto interesse para países e investidores que dependem de logística eficiente para exportar minerais. Isso poderia elevar o valor estratégico do ativo.
Benchmarking: Análises de outras concessões ferroviárias africanas indicam que ativos de alta relevância logística podem ser negociados por múltiplos de 10 a 15 vezes o EBITDA esperado, dependendo da atratividade do mercado.
Interesse de Compradores: Investidores globais, como fundos soberanos ou grandes empresas de commodities, poderiam competir pela concessão, especialmente pela sua capacidade de reduzir custos logísticos no setor de mineração.
Estimativa
Considerando os investimentos iniciais, as rendas projetadas para o Estado, e o potencial estratégico da concessão, ela poderia ser avaliada em 5 a 10 bilhões de dólares, dependendo das condições econômicas, do momento do mercado e da taxa de risco associada. O valor seria ainda maior se o ramal ferroviário para a Zâmbia fosse construído, estendendo a concessão para 50 anos.
J.f.vieira
A concessão do Corredor do Lobito, assumida pelo consórcio liderado pela Mota-Engil junto com Trafigura e Vecturis, tem duração inicial de 30 anos, com possibilidade de extensão para 50 anos caso seja construído o ramal ferroviário de Luacano (Moxico) até Jimbe (Zâmbia). O contrato incluiu um prêmio de assinatura de 100 milhões de dólares e prevê investimentos de aproximadamente 256 milhões de dólares em infraestruturas e 73 milhões em equipamentos.
O Estado angolano projeta arrecadar mais de 2 bilhões de dólares em rendas ao longo da concessão, distribuídos de forma progressiva: 319 milhões nos primeiros 10 anos, 787,5 milhões na década seguinte e 919,1 milhões nos últimos 10 anos. Além disso, o transporte ferroviário é esperado para dinamizar a economia regional e apoiar setores como mineração e agricultura
Forbes África Lusófona
O valor de mercado da concessão do Corredor do Lobito, caso a Mota-Engil considere vendê-la, dependeria de vários fatores econômicos e estratégicos, como:
Fluxo de Caixa Futuro e Riscos: O consórcio investiu cerca de 329 milhões de dólares em infraestrutura, equipamentos e atividades diversas.
Somando isso ao potencial de arrecadação superior a 2 bilhões de dólares ao longo de 30 anos, o valor poderia ser calculado considerando as receitas futuras descontadas pela taxa de risco e pelas incertezas regionais.
Geopolítica e Estratégia: O Corredor conecta Angola à cintura do cobre na Zâmbia e às regiões mineiras da República Democrática do Congo, sendo de alto interesse para países e investidores que dependem de logística eficiente para exportar minerais. Isso poderia elevar o valor estratégico do ativo.
Benchmarking: Análises de outras concessões ferroviárias africanas indicam que ativos de alta relevância logística podem ser negociados por múltiplos de 10 a 15 vezes o EBITDA esperado, dependendo da atratividade do mercado.
Interesse de Compradores: Investidores globais, como fundos soberanos ou grandes empresas de commodities, poderiam competir pela concessão, especialmente pela sua capacidade de reduzir custos logísticos no setor de mineração.
Estimativa
Considerando os investimentos iniciais, as rendas projetadas para o Estado, e o potencial estratégico da concessão, ela poderia ser avaliada em 5 a 10 bilhões de dólares, dependendo das condições econômicas, do momento do mercado e da taxa de risco associada. O valor seria ainda maior se o ramal ferroviário para a Zâmbia fosse construído, estendendo a concessão para 50 anos.
J.f.vieira
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Os ursos já estão a tentar segurar em 2,57, se não conseguiram terão de voltar a compras



...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tanto medo não sei porquê....
Ela naturalmente irá seguir o seu caminho normal. Calma e não sejam mais fracas.
Ela naturalmente irá seguir o seu caminho normal. Calma e não sejam mais fracas.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Aqui nos 2,57 trava-se uma batalha entre ursos e touros. Quanto mais lenha os ursos meterem, maior o potencial de subida. 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral




bráscubas Escreveu:A minha modesta contribuição : venda da posição que detinha na Navigator com pequeno lucro, reforço na Mota e colocação do total desta última á venda nos 3, 5.
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Os ursos já estão a tentar segurar em 2,57, se não conseguiram terão de voltar a compras 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Opcard33 Escreveu:Àlvaro Escreveu:Está a ficar difícil carregar para baixo de 2.50. Ora, isso significa que se quiserem vender terão que comprar primeiro
Não percebo , porque precisam de comprar para vender ?
Boas
Uma venda descoberto significa que pediram açãoes para as vender, e isso já o fizeram. Para fecharem a posição têm que recomprar e devolvê-las a quem as emprestou, acrescido de juros.
Bons negócios!
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Àlvaro Escreveu:Está a ficar difícil carregar para baixo de 2.50. Ora, isso significa que se quiserem vender terão que comprar primeiro
Não percebo , porque precisam de comprar para vender ?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Está a ficar difícil carregar para baixo de 2.50. Ora, isso significa que se quiserem vender terão que comprar primeiro 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Bem visto, bem dito...e sexo na Muddy que estão a precisar 

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Continuo a dizer que os shorts não são assim tão relevantes, são agentes de mercado como outros quaisquer, neste caso parece-me que o império romano está com receio da aldeia do Asterix porque este short nem argumentos apresentou ao mercado para justificar a sua posição, fê-lo apenas pelo que já disse antes, a EGL estava muito "cara".
O short é como um adepto de futebol da equipa contrária, ele puxa por um lado e os acionistas pelo outro. O problema mesmo é que as pessoas são por natureza otimistas e tendem sempre a achar um short algo contra natura por isso mesmo.
Já se perguntaram quantas vezes saíram de uma ação porque pensaram "isto vai cair".. e caiu, e ficam todos felizes com isso? Pois é, a diferença é que um short ganha dinheiro com isso, porque investiu em seguir a sua opinião, vocês não ganham, apenas evitaram perdas, e digo "vocês" nos quais me incluo. Já pensaram que os trades realizados por computadores e pior ainda, agora com o advento da IA se vão estar a borrifar se entram curtos ou longos? quando se retira a parte emocional da bolsa é quando um investidor se pode considerar que deixou de ser amador, ainda se vê imensa gente com relações de "amor e ódio" com as ações, o que geralmente leva a perdas, eu já fui assim e agora percebo que a única forma de estar no mercado é evitar isso. Para concluir, a EGL continua a lateralizar, fez um falso breakout e voltou ao canal, nem sequer testou o suport e é bem provável que o faça, até lá, ou aproveitam isto para swing trade, ou relaxem um bocado e deixem lá o short em paz, de certeza que pensa menos em vocês do que o contrário.
Paz, amor e bons negócios.. e sexo que também faz falta.
O short é como um adepto de futebol da equipa contrária, ele puxa por um lado e os acionistas pelo outro. O problema mesmo é que as pessoas são por natureza otimistas e tendem sempre a achar um short algo contra natura por isso mesmo.
Já se perguntaram quantas vezes saíram de uma ação porque pensaram "isto vai cair".. e caiu, e ficam todos felizes com isso? Pois é, a diferença é que um short ganha dinheiro com isso, porque investiu em seguir a sua opinião, vocês não ganham, apenas evitaram perdas, e digo "vocês" nos quais me incluo. Já pensaram que os trades realizados por computadores e pior ainda, agora com o advento da IA se vão estar a borrifar se entram curtos ou longos? quando se retira a parte emocional da bolsa é quando um investidor se pode considerar que deixou de ser amador, ainda se vê imensa gente com relações de "amor e ódio" com as ações, o que geralmente leva a perdas, eu já fui assim e agora percebo que a única forma de estar no mercado é evitar isso. Para concluir, a EGL continua a lateralizar, fez um falso breakout e voltou ao canal, nem sequer testou o suport e é bem provável que o faça, até lá, ou aproveitam isto para swing trade, ou relaxem um bocado e deixem lá o short em paz, de certeza que pensa menos em vocês do que o contrário.
Paz, amor e bons negócios.. e sexo que também faz falta.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
A minha modesta contribuição : venda da posição que detinha na Navigator com pequeno lucro, reforço na Mota e colocação do total desta última á venda nos 3, 5.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
se nenhuma noticia justificar um short....acaba por subir e tem fechar.
Na cmvm continua apenas o short de 0.057%
Na cmvm continua apenas o short de 0.057%
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A meu ver instalou se um clima de receio nesta ação o que leva poucos a meterem lá o dinheiro.
Ora isto assim ainda facilita mais a vida aos curtos.
Ora isto assim ainda facilita mais a vida aos curtos.

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
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Anda tudo com o coração nas mãos lol
Acho que é de aproveitar estes preços, pena já não ter mais massa para enfiar.
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