Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Ainda por aqui...
Pelas minhas contas, vai para os: 6,355. Mas ainda não tem muito tempo era para baixo que eu acreditava.
Quem havia de pensar que depois de 7 fechos abaixo do triangulo e, sempre a descer, iria saltar à vara?!
CumPrim/
ValeAquilino
Pelas minhas contas, vai para os: 6,355. Mas ainda não tem muito tempo era para baixo que eu acreditava.
Quem havia de pensar que depois de 7 fechos abaixo do triangulo e, sempre a descer, iria saltar à vara?!
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: Mota Engil - Tópico Geral
isso são certezas a mais, que não são verdades insofismáveis!
perdeu neste trade, mas, há perdas que são necessárias cometer, num trader profissional!
acresce, que não saber a estratégia e plano de trade, e falar jocosamente não me parece bem, pois quem entra curto faz falta no mercado, caso contrário era um marasmo.
o que interessa num trade é haver um plano e “executar”
não, não sabes!
uma coisa é certa, os €7 estão cada vez mais perto.
- Mensagens: 153
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:Para quem acha que os short sellers não se enganam ou não perdem dinheiro, saiba-se que o "Millennium International Management LP", que comunicou um short sobre 0.5% do capital da Mota-Engil aberto na passada segunda-feira, dia 6, acabou hoje por comunicar à CMVM que ontem, dia 7, reduziu a posição curta para 0.4% (isto até fica confuso de ler e escrever, abrem num dia, comunicam no seguinte, fecham dois dias depois, comunicam 3 dias depois... tivessem quietos faziam melhor).
O short da "Millennium International Management LP" deixará portanto de estar listado como interesse a descoberto relevante no site da CMVM, ficando apenas os 3 estarolas que lá estavam antes.
Como referi hoje de manhã, este fundo perdeu dinheiro com um short mal feito, todos estamos com pena deles concerteza![]()
Estamos apenas a 1.81% da quebra do neckline do padrão Cup & Handle, target 9€, a meu ver atingíveis no primeiro semestre do ano que vem dada a euforia da Mota nas subidas, especialmente quando se antecipa saída de novo plano estratégico.
Se alguém procurava melhor oportunidade para tramar os shorters, é agora... dificilmente qualquer um dos 3 estarolas restantes terá vendido a descoberto acima dos 5.90€, pelo que, a partir desse valor para cima, vão-se sentir cada vez mais pressionados para fazer o "buy to cover" (aumentando ainda mais a cotação no processo).
Esse buy to cover ( a recompra) é visivel no volume diario?
- Mensagens: 141
- Registado: 16/9/2014 15:30
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Para quem acha que os short sellers não se enganam ou não perdem dinheiro, saiba-se que o "Millennium International Management LP", que comunicou um short sobre 0.5% do capital da Mota-Engil aberto na passada segunda-feira, dia 6, acabou hoje por comunicar à CMVM que ontem, dia 7, reduziu a posição curta para 0.4% (isto até fica confuso de ler e escrever, abrem num dia, comunicam no seguinte, fecham dois dias depois, comunicam 3 dias depois... tivessem quietos faziam melhor
).
O short da "Millennium International Management LP" deixará portanto de estar listado como interesse a descoberto relevante no site da CMVM, ficando apenas os 3 estarolas que lá estavam antes.
Como referi hoje de manhã, este fundo perdeu dinheiro com um short mal feito, todos estamos com pena deles concerteza
Estamos apenas a 1.81% da quebra do neckline do padrão Cup & Handle, target 9€, a meu ver atingíveis no primeiro semestre do ano que vem dada a euforia da Mota nas subidas, especialmente quando se antecipa saída de novo plano estratégico.
Se alguém procurava melhor oportunidade para tramar os shorters, é agora... dificilmente qualquer um dos 3 estarolas restantes terá vendido a descoberto acima dos 5.90€, pelo que, a partir desse valor para cima, vão-se sentir cada vez mais pressionados para fazer o "buy to cover" (aumentando ainda mais a cotação no processo).
O short da "Millennium International Management LP" deixará portanto de estar listado como interesse a descoberto relevante no site da CMVM, ficando apenas os 3 estarolas que lá estavam antes.
Como referi hoje de manhã, este fundo perdeu dinheiro com um short mal feito, todos estamos com pena deles concerteza
Estamos apenas a 1.81% da quebra do neckline do padrão Cup & Handle, target 9€, a meu ver atingíveis no primeiro semestre do ano que vem dada a euforia da Mota nas subidas, especialmente quando se antecipa saída de novo plano estratégico.
Se alguém procurava melhor oportunidade para tramar os shorters, é agora... dificilmente qualquer um dos 3 estarolas restantes terá vendido a descoberto acima dos 5.90€, pelo que, a partir desse valor para cima, vão-se sentir cada vez mais pressionados para fazer o "buy to cover" (aumentando ainda mais a cotação no processo).
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SA Traffic Escreveu::wall:
Como assim ao dizeres :"Note que, mesmo que os pesos de distribuição sejam equitativos, no máximo, nas contas da Mota-Engil ficarão atribuídos dois terços do valor total da obra, ou seja, 628 M€.” Aqui estás, na verdade, a utilizar o método da equivalência patrimonial, de forma pura e simples… lol
Por “detidas” quer dizer-se que a Mota-Engil tem de apresentar os resultados pelo método de consolidação, j'a que a empresa-mãe detém o controlo das restantes empresas.
"EBITDA e o lucro líquido atribuível na adjudicação do México serão sempre inferiores ao total que se conseguiria se estas empresas fossem efetivamente detidas a 100% pela Mota-Engil SGPS." Isso nunca foi colocado em causa, é completamente aleatório.
"Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África"
como mencionaste, peço que, por favor, nos ilustres financeiramente, utilizando o método que preferires, como chegas a esse valor, tendo em conta que a participação da Mota-Engil SGPS é de 100% na ME E&C África e 100% Mota-Engil Engenharia e Construção, S.A., e superior a 50% nas restantes.
É apenas para me esclareceres mesmo, espero nao te ter insultado mais![]()
![]()
"E pare lá de me tratar por tu, se faz favor, que não andei consigo na escola," vou-me abster de comentar fica a classe deste magnifico comentário![]()
![]()
Acho que chega nao comento mais
O esclarecimento que eu fiz era dirigido ao fórum e está dado:
- O impacto nos resultados líquidos do contrato de 942M€ no México vai ser diluído por interesses minoritários, porque o consórcio integra duas empresas que são detidas a pouco mais de 50% pela Mota-Engil SGPS.
A forma mais simples de o fazer (sem perder metade da "audiência" deste fórum) era de proporcionalizar, à cabeça o valor bruto do contrato e não estar a fazer uma aplicação literal das normas contábeis e você sabe perfeitamente bem disso.
Caricato é você fazer primeiro um arredondamento, por excesso, de 58 milhões de euros na conversão do câmbio e depois vir pedir rigor e demonstrações financeiras relativas às normas contabilísticas de incorporação da receita bruta nas contas, o que é totalmente secundário para o ponto que eu estava a clarificar, que se centrava no lucro e não na receita bruta.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Como assim ao dizeres :"Note que, mesmo que os pesos de distribuição sejam equitativos, no máximo, nas contas da Mota-Engil ficarão atribuídos dois terços do valor total da obra, ou seja, 628 M€.” Aqui estás, na verdade, a utilizar o método da equivalência patrimonial, de forma pura e simples… lol
Por “detidas” quer dizer-se que a Mota-Engil tem de apresentar os resultados pelo método de consolidação, j'a que a empresa-mãe detém o controlo das restantes empresas.
"EBITDA e o lucro líquido atribuível na adjudicação do México serão sempre inferiores ao total que se conseguiria se estas empresas fossem efetivamente detidas a 100% pela Mota-Engil SGPS." Isso nunca foi colocado em causa, é completamente aleatório.
"Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África"
como mencionaste, peço que, por favor, nos ilustres financeiramente, utilizando o método que preferires, como chegas a esse valor, tendo em conta que a participação da Mota-Engil SGPS é de 100% na ME E&C África e 100% Mota-Engil Engenharia e Construção, S.A., e superior a 50% nas restantes.
É apenas para me esclareceres mesmo, espero nao te ter insultado mais
"E pare lá de me tratar por tu, se faz favor, que não andei consigo na escola," vou-me abster de comentar fica a classe deste magnifico comentário
Acho que chega nao comento mais
- Mensagens: 19
- Registado: 24/9/2025 20:13
Re: Mota Engil - Tópico Geral
E pare lá de me tratar por tu, se faz favor, que não andei consigo na escola,
lol , Isso era mesmo preciso?
lol , Isso era mesmo preciso?
- Mensagens: 386
- Registado: 12/4/2021 11:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SA Traffic Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:SA Traffic Escreveu:Mais uma vez a intenção foi indicar que um contrato foi adjudicado à empresa por um valor próximo de 1000 milhões, e não que esse valor vai ser reconhecido na totalidade nas contas. Pela mesma ordem de ideias se o câmbio que vai ser considerado for 1% diferente daquele que usaste na data de assinatura ou quando os resultados forem apresentados, o que não é nada de extraordinário, estamos a falar de quase 10 milhões o que é um valor considerável pela tua lógica… Em relação a consolidação, inicialmente referiste a possibilidade de só ser reconhecido 1/2 do valor do contrato, o que é impossível qualquer que seja a distribuição, agora pode ser um 2/3 o que é possível, mas também pode ser 3/4 ou outro valor qualquer entre de 50 e tal e 90 e tal % temos que esperar para ver, na verdade não sabemos estar a especular sobre esse ponto hoje é apenas isso especular, e lançar números e valores para o ar, é um call out válido mas estar a assumir qualquer valor nesta fase com a informação que temos pode ser usado de acordo com a nossa convivência ou desejos. Sorry mas estar a falar em precisão dos números agora com a informação que temos é um exercício quase anedótico. No vim o que importa é a alta probabilidade de mais um contrato por valor considerável e uma referencia aproximada do valor do mesmo, essa é a informação que temos e que é importante dar conhecimento. Quanto ao resto temos de aguardar.
Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África", a única detida a 100% pela Mota Engil, mas sim, temos de aguardar.
Como eu disse, a notícia é boa, mas a sua frase "São mais 1.000 milhões de euros" foi demasiado vaga para não ficar sem uma clarificação e foi isso que eu fiz (você é que não gostou da clarificação, problema seu).
E agora, se não se importa, o fórum ganha mais se pararmos esta discussão estéril. Creio que ambos os pontos de vista estão esclarecidos.
O que dizes não faz sentido algum e revela um desconhecimento total sobre as demonstrações financeiras de uma empresa e das suas subsidiárias. Há uma diferença enorme entre o método da equivalência patrimonial (equity method) e o método de consolidação (consolidation method) todas as emprsas sao detidas pela mota engil, é impossível ser 50% o valor reconhecido.
Acho lindo você vir dizer que eu tenho desconhecimento total e depois meter os pés pelas mãos na sua linha de argumentação.
Primeiro, a "Mota-Engil Aeropuertos del Norte SAPI de C.V." e a "Mota-Engil México SAPI de C.V." não são detidas pela Mota-Engil SGPS como você diz. Estas empresas são subsidiárias, ou seja, são detidas parcialmente em mais de 50% com controlo efetivo da gestão.
Segundo, eu nunca disse que a faturação das subsidiárias eram contabilizada pelo método de equivalência patrimonial, porém os interesses minoritários têm de ser deduzidos quando se reconhece o lucro da subsidiária no relatório de contas.
Terceiro, O EBITDA e o lucro líquido atribuível na adjudicação do México será sempre inferior ao total que se conseguria se estas empresas fossem efetivamente detidas a 100% pela Mota-Engil SGPS.
Por isso é que o contrato de 1100M€ do túnel imerso Santos-Guarujá no Brasil é sobejamente mais importante que este contrato de 1000M€ (usando os seus número redondos).
No Brasil a obra foi adjudicada à ECB que é detida a 100% pela Mota-Engil SGPS, logo o reconhecimento do posterior lucro não será deduzido de interesses minoritários como acontecerá com esta obra no México.
SA Traffic Escreveu:Enfim, não se trata de não gostar de clarificações, o meu problema é quando se corrigem coisas com falsos statements, para “clarificar”, quando na verdade apenas se estão a dar informações erradas e a criar falsas expectativas.![]()
![]()
![]()
![]()
Quem criou expetativas erradas foi você, eu apenas clarifiquei.
Pior que criar expetativas erradas é ter ficado ofendido por uma clarificação, especialmente uma que você ainda não conseguiu desmontar financeiramente... e não é a insultar-me que o irá conseguir fazer.
E pare lá de me tratar por tu, se faz favor, que não andei consigo na escola,
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SA Traffic Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:SA Traffic Escreveu:Mais uma vez a intenção foi indicar que um contrato foi adjudicado à empresa por um valor próximo de 1000 milhões, e não que esse valor vai ser reconhecido na totalidade nas contas. Pela mesma ordem de ideias se o câmbio que vai ser considerado for 1% diferente daquele que usaste na data de assinatura ou quando os resultados forem apresentados, o que não é nada de extraordinário, estamos a falar de quase 10 milhões o que é um valor considerável pela tua lógica… Em relação a consolidação, inicialmente referiste a possibilidade de só ser reconhecido 1/2 do valor do contrato, o que é impossível qualquer que seja a distribuição, agora pode ser um 2/3 o que é possível, mas também pode ser 3/4 ou outro valor qualquer entre de 50 e tal e 90 e tal % temos que esperar para ver, na verdade não sabemos estar a especular sobre esse ponto hoje é apenas isso especular, e lançar números e valores para o ar, é um call out válido mas estar a assumir qualquer valor nesta fase com a informação que temos pode ser usado de acordo com a nossa convivência ou desejos. Sorry mas estar a falar em precisão dos números agora com a informação que temos é um exercício quase anedótico. No vim o que importa é a alta probabilidade de mais um contrato por valor considerável e uma referencia aproximada do valor do mesmo, essa é a informação que temos e que é importante dar conhecimento. Quanto ao resto temos de aguardar.
Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África", a única detida a 100% pela Mota Engil, mas sim, temos de aguardar.
Como eu disse, a notícia é boa, mas a sua frase "São mais 1.000 milhões de euros" foi demasiado vaga para não ficar sem uma clarificação e foi isso que eu fiz (você é que não gostou da clarificação, problema seu).
E agora, se não se importa, o fórum ganha mais se pararmos esta discussão estéril. Creio que ambos os pontos de vista estão esclarecidos.
O que dizes não faz sentido algum e revela um desconhecimento total sobre as demonstrações financeiras de uma empresa e das suas subsidiárias. Há uma diferença enorme entre o método da equivalência patrimonial (equity method) e o método de consolidação (consolidation method) todas as emprsas sao detidas pela mota engil, é impossível ser 50% o valor reconhecido. Enfim... Acho que ficou claronão se trata de não gostar de clarificações, o meu problema é quando se corrigem coisas com falsos statements, para “clarificar”, quando na verdade apenas se estão a dar informações erradas e a criar falsas expectativas.
![]()
![]()
![]()
![]()
- Mensagens: 19
- Registado: 24/9/2025 20:13
Re: Mota Engil - Tópico Geral
@nmv! Escreveu:vamos ver se a Millennium International Management LP não está a apostar em pagamentos em chilli e afins![]()
2,16% de curtos, se sobe acima dos €6 vai ser uma festa
Muito interessante, por duas razões:
- 1. A CMVM ainda deve ter pessoal de férias, a comunicação foi feita ontem, mas hoje de manhã consultei as posições curtas no site da CMVM e essa do "Millennium International Management LP" não estava lá ainda... se calhar o "gajo" que comunica as comunicações chegou atrasado ao trabalho hoje... tristeza de regulador.
2. O que realmente é interessante é o facto do "Millennium International Management LP" ter aberto a posição no dia 6, em que a Mota fez um máximo de 5.065€, o que, à cotação atual, significa que já estão a perder mais de 10%
Claramente os curtos estão a apostar contra o mercado e contra as projeções e contra as notícias de mais e melhores adjudicações (melhores em termos de rentabilidade)... mas cada um sabe de si.
Os longos estão claramente a ganhar a luta
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:SA Traffic Escreveu:Mais uma vez a intenção foi indicar que um contrato foi adjudicado à empresa por um valor próximo de 1000 milhões, e não que esse valor vai ser reconhecido na totalidade nas contas. Pela mesma ordem de ideias se o câmbio que vai ser considerado for 1% diferente daquele que usaste na data de assinatura ou quando os resultados forem apresentados, o que não é nada de extraordinário, estamos a falar de quase 10 milhões o que é um valor considerável pela tua lógica… Em relação a consolidação, inicialmente referiste a possibilidade de só ser reconhecido 1/2 do valor do contrato, o que é impossível qualquer que seja a distribuição, agora pode ser um 2/3 o que é possível, mas também pode ser 3/4 ou outro valor qualquer entre de 50 e tal e 90 e tal % temos que esperar para ver, na verdade não sabemos estar a especular sobre esse ponto hoje é apenas isso especular, e lançar números e valores para o ar, é um call out válido mas estar a assumir qualquer valor nesta fase com a informação que temos pode ser usado de acordo com a nossa convivência ou desejos. Sorry mas estar a falar em precisão dos números agora com a informação que temos é um exercício quase anedótico. No vim o que importa é a alta probabilidade de mais um contrato por valor considerável e uma referencia aproximada do valor do mesmo, essa é a informação que temos e que é importante dar conhecimento. Quanto ao resto temos de aguardar.
Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África", a única detida a 100% pela Mota Engil, mas sim, temos de aguardar.
Como eu disse, a notícia é boa, mas a sua frase "São mais 1.000 milhões de euros" foi demasiado vaga para não ficar sem uma clarificação e foi isso que eu fiz (você é que não gostou da clarificação, problema seu).
E agora, se não se importa, o fórum ganha mais se pararmos esta discussão estéril. Creio que ambos os pontos de vista estão esclarecidos.
O que dizes não faz sentido algum e revela um desconhecimento total sobre as demonstrações financeiras de uma empresa e das suas subsidiárias. Há uma diferença enorme entre o método da equivalência patrimonial (equity method) e o método de consolidação (consolidation method) todas as emprsas sao detidas pela mota engil, é impossível ser 50% o valor reconhecido. Enfim, não se trata de não gostar de clarificações, o meu problema é quando se corrigem coisas com falsos statements, para “clarificar”, quando na verdade apenas se estão a dar informações erradas e a criar falsas expectativas.
- Mensagens: 19
- Registado: 24/9/2025 20:13
Re: Mota Engil - Tópico Geral
vamos ver se a Millennium International Management LP não está a apostar em pagamentos em chilli e afins
2,16% de curtos, se sobe acima dos €6 vai ser uma festa
- Mensagens: 153
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
@nmv! Escreveu:da mesma forma que o méxico quando chegar a altura de pagar, se algo corre mal, paga em tacos e guacamole
E sombreros
Queria ver a cotação da Mota-Engil se estivesse fora do mercado africano e mexicano.
Riscos haverá sempre, mas são as geografias que dão mais rentabilidade à empresa, paguem em Tacos ou em Títulos do Tesouro... desde que pagem, estamos bem
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SA Traffic Escreveu:Mais uma vez a intenção foi indicar que um contrato foi adjudicado à empresa por um valor próximo de 1000 milhões, e não que esse valor vai ser reconhecido na totalidade nas contas. Pela mesma ordem de ideias se o câmbio que vai ser considerado for 1% diferente daquele que usaste na data de assinatura ou quando os resultados forem apresentados, o que não é nada de extraordinário, estamos a falar de quase 10 milhões o que é um valor considerável pela tua lógica… Em relação a consolidação, inicialmente referiste a possibilidade de só ser reconhecido 1/2 do valor do contrato, o que é impossível qualquer que seja a distribuição, agora pode ser um 2/3 o que é possível, mas também pode ser 3/4 ou outro valor qualquer entre de 50 e tal e 90 e tal % temos que esperar para ver, na verdade não sabemos estar a especular sobre esse ponto hoje é apenas isso especular, e lançar números e valores para o ar, é um call out válido mas estar a assumir qualquer valor nesta fase com a informação que temos pode ser usado de acordo com a nossa convivência ou desejos. Sorry mas estar a falar em precisão dos números agora com a informação que temos é um exercício quase anedótico. No vim o que importa é a alta probabilidade de mais um contrato por valor considerável e uma referencia aproximada do valor do mesmo, essa é a informação que temos e que é importante dar conhecimento. Quanto ao resto temos de aguardar.
Metade não é impossível se a distribuição dos pesos dentro consórcio pender mais para as empresas mexicanas do que para a "ME E&C África", a única detida a 100% pela Mota Engil, mas sim, temos de aguardar.
Como eu disse, a notícia é boa, mas a sua frase "São mais 1.000 milhões de euros" foi demasiado vaga para não ficar sem uma clarificação e foi isso que eu fiz (você é que não gostou da clarificação, problema seu).
E agora, se não se importa, o fórum ganha mais se pararmos esta discussão estéril. Creio que ambos os pontos de vista estão esclarecidos.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
da mesma forma que o méxico quando chegar a altura de pagar, se algo corre mal, paga em tacos e guacamole 
- Mensagens: 153
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Mais uma vez a intenção foi indicar que um contrato foi adjudicado à empresa por um valor próximo de 1000 milhões, e não que esse valor vai ser reconhecido na totalidade nas contas. Pela mesma ordem de ideias se o câmbio que vai ser considerado for 1% diferente daquele que usaste na data de assinatura ou quando os resultados forem apresentados, o que não é nada de extraordinário, estamos a falar de quase 10 milhões o que é um valor considerável pela tua lógica… Em relação a consolidação, inicialmente referiste a possibilidade de só ser reconhecido 1/2 do valor do contrato, o que é impossível qualquer que seja a distribuição, agora pode ser um 2/3 o que é possível, mas também pode ser 3/4 ou outro valor qualquer entre de 50 e tal e 90 e tal % temos que esperar para ver, na verdade não sabemos estar a especular sobre esse ponto hoje é apenas isso especular, e lançar números e valores para o ar, é um call out válido mas estar a assumir qualquer valor nesta fase com a informação que temos pode ser usado de acordo com a nossa convivência ou desejos. Sorry mas estar a falar em precisão dos números agora com a informação que temos é um exercício quase anedótico. No vim o que importa é a alta probabilidade de mais um contrato por valor considerável e uma referencia aproximada do valor do mesmo, essa é a informação que temos e que é importante dar conhecimento. Quanto ao resto temos de aguardar.
- Mensagens: 19
- Registado: 24/9/2025 20:13
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SA Traffic Escreveu:Rolling_Trader Escreveu:SA Traffic Escreveu:Exato, não sei por que ainda não há notícias em Portugal. Devem estar à espera que o contrato seja assinado, o que terá de acontecer até dia 10 de Out. São mais 1.000 milhões de euros.
A notícia é boa, mas calma lá com as contas, é que 20 203 milhões de pesos mexicanos não chegam a 1.000 M€ (fica lá perto).
Acresce ainda que o consórcio designado por "PARTICIPACIÓN CONJUNTA DE: MOTA - ENGIL MÉXICO SAPI DE C.V., MOTA- ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO, S.A., MOTA ENGIL AEROPUERTOS DEL NORTE SAPI DE C.V. Y MONTA-ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO ÁFRICA, S.A." não refere o quanto cabe a cada um dos elementos do consórcio.
Mesmo assumindo uma distribuição proporcional (ou seja 1/3 a cada um), a percentagem de consolidadação, nas contas da Mota-Engil, das empresas com sufixo "SAPI de C.V." (Sociedade Anónima Promotora de Inversión de Capital Variable) (uma forma jurídica mexicana) pode variar.
Por exemplo, no último relatório de contas intercalar a "Mota-Engil Aeropuertos del Norte SAPI de C.V." estava consolidada a 51%.
Portanto quanto destes 942M€ caberá aos acionistas da Mota-Engil (ou seja, quanto não se perderá nos interesses minoritários), ainda é uma questão por apurar.
(...)os 1000 milhões é um número redondo, acho irrelevante, por print para ir ao cêntimo, se estás a usar uma taxa de câmbio hoje e amanhã o câmbio Mex/Eur sobe ou desce 0,5% tens uma
diferença de milhões….
(...)
O que corresponde a cada empresa do consórcio é desconhecido, certo é que são todas empresas detidas pela Mota Engil SGPS umas a 100%, e todas a mais de 50%, acho válido o call out mas nesta fase não me parece seja o mais relevante.
No fim de contas foi uma obra com um valor a bater nos 1000 milhões de euros adjudicada a Mota Engil, foi isso que quis transmitir, acho que o objetivo aqui passa por ajudar e partilhar informação que possa ser importante, foi o que tentei fazer. E espero ser corrigido para não cometer error nas minhas interpretações o que aliás agradeço, mas não é minha intenção entrar em preciosíssimos, que praticamente não acrescentam em nada ao que foi dito ou que estão errados e não façam sentido.
Se o contrato vai ser assinado no dia 10, o câmbio do peso mexicano face ao euro não vai variar quase nada, portanto dizer "São mais 1.000 milhões de euros. euros" está errado e causa falsas expetativas a quem ler o seu post.
A precisão nos números é crucial, entre 942M€ e 1000M€ está quase o triplo do dinheiro que a Mota está em risco de perder na Duro Felguera, se para si 58M€ é pouco dinheiro, para a Mota não é (e também não devia ser para os seus acionistas e demais foristas que podem estar a ler a informação aqui veiculada).
Por fim, a questão da consolidação das empresas que fazem parte do consórcio é o mais importante. Note que mesmo que os pesos de distribuição sejam equitativos, no máximo, nas contas da Mota-Engil vão ficar atribuídos 2/3 do valor total da obra, ou seja 628M€.
O seu valor impreciso, dista 372M€ do que na realidade pode ser contabilizado nas contas da Mota Engil e isto não é um preciosismo como você refere.
A minha intenção não era corrigi-lo mas sim chamar à atenção ao real valor que poderá vir a ser contabilizado no relatório de contas que é 37% abaixo do que você referiu.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
a empresa ilustrada abaixo é uma construtora, que em 2010 | 2011 andava nos preços que a mota está hoje.
olhar para o gráfico faz lembrar o SP500
em 15 anos o preço aumento 10 bags
poderá a mota reproduzir a mesma performance?
olhar para o gráfico faz lembrar o SP500
poderá a mota reproduzir a mesma performance?
- Mensagens: 153
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling_Trader Escreveu:SA Traffic Escreveu:Massao1 Escreveu:El fallo fue anunciado anoche por la Agencia Reguladora del Transporte Ferroviario (ARTF) que encabeza Andrés Lajous, que determinó adjudicar al consorcio un contrato por 20 mil 203 millones de pesos.
Exato, não sei por que ainda não há notícias em Portugal. Devem estar à espera que o contrato seja assinado, o que terá de acontecer até dia 10 de Out. São mais 1.000 milhões de euros.
A notícia é boa, mas calma lá com as contas, é que 20 203 milhões de pesos mexicanos não chegam a 1.000 M€ (fica lá perto).
Acresce ainda que o consórcio designado por "PARTICIPACIÓN CONJUNTA DE: MOTA - ENGIL MÉXICO SAPI DE C.V., MOTA- ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO, S.A., MOTA ENGIL AEROPUERTOS DEL NORTE SAPI DE C.V. Y MONTA-ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO ÁFRICA, S.A." não refere o quanto cabe a cada um dos elementos do consórcio.
Mesmo assumindo uma distribuição proporcional (ou seja 1/3 a cada um), a percentagem de consolidadação, nas contas da Mota-Engil, das empresas com sufixo "SAPI de C.V." (Sociedade Anónima Promotora de Inversión de Capital Variable) (uma forma jurídica mexicana) pode variar.
Por exemplo, no último relatório de contas intercalar a "Mota-Engil Aeropuertos del Norte SAPI de C.V." estava consolidada a 51%.
Portanto quanto destes 942M€ caberá aos acionistas da Mota-Engil (ou seja, quanto não se perderá nos interesses minoritários), ainda é uma questão por apurar. Mas é possível que seja contabilizado cerca de metade deste valor.
Talvez tenha sido o catalisador para um novo frenesim de compras que começou ontem (a adjudicação foi na segunda-feira).
Segue post com a a análise técnica que acho mais relevante no imediato (num novo post que este já vai longo).
diferença de milhões….
A adjudicação aconteceu, segunda ao fim do dia no México, são menos 7 horas que em Portugal, aqui os mercado já estavam fechados faz tempo, por isso só a partir de ontem pode ter tido efeito.
O que corresponde a cada empresa do consórcio é desconhecido, certo é que são todas empresas detidas pela Mota Engil SGPS umas a 100%, e todas a mais de 50%, acho válido o call out mas nesta fase não me parece seja o mais relevante.
No fim de contas foi uma obra com um valor a bater nos 1000 milhões de euros adjudicada a Mota Engil, foi isso que quis transmitir, acho que o objetivo aqui passa por ajudar e partilhar informação que possa ser importante, foi o que tentei fazer. E espero ser corrigido para não cometer error nas minhas interpretações o que aliás agradeço, mas não é minha intenção entrar em preciosíssimos, que praticamente não acrescentam em nada ao que foi dito ou que estão errados e não façam sentido.
- Mensagens: 19
- Registado: 24/9/2025 20:13
Re: Mota Engil - Tópico Geral
não esquecer que, os padrões técnicos apenas validam, quando se materializam, por ora €9, não passa dum desejo.
se em 2026 os € 180 milhões com recorrentes ou não recorrentes se conseguirem verificar, a zona dos €9 será uma certeza
caso a mota faça novos máximos em 2025, acima dos € 5,94 passados, a zona dos €7 talvez em meados do 1T 2026, será real
- Mensagens: 153
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Bem, em termos de análise técnica, como tinha dito antes, os limites de um triângulo, ou de qualquer outro padrão delimitado por linhas pode ser algo difuso.
Neste post o Aqui_Vale optou por um traçado rígido de acordo com regras próprias e validou o breaktrough do padrão pelo lado descendente com a confirmação de fecho de 3 dias.
No entanto, tal como referi, ser muito rígido com o traçado dos padrões, pode por vezes levar a interpretações erradas.
Espero que tenhas reentrado Vale.
Olhando novamente para o gráfico, consigo retraçar o triângulo simétrico com pelo menos 3 pontos de contacto na linha inferior.
O que interessa mesmo é o inequívoco breakout do triângulo (pelo lado ascendente), acompanhado de 2 sinais de compra relevantes, o do indicador "Parabolic SAR" (bearish há 19 sessões) e o crossover das linhas no indicador MACD.
O breakout foi em volume, 177% superior ao volume médio dos últimos 180 dias e em contra-ciclo com o PSI (que fechou negativo) e com as principais praças europeias.
O setor da construção europeu teve alguns ganhos expressivos, especialmente nas construtoras nórdicas, já as espanholas ficaram na linha de água e a FCC até fechou 1,59% negativa.
Pelo padrão do intraday, pareceu-me que podemos estar a assistir ao fecho de alguns shorts massivos.
Notem que o breakout do triângulo simétrico permite traçar uma projeção de subida equivalente à base do triângulo, ou seja, até aos 6.43€, um ganho de 17.41%.
Se repescarem este meu antigo post reforço a iminência do breakout do neckline do que eu ainda insisto ser um padrão Cup & Handle com projeção perto dos 9€.
Amanhã, a neckline do padrão C&H situar-se-á nos 5.747€ (+4.87% face ao fecho de hoje), pelo que se a cotação subir acima deste valor, poderá despoletar novas compras e servir de short squeeze (definitivo
)
Neste post o Aqui_Vale optou por um traçado rígido de acordo com regras próprias e validou o breaktrough do padrão pelo lado descendente com a confirmação de fecho de 3 dias.
No entanto, tal como referi, ser muito rígido com o traçado dos padrões, pode por vezes levar a interpretações erradas.
Espero que tenhas reentrado Vale.
Olhando novamente para o gráfico, consigo retraçar o triângulo simétrico com pelo menos 3 pontos de contacto na linha inferior.
O que interessa mesmo é o inequívoco breakout do triângulo (pelo lado ascendente), acompanhado de 2 sinais de compra relevantes, o do indicador "Parabolic SAR" (bearish há 19 sessões) e o crossover das linhas no indicador MACD.
O breakout foi em volume, 177% superior ao volume médio dos últimos 180 dias e em contra-ciclo com o PSI (que fechou negativo) e com as principais praças europeias.
O setor da construção europeu teve alguns ganhos expressivos, especialmente nas construtoras nórdicas, já as espanholas ficaram na linha de água e a FCC até fechou 1,59% negativa.
Pelo padrão do intraday, pareceu-me que podemos estar a assistir ao fecho de alguns shorts massivos.
Notem que o breakout do triângulo simétrico permite traçar uma projeção de subida equivalente à base do triângulo, ou seja, até aos 6.43€, um ganho de 17.41%.
Se repescarem este meu antigo post reforço a iminência do breakout do neckline do que eu ainda insisto ser um padrão Cup & Handle com projeção perto dos 9€.
Amanhã, a neckline do padrão C&H situar-se-á nos 5.747€ (+4.87% face ao fecho de hoje), pelo que se a cotação subir acima deste valor, poderá despoletar novas compras e servir de short squeeze (definitivo
)Re: Mota Engil - Tópico Geral
SA Traffic Escreveu:Massao1 Escreveu:El fallo fue anunciado anoche por la Agencia Reguladora del Transporte Ferroviario (ARTF) que encabeza Andrés Lajous, que determinó adjudicar al consorcio un contrato por 20 mil 203 millones de pesos.
Exato, não sei por que ainda não há notícias em Portugal. Devem estar à espera que o contrato seja assinado, o que terá de acontecer até dia 10 de Out. São mais 1.000 milhões de euros.
A notícia é boa, mas calma lá com as contas, é que 20 203 milhões de pesos mexicanos não chegam a 1.000 M€ (fica lá perto).
Acresce ainda que o consórcio designado por "PARTICIPACIÓN CONJUNTA DE: MOTA - ENGIL MÉXICO SAPI DE C.V., MOTA- ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO, S.A., MOTA ENGIL AEROPUERTOS DEL NORTE SAPI DE C.V. Y MONTA-ENGIL ENGENHARIA E CONSTRUCAO ÁFRICA, S.A." não refere o quanto cabe a cada um dos elementos do consórcio.
Mesmo assumindo uma distribuição proporcional (ou seja 1/3 a cada um), a percentagem de consolidadação, nas contas da Mota-Engil, das empresas com sufixo "SAPI de C.V." (Sociedade Anónima Promotora de Inversión de Capital Variable) (uma forma jurídica mexicana) pode variar.
Por exemplo, no último relatório de contas intercalar a "Mota-Engil Aeropuertos del Norte SAPI de C.V." estava consolidada a 51%.
Portanto quanto destes 942M€ caberá aos acionistas da Mota-Engil (ou seja, quanto não se perderá nos interesses minoritários), ainda é uma questão por apurar. Mas é possível que seja contabilizado cerca de metade deste valor.
Talvez tenha sido o catalisador para um novo frenesim de compras que começou ontem (a adjudicação foi na segunda-feira).
Segue post com a a análise técnica que acho mais relevante no imediato (num novo post que este já vai longo).
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Essa fixação? Política pura, nada mais. A Mota tem um P/L de 9. Das 7 magníficas algumas têm perto de 200! É por isso que essas posições a descoberto são tão frágeis e é tbm por isso que facilmente desatam a comprar com receio de perder a mão. Com o índice a apontar para cima não me surpreenderia que num ápice se aproxime de 6.
- Mensagens: 10561
- Registado: 31/5/2014 23:07
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Estava tudo no grafico, aliviou ate a lta e subiu em frexa, volume muito acima da media com obviamente shorts a reduzir,,
Guerra estará ali nos 5.80...se passar temos tourada
Guerra estará ali nos 5.80...se passar temos tourada
.
É preciso viver..nao apenas existir.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Mensagens: 2486
- Registado: 19/2/2007 10:01
Re: Mota Engil - Tópico Geral
SA Traffic Escreveu:https://periodicocorreo.com.mx/vida-publica/2025/oct/07/consorcio-portugues-construira-ferrocarril-apaseo-irapuato-139975.html
Mais um contracto a justificar a subida de hoje ainda n saiu a not'icia em Portugal parece-me.
Obrigado SA Traffic, tinha-me escapado essa notícia. Por mais que os riscos a queiram atirar para os 3€, a atividade real da empresa há-de prevalecer a longo prazo.
- Mensagens: 526
- Registado: 28/12/2015 16:15
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, AAA_, cali010201, Google [Bot], hugob0ss, Maco, mjcsreis, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, SerCyc, Shimazaki_2, trilhos2006 e 434 visitantes

