Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Altri - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Altri - Tópico Geral

por Diacono » 21/11/2021 14:37

Amanhã veremos para onde vai este "optimismo" todo...
Continuo a questionar: estamos (quase) todos contentes com os resultados, com a cisão e com a Altri em si, então o que aconteceu? E porquê esta magnitude? Quedas desta grandeza podem ser "frequentes" em acções tipo BCP e outras que a malta já se habituou a ver como mais sujeitas a manipulação, mas na Altri??? O histórico não mostra oscilações superiores a 3% muitas vezes, quanto mais de 6/7%

Parece que a empresa apresentou os piores resultados de sempre quanto toda a gente esperava os melhores de sempre e foi apanhada de surpresa :shock: :roll: :roll: :wall:
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 21/11/2021 14:13

Optimiza, a cisão será mais cedo (segundo trimestre).

Quanto à fábrica da Galiza, consegues esclarecer como chegas a esse incremento na vertente têxtil?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4065
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 21/11/2021 13:39

NirSup Escreveu:
SERRA LAPA Escreveu:Nir Sup:
Explicar a queda com essa razão, é mesmo pura especulação!


Caro SERRA _LAPA
Não afirmei que a queda da ALTRI tenha resultado da baixa rentabilidade, que irá agravar-se com o fim dos famigerados feed-ins, das Centrais de Biomassa.
E nem sou eu a fazer esta afirmação mas é o Presidente da Associação dos Produtores de Biomassa, também ele dono de algumas centrais de biomassa, Carlos Alegria.
A minha publicação respeita a um eventual mal-estar (especulação) existente entre os grandes acionistas da Altri, uns já acionistas de forma direta e outros acionistas de forma indireta da Greenvolt.
Ninguém sabe a que preço a Greenvolt adquire a matéria prima (resíduos florestais) à ALTRI. E aqui poderá existir um conflito de interesses. Até porque, tanto quanto se sabe, essa matéria prima está cada vez mais cara.
Em resumo: o objetivo da minha publicação era uma mera tentativa com muita especulação à mistura para justificar a tal separação de águas ou o spin-off da Greenvolt. E não uma justificação para a queda das ações da Altri.
Aliás, essa separação a ser feita a preços de mercado (e não estou a ver que possa ser feita de outra forma) irá ser muito favorável à ALTRI. Está a vender por 6 algo que não vale, atualmente, mais de 2. Portanto não é por aí.
Vou-me sentar e assistir, curioso, ao espetáculo.
Um abraço e bons negócios
By Nirvana


Continuas a deturpar conceitos e informação a torto e a direito (os comentários Farfetch e EDPR ao quadrado), assim já não é tão divertido ler os teus comentários (sobretudo quando se tem capital investido em Altri).

1 - "Não afirmei que a queda da ALTRI tenha resultado da baixa rentabilidade, que irá agravar-se com o fim dos famigerados feed-ins"
Mas a queda da Altri resultou da baixa rentabilidade? Os trimestrais foram assim tão maus? Vai agravar-se, ou vamos ter o melhor 4º trimestre de sempre?
A Growth stock do PSI20 » A receita evoluiu no 3º trim para € 248,4 M (aumento de 75,5% vs 3T20).
Ebitda trimestral a crescer 205%.
Aumento do Resultado Líquido Altri, € 48,1 M no 3ºtrimestre, aumento de 219,2% (apesar do aumento de custos energéticos). O forward RL extrapolado do último trimestre fica grosso modo nos 200M€ (para uma capitalização de 1.17mM€ e que tem uma posição de 511M€ na Greenvolt)
Aumento de 282% no RL consolidado. Esta é a baixa rentabilidade que falas ou a mais alta rentabilidade e o melhor bottom line do PSI Geral?

2 - "Ninguém sabe a que preço a Greenvolt adquire a matéria prima (resíduos florestais) à ALTRI. E aqui poderá existir um conflito de interesses."
Se ninguém sabe, como é que induzes que poderá existir um conflito de interesses. Lanças uma suspeição sem bases, geras um anátema sem qualquer base. É o mesmo que alguém deduzir que o cidadão Nicolau nunca cometeu um crime, mas que deverá ter morto alguém.

3 - "A minha publicação respeita a um eventual mal-estar (especulação) existente entre os grandes acionistas da Altri, uns já acionistas de forma direta e outros acionistas de forma indireta da Greenvolt."
Se tens esses factos geradores de mal estar apresenta factos. Mas admitindo que eles existam (porque onde existe cash e players consagrados existe sempre competição e tensão), hipotetizar e alertar urbi et orbi, em abstracto para tal facto parece uma carpideira ou um agent provocateur.

4 - "uma mera tentativa com muita especulação à mistura para justificar a tal separação de águas ou o spin-off da Greenvolt. E não uma justificação para a queda das ações da Altri."
Outra contradição, se até aqui tentavas justificar a queda da ação, agora justificas o spin-off Greenvolt? O mesmo ainda não foi feito e só saberemos na segunda metade do próximo ano o resultado, mas admitindo que avança (eu gostaria que avancasse), o Spin Off Greenvolt é mau em que sentido para os acionistas Altri? (2,4 a 2,8€ por ação Altri seria transmitida via ação Greenvolt). E o perímetro de consolidação vai aumentar mais de 2/5, até 2027, se avançar o projecto industrial Altri/Galiza (multiplicando até 15X a atual receita do sub-segmento clientelar Têxtil).

5 - "separação a ser feita a preços de mercado (e não estou a ver que possa ser feita de outra forma) irá ser muito favorável à ALTRI. Está a vender por 6 algo que não vale, atualmente, mais de 2. Portanto não é por aí. "
Vê o absurdo de se concluir que a venda é feita por 6 de algo que não vale 2 e subssumir que isso é favorável a ALtri, mas que gera tensões entre acionistas - se alguém ganha muito cash numa sobreavaliação (que não existe mas enfim), isso só deveria unir e motivar os acionistas. Quando a Growth stock EDPR vê as suas receitas cairem (e a Farfetch apenas ter queimado cash ao longo da sua "vida"), o bottom line cair, impôr AC's ao longo dos anos que equivalem a 1/3 da capitalização bolsista, qual o mal da Greenvolt estar a crescer, ou já é crime as empresas crescerem brutalmente?

notas - Greenvolt » Crescimento 3T21o3T20 de 83,4% / endividamento líquido supreendentemente baixo, de 122M€ vis a vis EDPR mesmo após belo Aumento de capital de 1.5mM€. Ebitda Greenvolt (19.9M€) correspondendo a quase metade da receita trimestral.
- Pelo gráfico, podemos ver que compensa sempre as "empresas Growth" tipo EDPR terem um crescimento trim. inexistente (queda), OPEX assustador e aumentos de capital valentes face a empresas que crescem brutalmente e com RL/DY ináuditos (Altri).
Anexos
Percebo pelo gráfico que o crescimento e maxi rentabilidade Altri underperforma a EDPR e seu crescimento mini, rentabilidades nano e aumentos de capital maxi.jpg
Percebo pelo gráfico que o crescimento e maxi rentabilidade Altri underperforma a EDPR e seu crescimento mini, rentabilidades nano e aumentos de capital maxi.jpg (72.94 KiB) Visualizado 6242 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 21/11/2021 12:18

NirSup Escreveu:Ninguém sabe a que preço a Greenvolt adquire a matéria prima (resíduos florestais) à ALTRI. E aqui poderá existir um conflito de interesses. Até porque, tanto quanto se sabe, essa matéria prima está cada vez mais cara.


Ponto muito pertinente para resolver antes da cisão e com potencial impacto material (na Gvolt).

Mas não creio que tenha induzido só por si grandes subidas da gvolt (nem grandes descidas dela no pós cisão), pois as regras fiscais de Transfer Pricing já não permitem grandes malabarismos nesses campos, muito menos em entidades com acompanhamento permanente/grandes contribuintes como estes. Mais que o preço talvez mesmo a facilidade de acesso a matéria prima, mas pertinente de facto
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4065
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por ASimoes » 21/11/2021 11:50

Bom dia ! E, possivelmente, apostar numa delas ! Eu fi-lo na Altri :mrgreen: dado seu potencial Pasta e derivados ( fim do plástico ) :-k
E, continuo à espera dos dividendos (qual DP a 6 meses !) Bom Domingo 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 660
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 21/11/2021 8:49

SERRA LAPA Escreveu:Nir Sup:
Explicar a queda com essa razão, é mesmo pura especulação!


Caro SERRA _LAPA
Não afirmei que a queda da ALTRI tenha resultado da baixa rentabilidade, que irá agravar-se com o fim dos famigerados feed-ins, das Centrais de Biomassa.
E nem sou eu a fazer esta afirmação mas é o Presidente da Associação dos Produtores de Biomassa, também ele dono de algumas centrais de biomassa, Carlos Alegria.
A minha publicação respeita a um eventual mal-estar (especulação) existente entre os grandes acionistas da Altri, uns já acionistas de forma direta e outros acionistas de forma indireta da Greenvolt.
Ninguém sabe a que preço a Greenvolt adquire a matéria prima (resíduos florestais) à ALTRI. E aqui poderá existir um conflito de interesses. Até porque, tanto quanto se sabe, essa matéria prima está cada vez mais cara.
Em resumo: o objetivo da minha publicação era uma mera tentativa com muita especulação à mistura para justificar a tal separação de águas ou o spin-off da Greenvolt. E não uma justificação para a queda das ações da Altri.
Aliás, essa separação a ser feita a preços de mercado (e não estou a ver que possa ser feita de outra forma) irá ser muito favorável à ALTRI. Está a vender por 6 algo que não vale, atualmente, mais de 2. Portanto não é por aí.
Vou-me sentar e assistir, curioso, ao espetáculo.
Um abraço e bons negócios
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 21/11/2021 3:15

Ainda não ouvi uma explicação plausível, sobre o que se está a passar.
Na sexta-feira entalei-me, fiquei logo a perder 7%!
Mas perante resultados tão sólidos e acima das expetativas, dando só nos 9 meses uma rentabilidade líquida por ação superior a 7%, não se compreende esta queda.
A cisão conforme a opinião dos analistas contribuirá para um forte impulso.
Há aumento dos custos de energia, e inflação, ok! e só há inflação nos custos e não há também nas vendas?
Era algo que não se sabia há uma semana atrás?
Houve alguma mudança de rumo da empresa?
Apenas um facto novo, resultados absolutamente espetaculares. O que até nem é uma novidade nesta empresa.
Especulação por especulação, parece-me mais uma manipulação da cotação e limpeza de stops, para adquirirem posições a bom preço.
Pela minha parte apesar de estar a levar 7%, face aos resultados apresentados mais cedo ou mais tarde terá que refletir esta enorme rentabilidade na sua cotação. Aguardemos tranquilos!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Altri - Tópico Geral

por Bubka » 20/11/2021 17:42

Bubka, informação interessante. Mas qual o link que materialize a procura de pasta ter diminuido significativamente na China? Caiu a pasta para produção de papel tissue, de cartonados, para materiais compósitos, ou de impressão e escrita, e a pasta solúvel, que é utilizada na produção de têxteis? Onde leste esse dado tão relevante - link? Existe essa informação?


A informação consta do relatório da altri onde menciona que a procura global teve uma diminuição de 5%, com um crescimento de 5% na Europa ocidental e uma queda de 12% na China.

E este facto ainda não inclui a implosão do sector imobiliário chinês e os efeitos negativos de riqueza no consumidor chinês, que já está limitado nos seus gastos com os constrangimentos energéticos, ou subida vertiginosa dos custos energéticos, logo menos dinheiro nos bolsos do consumidor chinês.

Para além do referido do lado da procura, junta do lado da oferta a entrada em funcionamento, julgo, no primeiro trimestre de 2022 de cerca de 1,5 milhões de toneladas de pasta da nova capacidade produtiva da Arauco e mais 2,1 milhões de toneladas no segundo semestre de 2022 da nova capacidade da UPM e temos um mercado inundado de pasta e uma forte correção no preço da pasta até o mercado ser capaz de digerir toda esta nova oferta..

A isto adiciona os custos operacionais da altri a subirem a um ritmo anual entre 15 a 25 por centro, pelo menos tendo em conta os últimos 6 meses e temos um coktail perfeito para uma implosão da cotação da altri para os próximos meses. Mesmo considerando que este é o período mais favorável do ciclo da pasta ao longo dos próximos 6 meses...

Adicionalmente, fiquei com a sensação que os dias de stock começaram a subir gradualmente, mas estou a falar de cabeça e poderei estar errado nesta observação.

Não vejo qualquer aumento de capital, mesmo com o novo investimento. Mas vejo, mais facilmente a altri cair 50% do que a subir 50%. Mas ressalvo que isto é apenas a minha opinião. E que tenho em muita consideração sempre, os seus comentários Optimiza. Mas desta vez estou no campo diametralmente oposto :(

Mas isto são apenas alguns pensamentos soltos, que no final não interessa quem tem ou não razão, pois no final o mercadO tem sempre razão e nós somos meros espectadores.
Editado pela última vez por Bubka em 21/11/2021 19:21, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 30
Registado: 14/5/2014 11:59

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 20/11/2021 16:53

Fui eu que disse que fazia sentido um AC nesta fase?

Adorava um AC, mas não fui eu que sugeri…

Há 3 coisas que lamento em bolsa no mercado português nos últimos 20 anos, não ter entrado na Corticeira há 10 anos, na JM a 1 euro há 20 e na Altri num valor ainda abaixo disso há uns 15… Houve alternativas simpáticas especialmente lá fora portanto no hard feelings…

Mas poder entrar na Altri ou noutras cash cows a desconto significativo… i wish
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4065
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 20/11/2021 16:39

trend, o aumento de capital não faz sentido, seria grave se a empresa tivesse este volume e estivesse na calha um aumento de capital, isso seria caso para investigação. Nada disso, a Altri caiu, como caiu o BCP e outras, muito para antecipar dois problemas: uma eventual crise política e a nova vaga do vírus. Até a Impresa que deverá fechar o ano com lucros de 7 cêntimos (ou mais) por ação e que até nem é afetada pela vaga (na anterior foi beneficiada) caiu quase 7%! A Galp esta a malhar desde os 10,30 e vai em 8,48! O que é que isso tem que ver com um qualquer aumento de capital? Nada...
 
Mensagens: 9768
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 20/11/2021 15:36

Quem nos dera que houvesse AC na Altri, Diacono… já na Gvolt logo logo pós cisão é outra conversa, era de mestre :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4065
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por Diacono » 20/11/2021 15:18

Àlvaro Escreveu:Otimiza, como te disse considero a Altri uma empresa com futuro promissor, mas que descontou claramente alguma coisa. Há especulação. há sempre. O meu primeiro palpite foi para o facto de trocar dinheiro fresco por ações da Greenvolt, disse isso exatamente. Mas não sei, penso que tb a pandemia conta, o seu efeito foi grave no preço da pasta... agora vir aqui falar de aumento de capital por cauda da fábrica... não creio que possa fazer sentido, a empresa teria aproveitado para dizer isso. Penso que o dinheiro dos dividendos será para isso, mas não penso em aumento de capital. E o volume diz isso mesmo, esses despejos de ações não acontecem por nada, trata-se do dividendo.


Deixa lá ver se te percebi, estas vendas foram todas por causa de malta que perspectiva não vir a receber o dividendos no próximo ano e "deu à sola", é isso?
Depois de ler os comentários aqui e as notícias a elogiar os resultados não há como não ficar surpreso com as quedas de quinta e sexta. Pessoalmente não perspectivei isto nem no pior dos cenários, tanto é que reforcei na quinta ao final da sessão. Se me dissessem na quinta que a Altri ia cair quase 7% na sexta eu diria seguramente que essa pessoa precisava de internamento...
Estou a aguentar um porradao de todo o tamanho porque a minha visão dos resultados, da empresa em si e do Spin off só consegue atingir coisas positivas. Partilho da visão do trend e do optimiza em relação à não necessidade de AC e espero que o rebound aconteça e a Altri alcance os valores melhores.
Creio ter havido um susto com essa questão, mas que será esclarecida.
Vamos ver o que nos trará o início da semana...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Altri - Tópico Geral

por Àlvaro » 20/11/2021 15:00

Otimiza, como te disse considero a Altri uma empresa com futuro promissor, mas que descontou claramente alguma coisa. Há especulação. há sempre. O meu primeiro palpite foi para o facto de trocar dinheiro fresco por ações da Greenvolt, disse isso exatamente. Mas não sei, penso que tb a pandemia conta, o seu efeito foi grave no preço da pasta... agora vir aqui falar de aumento de capital por cauda da fábrica... não creio que possa fazer sentido, a empresa teria aproveitado para dizer isso. Penso que o dinheiro dos dividendos será para isso, mas não penso em aumento de capital. E o volume diz isso mesmo, esses despejos de ações não acontecem por nada, trata-se do dividendo.
 
Mensagens: 9768
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Altri - Tópico Geral

por Optimiza » 20/11/2021 14:29

NirSup Escreveu:A Queda de um Aumento de Capital Anunciado.

Pois eu acho que a grande correção resultou não da badalada cisão da GV (sell off), mas da anunciada fábrica de pasta solúvel e fibras sustentáveis para a indústria têxtil, na Galiza.
O investimento de 800 milhões de euros virá de algum lado: da banca,do PRR espanhol e dos... acionistas da Altri.
A queda de um aumento de capital anunciado.
E os grandes acionistas da Altri (de minimis non curar Praetor) os que não querem ou os que não podem ir ao aumento de capital puseram-se ao fresco. A tempo.
By Nirvana


Pois achas mal!
De forma diferente da Farfetch, mas também aqui deturpas o impacto, o esforço financeiro e objectivo da parceria e do investimento co-liderado pela Altri e Impulsa »acionistas da Impulsa são a Xunta (40%), Abanca (38 %), Reganosa (12 %) e Sogama (10 %).
https://www.rtp.pt/noticias/economia/fa ... e_n1364155

Temos uma certeza, Altri, Abanca, BCE não brincam com retornos sobre capital investido e muito menos nos retornos sobre o capital próprio. Dada a qualidade do Top management, temos outra certeza, Altri não entrava se não fosse uma forma de alavancar crescimento e rentabilidade LP (nunca avançava para ter uma rentabilidade medíocre). Temos ainda outra certeza, Altri não era convidada para liderar o projecto (não é um stand alone project, Altri terá algo como 51% do capital?) se não fosse a melhor empresa do sector na Europa, e sim, melhor que Navigator onde também tenho mini posição porque é igual/e uma empresa Top notch (e arrisco a afirmar que das 3 melhores do Mundo).

Falta ainda terminar a análise de impacto ambiental, de resto, assumo que todo o project-building, estratégia, planificação, quantificação e project finance já estão assegurados, delineados e acordados.

Especulo (apenas extrapolando do passado), que uma posição Altri de 51% no projecto, envolverá apenas 60 a 80M€ de capitais próprios, divididos por 4/5 anos de project finance » gearing de 1/4 entre capitais próprios e crédito bancário+crédito público maioritariamente a fundo perdido? Ou seja, especulo que o esforço/impacto anual nas contas Altri, nos primeiros 5 anos poderá rondar os 18M€/ano (amortizáveis até 20 anos), ou seja, um impacto risível face ao potencial de retorno LP.

Especulo que em velocidade cruzeiro (2026?), para uma produção de 200.000 toneladas/ano se consiga uma receita (consolidável no caso de participação de 51%) de 380M€ (preços Nov.2021), com uma margem líquida de 90M€ (Payback teórico em 8 anos), o ROE seria tão alto que nem o avento aqui por pudor.

Meros cenários (porque não temos nem 1/10 da informação) para situar a rentabilidade, % participação, timing e oportunidade do investimento:
1 - Apenas com investimento produtivo (Capex) é possível incrementar exponencialmente o volume de receitas e desejavelmente o retorno sobre capitais próprios (ROE) e sobre capital investido, próprio e de 3os (ROIC). ex: Tesla, a Giga berlin terá um custo final de $8,5B, mas terá o seu pay-back em 2025 (cresce produção de 250.000EV em 2022 até 2.000.000 (em 2026).
2 - O investimento na Galiza, acima de 700 milhões de euros para a construção de uma unidade industrial de raiz que vai ter capacidade para produzir anualmente cerca de 200.000 toneladas de pasta solúvel e fibras sustentáveis , por ano (em velocidade cruzeiro), pode ter um retorno impactante.
3 - Sobre os revenues da fábrica, após início de produção, modelar um CAGR acima dos 30% nos primeiros 8 anos, mas que levaria a um aumento da margem bruta mais do que proporcional, ano após ano.
4 - Um mero cenário de project finance (como apreciaria que fosse feito) para a Montagem da operação financeira para suportar 700M€ +
Linhas de crédito quase dadas do BCE (150M capitais próprios/200M€ credíto BCE/150M€ sindicato bancário liderado por Abanca/100M€ em linhas juros 0 Junta Galiza+Estado Espanhól/100M€ fundo perdido linhas União Europeia/enormes benefícios fiscais Galiza).

Necessariamente, a análise de rentabilidade e oportunidade do investimento já foi executada (não sei em que moldes concretos, mas eu faria assim): Análise DCF a 15 anos, partindo do preço atual da matéria prima vs expectativas de evolução do preço a 20 anos, da margem teórica de benchmarks em operação e dos custos operacionais extrapoláveis(?), da temporização da amortização do investimento (a 20 anos?), da taxa de inflação média ponderada (4%?), da taxa de juro média (5%?), da margem bruta(40%?), da redução do custo bruto por unidade produzida em função do % crescimento de tonelagem produzida (?), do % de capital próprio dos acionistas sobre total do capital do investimento (?), levará a uma expectável rentabilidade do projecto (»25% ROE), transposta para o presente » validando a decisão de investimento actual e, melhor ainda, impondo a reavaliação Altri no momento zero (hoje)

Provavelmente, uma excelente oportunidade de investimento e com contrapartidas financeiras (e fiscais?) absolutamente extraordinárias, e que abre uma nova dimensão ao Grupo Altri.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 20/11/2021 14:15

ALGACA Escreveu:
NirSup Escreveu:A Queda de ... um Aumento de Capital Anunciado.

Pois eu acho que a grande correção resultou não da badalada cisão da GV (sell off), mas da anunciada fábrica de pasta solúvel e fibras sustentáveis para a indústria têxtil, na Galiza.
O investimento de 800 milhões de euros virá de algum lado: da banca,do PRR espanhol e dos... acionistas da Altri.
A queda de um aumento de capital anunciado.
E os grandes acionistas da Altri (de minimis non curat Praetor) os que não querem ou os que não podem ir ao aumento de capital puseram-se ao fresco. A tempo.
By Nirvana



a fabrica na Galiza vai ser contruída através dum consorcio através de fundos do PRR espanhol, o que é pena poderia ser feita em portugal com PRR Portugueses e criar postos de trabalho, mas isto é Portugal no seu melhor, agora aumento de capital basta vender a parte que tem na Greenvolt,


Até diria mais, sem GVolt no perímetro da Altri, a possibilidade de AC diminui significativamente, pois é conhecida a necessidade de fresh money dessas empresas…

E a fábrica é em consórcio como dizes. Quem me dera, ainda assim, que fizessem um AC bem diluidinho, a 2 euros. :D Nem todos os ACs são maus, aqui nunca seria para limpar perdas como banca e afins
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4065
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por ALGACA » 20/11/2021 13:48

NirSup Escreveu:A Queda de ... um Aumento de Capital Anunciado.

Pois eu acho que a grande correção resultou não da badalada cisão da GV (sell off), mas da anunciada fábrica de pasta solúvel e fibras sustentáveis para a indústria têxtil, na Galiza.
O investimento de 800 milhões de euros virá de algum lado: da banca,do PRR espanhol e dos... acionistas da Altri.
A queda de um aumento de capital anunciado.
E os grandes acionistas da Altri (de minimis non curat Praetor) os que não querem ou os que não podem ir ao aumento de capital puseram-se ao fresco. A tempo.
By Nirvana



a fabrica na Galiza vai ser contruída através dum consorcio através de fundos do PRR espanhol, o que é pena poderia ser feita em portugal com PRR Portugueses e criar postos de trabalho, mas isto é Portugal no seu melhor, agora aumento de capital basta vender a parte que tem na Greenvolt,
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: Altri - Tópico Geral

por NirSup » 20/11/2021 12:35

A Queda de ... um Aumento de Capital Anunciado.

Pois eu acho que a grande correção resultou não da badalada cisão da GV (sell off), mas da anunciada fábrica de pasta solúvel e fibras sustentáveis para a indústria têxtil, na Galiza.
O investimento de 800 milhões de euros virá de algum lado: da banca,do PRR espanhol e dos... acionistas da Altri.
A queda de um aumento de capital anunciado.
E os grandes acionistas da Altri (de minimis non curat Praetor) os que não querem ou os que não podem ir ao aumento de capital puseram-se ao fresco. A tempo.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Altri - Tópico Geral

por ASimoes » 20/11/2021 12:05

:clap: :!: :-k Obrigados, pela boa previsão \:D/
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 660
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Altri - Tópico Geral

por trend=friend » 20/11/2021 10:38

Estive para reentrar na Altri antes dos resultados na quinta-feira, mas desisti da ideia in extremis, pois podia acontecer um sell on the news devido à subida das últimas semanas. Quando passado umas horas vi a notícia da cisão, para mim mais relevante do que os resultados, arrependi-me e muito, e ainda tive esperança num tal sell on the news matinal.

Quando ontem abriu a subir 6%, pensei que era uma oportunidade perdida, pelo menos o arranque, pois não só com estes resultados, mas também com a cisão, tinha tudo para repetir 2018 numa cavalgada dos 6 aos 9. Mas quando fez o intraday que fez, acreditei num rebound na zona dos 5,40, veremos no que dá.

Vou dizer o motivo pelo qual penso que a cisão será (muito) benéfica, praticamente em qualquer cenário excepto crash na pasta ou em wall street…

A Altri tem o capital representado por cerca de 205m de ações e a Gvolt por cerca de 121m. A Altri tem 59% da Gvolt, portanto 71m destas ações são suas, e poderá distribui-las aos seus acionistas, deixando de estar interposta (não é dividendo, atenção, é uma separação num património autónomo).

Alguém que tenha 0,01% da Altri, ou seja, cerca de 20.500 ações, para facilitar as contas, terá direito a 0,01% dos 59% da participação na Gvolt, ou seja, 0,01% dos tais 71m, ou seja, 7.100 ações da Gvolt.

Em termos financeiros, a participação na Altri que, ao fecho de ontem vale 110k euros, vai dar direito a 44k euros em ações da Gvolt. Mas com uma nuance, no momento da cisão a Altri deve ajustar esse destaque, reduzindo os 44k. E é aqui que pode estar o (grande) interesse.

Com resultados como os actuais, que permitem perspectivar um dividendo na ordem dos 60 cêntimos por ação, qual a importância da Gvolt nesses resultados? Quase nula, pois até ao 3T lucra 6,5 milhões em 92 milhões… Portanto das 2 uma:

- se o destaque for feito de forma simplista numa cotação que pouco mexesse até lá, teriamos uma Altri a valer à volta de 3 e tal euros, uns 600/700 milhões de market cap com cerca de 120m de resultado líquido (anualizado), o que seria um cenário fenomenal de compra;

- como o anterior cenário é pouco verosímil, parece-me muito mais plausível que possa valorizar significativamente até ao 2T de 2022 (perspectiva do dividendo + atribuição das ações Gvolt na cisão). Ora se neste momento o valuation não está alto para os lucros que só a pasta está a gerar (em 2018 com resultados piores e a Gvolt ainda uma miragem estava a 9 euros portanto não é preciso dizer mais nada…). Ela até poderia ir a 9 euros, destacar ‘o terço” da Gvolt para manter aproximadamente aquela proporção referida atrás, e a 6 euros não estaria cara, com yield a rondar… 8-9%! mesmo sem os lucros da Gvolt.

E é isto.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4065
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Altri - Tópico Geral

por ASimoes » 19/11/2021 21:57

fosgass2020 Escreveu:Bem... com este fecho, segunda-feira é para continuar para sul...


:lol: depende de vocês ! Eu, entrei hoje e espero, dividendos ou ações da GRV, que seria melhor, pois fugíamos, aos 28% do nosso protetor, FinaS ancas ! :mrgreen: Bom descanso no fim de semana :-" Eu vim jantar a Portel ! :P
nota:- eu disse algures que este 6ª caiam... :-#

Altri e BCP afundam mais de 6% em dia vermelho nas bolsas
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 660
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Altri - Tópico Geral

por CamelWinner » 19/11/2021 21:17

Será que o Spin-off previsto irá ser taxado a 28% e considerado mais valia?

Se alguém entender do assunto gostaria de ser esclarecido.

Obrigado
 
Mensagens: 31
Registado: 9/5/2017 22:32

Re: Altri - Tópico Geral

por fjcbolsa » 19/11/2021 19:22

Era bom aguentar por aqui :?: mas é uma vela impressionante :-k
Anexos
Altri.png
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Altri - Tópico Geral

por Diacono » 19/11/2021 18:45

A queda poderá estar relacionada com o alerta feito sobre o impacto da inflação nas contas: os custos operacionais cresceram 14,3% face aos primeiros nove meses de 2020, registando-se "alguma pressão inflacionista", nomeadamente nos encargos com energia e madeira.

Justifica uma queda de 11% em dois dias? Custa a acreditar
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Altri - Tópico Geral

por fosgass2020 » 19/11/2021 17:50

Bem... com este fecho, segunda-feira é para continuar para sul...
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Altri - Tópico Geral

por Diacono » 19/11/2021 16:28

Os analistas aplaudem resultados e apreciam o Spin off

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... ra-a-altri
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 86 visitantes