Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SalvaFP » 12/12/2024 10:20

tb estou fora...acho empresa devia esclarecer bem o impacto da Duro, apesar de afirmarem ser pequeno...
desconfio tb do real motivo da queda recente de 10% !!

Registado: 3/7/2023 13:03

por J.f.vieira » 12/12/2024 9:53

Registado: 29/11/2007 3:59

por Pageup » 12/12/2024 9:19

Já despachei as minhas, se fiz bem ou não eis a questão...agora faço bolsa TV :lol:

Registado: 1/4/2019 10:52

por Rolling_Trader » 12/12/2024 9:14

CaixaBank/BPI sobe preço-alvo das ações da Mota-Engil para 5,65 euros

In jornaleconomico.sapo.pt

O CaixaBank/BPI fez subir o preço-alvo que atribui às ações da Mota-Engil de 5,60 para os 5,65 euros por ação. Em causa está um potencial de valorização de 113% face à cotação de fecho da sessão desta terça-feira.

Um research reviu o intervalo de avaliação para entre 5,03 a 7,21 euros (compara com o anterior de 5,03 a 6,95 euros), após a empresa do setor da construção rever em alta em 1% a estimativa para o EBITDA referente ao período de 2024 até 2030.

Os analistas destacam como fatores positivos o pico de vendas, o EBITDA e o backlog, assim como a menor alavancagem e maior exposição a atividades não-E&C. Em simultâneo, o equity story beneficia dos resultados operacionais, dos níveis recorde atingidos pela carteira de encomendas e das alienações de ativos concessionais com ganhos de capital.

Registado: 1/1/2024 14:39

por previsor » 11/12/2024 23:53

O que vou dizer não é muito importante, mas reparei que a linha descendente de baixo parece estar mal colocada no gráfico. Isso acontece porque esse gráfico não está ajustado para os dividendos, e quando desenhei as linhas, estava ajustado. No tópico que tenho, as linhas ja estão corretas.

Registado: 15/3/2023 3:21

por Pageup » 11/12/2024 23:03

previsor Escreveu:A 16 de Julho saiu uma notica tambem do caixa bank a dizer que aumentaram o preço alvo das ações para entre 5,03 euros a 6,95 euros.
Curiosamente abriu em alta no dia seguinte e esse dia foi o primeiro que abriu acima da linha de resistencia e desceu. Desde o dia da noticia até hoje desceu 25%.

CaixaBank/BPI aumenta preço-alvo das ações da Mota-Engil
Os analistas aumentaram o price-target das ações da construtora para 5,03 euros a 6,95 euros por ação https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ota-engil/

aaa.png

Mas agora está mais barata.... :lol:

por previsor » 11/12/2024 22:56

A 16 de Julho saiu uma notica tambem do caixa bank a dizer que aumentaram o preço alvo das ações para entre 5,03 euros a 6,95 euros.
Curiosamente abriu em alta no dia seguinte e esse dia foi o primeiro que abriu acima da linha de resistencia e desceu. Desde o dia da noticia até hoje desceu 25%.

CaixaBank/BPI aumenta preço-alvo das ações da Mota-Engil
Os analistas aumentaram o price-target das ações da construtora para 5,03 euros a 6,95 euros por ação https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... ota-engil/

aaa.png

E se for pesquisar mais se calhar encontro ainda outra vezes que aumentaram o preço alvo quando a cotação estava ainda mais em cima.
Editado pela última vez por previsor em 11/12/2024 23:05, num total de 1 vez.

por AAA_ » 11/12/2024 22:46

Agora que ia tão bem lançada aparece isto:

https://www.europapress.es/economia/not ... 73446.html

Registado: 21/10/2010 13:08

por Pageup » 11/12/2024 22:37

Pageup Escreveu:Na página do sapo , divisória economia, publicada após fecho de mercado.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... =destaques

Amanhã na abertura já vai bombar, os shorts vão fechar?? a questão de um milhão....

por Pageup » 11/12/2024 22:34

Na página do sapo , divisória economia, publicada após fecho de mercado.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... =destaques

por Investor Tuga » 11/12/2024 22:25

Pageup Escreveu:CaixaBank/BPI sobe preço-alvo das ações da Mota-Engil para 5,65 euros
A empresa, cotada no índice PSI, tem um potencial de valorização de 113% em bolsa, de acordo com um ‘research’ do CaixaBank/BPI.

Aonde está essa notícia?

Registado: 7/9/2024 8:51

por Pageup » 11/12/2024 22:12

CaixaBank/BPI sobe preço-alvo das ações da Mota-Engil para 5,65 euros
A empresa, cotada no índice PSI, tem um potencial de valorização de 113% em bolsa, de acordo com um ‘research’ do CaixaBank/BPI.

por Goya777 » 11/12/2024 21:41

Duro Felguera em chapter 11

Registado: 17/7/2014 22:33

por Àlvaro » 11/12/2024 20:06

Acelerou ligeiramente, terá de alcançar o topo de curtíssimo prazo e só aí saberemos da força da posição curta, se desata a vender, se não se aguente e terá de comprar direto até 3 euros. :wink:

Registado: 31/5/2014 23:07

por muad'dib » 11/12/2024 20:01

Esta sua afirmação está ERRADA!

não é por afirmar vezes sem fim que se tornará verdade.
ademais, as palavras foram suas, não minhas.
continue a escrever que está no bom caminho, lamento, todavia, não será isso que fará a mota subir.
talvez amanhã consiga o patamar dos €3 :!:
Anexos
IMG_7839.jpeg
IMG_7840.jpeg

Registado: 15/11/2024 12:20

por MarcoAntonio » 11/12/2024 19:03

MarcoAntonio Escreveu:Aqui vai um update provisório. A sessão de hoje poderá ajudar a esclarecer se a Mota está ainda, ou não, dentro do padrão dos últimos 3 meses, que era praticamente lateral (ver mínimos de setembro, outubro e novembro). Um fecho pelos valores em que se encontra agora ou superior sugeriria que não.

Actualizado com o fecho e o volume final da sessão:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Rolling_Trader » 11/12/2024 18:28

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Outra questão importante: comprar ações próprias diminui o número de ações em circulação, o que vai influenciar positivamente vários indicadores económicos que usam o número de ações em circulação para os cálculos, nomeadamente o EPS (Earnings Per Share ou Lucro Por Ação) (...)

isso será verdade se, e só se, as tirarem de circulação, o último exemplo no psi, é o caso dos ctt.

Esta sua afirmação está ERRADA!

EPS = ("Net Income" - "Preferred Dividends") / "End of Period Common Shares Outstanding"

Shares Outstanding, por definição são as ações em circulação onde se incluem todas as detidas tanto pelos acionistas de referência como as que estão em free float.

Não confunda com Treasury Stocks, essas são as ações próprias (ou recompradas) da empresa e não entram para o cálculo do EPS

Se tiver dúvidas vá à página do perfil corporativo da Mota Engil e vai lá ver o seguinte:

Number of Shares: 306.775.950
    Ações próprias 6.091.581

Também encontra as contas do EPS, feitas pela própria Mota Engil:

Para 2023

Net income Group 113M€
        EPS 0.376€

Precisa de uma calculadora?

Eu ajudo-o. Como não existem "Preferred Dividends" no caso da Mota Engil, temos

EPS de 2023 = Lucro Líquido de 2023 / Shares Outstanding 2023
    = Lucro Líquido de 2023 / (Total de ações - Ações Próprias)
    = 113 000 000 / (306 775 950 - 6 091 581)
    = 0,375809359082447€
    = 0,376€ (por arredondamento matemático à milésima)

Se incluir todas as ações, no cálculo do EPS, vai obter o valor 113 000 000 / 306 775 950 = 0,3683469972140906 = 0.368 (por arredondamento matemático à milésima)

O valor do EPS, que consta no site é de 0.376€ e não 0.368€, portanto o cálculo do EPS não leva em consideração as ações próprias.

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Pode fazer o exercício de calcular o preço médio das várias compras dessas 11 milhões de ações (deve rondar os 2,5€ ou menos), ou seja com a compra de ações própria, e subsequente revenda, a Mota Engil encaixou bastante dinheiro, assim como os seus acionistas.

no caso da mota, se as venderam, as ações entraram em circulação, por conseguinte, não há melhoria nenhuma dos indicadores financeiros
:mrgreen:

é só artistas :lol:

Aqui o artista é você. Artista da manipulação neste caso. Onde é que eu escrevi que comprar e a seguir revender ações melhora os indicadores financeiros? Não foi na frase que citou de certeza.

Mas mesmo assim meu caro, se uma empresa comprar ações próprias e as vender depois a um preço mais alto, a menos que seja para compensar perdas de rentabilidade, podemos inferir que vai melhorar indicadores financeiros sim.

Se ficar com a mais valia da compra/venda em caixa, vai diminuir o valor da dívida líquida e consequentemente melhorar todos os rácios de solvabilidade.

Se usar esse dinheiro para reinvestir, dependendo de como investe, pode aumentar os capitais próprios, o lucro operacional ou o lucro líquido tendo impacto em dezenas de rácios financeiros relevantes e também no EPS sim.

Quer que lhe ponha aqui essas contas também? (Faça-as você!)

por MXMX » 11/12/2024 18:25

Rolling_Trader Escreveu:Não existe nenhuma imposição legal (lei ou regulamentação) nem estatutária (nos estatutos da Mota-Engil) que proíbam os gestores de comprarem ações em nome individual e tal ação ser seguida de uma subsequente compra por parte da holding da Família Mota e/ou da própria Mota-Engil

Não me parece que seja assim linear, o acordo com a CCCC deve prever os limiares que cada uma das partes pode deter.

FM - 39.2% + IM-1.18%
Epoch - 33.1%

Registado: 24/10/2024 14:54

por previsor » 11/12/2024 18:20

AAA_ Escreveu:Prefiro que a Mota se deixe ficar quietinha e não compre acções próprias nenhumas. Eles que se preocupem em melhorar o balanço, reduzindo a dívida.

O que estamos a viver são oscilações de curto prazo que em nada afectam o valor da empresa. A empresa tem bons fundamentais (com um balanço melhorado teria mais ainda) e isso acabará por se reflectir na cotação.

Essa conversa de açoes com bons fudamentais na bolsa portuguesa não se tem provado muito verdadeira desde 2000.

Existem indicadores fundamentais em que quase nenhuma açao portuguesa é boa como o crescimento do fluxo de caixa operacional liquido. É frequente ser negativo. Por acaso em 2022 ela teve esse indicador muito positivo e a ação subiu muito em 2023 e até Março deste ano, mas não são consistentes nos resultados. Alternam anos bons com anos maus. A cotação dela desde 2008, subiu em 7 anos e desceu em 11 anos.

A Mot engil é boa, para quem fizer um timing razoavel. Nao foi boa para quem as tem desde Março deste ano, mas provavelmente vai ser boa para quem as comprar agora.

Mas isso dos donos das empresas comprarem e venderem ações é completamente banal. Acontece em todas as empresas. Nao há nada de especial nisso.

O que achariam se tivessem uma açao como a SMCI, que esteve a descer mais de 80% este ano e os donos só fizeram vendas desde Agosto de 2023?

Provavelmente culpavam eles pela descida. Mas de agosto de 2023 até Março de 2024 a açao até triplicou de valor.

Nao é por eles comprarem ou venderem que as açoes vao subir ou descer. Só num espaço de tempo muito curto se fizerem publicidade das compras ou vendas como o Elon Musk fez uma ou outra vez é que o que fazem tem algum impacto na cotaçao porque atrai outros a fazerem o mesmo. Mas isso só se nota em um ou dois dias e depois volta ao normal. E isso acho que nem é legal. O elon musk ja teve de pagar multas por coisas deste genero.
Editado pela última vez por previsor em 11/12/2024 19:28, num total de 3 vezes.

por muad'dib » 11/12/2024 17:18

Outra questão importante: comprar ações próprias diminui o número de ações em circulação, o que vai influenciar positivamente vários indicadores económicos que usam o número de ações em circulação para os cálculos, nomeadamente o EPS (Earnings Per Share ou Lucro Por Ação), que serve por sua vez de base para o cálculo de dezenas de outros indicadores financeiros e modelos de investimento para calcular quanto vale um determinado título (só coisas boas em comprar ações próprias portanto, desde que haja tesouraria).

isso será verdade se, e só se, as tirarem de circulação, o último exemplo no psi, é o caso dos ctt.

Pode fazer o exercício de calcular o preço médio das várias compras dessas 11 milhões de ações (deve rondar os 2,5€ ou menos), ou seja com a compra de ações própria, e subsequente revenda, a Mota Engil encaixou bastante dinheiro, assim como os seus acionistas.

no caso da mota, se as venderam, as ações entraram em circulação, por conseguinte, não há melhoria nenhuma dos indicadores financeiros
:mrgreen:

é só artistas :lol:

Registado: 15/11/2024 12:20

por AAA_ » 11/12/2024 17:09

Prefiro que a Mota se deixe ficar quietinha e não compre acções próprias nenhumas. Eles que se preocupem em melhorar o balanço, reduzindo a dívida.

O que estamos a viver são oscilações de curto prazo que em nada afectam o valor da empresa. A empresa tem bons fundamentais (com um balanço melhorado teria mais ainda) e isso acabará por se reflectir na cotação.

Registado: 21/10/2010 13:08

por Rolling_Trader » 11/12/2024 16:59

hugob0ss Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:(...)
Dados estes factos, a minha opinião é que é cada vez mais provável que a Mota Engil entenda adequado, tal como fez no passado, adquirir mais ações próprias, especialmente se a pressão shortista continuar a aumentar.

Bom dia Rolling_Trader (...)

Primeiro um ponto prévio sobre a expressão: "contra factos não há argumentos"

Contra factos não há argumentos, mas numa discussão genérica, não no caso concreto que referiu, os factos não devem ser apresentados isoladamente e desprovidos de contexto, podem ser simplesmente falsos, ou tendenciosos, de forma a favorecer determinada narrativa.

Boa tarde hugob0ss,

Concordo consigo. O uso de factos (mesmo que corretos) para tirar conclusões pode ser falacioso ou tendencioso, seja por omissão de outros factos tão ou mais relevantes, seja por extrapolação desses factos para inferir outros, mais tendenciosos.

Lanço aqui um repto a todo e qualquer forista: Se não concordarem com alguma das conclusões a que eu chego nos meus posts, respondam-me em citação, tal como o hugo fez aqui.

Não é a primeira vez que outro forista me faz mudar de opinião por eu estar a ter uma visão tendenciosa. E reitero que é para isso que eu escrevo aqui, para pôr em causa os meus próprios argumentos ou para aprender com outros que possam ter informação que eu não sei (ou que descurei).

hugob0ss Escreveu:Quanto à questão da compra de ações próprias pela Mota Engil (...) parece-me bastante inviável que haja uma compra de ações próprias por parte da empresa nesta altura, uma vez que houve uma compra prévia individual por parte do CEO.

Não existe nenhuma imposição legal (lei ou regulamentação) nem estatutária (nos estatutos da Mota-Engil) que proíbam os gestores de comprarem ações em nome individual e tal ação ser seguida de uma subsequente compra por parte da holding da Família Mota e/ou da própria Mota-Engil.

Para além de não existir proibição legal ou estatutária, existem precedentes.
A título de exemplo, em 22 de novembro de 2018, António Mota, o então Presidente do Conselho de Administração comprou 50 mil ações em nome individual, no mesmo dia a holding Mota Gestão e Participações, SGPS, S.A. comprou outras 100 mil ações, e apenas 6 dias depois a Mota-Engil SGPS, S.A. comprou 170 mil ações próprias.

Sendo legal e existindo precedentes históricos, porque lhe parece inviável que isso possa acontecer agora?

hugob0ss Escreveu:Agora, ou a compra das ações por parte da empresa não tem impacto nenhum na criação de valor (para a empresa) e é pura especulação, ou se tem impacto no mercado parece-me no mínimo, eticamente reprovável, a gestão comprar ações, sabendo que de seguida, recursos da empresa vão ser gastos na compra de ações próprias.

hugob0ss, uma cotada em bolsa é um ativo cujo valor é mensurável. O valor que o mercado está disposto a pagar pelo preço de uma ação leva em linha de conta dois componentes: o valor contabilístico (i.e. o valor que subsistiria caso a empresa fosse vendida) e o valor especulativo (ou seja, o valor adicional, positivo ou negativo, que o acionista está disposto a pagar por cada ação).
É normal que o valor especulativo possa trazer a cotação abaixo do seu valor contabilístico se, por exemplo, as prespetivas dos resultados futuros (por força da conjuntura, ciclos económicos ou outras circunstâncias intrínsecas ou extrínsecas) for negativa.
Porém, no caso da Mota-Engil, as projeções para 2024, 2025 e 2026 são de crescimento, pelo que é paradoxal se o valor da cotação vier abaixo do valor contabilístico.

Não sei quanto a si, mas eu invisto em títulos que têm credibilidade financeira. A partir do momento que essa credibilidade financeira desaparece, o ativo, para mim (e para muitos acionistas), torna-se lixo especulativo equivalente à bitcoin que não tem qualquer valor ativo subjacente (é pura especulação).

É do primordial interesse da empresa defender a credibilidade do "ativo financeiro Mota-Engil", mesmo que para isso tenha de comprar ações próprias para não deixar ir o preço abaixo de um valor racional e equilibrado, especialmente se a queda da cotação se dever essencialmente a ações concertadas de short-selling.

A compra de ações próprias é um "mecanismo de defesa" dos interesses legítimos de toda e qualquer empresa cotada em bolsa.

Quanto a "gastar" o dinheiro dos acionistas, olhe que está a ver as coisas ao contrário. Comprar ações próprias quando elas estão subvalorizadas pode ser um investimento.
Novamente aqui temos precedentes, se ler o relatório de contas de 2014 da Mota-Engil, vai encontrar a seguinte passagem " o GRUPO procedeu à alienação da totalidade das suas ações próprias (11.101.379 ações) num processo de oferta particular (fora de bolsa) ao preço de 4,65€ por ação. Em consequência da referida alienação, a MOTAENGIL SGPS, S.A. deixou de deter ações próprias.".

Pode fazer o exercício de calcular o preço médio das várias compras dessas 11 milhões de ações (deve rondar os 2,5€ ou menos), ou seja com a compra de ações própria, e subsequente revenda, a Mota Engil encaixou bastante dinheiro, assim como os seus acionistas.

Outra questão importante: comprar ações próprias diminui o número de ações em circulação, o que vai influenciar positivamente vários indicadores económicos que usam o número de ações em circulação para os cálculos, nomeadamente o EPS (Earnings Per Share ou Lucro Por Ação), que serve por sua vez de base para o cálculo de dezenas de outros indicadores financeiros e modelos de investimento para calcular quanto vale um determinado título (só coisas boas em comprar ações próprias portanto, desde que haja tesouraria).

por MarcoAntonio » 11/12/2024 15:00

Aqui vai um update provisório. A sessão de hoje poderá ajudar a esclarecer se a Mota está ainda, ou não, dentro do padrão dos últimos 3 meses, que era praticamente lateral (ver mínimos de setembro, outubro e novembro). Um fecho pelos valores em que se encontra agora ou superior sugeriria que não.

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por previsor » 11/12/2024 14:46

É normal os donos das empresas comprarem e venderem ações da própria empresa.

Antigamente, dizia-se que o Belmiro de Azevedo era bom nisso, que tinha bom timing.

As vezes fala-se também do Elon Musk, que também teve bom timing em algumas situações, mas ele usa as redes sociais a seu favor para manipular e já teve processos na justiça.

Mas o caso deles era mais especial. Na maioria das vezes, as compras e vendas dos donos das empresas não têm impacto e não são relevantes para o mercado.

por mcstreet » 11/12/2024 13:57

hugob0ss Escreveu:[

Agora, ou a compra das ações por parte da empresa não tem impacto nenhum na criação de valor (para a empresa) e é pura especulação, ou se tem impacto no mercado parece-me no mínimo, eticamente reprovável, a gestão comprar ações, sabendo que de seguida, recursos da empresa vão ser gastos na compra de ações próprias. :shame:

Seria apenas a bolsa portuguesa no seu melhor como de costume, não me admirava nada que isso acontecesse. Embora neste caso os pequenos acionistas também seriam beneficiados, o que encaixa bem na mentalidade tuga do "ah e tal o gajo gamou mas deu a ganhar a todos" :D

Registado: 28/4/2006 17:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, acintra, Ano nimus, Apramg, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, latbal, malakas, Manchini888, MP65, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 68 visitantes