Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rolling_Trader » 15/12/2024 12:26

MXMX Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Não existe nenhuma imposição legal (lei ou regulamentação) nem estatutária (nos estatutos da Mota-Engil) que proíbam os gestores de comprarem ações em nome individual e tal ação ser seguida de uma subsequente compra por parte da holding da Família Mota e/ou da própria Mota-Engil

Não me parece que seja assim linear, o acordo com a CCCC deve prever os limiares que cada uma das partes pode deter.

FM - 39.2% + IM-1.18%
Epoch - 33.1%

MXMX, esta sua mensagem passou-me despercebida, mas deixou-me curioso.

Essas percentagens que refere dizem respeito aos limiares? Onde podemos encontrar o acordo? (não consegui encontrar referências)

Em que medida é que a IM, sendo um fundo, esteve envolvida no acordo com a CCCC?

Por fim, note que a Mota Engil comprar ações próprias não aumenta nem diminui a participação dos seus acionistas (sejam, ou não, acionistas de referência). Ao comprar ações próprias, estas são contabilizadas nas contas da empresa logo, na prática, são "de todos os acionistas".

Registado: 1/1/2024 14:39

por Crissssx » 13/12/2024 21:34

Na segunda vai cair , ou talvez até subir .
Depende daquilo que os investidores quiserem .
Confia Joca .

Registado: 22/2/2019 14:19

por Àlvaro » 13/12/2024 20:07

Estamos num ponto interessante com elevada probabilidade de ir para norte, o dia de hoje é indicativo de inversão de tendência. A questão agora está em saber se os ursos voltarão a atacar nos 3 euros, ou se fecham e a ação segue o seu caminho até aos 3.40. Farei nessa primeira resistênci o que fiz anteriormente, vender uma pequena posição para retomar. Objetivo até final do ano? Na minha leitura 3.40.

Registado: 31/5/2014 23:07

por MarcoAntonio » 13/12/2024 18:03

Aqui fica a versão final, só para ficar com o fecho da sessão/semana:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Crissssx » 13/12/2024 17:58

aposto que houve quem tenha saído ontem logo pela manha e entrado á hora de almoço fazendo o trade perfeito :lol: :lol:

Registado: 22/2/2019 14:19

por andraderui » 13/12/2024 17:51

Gráfico semanal num ponto muito interessante.
Anexos
Mota.jpg
Mota.jpg (55.39 KiB) Visualizado 4437 vezes
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/

Registado: 12/11/2002 16:18

por MarcoAntonio » 13/12/2024 15:28

Já agora, esta é uma boa oportunidade para demonstrar o porquê de eu utilizar os mesmos próprios indicadores e não querer saber dos indicadores standard.

A Mota subiu sensivelmente a mesma coisa a semana passada e esta semana, aproximadamente no mesmo número de sessões e partindo mais ou menos do mesmo ponto e chegando mais ou menos ao mesmo ponto (nota: da segunda vez o movimento é ligeiramente maior mas também com mais uma sessão, se incluirmos o swing completo; o ponto é que os movimentos são bastante comparáveis). Ok, o meu indicador de momentum está mais ou menos no mesmo nível de quinta-feira da semana passada, como era de esperar de um indicador de momentum olhando até para o gráfico a olho nú, perante um cenário tão evidente. Agora, é ver os disparates que os outros indicadores de momentum andam a fazer...

O OBV (assim como outros indicadores de volume) também não é suficientemente bom, as assumpções são demasiado naive; os outros indicadores de volatilidade têm demasiado lag (tenho uma comparação identica algures noutro post). É possível fazer melhor em qualquer um dos casos.

Imagem

Uma pequena nota adicional: o meu gráfico inclui, propositadamente, os fins-de-semana na escala temporal. Se retirarmos os fins-de-semana, as duas subidas são ainda mais semelhantes do que aparenta aqui.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 13/12/2024 15:11

Com a Mota a testar os máximos da semana passada, aqui vai um update provisório com a sessão ainda a desenrolar.

Imagem
Imagem

Administrador Fórum

por SalvaFP » 13/12/2024 13:41

O fundo terá as suas razoes..
Mas não + se pode ver apenas especulação aí ,,,e quem a levou para 5 euros...será que vale mesmo o que os targets afirmam...
é que fez um aumento de capital a 1,5 e não foi subscrito !!

Registado: 3/7/2023 13:03

por Sinedrio » 13/12/2024 13:08

muad'dib Escreveu:a negociação esteja a meio do dia.
gráfico mensal com bom visual :!:
gráfico diário com espaço para ir fechar o gap na zona dos € 3,02 a € 3,08.
cenário futuro para reforço de alteração de tendência de curto / médio prazo:
i) subida do preço aos € 3,50, desenho duma cup & handle.
ii) descida do preço à zona dos € 3,20; € 3,25;
iii) target do padrão técnico zona dos € 4,70.

se, irá ocorrer, eu vou torcer por isso, pois estou dentro, todavia, nada dou por adquirido, ou seja, o fundo short não quer perder, e tudo fará para atingir o objectivo do mandante da operação :-"
há aqui um padrão, em 2024, muito semelhante ao que a mota executou em finais de outubro a dezembro de 2022 :lol:

Está com bom aspecto e sobretudo acho que tem caminho praticamente livre até aos 3 euros. Se vai passar daí, talvez só os resultados o digam, mas sinceramente e pelas previsões, as perspectivas são animadoras na minha opinião. Se os os resultados forem bons isto pode ser o princípio de um rally a sério, daqueles que só a Mota dá. Pago para ver. Estou dentro.

Registado: 20/11/2015 17:22

por muad'dib » 13/12/2024 12:57

a negociação esteja a meio do dia.
gráfico mensal com bom visual :!:
gráfico diário com espaço para ir fechar o gap na zona dos € 3,02 a € 3,08.
cenário futuro para reforço de alteração de tendência de curto / médio prazo:
i) subida do preço aos € 3,50, desenho duma cup & handle.
ii) descida do preço à zona dos € 3,20; € 3,25;
iii) target do padrão técnico zona dos € 4,70.

se, irá ocorrer, eu vou torcer por isso, pois estou dentro, todavia, nada dou por adquirido, ou seja, o fundo short não quer perder, e tudo fará para atingir o objectivo do mandante da operação :-"
há aqui um padrão, em 2024, muito semelhante ao que a mota executou em finais de outubro a dezembro de 2022 :lol:
Anexos
m_m.png
m_d.png

Registado: 15/11/2024 12:20

por hugob0ss » 13/12/2024 12:13

Sinedrio Escreveu:As obrigações detêm uma rentabilidade fixa. As acções não. Provavelmente ele espera, ou confia, numa subida das acções que compensará muito mais que a rentabilidade das obrigações.

Costuma-se dizer no poker que o gentleman não faz bluff.
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por SalvaFP » 13/12/2024 11:33

a situação de Espanha pode ter impacto o lucro e dividendo--

Registado: 3/7/2023 13:03

por Sinedrio » 13/12/2024 11:25

As obrigações detêm uma rentabilidade fixa. As acções não. Provavelmente ele espera, ou confia, numa subida das acções que compensará muito mais que a rentabilidade das obrigações.

por hugob0ss » 13/12/2024 10:53

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -mil-euros

...
Manuel António da Fonseca Vasconcelos da Mota, membro do Conselho de Administração da Mota-Engil, vendeu 251 obrigações da construtora, com um valor nominal de 500 euros. A transação totaliza, assim, 125.500 euros.

Na semana passada, Manuel António da Mota adquiriu 40 mil ações da empresa, passando a deter um total de 300 mil, que corresponde a 0,1% do capital social da construtora.

Alguém anda a ler os posts do Caldeirão!
Num cenário onde é expetável que as ações tenham maior rentabilidade, parece-me mais eficiente ou racional, que se prefiram as ações às obrigações, com a devida ressalva que cada um terá o seu perfil de risco,
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por Goya777 » 13/12/2024 10:51

O homem comprou acçoes mas vendeu obrigaçoes. Aumentar exposiçao ao grupo nao era opçao? :-k

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... -mil-euros

Sendo honesto intelectualmente, provavelmente apenas uma questao de manter liquidez inalterada

Registado: 17/7/2014 22:33

por muad'dib » 13/12/2024 9:44

Os algoritmos não pensam, os humanos sim (nem todos, mas vá, a generalidade).

tens piada :lol:

Vá ler o meu post, está lá tudo explicado, não me vou repetir. Ou o seu seu ego impede-o de interpretar e respeitar conclusões diferentes da sua, mesmo que não concorde com elas?

isto contribui para a discussão sobre a mota em quê?

eu apenas demonstrei o meu argumento.
PT de humanos, e algoritmos :lol: ou o que quiseres chamar, onde acertaram no preço?

ZERO. BOLA

por Rolling_Trader » 13/12/2024 9:42

Hoje no jornal de negócios Mota-Engil indisponível para pôr mais dinheiro na Duro Felguera

Para não estragar o negócio ao negócios (visto que a notícia só está disponível para assinantes), deixo só um resumo do essencial:

In Jornal de Negócios

A Mota-Engil não está disponível para colocar mais dinheiro na Duro Felguera
(...)
Uma garantia, sabe o Negócios, que a construtora portuguesa deu aos analistas.
(...)
caso a situação da Duro Felguera se agrave e a empresa acabe em insolvência, a Mota-Engil perderá no máximo os 20 milhões do investimento que realizou nesta participada
(...)
Aos analistas o grupo português assegurou também já que o acordo assinado em julho com a Petróleos Mexicanos (Pemex) (...) está a salvo dos problemas que a espanhola enfrenta, até porque o contrato foi assinado com a Mota-Engil México.
(...)
A própria empresa espanhola assegurou já que irá continuar com a sua atividade normal e a desenvolver os projetos em curso.

por trend=friend » 13/12/2024 9:27

Máximo de quatro meses entretanto… a ver se é desta
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Rolling_Trader » 13/12/2024 9:23

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:quem sabe distinguir entre price targets calculados por seres humanos e "valores intrínsecos" calculados por máquinas, na generalidade, faz bons negócios

não me digas que os algoritmos foram feitos por eles próprios :lol:

Os algoritmos não pensam, os humanos sim (nem todos, mas vá, a generalidade).

Compare os "valores intrínsecos" dados pelo SimplyWallSt e pelo AlphaSpread, ambos acima dos 10€, com os "price targets" dados por humanos, todos abaixo de 6€, depois faça uma coisa que quase nenhum investidor faz, vá ler as notas de research que estiveram na base do cálculo do PT. Os algoritmos não debitam notas de research para fundamentar o cálculo.

muad'dib Escreveu:
Rolling_Trader Escreveu:Eu faço bons negócios porque sei interpretar os price targets e uso-os como já descrevi anteriormente neste post.

E isto contribui para o preço da mota, descida, subida, lateralização, como? mas para o teu ego sim :lol:

Novamente está a demonstrar a sua incapacidade de interpretar português. Os price targets contribuem para as minhas decisões de investimento.

Vá ler o meu post, está lá tudo explicado, não me vou repetir. Ou o seu seu ego impede-o de interpretar e respeitar conclusões diferentes da sua, mesmo que não concorde com elas?

muad'dib Escreveu:os PT de humanos, e algoritmos :lol: estão certos no que toca ao preço da mota no imediato?

Nunca fiz tal relação.

Novamente lhe digo, vá ler o meu post.

Já percebi que você só valoriza a opinião dos outros quando é coincidente com a sua.
Editado pela última vez por Rolling_Trader em 13/12/2024 9:32, num total de 1 vez.

por J.f.vieira » 13/12/2024 9:22

Pageup Escreveu:
J.f.vieira Escreveu:Mãos fracas!!! :shame:
Pessoal de pouca fé... :wall:

J.f.vieira

Mãos fracas não!! Habilidade e muitos anos, o meu ditado preferido é...mais vale um pássaro nas mãos do que dois a voar, e não podemos querer ganhar tudo, temos que deixar algum para os nossos amigos :lol: :lol:

Quase que consigo comprar 10 cêntimos mais barato que a venda de manhã. É mau?
Anexos
Screenshot_20241213_081702_Samsung Internet.jpg
Vendeste?...ou não compraste...!

Registado: 29/11/2007 3:59

por Àlvaro » 13/12/2024 9:18

Ou é o dia do "vai ou racha". Cá para mim a Mota vai e não racha. :wink:

Registado: 31/5/2014 23:07

por muad'dib » 13/12/2024 9:01

"valores intrínsecos" calculados por máquinas, na generalidade, faz bons negócios.

não me digas que os algoritmos foram feitos por eles próprios :lol:

Eu faço bons negócios porque sei interpretar os price targets e uso-os como já descrevi anteriormente neste post.

E isto contribui para o preço da mota, descida, subida, lateralização, como? mas para o teu ego sim :lol:

os PT de humanos, e algoritmos :lol: estão certos no que toca ao preço da mota no imediato?
Anexos
IMG_7843.jpeg

por Sinedrio » 13/12/2024 8:45

Não é que eu ache que este caso fosse assim tão importante nas contas da Mota (não é, de todo) mas não deixa de ser uma boa notícia.

"La CNMV levanta la suspensión de Duro Felguera Pese a la declaración de preconcurso, la provisión de 100 millones es suficiente para admitir las acciones a cotización de nuevo Ha estado casi tres semanas fuera de los parqués."

por Rolling_Trader » 12/12/2024 23:53

muad'dib Escreveu:quem negoceia com base em PT, na generalidade não faz bons negócios, pois poucas são as vezes, para não dizer nenhumas :lol: , que a banca de investimento, fundos e afins, estão certos nas avaliações que fazem aos activos.

Só é pena que o muad'dib confunda price targets de analistas financeiros (humanos) com o que denominou por "afins" (máquinas).

A plataforma MarketScreener reune o consenso de (alguns) analistas financeiros (aqueles da listagem da GoBulling)

A plataforma SimplyWallSt calcula automaticamente (i.e. sem intervenção humana) um "valor intrínseco" usando o modelo "2 Stage Free Cash Flow to Equity" com base em extrapolações automáticas de crescimento do cash flow da empresa para os próximos 10 anos. Não leva em consideração a dependência da Mota-Engil (e do setor da construção) aos ciclos económicos, daí estar a debitar um valor estratoesférico de 12,23€

A Alpha Spread usa uma variante própria de um modelo de valorização DCF a 5 anos que deriva um absurdo "valor intrínseco" de 39.3€, depois minorado pela média de um valor relativo calculado com base em múltiplos de avaliação de valor como o P/S, P/E, P/B, EV/EBITDA, EV/FCFF (entre outros), que deriva um valor, também absurdo, de 13€ dado que usa como base de comparação, empresas não comparáveis.

A listagem dos price targets elencados pelo relatório da GoBulling, esse sim refere "price targets", calculados por profissionais da área financeira, que alimentam os modelos de cálculo com as projeções de cash flow baseado nas projeções financeiras dos próximos anos, levando em conta todos os fatores intrínsecos e extrínsecos à empresa.

O mal das plataformas do Simply Wall St e Alpha Spread é que são baseadas em algoritmos informáticos que, quando aplicados a empresas com as particularidades de dispersão geográfica e setorial da Mota Engil, usam bases de cálculo muito discutíveis que derivam valores irrealistas. (esses algoritmos ainda não conseguem raciocinar. Mesmo um algoritmo de inteligência artificial generativo LLM muito bem treinado é tão falível quanto o treino que teve. Um LLM não é inteligente, apenas aparenta ser).

Parafraseando-o muad'dib, quem sabe distinguir entre price targets calculados por seres humanos e "valores intrínsecos" calculados por máquinas, na generalidade, faz bons negócios.

Eu faço bons negócios porque sei interpretar os price targets e uso-os como já descrevi anteriormente neste post.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 41 visitantes