Cofina - Tópico Geral
Re: Cofina - Tópico Geral
Tenho para mim que o MBO, ou é meramente uma lebre, posta a correr, com o patrocínio do núcleo duro acionista que controla a Cofina SGPS, para despertar o apetite de outros investidores, nomeadamente de Mário Ferreira, ou é, de algum modo, forma de permitir a dois elementos daquele núcleo duro desinvestirem na Cofina SGPS. Penso que se trata da primeira hipótese. Se for a primeira hipótese, da parte de Mário Ferreira já levou resposta!
Crise, não fales antes de tempo, nunca dá bom resultado. o que tenho dito -e mantenho.- é que espero reentrar perto de 40. Não vejo porque insistes tanto nessa ideia de que subirá. Andas nessa insistêncis deste 47/48. Até pode ser que um dia tenhas razão. dá tempo ao tempo.
- Registado: 31/5/2014 23:07
o prazo não conta....pode ser renovado.
- Registado: 3/7/2023 13:03
Àlvaro Escreveu:Duas semanas e meia para o curto prazo é uma eternidade. Não creio que se aguente neste intervalo até lá.
claro , certamente irá descer pelo teu entendimento ?
Tudo o que tens dito nestas ultimas semanas acerca da Cofina , tem batido ao lado .
Até podem cair para os 0.30C mas nunca antes de haver novidades.
- Registado: 22/2/2019 14:19
Duas semanas e meia para o curto prazo é uma eternidade. Não creio que se aguente neste intervalo até lá.
Pois, com um floor no preço a 44, pânico não vejo nenhum… já ansiedade, essa é normal.
Mas já faltou mais, 2 semanas e meia estará resolvido. E entretanto acho que ainda vamos ter mais um player que gostava de ter uma televisão e não conseguiu e não há assim tantas à venda
Mas já faltou mais, 2 semanas e meia estará resolvido. E entretanto acho que ainda vamos ter mais um player que gostava de ter uma televisão e não conseguiu e não há assim tantas à venda
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Há muita gente que comprou acima da cotação atual. Muita gente. Também é verdade que há muitos investidores com gordas mais-valias. Mas esses não estão nem nervosos nem agressivos, apenas ansiosos.
By Nirvana
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
NirSup Escreveu:Realismo & Pragmatismo
Agora que os pequenos acionistas (minoritários) começam a ter consciência dos contornos do negócio cozinhado entre os 5 magníficos e alguns empregados e ex-empregados da Cofina Media para adquirirem a empresa afastando os pequenos acionistas (29% do capital) do processo, parece que parou tudo. Está tudo em pânico, paralisado. Agressivamente nervoso.
A sorte dos pequenos acionistas seria o Mário Ferreira lançar uma OPA hostil à Cofina SGPS. Sem sucesso. Morreria logo à nascença. Seria deitar dinheiro ao lixo.
Mas estou a gostar de seguir, de fora, este folhetim. Na certeza, porém, que alguém vai ficar a berrar no fim. Wait and see.
By Nirvana
Caro Nirsup, tem vindo em escada pós dividendo dos 26 até aos 45/50, dando tempo a todos para entrar (pouca gente que tenha entrado no 2t estará a perder dinheiro nisto…) e está estacionada no bracket das duas ofertas, entre 44/49. À espera de notícias pois sem elas não mexerá.
Admites que revejam em baixa o que já ofereceram os do MBO, os 44? Recordo 75-31dívida (por eles próprios sancionada). É que abaixo dessa só se revirem em baixa ou retirarem a proposta… aí sim, haveria o tal “pânico”, mas sem isso de onde vês que possa surgir?
Clint Eastwood
Clint Eastwood
NirSup Escreveu:Realismo & Pragmatismo
Agora que os pequenos acionistas (minoritários) começam a ter consciência dos contornos do negócio cozinhado entre os 5 magníficos e alguns empregados e ex-empregados da Cofina Media para adquirirem a empresa afastando os pequenos acionistas (29% do capital) do processo, parece que parou tudo. Está tudo em pânico, paralisado. Agressivamente nervoso.
A sorte dos pequenos acionistas seria o Mário Ferreira lançar uma OPA hostil à Cofina SGPS. Sem sucesso. Morreria logo à nascença. Seria deitar dinheiro ao lixo.
Mas estou a gostar de seguir, de fora, este folhetim. Na certeza, porém, que alguém vai ficar a berrar no fim. Wait and see.
By Nirvana
Top quando alguém tem a certeza !
Até já sabe que nem Opa irá haver .
Muita certeza junta , serás amigo do Mário Ferreira ou um dos 5 ?
Crisxx, pode acontecer, é lá que tem o suporte, mas perto de 40 entraria por me parecer uma queda exagerada que certamente atrairia investidores. Mas sim, o suporte técnico é em 38.
Realismo & Pragmatismo
By Nirvana
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
Àlvaro Escreveu:O que temos aqui diria tratar-se de um engasgamento por via das dúvidas. Engasgamento que deverá durar até notícias.
Mas não iria cair até aos 0.38€ antes de noticias ?
O que temos aqui diria tratar-se de um engasgamento por via das dúvidas. Engasgamento que deverá durar até notícias. 
Tal como já tem sido habitual tamponam para ver se apanham mais umas quantas a estes valores e depois sai mais uma notícia que a leva para cima. Continuo com as minhas e serenamente à espera pois pouca dúvida há que vai continuar a subir. Mais uma vez na verdade continuam a dar oportunidade de entrada para quem quiser estar dentro.
Sim, pode ser bluff, na maioria das situações são bluff.
Em qualquer dos casos trazem à evidência que há uma mão poderosa que não quer que suba.
E voltaram os tamponamentos de há umas semanas, com uns bons milhares estacionados nas vendas (nessa altura prévios às notícias, diga-se de passagem) 
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Oh crise! Então com esta crise e 10% parece-te mau?! Olha lá, imagino um caixote do lixo recheado a pechisbeque! 
Deixando de lado as brincadeiras que ajudam a aliviar as crises diria que cortou em alta a diagonal de curtíssimo prazo e que se dirige para 47. E aí é que estará de novo o problema! Aí deveremos ter de novo crise taurina.
A bolsa só não é uma tourada igual à outra porque a outra tem cavalos e esta tem ursos!
Deixando de lado as brincadeiras que ajudam a aliviar as crises diria que cortou em alta a diagonal de curtíssimo prazo e que se dirige para 47. E aí é que estará de novo o problema! Aí deveremos ter de novo crise taurina.
A bolsa só não é uma tourada igual à outra porque a outra tem cavalos e esta tem ursos!
Àlvaro Escreveu:Diria que essa é a visão otimista, possível, mas otimista. Outra será uma OPA pífia deixando a contra OPA a preço e saldos. Esta é a visão pessimista. Se houvesse só um ponto de vista o preço não teria escorregado como escorregou. E esse escorrega é bem bom, até para quem pensa em reentrar aqui.
Escorregou...incrível.
Passa para a esquerda...
trend=friend Escreveu:Quem analisar o relatório e contas completo de 2022…
http://www.cofina.pt/~/media/Files/C/Co ... laimer.pdf
… verificará no ponto 19 vários detalhes que poderão justificar o porquê de a Media Capital falar em 45m de dívida acrescidos aos 35m em cash. Convém não esquecer que a Media Capital tinha de colocar um caveat na sua proposta para balizar o nível da oferta. E com um conhecimento equivalente ao nosso, teve de avançar com os 45m.
A proposta é assim de 80m e se a dívida se comprovar inferior, a componente de cash tem de ser ajustada em alta, caso contrário globalmente não era “melhorada” em 5m face aos do MBO, é óbvio… (já os do MBO nem quantificam a dívida porque sabem qual é ao cêntimo e estão tranquilos).
Mas como sabe qualquer um que já tenha intervindo em processos desta natureza, há mecanismos para a Media Capital acautelar eventuais surpresas pós due diligence.
Aguarda-se reação do board, que a meu ver pedirá proposta melhorada a ambas pois não refletem o valor da empresa. No background possibilidade de OPA do grupo dos 3 e… da Global Media que pode ser obviamente estruturada de forma não hostil, desencadeando corrida a 3 baseada em preço puro.
E é isto!
Relativamente à Global Media, olhando para a lógica da recente entrada de um parceiro internacional, faz-me todo o sentido adicionar uma TV ao mix. E até nem seria a primeira vez que tentariam:
https://observador.pt/2020/04/22/marco- ... com-a-tvi/
A SIC está fora do alcance e a TVI poderia ser interessante, mas não está necessitada de fundos para investir, para já. O que me parece dificil é montar uma operação de compra tão em cima do joelho, e talvez por isso não surjam novidades por aí (ou se crie uma aliança com a Media Capital, que na verdade até se complementam).
Outro ponto importante para a discussão da dívida líquida são os 10M da caução à Prisa que eventualmente irão parar às mãos da Cofina. Este valor estará provavelmente nas contas da SGPS e não da Media, e não entra para os cálculos da dívida líquida. No entanto, vão acabar por somar à posição de cash da SGPS, o que ajuda a mitigar o risco de a Media ser vendida de facto por valores entre os 40c e os 50c.
- Registado: 29/3/2022 14:04
Diria que essa é a visão otimista, possível, mas otimista. Outra será uma OPA pífia deixando a contra OPA a preço e saldos. Esta é a visão pessimista. Se houvesse só um ponto de vista o preço não teria escorregado como escorregou. E esse escorrega é bem bom, até para quem pensa em reentrar aqui. 
Quem analisar o relatório e contas completo de 2022…
… verificará no ponto 19 vários detalhes que poderão justificar o porquê de a Media Capital falar em 45m de dívida acrescidos aos 35m em cash. Convém não esquecer que a Media Capital tinha de colocar um caveat na sua proposta para balizar o nível da oferta. E com um conhecimento equivalente ao nosso, teve de avançar com os 45m.
A proposta é assim de 80m e se a dívida se comprovar inferior, a componente de cash tem de ser ajustada em alta, caso contrário globalmente não era “melhorada” em 5m face aos do MBO, é óbvio… (já os do MBO nem quantificam a dívida porque sabem qual é ao cêntimo e estão tranquilos).
Mas como sabe qualquer um que já tenha intervindo em processos desta natureza, há mecanismos para a Media Capital acautelar eventuais surpresas pós due diligence.
Aguarda-se reação do board, que a meu ver pedirá proposta melhorada a ambas pois não refletem o valor da empresa. No background possibilidade de OPA do grupo dos 3 e… da Global Media que pode ser obviamente estruturada de forma não hostil, desencadeando corrida a 3 baseada em preço puro.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
Os MBO vão ter que se preocupar é com a OPA que inevitavelmente vai surgir à COFINA SGPS.
Não consigo compreender como é que a opção de compra do Marco Galinha sobre a VASP não é comunicada ou desmentida. Neste processo a CMVM anda a dormir ou a ser complacente com os actores desta novela.
Continuo serenamente à espera dos 60 cêntimos para vender uma parte do que tenho.
Neste momento só de tenho COFINA e NOS (estas compradas 6a feira).
Também tenho vontade de reentrar na NAVIGATOR mas não é para já.
Não consigo compreender como é que a opção de compra do Marco Galinha sobre a VASP não é comunicada ou desmentida. Neste processo a CMVM anda a dormir ou a ser complacente com os actores desta novela.
Continuo serenamente à espera dos 60 cêntimos para vender uma parte do que tenho.
Neste momento só de tenho COFINA e NOS (estas compradas 6a feira).
Também tenho vontade de reentrar na NAVIGATOR mas não é para já.
- Registado: 7/3/2007 19:42
Apramg, essa fata de liquidez resulta provavelmente do que aqui tenho dito, esperamos comprar sim, mas mais perto de 40. Penso que é isso. A menos que saia uma notícia relevante o que parece fazer sentido é ir escorregando. 
Data deste comentário 02/08/2023
Eu não me queixo, já tenho 10% de ganho e ainda poderá aumentar ligeiramente se entrar abaixo do que cota
Data deste comentario 06/08/2023
Como dizia o outro "é só fazer as contas"
Alvaro nunca abandones o Caldeirão ....divirto me bastante a ler os teus comentarios

Data deste comentário 02/08/2023
Eu não me queixo, já tenho 10% de ganho e ainda poderá aumentar ligeiramente se entrar abaixo do que cota
Data deste comentario 06/08/2023
Como dizia o outro "é só fazer as contas"
Alvaro nunca abandones o Caldeirão ....divirto me bastante a ler os teus comentarios

- Registado: 12/4/2021 11:59
Acho que todos perceberam o engano: queria escrever Cofina Media.
E só para concluir, no caso da proposta do Mário Ferreira ter sucesso o que resta à Cofina SGPS e aos seus acionistas? Um cash de 35 ME e um crédito de 31 ME.
Parafraseando o outro: os créditos não são para ser pagos, mas para ser geridos.
By Nirvana
E só para concluir, no caso da proposta do Mário Ferreira ter sucesso o que resta à Cofina SGPS e aos seus acionistas? Um cash de 35 ME e um crédito de 31 ME.
Parafraseando o outro: os créditos não são para ser pagos, mas para ser geridos.
By Nirvana
NirSup Escreveu:Caro Eduardo R.
Mas alguém AQUI com o mínimo de bom senso pensou que quem va/irá receber os 35 ME são os acionistas?
Alguém estava a imaginar a empresa a convocar uma Assembleia Geral e o Mário Ferreira distribuir o dinheiro pelos acionistas presentes ou fazer uma transferência bancária para os ausentes?
Meu caro, o que denota o teu discurso é uma grande ansiedade e nervosismo porque na verdade ninguém conhece os contornos deste negócio nebuloso.
Tenho para mim que no fim quem se vai lixar é o mexilhão.
E a propósito de mexilhão alguém sabia que a dívida da Media Capital totalizava 45 milhões de euros?
Julgo que poucos AQUI saberiam isso. E é só mais um sinal a mostrar à evidência a crise do setor.
E se o Mário Ferreira está disposto a alargar os cordões à bolsa não é por causa da rentabilidade do negócio, mas pelas sinergias ganhas e para matar um potencial concorrente.
Mas alguém tem dúvidas disto?
By Nirvana
Tanto queres dizer , melhor inventar sabe-se lá com que interesses , que não acertaste uma
Escreveste Divida da Media Capital 45M€ , ora a divida é de 16M€ , está nos resultados do semestre da Media Capital
Deverias querer dizer da Cofina Media e está nos resultados do semestre 31M€ , é só leres .
"Em 30 de junho de 2023, a dívida líquida nominal da Cofina SGPS era de 27,5 milhões de Euros (sendo o contributo
da Cofina Media, subsidiária do Grupo Cofina, no montante de 31,2 milhões de Euros)" R/contas Cofina SGPS"
Bem curiosa esta postura e alguns haters , que aparecem sem fundamentar , faz sentido ver qualquer negocio sempre de diversas formas , mas basear argumentos em factos falsos não faz sentido
NirSup Escreveu:Só para lembrar que a oferta do Mário Ferreira pela Cofina Media são 35 ME. Os 80 ME é tudo fogo de vista. Tudo uma grande treta.
Os acionistas da SGPS recebem 35 ME, nada mais. Menos, bem menos, do que a sua capitalização bolsista neste momento.
Era só relembrar isso.
PS: estou numa esplanada em frente ao mar, numa mesa cheia de copos vazios. Se as minhas contas estiverem erradas, há uma explicação para isso.
By Nirvana
Bem talvez o que escreveste no final justifique tu próprio o afirmas certamente haverá uma explicação para esses comentários
- Registado: 13/7/2011 20:38
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca, Google [Bot], JorgeLima73, PAULOJOAO, Phil2014, rosaa, Shimazaki_2, VALHALLA e 292 visitantes