Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AC Investor Blog » 22/4/2009 19:12

Carissimos,

Vou falar novamente pois parece que há pessoas que não gostam de ouvir certas e determinadas ideias de trading. Mais uma vez eu sou um day trader. Entro e saio de um titulo mediante as probablidades de ganho rápido e certo. Não utilizo as acções no ambito de investimento de longa duração. Quando inicei o post " a minha visão técnica do activo Sonae " salientei os factores que me levaram a entrar longo no titulo numa óptica de curto prazo, mas também salientei que o fundo também poderia estar a ser formado e investir no longo prazo também era interessante. Tal como disse que tinha entrado também o disse que tinha saído, para que não fosse alvo de comentários desagradáveis como por aqui prosperam.............Ou se é um Ás e tem-se amigos ou se é uma besta porque não interessa a muitos e colhe-se inimigos. Enfim, fruto de uma idiologia portuguesa com muita falta de
caracter e que normalmente andam a reboque dos frutos que colhem nos outros. Enfim, tristezas para lá, vamos ao que interessa. Quando frizo que
existe uma possibilidade de deslize da acção, não significa que mudei de opinião da empresa, significa sim, que as tomadas de mais-valias podem surgir a qualquer momento fruto de um possivel recuo do sentimento exterior e interior depois deste forte rally. Sinais esses que já existem e que estão patentes em alguns indicadores no titulo. Eu não me importo de ter criticas mas desde que essas sejam fundamentadas, agora argumentar que era uma boa entrada e informar que tomei mais-valais, não influencia em nada a cotação da sonae, pois acho que não tenho seguidores. Agora o que é certo é que o timing de saída de curto prazo tem-se mostrado exacto. Certamente que se ela não descer ao valor que penso seria aceitável para um novo folgo, terei
que reajustar a minha carteira e ir buscá-la acima dos 0.66, porque até lá não tenho intenções de o fazer, salvo noticias que possam sair.

Um abraço a todos que já me conhecem á anos.

AC
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por lcaldei1 » 22/4/2009 18:53

Maior boa onda admiração pelo trabalho de todos os que emitem opiniões em bolsa.

Todos sem excepção.

Há tempo para falar sério e tempo para brincar, e quando me abrem a janela para uma brincadeira não digo que não.

Sou frequentador assíduo do trabalho e artigos de opinião de todos eles e admiro a personalidade de cada um deles.

Positivismo!!! quero só desabafar que a minha patroa também anda a dizer que passo muito tempo na bolsa e tal, e, que sou parvo nos negócios faço... :lol:

Mais uma vez não resisti... :!:

Registado: 18/2/2008 9:13

por hugob0ss » 22/4/2009 16:42

sempre_em_alta Escreveu:
hugob0ss Escreveu:
lcaldei1 Escreveu:
Agora "buy and wait com target 1 euro" porquê?

Por duas razões porque é o negócio que um famoso analista independente da nossa praça tem em carteira para realizar ( e quando ele quer o mercado suna, ele sobe só porque ele quer :mrgreen: ) e porque existe também o contabilista que já fez as contas e diz que Sonae é para comprar tudo :lol:

Não resisti...sorry.

LOLOLOL, oh pá agora fizeste-me rir à grande.

sou um fã desse tal analista independente e a verdade é que lhe tenho muito credito, digo-te passa pelo sitio dele e tiraras as tuas conclusões, a pessar de não concordar com o post que diz que o analista quer e o contablista diz para comprar a qualquer custo, temos de comprar por nos, os ganhos sao nossos a perdas sao nossas. mas a verdade é que existem ai pessoas que sabem o que andam a fazer é gostam de partilhar. podes-me dizer tem algum fim. acredito, mas nao vejo nenhuma razao para o fim ser menos licito, nao vou em conversas de politica, vou pela minha cabeca e sei que pela minha cabeca. indica o mesmo do que esse fantastico analista, mesmo não tendo son, neste momento tenho o capital todo dentro de outras coisas, mas digo ja. se tivesse euros nao exitaria em meter la!!! acho que existe alguma "inveja" que é desnecessaria, que eles continuem com o seu trabalho que o mercado lhes dara razao ou os atirara para parteleira fora, agora uma coisa ninguem lhes tira é a coerencia!!!

abraços e bons negocios

Só me ri, exactamente porque também frequento esse site, e sei a quem ele se estava a referir.

Não é uma piada que vai tirar valor ao trabalho que cada um desenvolve,aliás considero que os portugueses, têm esta mania de considerar qualquer brincadeira como algo depreciativo. Eu, antes pelo contrário, valorizo muito as pessoas que têm sentido de humor e que não se têm em grande conta, apesar do valor que lhes é reconhecido.

Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por ParaCima » 22/4/2009 16:15

hugob0ss Escreveu:
lcaldei1 Escreveu:

Por duas razões porque é o negócio que um famoso analista independente da nossa praça tem em carteira para realizar ( e quando ele quer o mercado suna, ele sobe só porque ele quer :mrgreen: ) e porque existe também o contabilista que já fez as contas e diz que Sonae é para comprar tudo :lol:

Não resisti...sorry.

sou um fã desse tal analista independente e a verdade é que lhe tenho muito credito, digo-te passa pelo sitio dele e tiraras as tuas conclusões, a pessar de não concordar com o post que diz que o analista quer e o contablista diz para comprar a qualquer custo, temos de comprar por nos, os ganhos sao nossos a perdas sao nossas. mas a verdade é que existem ai pessoas que sabem o que andam a fazer é gostam de partilhar. podes-me dizer tem algum fim. acredito, mas nao vejo nenhuma razao para o fim ser menos licito, nao vou em conversas de politica, vou pela minha cabeca e sei que pela minha cabeca. indica o mesmo do que esse fantastico analista, mesmo não tendo son, neste momento tenho o capital todo dentro de outras coisas, mas digo ja. se tivesse euros nao exitaria em meter la!!! acho que existe alguma "inveja" que é desnecessaria, que eles continuem com o seu trabalho que o mercado lhes dara razao ou os atirara para parteleira fora, agora uma coisa ninguem lhes tira é a coerencia!!!

abraços e bons negocios

Registado: 12/3/2009 3:42

por hugob0ss » 22/4/2009 12:57

lcaldei1 Escreveu:

Não resisti...sorry.

O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.

Registado: 23/10/2008 14:18

por lcaldei1 » 22/4/2009 12:18

Não resisti...sorry.

por jromeira » 22/4/2009 11:59

_asdrubal_ Escreveu:
AC Investor Blog Escreveu:
Lapa Serra Escreveu:Hoje foi fechado o GAP de 0,596 :) , segue-se a quebra dos 0.66 :) ...e é vê-la sentada num foguete... :mrgreen:

eu não ficava assim tão contente. Ainda é cedo para falarmos em quebra dos 0.66. Eu esperava um recuo para os 0.56~0.58 para ganhar mais força e consistência de quebra. Se os indices começarem a deslizar, ela não será excepçao.

Giro como mudas de opinião da noite para o dia :mrgreen:

Q eu saiba o mercado é dinâmico. É verdade q o AC Investor Blog, sugeiru/indicou um target de 0,662, mas bolas as variáveis são isso mesmo, VARIÁVEIS. O homem disse q tinha vendido, podia mto bem ter ficado calado.

AC estou configo. Parabéns e obrigado pelas análises e Posts.
"Para venceres nos mercados, como na vida, terás de vencer primeiro a tua angústia."

Registado: 29/11/2007 9:27

por _asdrubal_ » 22/4/2009 10:03

AC Investor Blog Escreveu:
Lapa Serra Escreveu:Hoje foi fechado o GAP de 0,596 :) , segue-se a quebra dos 0.66 :) ...e é vê-la sentada num foguete... :mrgreen:

eu não ficava assim tão contente. Ainda é cedo para falarmos em quebra dos 0.66. Eu esperava um recuo para os 0.56~0.58 para ganhar mais força e consistência de quebra. Se os indices começarem a deslizar, ela não será excepçao.

Giro como mudas de opinião da noite para o dia :mrgreen:

Registado: 4/9/2008 15:20

por rufa » 22/4/2009 9:08

lcaldei1 Escreveu:epá! tu és tramado...andás-te a postar todo optimista para o 0.66 agora que vendes-te já vês é cenários de recuo.

1 euro is the target not 0.66, buy and wait.

Em parte estou de acordo contigo, o pessoal vende e passa a estar pessimista, isso é crónico :idea: Agora "buy and wait com target 1 euro" porquê?

Cumps

Registado: 29/11/2007 12:52

por lcaldei1 » 22/4/2009 8:01

epá! tu és tramado...andás-te a postar todo optimosta para o 0.66 agora que vendes-te já vês é cenários de recuo.

1 euro is the target not 0.66, buy and wait.

por AC Investor Blog » 22/4/2009 6:52

AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Lapa Serra » 22/4/2009 0:53

Hoje foi fechado o GAP de 0,596 :) , segue-se a quebra dos 0.66 :) ...e é vê-la sentada num foguete... :mrgreen:

Registado: 23/3/2009 18:38

por EBF » 21/4/2009 21:19

Caro hfml

O "stop loss" ou simplesmente "stop" é uma ordem de venda ao melhor caso o valor determinado no "stop" seja atingido.

Assim o melhor comprador depois de activado o "stop" foi 0,585€
O que lhe aconteceu é frequente nas aberturas e fechos do mercado.

cumprimentos

Registado: 26/3/2009 16:16

por hfml » 21/4/2009 20:13

Apesar de consultar o caldeirão à alguns meses faço hoje a minha primeira intervenção para pedir um comentário sobre a vela do primeiro minuto do dia de hoje.

Ontem ao final do dia depois de efectuar uma consulta sobre o que se passou nos índices americanos e europeus e por estar sem acesso à bolsa no dia de hoje resolvi colocar um stop loss na minha ordem ao valor de 0,601. Sei que deveria ter colocado o stop no momento da compra pois era sinal que tinha analisado o título mas a euforia dos ganhos que tive na SON nas últimas semanas levou-me a tentar a "sorte de novato" - Nada mais me lembra agora que não o artigo "O optimismo cega" publicado ontem pelo Ulisses.

Apesar de saber que esta ordem podia ser efectuada a um valor inferior ao indicado nunca esperaria que, numa acção muito transaccionada pude-se ver a minha ordem como a razão (ou uma das) do mínimo do dia (0,585).
Será que quando baixou dos 0,601 devido a muitas ordens de compra e poucas de venda e a minha só "apanhou" comprador a 0,585 (preço de mercado)? A resposta será sim senão teria vendido a um preço superior.

Aproveito também nesta minha primeira intervenção para dar os parabéns e um obrigado aos muitos que partilham o seu vasto conhecimento e experiência neste forum.

P.S. Neste momento contive a minha frustação para não cometer um segundo erro que seria tentar rapidamente compensar a perdas que, com forte probabilidade, me levaria a mais uma má decisão.
Anexos
Untitled.jpg
Untitled.jpg (107.38 KiB) Visualizado 6450 vezes

Registado: 12/1/2009 23:39

por Nyk » 21/4/2009 19:24

* Sonae confortável plano investimentos, dívida
* Sonae confirma retalho alimentar melhor previsto 1ro tri
* Retalho especializado pressionado mas a ganhar quota
* Sonaecom regista aumento de clientes no pré-pago com crise
Por Elisabete Tavares
LISBOA, 21 Abr (Reuters) - A Sonae , líder do
retalho alimentar em Portugal, está confortável com o seu plano
de investimentos para 2009 e a sua situação financeira, apesar
do agravamento da recessão económica, disse Patrícia Mendes,
directora da Relação com Investidores.
Adiantou que a crise constitui uma oportunidade de
internacionalização e que os investimentos em Espanha são para
manter, apesar de antever que 2009 e 2010 serão anos de
incerteza, não conseguindo antecipar quando surgirá a
recuperação económica, nomeadamente em Portugal.
A Sonae planeia crescer no retalho com a expansão para um
milhão de m2 da sua área de vendas nos próximos dois anos,
prevendo a abertura de 80.000 m2 de área de venda em Espanha.
"Em termos de expansão, está em linha com a nossa situação
financeira confortável, com baixo risco de refinanciamento e de
liquidez", afirmou Patrícia Mendes, em entrevista à Reuters.
Explicou que, na área de retalho, os investimentos serão
feitos com recurso a menos capital intensivo -- aluguer de lojas
em vez de compra, por exemplo -- e nos centros comerciais, só
avançarão os projectos com financiamento assegurado.
No global, o grupo prevê investir em 2009 menos do que os
902 milhões de euros de Capex em 2008.
A Sonae mantém-se confortável com os planos de crescimento
apesar da revisão em baixa do Produto Interno Bruto (PIB) de
Portugal (PIB) pelo Banco de Portugal, que prevê uma contracção
de 3,5 pct do PIB em 2009.
"Estamos preparados para qualquer cenário. Estamos
confortáveis", adiantou a mesma responsável.
O grupo terminou 2008 com uma dívida de 3.139 ME contra
2.526 ME em 2007, dispondo de linhas de financiamento de 1.112
ME face a 100 ME de necessidades de refinanciamento em 2009.
RETALHO ESPECIALIZADO SOBE QUOTA, TELECOMS COM MAIS PRÉ-PAGO
A queda do rendimento disponível dos consumidores continuou
a sentir-se nos vários negócios, nos primeiros meses de 2009,
mas a performance do retalho alimentar confirmou-se acima do
previsto.
A performance do retalho especializado esteve em linha com o
último trimestre de 2008, em base comparável, pressionada pela
queda do consumo, mas as marcas conseguiram aumentar quota.
"No retalho e nas outras unidades há uma redução, em linha
com o quarto trimestre, do rendimento disponível", disse.
"No entanto, em linha com o que aconteceu em 2008, estamos a
ganhar quotas de mercado. Sportzone, Worten, Zippie e Modalfa
são insígnias a comportarem-se muito bem, em base comparável. Um
pouco em linha com o último trimestre", adiantou.
No alimentar, "o cartão de cliente está a ser um instrumento
excepcional de manutenção de volume de tráfego".
Nas telecoms, continuou a verificar-se uma descida do
consumo, verificando-se uma mudança dos clientes do pós-pago
para o pré-pago, de forma a controlarem melhor os gastos.
Na Sonae Sierra, que desenvolve e gere 'shoppings', a
performance "tem corrido dentro do esperado, com as rendas a
reflectirem uma menor predisposição à compra, sobretudo em
Espanha".
UNIDADE IMOBILIÁRIO RETALHO SERÁ IMPORTANTE FONTE CAPITAL
A reorganização da Sonae para se concentrar no retalho está
a avançar e a nova unidade de imobiliário de retalho deverá
tornar-se, provavelmente, numa "importante fonte de capital".
O grupo anunciou, em Março, a separação do retalho alimentar
do especializado e a criação de uma unidade para o imobiliário
do retalho que "provavelmente", estará criada ainda em 2009.
A Sonae Distribuição detém 72 pct da sua rede de lojas, o
que deverá ser alterado.
"Ao autonomizarmos a unidade de imobiliário de retalho, as
outras duas unidades têm de reconhecer o pagamento de uma renda,
embora ao nível consolidado nada se altera, anula", explicou,
adiantando que este é um efeito imediato da reorganização.
A Sonae prevê dar detalhes sobre o futuro das suas unidades
a 23 de Setembro, dia em que realiza o Dia do Investidor.
"(O que divulgámos) são ideias centrais de desenvolvimento
dos negócios. Estamos a antecipar um pouco como o que o grupo
vai estar no futuro. Em Setembro vamos conseguir explicar estas
ideias estratégicas", afirmou.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Nyk » 21/4/2009 18:33

Só para anexar o gráfico actualizado da sonae, se alguem quizer analisar, estejam avontade. :wink:
Anexos
SONAE21042009.JPG
SONAE21042009.JPG (60.93 KiB) Visualizado 6743 vezes
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

por aguiass » 20/4/2009 19:54

E para quando é a data do dividendo?

Registado: 17/4/2009 15:13

por Nyk » 20/4/2009 18:31

segunda-feira, 20 de Abril de 2009 | 18:08 Imprimir Enviar por Email

SportZone inaugura no Algarve 68ª loja em Portugal

A SportZone vai abrir a 68ª unidade, em Olhão, no Ria Shopping, a 28 de Abril, inauguração integrada na estratégia de expansão da marca em Portugal, com previsão de 10 novas lojas e remodelação de cinco em 2009.
Com esta abertura, a marca alcança as 74 lojas em Portugal e Espanha.

Diário Digital / Lusa

por Nyk » 20/4/2009 17:39

Sonae SGPS aprova dividendo de 0,03 euros
20.04.2009 - 17h19
Por Lusa
Os accionistas da Sonae SGPS aprovaram hoje, em assembleia-geral, as contas relativas ao exercício de 2008 e a distribuição de um dividendo líquido por acção de 0,03 euros relativo aquele período, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae SGPS adianta ter sido ainda aprovada a cooptação efectuada pelo conselho de administração em 17 de Março de 2009, de Bernd Hubert Joachim Bothe em substituição de Luiz Felipe Palmeira Lampreia, assim como um voto de louvor e confiança à actividade desempenhada pelos órgãos da administração e fiscalização da sociedade durante o exercício passado.

O conselho de administração foi autorizado a, durante um período de 18 meses e dentro dos limites legais, proceder à aquisição e alienação de acções e obrigações próprias, nos termos da proposta que havia já sido apresentada por aquele órgão, tal como as sociedades directa ou indirectamente dependentes do grupo foram autorizadas a adquirir e/ou deter acções próprias pelo mesmo período.

Também aprovada foi a atribuição a quadros da sociedade ou de suas dominadas de acções próprias até ao limite de um por cento do capital social.

http://economia.publico.clix.pt/noticia ... idCanal=57

por fitas » 17/4/2009 16:14

Penso que ainda não foi anunciado. :roll:

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por _asdrubal_ » 17/4/2009 16:01

Já se sabe o dia do pagamento do dividendo de 0,03 € ?

Registado: 4/9/2008 15:20

Re: Previsão dos próximos dias.

por msp1978 » 17/4/2009 15:15

cannot Escreveu:
Isso era ouro sobre azul! Uma correcçãozita para o pessoal poder comprar mais... Bem só espero é que não continue já a subir por aí acima sem descansar um bocadinho, é que o pessoal tem que ter tempo para passar o dinheiro de um lado para o outro e não queria perder a oportunidade de reforçar a posição.

Gostava que o pessoal vendesse agora para ver se isto desce um bocadinho e ganha força para derrubar os tais .65, mas... eu não vendo e acho que existe muita gente a pensar o mesmo. Isto só me parece corrigir se o cenário geral também inverter em força.

pois cannot, apesar de ainda estar bastante "dentro", uma correcção podia valer a pena, no meu caso apenas abaixo de 0.60.

Voltando atrás, num 3º cenário que espero bem não se verifique, tudo isto pode mesmo ser um "suckers rally" estilo 1929, e no caso da sonae basta ver os gráficos de JAN a ABR de 2002, em que a cotação disparou aos 0.60 antes de cair de novo ~60% e se manter pelos 0.20s mais 2 anitos...
Pelo sim pelo não, como sempre é preciso ter algum dinheiro "de fora" e ir tomando algumas mais-valias. :wink:

Abraço

Registado: 17/11/2008 0:44

Re: Previsão dos próximos dias.

por cannot » 17/4/2009 15:05

MSP78 Escreveu:Depois de tal como previ, estar a aflorar os 0.65, só vejo caminho para correcção.
Cenários:
1 - Pode lateralizar e "canalizar" entre os 0.61 e os 0.64 o tempo suficiente para ajustar à tendência,
2 - Num cenário de correcção generalizada pode ir mesmo aos 0.55 ou 0.56 nos proximos dias.

Este segundo cenário parece-me bem provável, dado que quase todas as acções do PSI20 apresentam linhas ascendentes de curto prazo com declives "insustentáveis".

Abraços

Isso era ouro sobre azul! Uma correcçãozita para o pessoal poder comprar mais... Bem só espero é que não continue já a subir por aí acima sem descansar um bocadinho, é que o pessoal tem que ter tempo para passar o dinheiro de um lado para o outro e não queria perder a oportunidade de reforçar a posição.

Gostava que o pessoal vendesse agora para ver se isto desce um bocadinho e ganha força para derrubar os tais .65, mas... eu não vendo e acho que existe muita gente a pensar o mesmo. Isto só me parece corrigir se o cenário geral também inverter em força.
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law

Registado: 15/1/2009 15:28

Previsão dos próximos dias.

por msp1978 » 17/4/2009 14:48

Depois de tal como previ, estar a aflorar os 0.65, só vejo caminho para correcção.
Cenários:
1 - Pode lateralizar e "canalizar" entre os 0.61 e os 0.64 o tempo suficiente para ajustar à tendência,
2 - Num cenário de correcção generalizada pode ir mesmo aos 0.55 ou 0.56 nos proximos dias.

Este segundo cenário parece-me bem provável, dado que quase todas as acções do PSI20 apresentam linhas ascendentes de curto prazo com declives "insustentáveis".(excepção à EDP renováveis que já corrigiu bastante após quebra de tendencia ascendente e ao BCP q ainda tem algum caminho)

PS: Uma palavra sobre o meu último post, a respeito de um comentário privado: eu não disse que os indicadores (RSI, oscil. etc) não são úteis. Especialmente para o day-trader podem ter interesse, no meu caso pessoal no entanto não são determinantes.

Abraços

Registado: 17/11/2008 0:44

por Quico » 17/4/2009 13:36

Luisribas Escreveu:Possivelmente seria saudável para a acção (...) que lateralizasse durante uns dias entre os 0,61 e os 0,63, ...

Não tem feito outra coisa nos últimos dias. O que confirma a sua boa "forma física" :mrgreen: . Eu estaria a contar que reagisse negativamente, com algum estrondo, a esta zona de resistência. No entanto, é o que se vê!

Abraço.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: macau5m, PMP69 e 86 visitantes