Caldeirão da Bolsa

Galp - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Martins_Braz » 3/9/2008 1:57

Crómio Escreveu:
Talvez sim ... o que me leva a estar optimista depois destas quedas ....

:shock: :shock:

Não acredito! Eu juro pela saúde da minha mãezinha que não tinha visto este teu gráfico antes de postar aquele no teu tópico da Semapa!

Não posso crer! A realidade ultrapassa sempre a ficção mais ousada!

:mrgreen: :mrgreen:

é sempre possível meter umas LTA... foi por isso que nunca entendi muito bem as linhas de tendência, ou melhor, a forma de as desenhar. Onde começar? 6 meses antes? 1 ano antes? 1 semana antes?

Mas o Luka é só boas notícias... :P

Registado: 17/7/2008 13:21

por Martins_Braz » 3/9/2008 1:57

Crómio Escreveu:

Não acredito! Eu juro pela saúde da minha mãezinha que não tinha visto este teu gráfico antes de postar aquele no teu tópico da Semapa!

:mrgreen: :mrgreen:

é sempre possível meter umas LTA... foi por isso que nunca entendi muito bem as linhas de tendência, ou melhor, a forma de as desenhar. Onde começar? 6 meses antes? 1 ano antes? 1 semana antes?

Mas o Luka é só boas notícias... :P

por Crómio » 3/9/2008 1:30

Francamente acho que tu és um AF de curto prazo e que depois de tomares uma decisão pegas num gráfico e desenhas as linhas conforme essa decisão...

Se calhar é por isso que ganhas algum, se entrasses pela tua análise técnica estavas pior que eu...

Bem... pior que eu... é difícil, mas prontos...

Abraço
There are two kinds of investors: those who don't know where the market is headed, and those who don't know that they don't know.

William Bernstein

Registado: 2/11/2007 16:52

por Martins_Braz » 3/9/2008 1:21

Hoje sai na GALP em força...

vamos ver se fiz bem...

por tiagopt2 » 3/9/2008 1:04

Obrigado Crómio e Casualside. Tive também alguma sorte no timing de entrada.

Às análises já feitas deixem-me apenas acrescentar uma pequena observação.
Como já foi dito, estas quedas recentes da Galp não se podem separar das quedas do petróleo. É visível neste gráfico a correlação entre os topos/fundos do petróleo e da Galp. À excepção de casos muito específicos, como o Tupi, movem-se de forma muito próxima.

Onde eu quero chegar é à importância do forte suporte nos 100 dólares do crude. Quando a cotação se aproximar dessa zona, haverá certamente uma reacção em alta. Hoje isso foi visível, com uma recuperação muito boa após a aproximação aos 100.
O dia de amanhã vai ser importante para o futuro no curto prazo para a Galp. Por um lado existe essa convergência gráfica com o petróleo. Por outro lado, desde a apresentação de resultados que a relação se tornou de divergência e a Galp pode ter ainda que cair mais um pouco para acompanhar a cotação do petróleo.

Então, o que me leva a dizer que o dia de amanhã é importante? A vela da Galp foi feia, o volume foi crescente. Mau sinal, indicia novas quedas. A vela do crude acabou por ser positiva, a mostrar muita força compradora perto dos 100. Se o crude amanhã subir e a Galp acompanhar (apesar dos sinais técnicos a indiciarem mais quedas), confirma-se a convergência e a possível ida por arrastamento até aos 14.
Se não seguir uma eventual subida do crude e cair, aí verifica-se a divergência de curto prazo e assim sendo teremos lugar para mais quedas, já que no último mês a Galp tem vindo a subir e o Crude a descer. Se assim for, a ida (numa primeira fase) aos 12 euros é bastante provável.

Espero não ter soado um pouco confuso
Anexos
GALP e crude.png
GALP e crude.png (22.65 KiB) Visualizado 8312 vezes
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Resina » 3/9/2008 0:07

Luka, sinceramente essa "treta" (para não chamar outro nome), já "aborrece", ja está "mais que descontada" no mercado e já pouco ou nada serve...
Pelo menos penso eu assim...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Luka! » 2/9/2008 23:20

Gonanto Escreveu:Será que se pode considerar um S&H invertido (S1=15; H=11; S2=13,8)?

Ou também já ando a ver coisas a mais?!

Gonanto

Os after hours de varios titulos do sector a energia nos US estavam verdes... depois das quedas de hoje...
:wink:

a estes niveis creio que vou comprar algumas GALP mais ...

Publicado 02 Setembro 2008
Manutenção do calendário de exploração de Tupi"positivo" para a Galp
A manutenção do calendário de exploração da área de Tupi, apesar de uma possível unitização dos blocos, é positiva para a Galp, consideram os analistas do BPI. A Petrobras dissse ontem que mantém para Março de 2009 a data para o início do Teste de Longa Duração.
--------------------------------------------------------------------------------
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt

A manutenção do calendário de exploração da área de Tupi, apesar de uma possível unitização dos blocos, é positiva para a Galp, consideram os analistas do BPI. A Petrobras dissse ontem que mantém para Março de 2009 a data para o início do Teste de Longa Duração.

O cronograma de exploração e produção de petróleo na camada pré-sal do campo de Tupi não será afectado por uma possível unitização dos blocos, disse ontem o director de Exploração e Produção da Petrobras.

A Petrobras iniciou ontem a produção na camada pré-sal, no campo de Jubarte, na Bacia de Santos. Segundo a companhia, o potencial de produção do primeiro poço é de 18 mil barris por dia.

A unitização dos blocos é um acordo entre as concessionárias de diferentes áreas quando há casos em que as reservas de dois ou mais blocos são ligadas.

A empresa estatal brasileira mantém para Março de 2009 a data para o início do chamado Teste de Longa Duração, com o qual serão produzidos 30 mil barris diários de petróleo na área de Tupi onde a Galp tem uma participação de 10%.

O BPI considera que a unitização é “um processo importante na lei do petróleo” que “reforça a posição das concessionárias já existentes”.

A casa de investimento tem uma recomendação de “comprar”e um preço-alvo de 17,30 euros para a Galp.

:wink:
Anexos
GALP.png
GALP aproveitar as quedas ...
GALP.png (241.25 KiB) Visualizado 9002 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por MarcoAntonio » 2/9/2008 19:26

Existem suportes mais importantes e suportes menos importantes. O suporte nos 11 euros é muito importante, o suporte nos 12 euros nem por isso (se vai voltar a ter alguma importância ou não, o futuro dirá).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Matzagrin » 2/9/2008 19:20

asgardd Escreveu:~

Marco ,

não dás importância ao suporte nos 12 ?

Abraço

E antes disso os 12.5€... se bem que muito mais fraco. Só os próximos dias nos poderão elucidar, neste momento, este título é muito instável...

Para já estou fora, depois da saída de hoje...

Registado: 27/4/2007 13:28

por asgardd » 2/9/2008 18:54

MarcoAntonio Escreveu:O suporte seguinte de relevo está nesse valor e é um potencial target. Mas não creio que seja agora tão provável como aquando da quebra do suporte há dois meses atrás...

O papel começou agora um correcção, talvez impulsionado pela quebra do crude, após várias sessões a bater-se com a resistência que se mostrou intransponível. Penso que iremos assistir agora a uma correcção mas na minha opinião é bastante mais imprevisível onde nos poderá levar no imediato.

~

Marco ,

não dás importância ao suporte nos 12 ?

Abraço

Registado: 5/6/2008 22:53

por MarcoAntonio » 2/9/2008 18:34

lutav Escreveu:independentemente da validade do que afirmas, e apenas "academicamente", o target seria 17,8€, certo?

Mesmo que consideres o padrão, com uma neckline tão inclinada e o segundo ombro quase todo por fazer, como é que queres calcular o target?

Assim a olhómetro iria lá para os 17 ou 18 mas só mesmo muito a olhómetro pois nem sabemos onde vai cruzar a suposta neckline (se é que vai).

Para lá de todos estes problemas eu acho que nem se deve falar de H&S porque é extremamente forçado...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Martins_Braz » 2/9/2008 18:24

Gonanto Escreveu:Martins_Braz

Ora vê aqui : Biblioteca Online

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... php?t=1555

página 9

Rosário

arterioesclerose! mas que importa se saltar lá para os ... 19,00!

Abraço.

Gonanto

Obrigado. "Cabeça e ombros" era essa a referência que tinha.

Se saltar para os 19 € pago-te um copo :mrgreen: :mrgreen:

por Gonanto » 2/9/2008 18:19

Lutav

É pá! isso foi a olhómetro que estou para sair já há um bom bocado!

Até amanhã.

Gonanto

Registado: 8/11/2002 12:04

por lutav » 2/9/2008 18:15

MarcoAntonio Escreveu:
Gonanto Escreveu:Será que se pode considerar um S&H invertido (S1=15; H=11; S2=13,8)?

Gonanto

Acho que sim...
:mrgreen: :wink:

independentemente da validade do que afirmas, e apenas "academicamente", o target seria 17,8€, certo?

beijos e abraços

(fui stopado, nos 13,18 na primeira vez que lá foi....)

Registado: 22/9/2006 22:36

por Gonanto » 2/9/2008 18:07

Martins_Braz

Ora vê aqui : Biblioteca Online

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... php?t=1555

página 9

Rosário

arterioesclerose! mas que importa se saltar lá para os ... 19,00!

Abraço.

Gonanto

por rosario » 2/9/2008 18:01

Gonanto

Não me parece um H&S, a menos que estejamos a falar de uma tremenda escoliose... :mrgreen:

Registado: 27/9/2007 14:33

por Gonanto » 2/9/2008 17:56

S&H - Sholders & Head - padrão gráfico ou figura técnica chamada "cabeça e ombros", na hipótese em questão invertida.

S1 - 1º ombro; H - Cabeça; S2 - 2º Ombro

Se pretendes saber mais sugiro consultes padrões técnicos; aqui mesmo no forum existe essa informação em Artigos Didácticos.

Cumprimentos.

Gonanto

por marianonunes » 2/9/2008 17:52

Realmente a jogada do tiagopt faz sentido como ele a explicou.

Mas esta descida é só técnica? E ainda por cima tão rápida, num dia francamente positivo. A descida do petróleo, pelo menos para já, até devia ser positivo para a galp visto favorecer as suas margens de refinação.

Registado: 29/8/2008 15:04

por Martins_Braz » 2/9/2008 17:42

Gonanto

Desculpa mas esclarece-me :roll: em português :oops:

Ainda sou novato nisto da bolsa... já li sobre isso mas sinceramente já não me recordo muito bem (na realidade, nem muito bem, nem muito mal - simplesmente não me recordo).

Obrigado,

por MarcoAntonio » 2/9/2008 17:38

Gonanto

Acho que sim...
:mrgreen: :wink:
Imagem

Administrador Fórum

por Gonanto » 2/9/2008 17:36

Será que se pode considerar um S&H invertido (S1=15; H=11; S2=13,8)?

Gonanto

por Martins_Braz » 2/9/2008 17:28

MarcoAntonio Escreveu:(...) na minha opinião é bastante mais imprevisível onde nos poderá levar no imediato.

Pois, também para mim. Não deixa de ser estranho que a GALP, que ainda és compradora de crude, desça quando o crude desce. Se o Tupi e etc já estivessem em pleno funcionamento (de modo a que os 10% que tem pudessem ter relevância) compreendia-se. Mas assim...

De facto, quando o Tupi estiver a funcionar já o crude deve andar muito lá por cima outra vez. Por isso não devia existir razões para descontar já esta queda do crude.

Pelo menos, é o que me parece

por MarcoAntonio » 2/9/2008 17:23

O suporte seguinte de relevo está nesse valor e é um potencial target. Mas não creio que seja agora tão provável como aquando da quebra do suporte há dois meses atrás...

O papel começou agora um correcção, talvez impulsionado pela quebra do crude, após várias sessões a bater-se com a resistência que se mostrou intransponível. Penso que iremos assistir agora a uma correcção mas na minha opinião é bastante mais imprevisível onde nos poderá levar no imediato.
Imagem

Administrador Fórum

por Martins_Braz » 2/9/2008 17:16

MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica um update ao gráfico da GALP.

É de presumir que agora venha bater naquele suporte dos 11 €, correcto?

Todavia, se amanhã inverter, até onde poderá ir? Apanhar aquela LTA será difícil sem que hajam muito boas notícias, não vos parece?

por MarcoAntonio » 2/9/2008 16:55

Aqui fica um update ao gráfico da GALP.
Anexos
GALP.png
GALP.png (21.09 KiB) Visualizado 9262 vezes
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], HFCA, iniciado1, joaobatanetexox e 39 visitantes