Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 10/1/2025 23:25

MarcoAntonio Escreveu:Actualizado:

Imagem

A Mota-Engil está quase a bater num importante suporte... Talvez provoque um salto na cotação.

Registado: 20/11/2015 17:22

por MarcoAntonio » 10/1/2025 19:09

Actualizado:

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por J.f.vieira » 10/1/2025 12:27

muad'dib Escreveu:
De forma convencional uma cruz dourada tem a média móvel de 50 dias como a MA de curto prazo e uma média móvel de 200 dias como a MA de longo prazo.

https://tabtrader.com/pt/academy/articl ... -explained

Os cruzamentos da MA50 com a MA100 também podem indicar uma mudança de tendência, mas geralmente é considerado um sinal de menor relevância comparado aos cruzamentos MA50/MA200.

Se MA50 ultrapassa MA100: Pode indicar um sinal inicial de alta (menos forte que a Golden Cross MA50 com a MA200).
Para mim considero Golden Cross no início de uma boa subida.

J.f.vieira

Registado: 29/11/2007 3:59

por andraderui » 10/1/2025 12:16

Peço desde já as minhas desculpas, mas para mim o verdadeiro problema atual da ME faz-me lembrar e muito uma história que aprendi em criança. Não sei se ainda se contam este tipo de histórias na atualidade ou até num passado recente.

A História do Lobo Mau e Capuchinho Vermelho

Era uma vez uma menina chamada Capuchinho Vermelho, porque usava sempre um capucho vermelho feito pela sua avó. Um dia, a mãe pediu-lhe que levasse uma cesta com bolos e mel à casa da avó, que estava doente. Antes de partir, a mãe avisou-a:
— Segue sempre pelo caminho do bosque e não fales com estranhos!

Capuchinho Vermelho lá foi, feliz da vida, a cantar e a colher flores pelo caminho. No meio do bosque, encontrou o Lobo Mau, que fingiu ser amigável:
— Bom dia, Capuchinho Vermelho. Onde vais tão cedo? — perguntou o lobo com um sorriso malicioso.
— Vou levar estes bolos à minha avó, que está doente. Ela mora naquela casinha ao fundo do bosque — respondeu a menina.

O Lobo Mau, muito esperto, pensou num plano. Correu à frente pelo caminho mais curto e chegou primeiro à casa da avó. Ao chegar, bateu à porta.
— Quem é? — perguntou a avó com voz fraca.
— Sou eu, Capuchinho Vermelho, e trago-te bolos e mel — respondeu o lobo, imitando a voz da menina.

A avó abriu a porta e, antes que pudesse reagir, o lobo devorou-a de uma só vez! Depois, vestiu as roupas dela, deitou-se na cama e esperou por Capuchinho Vermelho.

Quando a menina chegou, estranhou o aspecto da avó, mas aproximou-se e perguntou:
— Avó, que olhos tão grandes tens!
— É para te ver melhor, minha querida.
— Avó, que orelhas tão grandes tens!
— É para te ouvir melhor.
— Avó, que boca tão grande tens!
— É para te comer melhor! — disse o lobo, saltando da cama e tentando devorar Capuchinho.

Esta história tem ainda duas versões para um final feliz e um feliz trágico.

É apenas uma história.
Os meus desenhos ... https://invest-xpto.webnode.pt/

Registado: 12/11/2002 16:18

por muad'dib » 10/1/2025 11:10

De forma convencional uma cruz dourada tem a média móvel de 50 dias como a MA de curto prazo e uma média móvel de 200 dias como a MA de longo prazo.

https://tabtrader.com/pt/academy/articl ... -explained
Anexos
GC.png

Registado: 15/11/2024 12:20

por J.f.vieira » 10/1/2025 9:17

Quando a media móvel MA50 ultrapassa a media móvel MA100 num gráfico, geralmente indica um sinal técnico relevante no mercado financeiro:

Tendência de Alta (Cruzamento Dourado):
Este cruzamento, onde a media móvel de 50 períodos (mais curta) cruza acima da média móvel de 100 períodos (mais longa), é frequentemente chamado de Golden Cross . Este movimento pode sinalizar uma possível inversão para uma tendência de alta, indicando que o preço do ativo pode continuar a subir.
Anexos
Screenshot_20250110_081121_Samsung Internet.jpg
Editado pela última vez por J.f.vieira em 10/1/2025 11:26, num total de 1 vez.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por J.f.vieira » 9/1/2025 23:23

Aqui_Vale Escreveu:Não é para levar a sério, mas achei interessante este exercício :mrgreen:

Com um Boneco, diário, mais realista \:D/

CumPrim/
ValeAquilino

O gráfico utiliza de maneira eficaz os ciclos anteriores de alta, projetando aumentos de 237%, 261% e 318% sobre o ponto atual de 2,41 €. Este método é válido, mas depende de uma reprodução semelhante aos fatores macroeconômicos e fundamentais que sustentaram os ciclos passados. É necessário analisar se os fundamentos da Mota-Engil continuam alinhados com essas expectativas de valorização.
Objetivos principais: 8,12€, 8,70€ e 10,07€ estão bem embasados ​​na métrica dos ciclos anteriores.
O uso de Fibonacci (42,7% e 58,9%) como resistências emocionantes em 3,44 € e 3,85 € faz sentido, já que esses níveis frequentemente atuam como zonas de ocorrência em movimentos ascendentes.
A alta maior de 477% no ciclo anterior (atingindo 5,94 €) reforça a ideia de que é possível alcançar os alvos específicos, mas pode exigir mais tempo ou orientações significativas.
Análise Técnica Atual (Suporte e Resistência):
O suporte imediato em 2,40 € é crucial. Se este nível for perdido, o cenário de alta será invalidado, e o preço poderá testar patamares inferiores.
O preço precisa superar os níveis intermediários (3,44 € e 3,85 €) antes de atingir os alvos mais elevados. Esses patamares podem trazer correções temporárias.
O padrão de alta projeção depende de fatores externos, como melhorias nos resultados financeiros da empresa, ambiente macroeconômico positivo e maior fluxo de investimentos no setor.
Um movimento abaixo de 2,40 € indica forte pressão vendedora, podendo invalidar o cenário otimista.
A projeção é realista se o histórico de valorização se repetir, mas é prudente acompanhar os fatores externos.
No longo prazo, é acompanhar os balanços da Mota-Engil e possíveis contratos novos.

Ps. A minha estimativa de investimento na Mota-Engil para o primeiro trimestre de 2026 têm valores muito parecidos.

J.f.vieira

por Aqui_Vale » 9/1/2025 15:57

Não é para levar a sério, mas achei interessante este exercício :mrgreen:

Com um Boneco, diário, mais realista \:D/

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA métrica Anual.png
MOTA 9 Jan..png

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por AAA_ » 9/1/2025 13:38

Em dia de Wall Street encerrado o volume está anémico.
Conclusão: muito do interesse pelo título está nos fundos dos States.

Registado: 21/10/2010 13:08

por MarcoAntonio » 8/1/2025 19:54

As semelhanças mantêm-se, por enquanto...

Imagem
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por J.f.vieira » 8/1/2025 16:35

Não me contive!
Mais 25000 a 2.82€...Agora acabou a nota e carteira completa.

J.f.vieira

por Àlvaro » 8/1/2025 15:46

Sinedrio, isso acontece por ter capital chinês, olha as EDP, os americanos tbm fazem política com a bolsa, tentam desvalorizar as empresas chinesas. Sim, fazem mesmo isso, mas Trump parece ser um sintoma do declínio da América. Para acompanhar... :shock:

Registado: 31/5/2014 23:07

por Sinedrio » 8/1/2025 15:43

Tal como tinha escrito aqui, o valor dos 2,69 serviu de forte suporte. Sendo assim na Mota os touros continuam a dominar e o sentido desta é ascendente (na minha opinião). Isto do ponto de vista técnico. Do ponto de vista fundamental a Mota valer 850 milhões de euros, é ridiculo. A empresa continua sub avaliada, com um PER de 8/9.

Registado: 20/11/2015 17:22

por afcapitao » 8/1/2025 14:26

PAFS Escreveu:
muad'dib Escreveu:
"...sem concorrência à altura..."

por isso é que as empresas espanholas não concorreram ao 2.º troço do TGV
https://eco.sapo.pt/2025/01/06/consorci ... elocidade/

:lol:

Pois, o facto de a única proposta ter sido da Mota não me parece ter sido uma boa notícia como alguns pensam e talvez por isso ou também por isso houve a descida de ontem.

Talvez as empresas concorrentes não tenham encontrado parceiros locais para o efeito, digo eu! Algumas notícias referiam isso.
Mas não creio que tenha sido essa a causa da queda.

Registado: 8/3/2012 17:31

por PAFS » 8/1/2025 14:20

muad'dib Escreveu:

Pois, o facto de a única proposta ter sido da Mota não me parece ter sido uma boa notícia como alguns pensam e talvez por isso ou também por isso houve a descida de ontem.

Registado: 29/11/2007 11:26

por Aqui_Vale » 8/1/2025 11:21

trend=friend Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Só para atualização, com dois reforços :mrgreen: \:D/

CumPrim/
ValeAquilino

Aliás, a questão dos 3,80s fez-me lembrar algo que já aqui discutimos: aos relativamente rápidos períodos de queda de mais de 50% seguem-se sempre retracements muito satisfatórios como os de 2015 e 2019.

E neste caso ficarmos pelos 3,40 seria muito fraquinho para o que aconteceu nesses casos . Os 3,80s um target mais consentâneo com essas recuperações, a rondarem 60% de subida. A de 2015 então, até os valores absolutos são muito parecidos aos de agora.

Curiosidades, dizem que a história não se repete... Mas os ciclos sim

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA curiosidades.png

José Ortega Y Gasset

por trend=friend » 8/1/2025 10:48

Aqui_Vale Escreveu:Só para atualização, com dois reforços :mrgreen: \:D/

CumPrim/
ValeAquilino

Aliás, a questão dos 3,80s fez-me lembrar algo que já aqui discutimos: aos relativamente rápidos períodos de queda de mais de 50% seguem-se sempre retracements muito satisfatórios como os de 2015 e 2019.

E neste caso ficarmos pelos 3,40 seria muito fraquinho para o que aconteceu nesses casos . Os 3,80s um target mais consentâneo com essas recuperações, a rondarem 60% de subida. A de 2015 então, até os valores absolutos são muito parecidos aos de agora.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Àlvaro » 8/1/2025 10:42

Vale, impossível prever estas entradas curtas a matar, Já é a 2.ª vez que mal entra em sobrecpmpra dão forte na Mota, depois correm a comprar o que venderam. Costuma dizer-se que não há duas sem três... a minha estratégia manter-se-à, vender 30% em 3.20. Nada mais que 30% que no outro movimento de alta sai demasiado cedo. :wink:

por Aqui_Vale » 8/1/2025 10:36

Só para atualização, com dois reforços :mrgreen: \:D/

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA atualização.png

José Ortega Y Gasset

por trend=friend » 8/1/2025 10:21

Aqui_Vale Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Aqui_Vale Escreveu:Em Bolsa só os convencidos que são "Sabões", teem certezas.

Os que não percebem nada disto e ao fim de muitos anos continuam a aprender, fazem previsões : para cima e para baixo, quando acompanham o Mercado.
Nestas áreas a" logica é uma batata". è preciso haver coerência e não ir atrás, se bem que quando se vendem paletes e, ou compram, há que ter coragem para acertar o passo, e esperar dois ou três dias para ver o resultado.

Quanto ao que me toca e "sem certezas", farei a rotação do papel por volta de uma Mais Valia de +/_ 1 €uro. :mrgreen:

CumPrim/
Valeaquilino

:clap: :clap:

Em que zona esperavas o retracement que dizias no outro post? Zona à séria para mim são os 3,40 e este parece-me muito “encomendado”.

CumPrim/
ValeAquilino

Entendido, em bom rigor até ficava bem mais simétrica. Nos 3,40 logo se avaliará o grau de “mastigação”.

Até arrisco avançar pelo teu gráfico, novo toque na parte superior do canal, nos 3,40 ali por fins de Janeiro, inícios de Fevereiro
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por muad'dib » 8/1/2025 10:02

Registado: 15/11/2024 12:20

por Goya777 » 8/1/2025 9:49

Crissssx Escreveu:Gostei da parte sem concorrencia .

Uma pérola de conhecimento...

Registado: 17/7/2014 22:33

por Àlvaro » 8/1/2025 9:11

Cá está, a tendência mãe é que manda no preço. Assim que se aproximaou da base do canal mostrou o caminho futuro, Agora é nem será preciso meter gasóleo, eles empurram. :lol:

por Crissssx » 8/1/2025 8:40

Gostei da parte sem concorrencia .

Registado: 22/2/2019 14:19

por Àlvaro » 8/1/2025 0:03

Sinedrio, Como já aqui foi escrito tivemos repetição do dia 5 de Dezembro, embora com menos volume. Uma reação violenta que levou a ação de sobrecompra a sobrevenda. O movimento á técnico, o que importa é o fundamental e o fundamental é o que sabemos, uma das empresas das mais promissoras da bolsa portuguesas, sem concorrência à altura e com negócio crescente, No final da semana veremos o preço,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], navaldoc, PAULOJOAO, rg7803 e 42 visitantes