Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Caros, tenho andado afastado do fórum porque não comecei bem o ano em termos de saúde, nada de grave, é temporário porém semi-incapacitante, mas mesmo assim decidi fazer esse “post intercalar” não fossem pensar que deixei de investir na Mota-Engil.
Recapitulando estes dias passados desde o início do ano, a boa notícia foi o "Voo solo" do consórcio da Mota ao segundo troço do TGV. Muitos admiraram-se de não ter tido reflexos imediatos no preço, mas se considerarem esta notícia, vão ler que o primeiro troço já adjudicado (Porto-Oiã) só deverá ser assinado no segundo trimestre deste ano, podendo haver trabalhos no terreno só em 2025. E que o contrato para o segundo troço (Oiã-Soure) só deverá entrar em vigor no início de 2026.
Portanto a alta velocidade não vai ter qualquer efeito nos resultados de 2024: o primeiro troço, já adjudicado, só começa a ter expressão nos resultados de 2025 e, se este segundo troço for também adjudicado ao consórcio da Mota, só se refletirá nos resultados de 2026.
Resta ainda saber se a Mota Engil foi a estes concursos apenas para efeitos de aumentar o volume de negócios e ganhar reputação em obras do género. É que atendendo à complexidade da obra e ao baixo preço, ter uma margem líquida considerável (ou positiva) nestas obras não me parece que seja muito viável. Óbvio que o lucro virá depois na exploração da concessão posterior à construção. Só este segundo troço corresponde a uma concessão, em regime de PPP, a 30 anos, dos quais os primeiros cinco se destinam à fase de construção.
Em termos fundamentais nada mudou, as projeções de lucro líquido mantêm-se iguais às do final do ano passado: 113M€ para 2024, 121M€ para 2025 e 141.5M€ para 2026, um aumento do Free Cash Flow anual até 2026 com gradual diminuição do CAPEX, que se manterá a níveis elevados dada a carteira de encomendas e as necessidades de investimento que esses futuros projetos acarretam. Consequentemente a dívida líquida continuará a aumentar ligeiramente, porém de forma sustentável, coberta pelo projetado aumento do EBITDA anual até 2026. Ou seja, as perspetivas são de um alinhamento com os objetivos traçados no guidance inscrito no plano estratégico "Building 26" e não esquecer que foi este plano que propulsionou a cotação até aos 5,90€ (não foi um ciclo histórico sem nexo de causalidade).
Em termos técnicos não foi de surpreender a nova resistência na EMA200 e um movimento de forte venda semelhante ao que ocorreu quando o preço tocou na EMA100. Passados 5 dias de negociação, desde o tombo de dia 7 de janeiro, podemos ficar descansados que não se deveu a um aumento da posição curta da Muddy Waters (se fosse, já teria sido comunicado à CMVM).
Não se perspetivando catalisadores negativos no muito curto prazo, não me admiraria que a Mota Engil fosse, em breve, testar novamente a resistência da EMA200 (atualmente nos 3.081).
Na minha leitura (opinião) estes movimentos de volatilidade são normais, por um lado permitem aos fundos (Muddy incluída), ganhar usando estratégias concertadas (ilegais, mas difíceis de provar), acumulando e distribuindo títulos em pontos técnicos chave que vão condicionar o comportamento de outros investidores e assim liberar cada vez mais do já pequeno free-float da Mota Engil.
Recapitulando estes dias passados desde o início do ano, a boa notícia foi o "Voo solo" do consórcio da Mota ao segundo troço do TGV. Muitos admiraram-se de não ter tido reflexos imediatos no preço, mas se considerarem esta notícia, vão ler que o primeiro troço já adjudicado (Porto-Oiã) só deverá ser assinado no segundo trimestre deste ano, podendo haver trabalhos no terreno só em 2025. E que o contrato para o segundo troço (Oiã-Soure) só deverá entrar em vigor no início de 2026.
Portanto a alta velocidade não vai ter qualquer efeito nos resultados de 2024: o primeiro troço, já adjudicado, só começa a ter expressão nos resultados de 2025 e, se este segundo troço for também adjudicado ao consórcio da Mota, só se refletirá nos resultados de 2026.
Resta ainda saber se a Mota Engil foi a estes concursos apenas para efeitos de aumentar o volume de negócios e ganhar reputação em obras do género. É que atendendo à complexidade da obra e ao baixo preço, ter uma margem líquida considerável (ou positiva) nestas obras não me parece que seja muito viável. Óbvio que o lucro virá depois na exploração da concessão posterior à construção. Só este segundo troço corresponde a uma concessão, em regime de PPP, a 30 anos, dos quais os primeiros cinco se destinam à fase de construção.
Em termos fundamentais nada mudou, as projeções de lucro líquido mantêm-se iguais às do final do ano passado: 113M€ para 2024, 121M€ para 2025 e 141.5M€ para 2026, um aumento do Free Cash Flow anual até 2026 com gradual diminuição do CAPEX, que se manterá a níveis elevados dada a carteira de encomendas e as necessidades de investimento que esses futuros projetos acarretam. Consequentemente a dívida líquida continuará a aumentar ligeiramente, porém de forma sustentável, coberta pelo projetado aumento do EBITDA anual até 2026. Ou seja, as perspetivas são de um alinhamento com os objetivos traçados no guidance inscrito no plano estratégico "Building 26" e não esquecer que foi este plano que propulsionou a cotação até aos 5,90€ (não foi um ciclo histórico sem nexo de causalidade).
Em termos técnicos não foi de surpreender a nova resistência na EMA200 e um movimento de forte venda semelhante ao que ocorreu quando o preço tocou na EMA100. Passados 5 dias de negociação, desde o tombo de dia 7 de janeiro, podemos ficar descansados que não se deveu a um aumento da posição curta da Muddy Waters (se fosse, já teria sido comunicado à CMVM).
Não se perspetivando catalisadores negativos no muito curto prazo, não me admiraria que a Mota Engil fosse, em breve, testar novamente a resistência da EMA200 (atualmente nos 3.081).
Na minha leitura (opinião) estes movimentos de volatilidade são normais, por um lado permitem aos fundos (Muddy incluída), ganhar usando estratégias concertadas (ilegais, mas difíceis de provar), acumulando e distribuindo títulos em pontos técnicos chave que vão condicionar o comportamento de outros investidores e assim liberar cada vez mais do já pequeno free-float da Mota Engil.
muad'dib Escreveu:nos últimos dias é só certezas por aqui, com preços que a mota irá bater, e até ultrapassar entre o final de Janeiro e o mês seguinte.
o que vale é que a malta que faz essas afirmações acerta sempre, e com garantias insofismáveis, depois os outros……é que são verdadeiros sabões…![]()
Os outros são como tu ....também têm certezas mas ao contrario......

- Registado: 12/4/2021 11:59
nos últimos dias é só certezas por aqui, com preços que a mota irá bater, e até ultrapassar entre o final de Janeiro e o mês seguinte.
o que vale é que a malta que faz essas afirmações acerta sempre, e com garantias insofismáveis, depois os outros…
o que vale é que a malta que faz essas afirmações acerta sempre, e com garantias insofismáveis, depois os outros…
…é que são verdadeiros sabões…![]()
Àlvaro Escreveu:Com o sinal que o índice deu hoje, amanhã até o lixo sobe. Amanhã até as que estão em crise prolongada subirão. Um pouco... Na verdade o índice não deixou dúvidas, cortou para cima, como convém. Amanhã será dia da cavalinho.![]()
Bem podes ir rezando para que amanhã às 13:30 os números da inflação não saiam acima do esperado, caso contrário os states vão malhar forte e levar tudo por arrasto
Haja alguém com certezas neste mundo da bolsa 

- Registado: 12/4/2021 11:59
Com o sinal que o índice deu hoje, amanhã até o lixo sobe. Amanhã até as que estão em crise prolongada subirão. Um pouco... Na verdade o índice não deixou dúvidas, cortou para cima, como convém. Amanhã será dia da cavalinho.

- Registado: 31/5/2014 23:07
"A produção do setor da construção deverá registar um crescimento real de 3,0% a 5,0% este ano, para 23.700 milhões de euros, após ter aumentado 3,0% em 2024 e 3,4% em 2023, divulgou hoje a associação AICCOPN."
- Registado: 20/11/2015 17:22
Sim os efeitos Trump que todos sabemos serem muito previsiveis....
- Registado: 22/2/2019 14:19
Faz sentido apontar o disparo para essa data porque assim que os índices testarem o suporte maior virá o efeito Trump. Ou subirão antes de Trump? A dúvida está presa por uma semana. Ou sobem já, ou corrigem um pouco e vão para cima com a tomada de posse.
Re: Mota Engil - Tópico Geral ,", uma opinião '
Aqui_Vale Escreveu: Bom dia, 3,44 e 3,69, não me parecem nada prematuros.
Espero que sejam alcançados ainda este mês.
CumPrim/
ValeAquilino
Eu sou mais conservador

If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Aqui_Vale Escreveu: Bom dia, 3,44 e 3,69, não me parecem nada prematuros.
CumPrim/
ValeAquilino
Serei eu aqui o único a acreditar que a Mota vai aos 4,5/5 euros? É histórico e cíclico. A Mota vai lá sempre tocar. Mais cedo ou mais tarde. É daquelas coisas inevitáveis da vida.
Bom dia, 3,44 e 3,69, não me parecem nada prematuros.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Bom dia ! lol
Acho prematuro, esses valores ! Mas agradeço o gráfico, vulgus, o passado
Continuamos condicionados pela China e USA
Contudo bons negócios
Acho prematuro, esses valores ! Mas agradeço o gráfico, vulgus, o passado

Contudo bons negócios

pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"
Está a chegar-se a hora.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset

boa noite e boa semana, esperando melhores negócios, 5ªfeira,vou repousar !

Aqui_Vale Escreveu: Provavelmente, até aos: 3,40/ 3,80.
CumPrim/
ValeAquilino
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
- Registado: 10/2/2006 23:18
Àlvaro Escreveu:É quase sempre assim, quando parece que vai cair mais pegam-lhe com fé. A Mota voltou a pegar.
Acabou por ir a pé neste caso...
- Registado: 22/2/2019 14:19
Bom, aqui vai a atualização após a sessão de hoje (em que a cotação acabou por mal mexer).

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
A verdade é que tem ocorrido uma série de situações favoráveis à Mota-Engil nos mercados. Desde a subida do dólar, à subida do preço do petróleo (esteve a 70 USD hoje bate nos 80) e a verdade é que estes factores (entre outros) têm um impacto positivo (não-imediato) na Mota-Engil.
Provavelmente, até aos: 3,40/ 3,80.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
José Ortega Y Gasset
É quase sempre assim, quando parece que vai cair mais pegam-lhe com fé. A Mota voltou a pegar. 

Àlvaro Escreveu:Se a questão é mesmo a de saber se será aqui, se 30 cêntimos mais abaixo, então não valerá a pena correr o risco de vender.
- Registado: 29/11/2007 3:59
Vende, vende, não falta quem compre.
CumPrim/
ValeAquilino
CumPrim/
ValeAquilino
Àlvaro Escreveu:Se a questão é mesmo a de saber se será aqui, se 30 cêntimos mais abaixo, então não valerá a pena correr o risco de vender.
José Ortega Y Gasset
Se a questão é mesmo a de saber se será aqui, se 30 cêntimos mais abaixo, então não valerá a pena correr o risco de vender. 

Anélito Escreveu:A Mota-Engil está quase a bater num importante suporte... Talvez provoque um salto na cotação.
Que suporte é essa, Sinedrio? Antes de 2.4 não vejo suporte nenhum.
SMA 50
A Mota-Engil está quase a bater num importante suporte... Talvez provoque um salto na cotação.
Que suporte é essa, Sinedrio? Antes de 2.4 não vejo suporte nenhum.
- Registado: 21/10/2015 20:28
Quem está ligado: