Caldeirão da Bolsa

Lucro por acção

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vitor79 » 1/6/2007 15:35

Boas, precisava de mais uma pequena ajuda.
Gostaria de saber se algumas destas acções foram (divididas em mais) nestes anos que vou indicar.

BPI 1999
Brisa 2003 e 2006
EDP 1999 e 2004
Mota-engil 2000
PT em 2001.

Desde já muito obrigado.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por Fibonacci » 1/6/2007 7:43

Bala:
Fibonacci: "Podes me ensinar a pescar o peixe", isto é, das me um link directo a informação que acabaste de buscar?

Não há link directo para esta informação. É através de queries em Excel ao terminal da Bloomberg. E como disse a Pata Hari:
A bloomberg é um terminal pago, e muito bem pago.

Podes explorar o software do Finbolsa. Também consegue apresentar e actualizar diversos dados financeiros.

Boa iniciativa electfunch!
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

por Bala » 31/5/2007 20:32

La está, vocês deviam prestar mais atenção ao Ulisses...
Quando ele diz Finibolsa, finibolsa vocês devem ver :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

http://www.finbolsa.com/impafund.asp

Se quiserem, procurem pelos livros, Ganhar em Bolsa ou então sigam os conselhos do Jim Cramer no livro "Real Money"(em inglês). O último é um pouco doido, mas que sabe muito e que diz muitas piadas que entretêm a leitura, la isso é verdade.

Depois ainda existe um tópico acerca de livros, que eu considero de referência (o tópico, e os livros) :wink:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ght=livros

Abraço a todos...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048

Registado: 27/2/2007 13:49

por electfunch » 31/5/2007 20:09

É justa a tua afirmação, mas também é justo que em inglês poderá ser útil para um maior número de pessoas. O ideal seria eu colocar nas duas línguas mas isso exige mais esforço... Veremos se o tempo dá para isso... :)

Registado: 19/2/2004 18:17

por grep » 31/5/2007 19:46

electfunch está bem que sabes muito bem inglês, mas o site não era mais util em Português?

Registado: 20/1/2007 0:15

por vitor79 » 31/5/2007 18:56

Obrigado fibonacci, é que os acionistas ai no meio estavam a meter-me confusão. Obrigado, asssim já arranjo tudo o que necessito, penso eu.

electfunch era muito bom um site que em vez de fazer ele a análise fundamental nos ensinasse algumas técnicas acerca dela e por ouro lado que disponibiliza-se os dados necessários.

Mas isto é só uma opinião.
Se tiveres onhecimentos de informatica e tivers disposto para isso abre um post aqui no forum para o pessoal aderir e ajudarmos todos. cada um com o que pode vai ser mais fácil.

por Pata-Hari » 31/5/2007 18:19

Bala, a maneira correcta é aquela que tu quiseres. Eu gosto de calcular a valores actuais com as previsões actuais. Afinal de contas, é hoje que tenho que tirar as conclusões e não no fim do ano passado.

A bloomberg é um terminal pago, e muito bem pago.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Bala » 31/5/2007 18:12

Ah, é verdade. Quanto ao meu ficheiro, e para aqueles que o descarregaram, enquanto o lucro líquido e o numero de acções esta a partida certo. O PER2006 que está calculado está indexado a cotação actual e não a cotação no final do ano.
Julgo que a maneira correcta é calcular o PER no final do ano. Entretanto, o objectivo do PER calculado por esta folha de cálculo é de ver até que ponto o mercado já corrigiu o PER demasiado alto ou baixo da cotação. Sei que este método pode ser discutível, mas para mim é só mais um indicador...

Fibonacci: "Podes me ensinar a pescar o peixe", isto é, das me um link directo a informação que acabaste de buscar?

Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.

link

por electfunch » 31/5/2007 16:57

...clikar na GALP pois é o unico link activo... :|

http://www.invest.novanalise.com/psi/galp/200704GalpFundamentals.html

estou a esboçar um site com essa info...

por electfunch » 31/5/2007 16:53

Já a algum tempo tive a intenção de partilhar/publicar as análise que fazia para servir de base aos meus investimentos (já que tenho este trabalho todo já feito... não custa partilhar :), comecei a esboçar o site mas nunca passou disso... Mas estou inclinado para retomar a ideia. Por isso se quiserem podem ir ao www.invest.novanalise.com e darem sugestões do que gostariam de lá ver. Notar que o site não passa de um rascunho muito em bruto feito num fim de tarde...

http://www.invest.novanalise.com

por Fibonacci » 31/5/2007 16:51

O Total Shareholder Equity é o que pediste: "Capital próprio (Activos totais menos Passivos totais)". Só que não está por acção. É o valor que saí do Balanço.

Activos = Passivo - Capital Próprio.

Para fazer por acção precisas de ter o numero de acções outstanding em cada titulo.

Queres que envio novo ficheiro com essa informação?

Precisas de mais algum dado?

abraço,

Fibo
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

por kpt » 31/5/2007 16:41

Equity - Capital próprio
ShareHolder - Accionista

No entanto a combinação das duas palavras não sei se terá como significado total do capital próprio.

Registado: 11/5/2007 23:19

por vitor79 » 31/5/2007 16:37

Boas, uma dúvida o que é "Total Shareholder Equity".

Alguém pode traduzir.

por vitor79 » 31/5/2007 15:18

Obrigado a todos.
É por este espirito de entre ajuda que este forum é fantástico,

por Roberto Torrão » 31/5/2007 12:55

O Fibonacci chegou a Bloomberg primeiro... :mrgreen:

Fica para a próxima...é bom ver as pessoas interesseram-se pelos problemas dos outros...

Um bem haja à todos.

Registado: 31/10/2006 9:54

por vitor79 » 31/5/2007 12:18

Obrgadão, parce que está tudo.
Agora não posso analisar, se eu entir alguma dificuldade depois digo, OK
Mais uma vez obrigado, excelente.

por Fibonacci » 31/5/2007 11:34

vitor79,

ve la se te entendes neste ficheiro. Coloquei as acções do PSI20 e os campos que pediste. Enquanto as empresas não são cotadas não tenho os dados assim directos... aconselho-te mesmo ir à página de cada uma das empresas e recolher os dados caso a caso... dá um trabalhão, sem dúvida.

está em bruto... se não te entenderes com ele diz que eu quando tiver mais um tempinho faço isso com mais calma.

abraço,

Fibo
Anexos
fundamentais.xls
(0 Bytes) Transferido 337 Vezes

por vitor79 » 31/5/2007 11:08

Sim, eu faço os calculos, apenas preciso dos dados brutos

Estava embém a tentar explicar o qu estou a tentar fazer, de forma a que alguem me corrigisse caso haja erros e para qu outros possam pensar também sobre AF.

OK, Obrigado.

por kpt » 31/5/2007 10:59

Boas vitor79,

Encontrar esse tipo de informação tratada dessa forma não será o mais fácil. Será que não é possível arranjar o balanço e demonstração de resultados desses anos? A partir daí era fácil fazeres os cálculos que queres.

Registado: 11/5/2007 23:19

por vitor79 » 31/5/2007 10:52

Olá, em primeiro lugar obrigao pela disponibilidade demonstrada.

Então as empresas que eu quero analisar são:

Brisa
BPI
EDP
GALP
Martifer
PT
Jeronimo Martins
REN
SonaeSGPS

Os Indicadores que preciso são para os anos de 1996 a 2006 :
Lucros liquidos por acção
Capital próprio por acção (Activos totais menos Passivos totais)
Dividendos distribuidos.
Sei que não ´fácil e que algumas empresas não é possivel ober todos esses dados, mas pode-se tenar cheguar lá perto com algumas extrapolações.

Obrigado.

por Roberto Torrão » 31/5/2007 10:14

Caro,

por favor indique as empresas que quer...vou ver se consigo tirar da Bloomberg o que necessita...

Cumprimentos

Registado: 31/10/2006 9:54

por vitor79 » 31/5/2007 6:52

Pois, pode bem ser isso.
Tenho a certeza que se o Ulisses pudesse ajudava.
O que eu vou fazer e como são apenas oito empresas que estou a estudar, as outras já foram eliminadas e são poucos dados irei entrar em contacto diracto com as empresas no sentido de que elas me fornecam esses dados se possivel.

Mas como não quero incomodar muito estou a ver quais os dados todos de que necessito para cada uma delas.

Obrigado a todos.

PS: quando tiver noticias depois digo aqui alguma coisa.

por Bala » 31/5/2007 0:14

vitor79 Escreveu:Estava esperançado que o Ulisses tivesse um ficheiro desses, mas afinal...

Caro Vitor,

Na minha opinião, o Ulisses provavelmente até têm o ficheiro bastante completo, provavelmente é de Finibolsa e provavelmente foi adquirido :mrgreen:
( http://www.finbolsa.com/prodpre.asp )
A outra probabilidade que também deverá ser grande é que no ficheiro que ele adquiriu, diz la que contêm direitos de autor, e a distribuição desses ficheiros é que é proibida.
Por fim, analisando o anúncio que vêm em primeiro lugar no fórum geral da bolsa, suponho que a Finibolsa será um dos patrocinadores do Caldeirão da Bolsa, e não me parece correcto da parte de administradores fazer concorrência a um dos benfeitores :roll:

Enfim, faz-se o que se pode, se alguém actualizar o ficheiro com dados de anos anteriores e fizer as cotações se actualizarem automaticamente, agradecia...

Abraço e bons trades...
O Bala

PS: Qualquer dia tenho que pensar em deixar de escrever tantos disparates a hora :-k
Podem ser mal interpretados...
PS2: Ulisses, obrigado por teres respondido tão depressa da outra vez, eu aqui a armar-me em amigalhaço, já estava a ver a GNR a minha porta com sirenes, Cães e G3s por causa do ficheiro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por vitor79 » 30/5/2007 18:42

Obrigado a todos.

Bala, sim nasci em 79.
É pena que por cá nos faltem sempre estas informações.

Vou continuar a procurar para tenar ver.
Estava esperançado que o Ulisses tivesse um ficheiro desses, mas afinal...

Obrigado a todos.

por Ulisses Pereira » 30/5/2007 17:18

Claro que é legal. Se as empresas cotadas são obrigadas a publicar as suas contas...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: iniciado1, Minsk, OSTC, Phil2014, Pmart 1, PMP69 e 18 visitantes