Caldeirão da Bolsa

CFD's

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por meu-gôdo » 20/9/2006 17:01

Por isso é que prefiro fazer intraday em produtos alavancados e fechar posição ao fim do dia. Pode ganhar-se pouco mas prefiro do que correr o risco de deixar posições abertas para o dia seguinte.

Registado: 4/7/2006 19:54

por Ulisses Pereira » 20/9/2006 16:10

Aqui a questão fundamental, tal como disse o Gustavo, é o "money management". A alavancagem deve ser devidamente pensada.

Porque, meus amigos, os riscos de posições longas são igualmente fortes para quem anda fortemente alavancado. Porque se estiverem 10 vezes alavancado numa acção que, por causa de um mau resultado, abre na sessão seguinte a perder 20%, o vosso prejuízo é do dobro do valor do vosso investimento...

É por isto que é muito importante termos noção do montante a alocar a cada "trade" quer em acções quer, principalmente, em produtos derivados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por meu-gôdo » 20/9/2006 15:22

Paul deAlex Escreveu:Olá,

bem o caso que vos dou é de uma acção que eu tinha que era a LOUD [NASDAQ].

No dia 7 de Agosto fechou a $1.88.

Eu tinha 1500 dessas.

No dia 8 de Agosto, notícias de que a NOKIA oferecia $60m pela empresa fizeram-na começar esse dia com uma cotação de $4.40!!!

'Caganda' GAP!!

Como estava longo, fiquei todo contente. Mas se estivesse curto a história era outra.

Como é que um STOP reage a isto? Fecha a posição não é? E se o dinheiro em conta não chegar para fechar a posição? Mandam-nos um email...

São estes GAPS é que me metem medo nas curtas. São raros mas que acontecem, lá isso acontecem.

Se me dizem que os CFD's só existem em acções estáveis, que tal o exemplo da PT: antes da OPA-SONAE, 7.xx€, depois da OPA-SONAE, 9.50€.

Ainda é um GAPzinho porreiro que deixaria qualquer curto com uma dor de cabeça...

Um down GAP, em que não tinha posição mas que me arrepiou à mesma, foi o da NABI [NASDAQ]. Acabou o dia 31/10/2005 a cotar nos $12.85. NO dia 1 de Novembro de 2005 começou a cotar a $4.12, tendo atingido um mínimo de $3.52!!

Os downgaps só são mesmo perigosos se estivermos a trabalhar com margens muito grandes. Pois num caso como a NABI, teriamos de trabalhar no duro para pagar o empréstimo à correctora. :(

Uma posição extrema, imaginem de 100.000,00€ com margem de 50%, uma descida brusca de 67.9% na cotação significa que os 100.000,00€ passam a valer 32.062,00€. Há que fechar a posição e saldar dívidas. Como a dívida à correctora é de 50.000,00€, salda-se-a com o dinheiro da venda e ainda fica uma dívida de 50000-32062= 17,938.00€ para saldar.

Todo o resto da carteira seria saldada até aos 17938€ serem atingidos para cobrir a dívida.

Às vezes temos de ter cuidado com a lei de murphy. Já travei conhecimento com um tipo que há uns anos tinha comprado 50.000cts(!) de acções PTM. Ele esperava que continuasse a subir, mas para azar do gajo aquilo foi descendo a pique, sem que ele tivesse coragem de vender, pois podiam sempre subir... O resultado foi uma crise de nervos, um computador jogado janela fora, e acções da PTM que hoje valem 3000 e tal contos... Diz ele.

Ao menos, como não recorreu a margens, apenas perdeu o dinheiro que já tinha... :|

Assim entendo-te perfeitamente. Embora sejam casos raros podem acontecer e se nos acontecer uma vez estamos muito mal. Podemos perder tudo. Por isso, preferiria negociar em índices onde a variação será sempre menor que em activos como as acções. Mas enfim, gostos não se discutem.

por Keyser Soze » 20/9/2006 15:19

entra curto apenas em indices ( não há opas )

para posições longas tens que pagar juro...se for para uma trade de curto prazo não há probelma..mas se for para manter uma posição durante meses é melhor futuros

Registado: 8/2/2006 17:32

por Paulo_Alex » 20/9/2006 15:12

Olá,

bem o caso que vos dou é de uma acção que eu tinha que era a LOUD [NASDAQ].

No dia 7 de Agosto fechou a $1.88.

Eu tinha 1500 dessas.

No dia 8 de Agosto, notícias de que a NOKIA oferecia $60m pela empresa fizeram-na começar esse dia com uma cotação de $4.40!!!

'Caganda' GAP!!

Como estava longo, fiquei todo contente. Mas se estivesse curto a história era outra.

Como é que um STOP reage a isto? Fecha a posição não é? E se o dinheiro em conta não chegar para fechar a posição? Mandam-nos um email...

São estes GAPS é que me metem medo nas curtas. São raros mas que acontecem, lá isso acontecem.

Se me dizem que os CFD's só existem em acções estáveis, que tal o exemplo da PT: antes da OPA-SONAE, 7.xx€, depois da OPA-SONAE, 9.50€.

Ainda é um GAPzinho porreiro que deixaria qualquer curto com uma dor de cabeça...

Um down GAP, em que não tinha posição mas que me arrepiou à mesma, foi o da NABI [NASDAQ]. Acabou o dia 31/10/2005 a cotar nos $12.85. NO dia 1 de Novembro de 2005 começou a cotar a $4.12, tendo atingido um mínimo de $3.52!!

Os downgaps só são mesmo perigosos se estivermos a trabalhar com margens muito grandes. Pois num caso como a NABI, teriamos de trabalhar no duro para pagar o empréstimo à correctora. :(

Uma posição extrema, imaginem de 100.000,00€ com margem de 50%, uma descida brusca de 67.9% na cotação significa que os 100.000,00€ passam a valer 32.062,00€. Há que fechar a posição e saldar dívidas. Como a dívida à correctora é de 50.000,00€, salda-se-a com o dinheiro da venda e ainda fica uma dívida de 50000-32062= 17,938.00€ para saldar.

Todo o resto da carteira seria saldada até aos 17938€ serem atingidos para cobrir a dívida.

Às vezes temos de ter cuidado com a lei de murphy. Já travei conhecimento com um tipo que há uns anos tinha comprado 50.000cts(!) de acções PTM. Ele esperava que continuasse a subir, mas para azar do gajo aquilo foi descendo a pique, sem que ele tivesse coragem de vender, pois podiam sempre subir... O resultado foi uma crise de nervos, um computador jogado janela fora, e acções da PTM que hoje valem 3000 e tal contos... Diz ele.

Ao menos, como não recorreu a margens, apenas perdeu o dinheiro que já tinha... :|

Registado: 23/5/2006 11:26

Re: Shortar, shortar...

por meu-gôdo » 20/9/2006 13:55

Paul deAlex Escreveu:Amigos, corrijam-me se estiver enganado mas acho as posições curtas mais perigosas.

É que se eu entrar longo numa acção/CFD e a coisa correr mal, "apenas perco" o dinheiro que investi (partindo do princípio que se "joga" com margens mínimas).

Mas se entrar curto imaginem com 10000€ de acções/CFD's e as desgraçadas sobem, imaginem 200%, onde é que vou buscar mais 20000€ para fechar uma posição que agora vale 30000€? É cá uma dor de barriga!

Mas são um excelente mecanismo sim senhor!

Bem, esclarece-me uma coisa. Não estabeleces stops antes de chegar a essa valorização de 200%? Uma coisa é estar a favor do mercado, outra é estar do lado oposto. :cry:

Re: Shortar, shortar...

por Gustavo » 20/9/2006 12:06

Paul deAlex Escreveu:
Mas se entrar curto imaginem com 10000€ de acções/CFD's e as desgraçadas sobem, imaginem 200%, onde é que vou buscar mais 20000€ para fechar uma posição que agora vale 30000€?

se tens 10000 só entras curto com 3000
se subirem 200% que é enormidade tens capital para isso
deves pensar bem a alavancagem e a gestão do risco

Registado: 19/9/2006 15:15

por Ulisses Pereira » 19/9/2006 23:54

Teoricamente, é assim. Mas, na prática, sempre que não está a respeitar as margens, a sua posição é automaticamente fechada. É evidente que pode sempre ter o azar de, uma acção abrir no dia seguinte a voar (fruto de qualquer acontecimento extraordinário) mas isso são acontecimentos muito, muito raros.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Shortar, shortar... mas devagar!!!

por leprechaun » 19/9/2006 23:53

Paul deAlex Escreveu:Mas se entrar curto imaginem com 10000€ de acções/CFD's e as desgraçadas sobem, imaginem 200%, onde é que vou buscar mais 20000€ para fechar uma posição que agora vale 30000€? É cá uma dor de barriga!

Calma, ó Alex...

...tragédia não acontece!

É que há um mecanismo de margin call que, em princípio, encerra a posição nos 200% de margem, ou seja, perde-se "apenas" metade do bago, caso se esteja totalmente investido.

Só no caso de existir algum gap acentuado, na abertura, a nosso desfavor é que esse mecanismo pode ser insuficiente para perservar os 50% da conta, mas creio que nos CFD de acções um tal cenário não deve ser muito frequente... mas claro que pode acontecer, sim, de repente!

De facto, e como só há CFD de acções para "blue chips" e títulos chiques, esse cenário dos 200% de valorização também é improvável, digamos! Bem, pelo menos num prazo curto de alguns meses...

Logo, o perigo não vem de estarmos Bull ou Bear, mas sim certos ou errados... contra ou a favor dos mercados!

É que se formos casmurros e obstinados... bem ficamos depenados...

Rui leprechaun

(...e em dívidas alagados! :?)

PS: Excepção feita ao JAS, claro, que esse é um tubarão mui raro! :mrgreen:

Registado: 24/11/2002 14:36

Shortar, shortar...

por Paulo_Alex » 19/9/2006 22:56

Amigos, corrijam-me se estiver enganado mas acho as posições curtas mais perigosas.

É que se eu entrar longo numa acção/CFD e a coisa correr mal, "apenas perco" o dinheiro que investi (partindo do princípio que se "joga" com margens mínimas).

Mas se entrar curto imaginem com 10000€ de acções/CFD's e as desgraçadas sobem, imaginem 200%, onde é que vou buscar mais 20000€ para fechar uma posição que agora vale 30000€? É cá uma dor de barriga!

Mas são um excelente mecanismo sim senhor!

Registado: 23/5/2006 11:26

comentário

por jotabil » 19/9/2006 20:02

Como procedimento geral....tenho seguido um conselho que o tal fernando braga de matos refere ainda nos prólogos da sua excelente obra vestibular à realidade dos mercados de títulos.
"uma das modalidades de actuação nos mercados de títulos é constituir uma carteira e ajardiná-la periódicamente"
Achei esta modalidade suficiente para qualquer iniciante em mercados de bolsa....até melhorar os seus atavismos e a sua servidões de cobiça e de ignorância. Outra fase mais lesta e de maior risco poderá ser tomada após um necessário estágio para a prática de procedimentos menores....como seja a negociação e a sua oportunidade....e depois dizem os gurus que não se deve negociar muitas vezes....às vezes devemos ficar a ver os navios a passar.....para podermos saber para onde vão.

Mas neste domínio não existem certezas...é apenas um pairar inquieto sobre aquilo que nos escapa.....e no fim ficar na justeza dos lucros.....sem perdas e desse modo ficarmos satisfeitos na consciência....quase uma questão filosófica.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Re: comentário

por Gustavo » 19/9/2006 19:57

jotabil Escreveu:Pois...Caro Gustavo.....há donas de casa e donas de casa....essas já estão iniciadas.....mas a expressão, na altura, foi do herói grêgo e percebe-se.
Ainda assim pareceram-me umas donas de casas muito sonhadoras.....se alguém ganha outros perdem......e isto da vida é um ofício duro de roer....era bom era se fosse como elas projectam....há ali rentabilidades a mais...

cumps

Sonhar é bom e ali há a mais
e as minhas de menos mesmo que eu sonhe muito :P

comentário

por jotabil » 19/9/2006 19:46

Pois...Caro Gustavo.....há donas de casa e donas de casa....essas já estão iniciadas.....mas a expressão, na altura, foi do herói grêgo e percebe-se.
Ainda assim pareceram-me umas donas de casas muito sonhadoras.....se alguém ganha outros perdem......e isto da vida é um ofício duro de roer....era bom era se fosse como elas projectam....há ali rentabilidades a mais...

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Re: comentário

por Gustavo » 19/9/2006 19:34

jotabil Escreveu:Caros

Foi esse, um dos meus primeiros espantos. Como uma vulgar dona de casa com curiosidade sobre a bolsa, julgava que apenas se podia ganhar quando o mercado ou a cotação do título subia....ehehehhe.

as donas de casa já sabem isso há bueh
olha estas http://flk2.blogspot.com :wink:

comentário

por jotabil » 19/9/2006 19:27

Caros

Foi esse, um dos meus primeiros espantos. Como uma vulgar dona de casa com curiosidade sobre a bolsa, julgava que apenas se podia ganhar quando o mercado ou a cotação do título subia....ehehehhe.
Como meu segundo espanto, recortei a minha imcompreensão sobre o interesse com que eram acompanhados os movimentos dos índices...nada sabia ainda de CFD's e das possibilidades que eles conferem....dado que os bancos apenas só para alguns, possibilita a venda de acções a crédito.
Mas o Caro herói grêgo deu-me um lamiré sobre a minha ignorância....fui ler.....o Fernando Braga de Matos...que me deu uma noção geral sobre os mercados de títulos...não se refere na sua obra a CFD's....apenas se subentendem nas referências a opções.....mais tarde li sobre CFD's num livro específico.... e fiquei mais esclarecido.
Os warrants são produtos derivados muito complexos e segundo tenho lido, muito atreitos a manobras costumeiras dos marketMaker...só para iniciados muito atentos.....mas a noção aprendida de que se pode ganhar quando os mercados descem só se consubstancia na possibilidade de podermos vender um título sem o possuirmos para o podermos comprar e simultaneamente vender a um preço mais baixo. Isto tudo se o movimento do mercado for conforme o nosso pressuposto que era de descer.
Mas como disse...para um indivíduo pouco iniciado no mercado....julgo que apenas nos CFD's se pode agir com alguma segurança se o mercado for conforme a nossa aposta.
Ainda não fiz simulações sobre CFD's...mas creio que O JCarregosa permite esse exercício.

cumps
Sun Tzu

Ulisses

por Shimazaki » 19/9/2006 17:44

Excellent, bom artigo o da cegueira, espero nunca ter "cataratas" :lol:
Obrigado
Ride the winds of change

Registado: 30/12/2005 15:59

por gusto » 19/9/2006 16:32

Obrigado.
Gusto

Registado: 19/9/2006 15:32

por Shimazaki » 19/9/2006 16:21

Obrigado Ulisses,
:wink:
Ride the winds of change

por Ulisses Pereira » 19/9/2006 15:55

Gusto, a contraparte é a corretora que te oferece esse serviço (ou alguém que a corretora sub-contrata). A arbitragem é feita no mercado à vista (se estivermos a falar de CFD`s sobre acções) ou em futuros, se estivermos a falar de CFD`s sobre índices.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 19/9/2006 15:52

Para mim, é fulcral que qualquer investidor possa ter acesso a posições curtas, sejam em Bull Market, seja em "Bear Market". O Artigo que escrevi sob o título "Será você um touro cego?" penso que toca em alguns desses pontos e poderá ser lido em http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=380

Naturalmente que, num "Bear Market" ainda se torne mais crucial essa possibilidade de posições curtas pois, caso contrário, torna-se muito difícil obter bons resultados.

Quanto à outra questão, até ver, estamos em "Bull Market" há vários anos e ainda não há sinais de que ele tenha chegado ao fim.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por gusto » 19/9/2006 15:49

Ulisses,

Se não se importar tinha uma outra questão.
Tendo os CFDs um spread bid/ask pré definido, quando algum negócio é feito quem é a contraparte? O/um intermediário financeiro?
Assim sendo, como é que o intermediário faz/pode fazer a cobertura (em teoria, mas sobretudo na prática)? Mercado à vista? Futuros? Outros?

Obrigado,
Gusto

Registado: 19/9/2006 15:32

Re: Bear Market

por Dwer » 19/9/2006 15:47

shimazaki Escreveu:Boas,
em Bear Market, é mesmo aconselhável a utilização de CFD's? :?:
pois tenho estado a ler o livro do como "ganhar em bolsa" do Prof. Fernando Braga de Matos, e ele refere por varias vezes, que as vendas a descoberto são sem duvida rentáveis,um "Bull Market" , gostaria que esclarecem-se essa duvida, pois talvez nos encontremos no final dum ciclo, e eu deva procurar uma tool que efectue esse tipo de movimentos,a CGD não o permite.
Ulisses, já agora relativamente ao ciclo em que nos encontramos e vindouro, alguma análise :?:

O bear market é a melhor ocasião para CFDs. Pagam-te juros pelas posições curtas que detiveres.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

Bear Market

por Shimazaki » 19/9/2006 15:46

Boas,
em Bear Market, é mesmo aconselhável a utilização de CFD's? :?:
pois tenho estado a ler o livro do como "ganhar em bolsa" do Prof. Fernando Braga de Matos, e ele refere por varias vezes, que as vendas a descoberto são sem duvida rentáveis,um "Bull Market" , gostaria que esclarecem-se essa duvida, pois talvez nos encontremos no final dum ciclo, e eu deva procurar uma tool que efectue esse tipo de movimentos,a CGD não o permite.
Ulisses, já agora relativamente ao ciclo em que nos encontramos e vindouro, alguma análise :?:
Ride the winds of change

por Ulisses Pereira » 19/9/2006 15:23

Exactamente ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Velhilho » 19/9/2006 15:12

Ulisses Pereira Escreveu:Exactamente. Agora ñada o impede de investir apenas 300 euros ;)

Um abraço,
Ulisses

Sim, mas isso é mesmo só utilizando CFD's, se usares Futuros tens um minimo sempre de 1 contrato...que pode ter uma margem bastante elevada e uma alavancagem logo à partida também elevada.

Um abraço,
Vel.

Registado: 27/7/2006 20:53

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Cheme, Google [Bot], niceboy e 642 visitantes