Caldeirão da Bolsa

O que é um PER elevado e um PER reduzido?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por carlosfdalmeida » 11/12/2007 1:09

O que acham do PER da Jerónimo Martins? Parece-me alto, será de manter esta acção a médio-longo prazo?
Cumprimentos

Registado: 29/11/2007 2:30

por pinto80 » 10/12/2007 22:13

No entanto, e não obstante o PER ser um dado estático, faz todo o sentido fazer uma análise (em conjunto com outras bem menos estáticas) ao PER de uma empresa.

Um PER demasiado alto pode significar que a cotação da empresa (ou cotação bolsista) está demasiado alta. Neste sentido, não faz sentido ter a ação (cujo PER for elevado) em carteira, pelo menos no médio/longo prazo.

Este indicador relaciona até que medida a capitalização bolsista de uma empresa está de acordo com a sua real valorização contabilística e de resultados.

Registado: 5/12/2007 22:29

por nunoand99 » 10/12/2007 21:50

Basicamente é da seguinte forma:

PER= Cotação/Lucro por Acção="número de anos para atingir o break-even, com lucros constantes"

Nas comparações entre empresas (do mesmo sector, por exemplo ), PER baixo entende-se por PER abaixo da média (do sector, por exemplo), e vice-versa;

Face á tua aversão ao risco, poderá haver PER's baixos ou altos. Repara que PER=1000 quer dizer, pela fórmula em cima, que se vai levar 1000 anos a reaver o dinheiro que lá se investiu. EU, por exemplo, só compro titulos com um PER abaixo de um dado "X";

O PER é uma medida estática, tem de ser complementado com indicadores dinâmicos. Se reparares na fórmula em cima, parte-se do principio que os lucros são constantes.

Regra geral, empresas "muito grandes/muito antigas" tendem a ter PER's mais BAIXOS que as restantes e as variações nos resultados tem POUCO impacto no titulo

Regra Geral, empresas "recentes/pequenas" tendem a ter PER's mais ALTOS que as restantes e as variações nos resultados tem MUITO impacto no titulo.

Como as empresas são recentes, as expectativas são elevadas (se não, não tinham sido lançadas em BOLSA).

Assim sendo, o potencial de descida destes titulos é ENORME, "unless they deliver" que é como quem diz, tem de ser cumpridas as expectativas->"vide" Apple, Google, ALTRI, etc com txs crescimento na ordem dos 100%

Registado: 16/5/2005 21:38

por pinto80 » 8/12/2007 12:38

Como em tudo nos investimentos financeiros não existem regras seguras para se poder investir sem risco. às vezes, ao pensarmos estar a tomara as melhores soluções de investimento, estamos a apostar nos piores investimentos possíveis.

No entanto existem alguns indicadores que poderão facilitar a dimiuir esse risco, a que chamamos extremamente volátil.

O PER é um rácio que significa a divisão do preço de uma acção pelo seu lucro líquido dessa acção. Apesar de, como já foi dito, ser importante uma análise dentro da mesma actividade a mim parece-m mais vantajoso arriscar numa acção cujo PER seja baixo. Eu tenho presente que quanto mais baixo for o PER maior será o potencial de subida da acção.

Claro que esta é uma análise muito simplista e que deve ser analisada em conjunto com outros racios. Mas no fundo, e quando analisados outros rácios, as empresas com PER mais baixo tem mais tendência de subida da cotação.

Um PER baixo também pode significar um "atraso" da empresa em distribuir resultados. ..

Cumprimentos e bom fim de semana

Registado: 5/12/2007 22:29

por HappyGuy » 8/12/2007 11:12

kemmy Escreveu:Alguém me pode informar o que é um PER alto e as suas consequências no valor de uma acção a curto, médio e longo prazo e já agora o que é um PER baixo e as suas consequências no valor de uma acção a curto, médio e longo prazo.

Basicamente o que eu pergunto é se existe um valor de referência que nos diga de imediato se o PER é baixo ou alto e se vale a pena investir numa empresa com PER alto ou baixo, dependendo se o investimento é a curto, médio ou longo prazo, ou então (mode radical on) o PER não nos diz nada em termos de investimento numa acção.

Não existe nenhum valor de PER que se possa dizer por si só se é alto ou baixo. O PER é um indicador de Análise Fundamental que apenas tem expressão quando comparado com o PER de outras empresas do mesmo sector no mesmo mercado ou equivalente.

Sendo o PER um rácio baseado na cotação de uma acção e nos lucros da empresa, apenas faz sentido comparar empresas de um mesmo sector no mesmo mercado (ex: a banca portuguesa) ou de um mesmo sector em mercados semelhantes, quando a comparação se justifique por os mercados terem as mesmas premissas (ex: as eléctricas europeias).

Em teoria, se o PER de uma empresa é baixo quando comparado com as suas concorrentes significa que num mesmo mercado essa empresa tem uma cotação que não espelha a sua capacidade de gerar lucro, comparando com o potencial demonstrado pelas concorrentes.

Convém denotar que, sendo um indicador de AF, não deve ser analisado por si só mas sim englobado numa análise mais profunda das contas de uma empresa. Imagine-se uma situação em que uma empresa teve uma receita extraordinária (indemnização, ...) muito elevada que não se irá repetir nos anos seguintes. Se o cálculo do PER não tiver sido ajustado para não incluir essa receita esporádica, o PER dessa empresa poderá ser muito mais baixo que o das suas congéneres. No entanto, tal não significa que a cotação esteja baixa (o mercado de acções já descontou este lucro extraordinário).
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)

Registado: 8/3/2007 14:48

O que é um PER elevado e um PER reduzido?

por kemmy » 8/12/2007 2:36

Boa noite a todos,

PER (Price/Earnings Ratio)
O valor de cotação de uma acção dividido pelo racio entre os lucros anuais da empresa e o número de acções, dessa mesma empresa, actualmente cotadas. in: http://www.deutsche-bank.pt/db_pt/content/3152.htm#p

Alguém me pode informar o que é um PER alto e as suas consequências no valor de uma acção a curto, médio e longo prazo e já agora o que é um PER baixo e as suas consequências no valor de uma acção a curto, médio e longo prazo.

Basicamente o que eu pergunto é se existe um valor de referência que nos diga de imediato se o PER é baixo ou alto e se vale a pena investir numa empresa com PER alto ou baixo, dependendo se o investimento é a curto, médio ou longo prazo, ou então (mode radical on) o PER não nos diz nada em termos de investimento numa acção.

Desde já o meu obrigado.

Bom fim-de-semana e já agora boas festas para todos.

Kemmy
Estou a aprender

Registado: 9/2/2007 12:26

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: GamesOver, Google [Bot], LMMV, paulopereira.pp36.pp e 109 visitantes