Caldeirão da Bolsa

Alan Greenspan não sente remorsos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por TraderBoy » 24/11/2007 15:52

Alan Greenspan afirmou não sentir "remorsos" pelas políticas seguidas enquanto presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed). "A actual crise do mercado mobiliário não é um reflexo do meu trabalho", garantiu Greenspan.

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

Alan Greenspan afirmou não sentir "remorsos" pelas políticas seguidas enquanto presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed). "A actual crise do mercado mobiliário não é um reflexo do meu trabalho", garantiu Greenspan.

"O mercados estão a tomar consciência que a queda do preço das casas não vai parar", afirmou Alan Greenspan, hoje, em Oslo. "Não tenho remorsos. A bolha do mercado imobiliário não é um reflexo do meu trabalho, é um fenómeno global", disse o antigo presidente da Fed.

O colapso do mercado imobiliário de alto risco foi "um choque porque não era esperado" "Foi o elo mais fraco do sector financeiro internacional", acrescentou Alan Greenspan.

O economista Joseph Stiglitz, vencedor do Prémio Nobel da Economia, afirmou, na passada sexta-feira, que existem 50% de hipóteses dos Estados Unidos entrarem em recessão devido aos "estragos" deixados por Alan Greenspan. O antigo presidente da Fed, respondeu no mesmo dia dizendo que este comentário era "inadequado e incompleto".

Enquanto presidente da Fed, Greenspan foi severamente criticado por ter baixado a taxa de juro do país até 1%, após a recessão de 1991. Este factor é considerado por muitos o causador da actual crise do mercado imobiliário.

A queda das vendas e dos preços das casas, iniciada em 2006, poderá estender-se até 2008, igualando o período verificado há 18 anos e que culminou com a recessão de 1991.

Registado: 1/5/2007 21:23

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m e 147 visitantes