Pagar crédito habitação ou investir o dinheiro?
24 mensagens
|Página 1 de 1
llagardere Escreveu:Mais uma vez agradeço a todos pelas opiniões.
Eu por acaso não tinha pensado na opção de investir no ramo imobiliário mas sem dúvida que vou ponderar.
Quanto a investimentos em produtos financeiros, o que me sugerem?
Obrigado.
Cumprimentos.
Pois
Penso que neste momento é complicado o mercado financeiro pq as incertezas sao muitas.
Mas estou tão curioso por ouvir opiniões dos experts como tu.
Abraço a todos e Bons Negócios
Vesuvio
Vesuvio
R. Martins Escreveu:Aconselho por isso a comprar um terreno urbano (lote) sim no Algarve, mas de boa rentabilidade, em local de valorização constante custa no Algarve, bom, umas 3,5 vezes mais que o 95 000 euros que tem para investir.
Em caso de querer comprar um lote, não esquecer que estou cá eu…e para o marisco que seria o melhor também.
Rmartins
eu pensava mais num retorno imediato por isso falei em aluguer, a medio e longo prazo prazo um terreno tambem pode ter um rendimento apelativo, mais do que estar numa conta á ordem se pensarmos que no banco nao rende mais que 3 % ano, mas la está cada um tem uma opinião,e cada um decide o que pensa ser melhor em dado momento....só são más decisoes as que não se tomam!
cumpt
Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
vesuvio disse:
, eu não vivo nesse planeta sou pessoa que respeita a propriedade alheia, devia ter percebido que falava no geral do que conheço, só para que fique ilucidado,tenho varias universidades nos arredores, e é usual nas proximidades o aluguer a estudantes, no teu caso não, mas sei de quem já se arrependeu e desistiu de o fazer, os motivos são variados
pessoalmente "convivo paredes meias com estudantes" na casa dos 19/22/23 anos, e reitero o que disse dão cabo de tudo,fazem barulho dão festas, não respeitam nada nem ninguem, e danificam no geral os apartamentos, ai em Braga provavelmente o pessoal é mais calmo ou então tens tido sorte ....
como tu proprio dizes
pois é...
tempos mortos no algarve...aquilo é verão o ano todo...é dá para todos....desde aparthoteis , aluguer particular..
300€ por mÊs, 3600 € ano, é rentavel
, eu nao acho, no algarve de certeza que ninguem aluga um apartamento de ferias por menos de 300 euros mas neste caso á quinzena, isto na epoca baixa porque em epoca alta no minimo são 1000 euros num mês, é tudo uma questão de se fazer contas
pessoalmente sei de uma pessoa amiga que por ano fazia perto de 7 mil euros, já tinha clientes fixos para determinados meses, neste caso parte eram ingleses, tinham aquele mês certo para ir para lá, a casa nunca apareceu estragada, tirando o uso corrente obviamente, casais já na casa dos cinquenta, normalmente não estragam, e ele ainda se dava ao luxo de parte do mês de agosto ser para ele e para a familia, estou a falar de um t2 com boas condiçoes, terraço para churrasco etc...isto para mim é que é uma boa rentabilidade
cumpt
Não será bem assim como tu dizes charles.
ou se foste um desses alunos que deixou o apartamento do avesso.
, eu não vivo nesse planeta sou pessoa que respeita a propriedade alheia, devia ter percebido que falava no geral do que conheço, só para que fique ilucidado,tenho varias universidades nos arredores, e é usual nas proximidades o aluguer a estudantes, no teu caso não, mas sei de quem já se arrependeu e desistiu de o fazer, os motivos são variadospessoalmente "convivo paredes meias com estudantes" na casa dos 19/22/23 anos, e reitero o que disse dão cabo de tudo,fazem barulho dão festas, não respeitam nada nem ninguem, e danificam no geral os apartamentos, ai em Braga provavelmente o pessoal é mais calmo ou então tens tido sorte ....
como tu proprio dizes
Não te dão problemas desde que vivas longe deles
pois é...
Não faço ideia se alugar para férias é mais rentável ou não, se existem muitos tempos mortos ou não, mas ...
tempos mortos no algarve...aquilo é verão o ano todo...é dá para todos....desde aparthoteis , aluguer particular..
.Alugado por 300€/mês são 3600€/ano +/- 5% rentabilização anual com capital super garantido e crescente. A este valor tens de retirar IMI e depesas de contrato ou eventualmente imobiliária
300€ por mÊs, 3600 € ano, é rentavel
pessoalmente sei de uma pessoa amiga que por ano fazia perto de 7 mil euros, já tinha clientes fixos para determinados meses, neste caso parte eram ingleses, tinham aquele mês certo para ir para lá, a casa nunca apareceu estragada, tirando o uso corrente obviamente, casais já na casa dos cinquenta, normalmente não estragam, e ele ainda se dava ao luxo de parte do mês de agosto ser para ele e para a familia, estou a falar de um t2 com boas condiçoes, terraço para churrasco etc...isto para mim é que é uma boa rentabilidade
cumpt
Editado pela última vez por charles em 10/11/2007 0:21, num total de 1 vez.
Cumpt
charles Escreveu:A questão para mim é simples , se de onde "veio" esse vem outro tanto no curto prazo eu investia esse valor, se por outro lado só tens o suficiente para gerir o dia a dia e a prestação da casa te pesa no orçamento, eu optaria por amortizar 90 a 95 % do emprestimo e ficava com uns trocos para alguma eventualidade, uma troca de carro ,e entretanto aproveitava para ir comer uns leitoes, eu pessoalmente neste momento fazia exactamente o que disse.
Ou então estava a lembrar-me que sempre dava para investir numa casa para ferias , tipo Algarve, alugado o ano inteiro, excepto quando lá fosses, mantinhas o credito e com o aluguer da outra pagavas a prestação e ainda sobrava, pros leitoes claro....ou por falar em Algarve podia ser um mariscosito.
cumpt
Não Charles: o alugar a título particular não é negócio. Dar de aluguer a uma Empresa, o que estragam não dá parar pagar o que se recebe.
Aconselho por isso a comprar um terreno urbano (lote) sim no Algarve, mas de boa rentabilidade, em local de valorização constante custa no Algarve, bom, umas 3,5 vezes mais que o 95 000 euros que tem para investir.
Em caso de querer comprar um lote, não esquecer que estou cá eu…e para o marisco que seria o melhor também.
Rmartins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Re: Pagar crédito habitação ou investir o dinheiro?
llagardere Escreveu:Caríssimos,
Tenho um crédito habitação e estou ainda em divida com cerca de 95.000€. Neste momento estou em condições de liquidar na totalidade o empréstimo. A pergunta que faço aos entendidos é se será mais correcto liquidar o empréstimo ou investir o dinheiro?
Optando pelo investimento, gostava de saber a vossa opinião sobre que tipo de investimentos fazer? Fundos? Entregar a entidades que façam gestão de activos? Outros?
À partida não estou muito interessado em ser eu a investir em bolsa dada a falta de conhecimentos e de tempo.
Quanto ao meu perfil de risco eu diria que será médio/alto.
Obrigado a todos.
Cumprimentos.
Esperar que os chineses caiam 40% num dia, por arrastamento os europeus 20% de queda no dia a seguir, mais 10/15%de queda na correcção dos índices posterior ao acontecimento e depois investir o dinheiro na totalidade em EDP.s.
Obviamente o crédito há habitação pagar ás pinguinhas...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
charles Escreveu:
Caro colega, é tudo uma questão de observação e algum conhecimento do mercado, a hipotese alugar uma casa a estudantes não difere nada no objectivo do investimento, que é lucrar, só difere no preço do investimento, supostamente estariamos a falar de um apartamento em lisboa que é muito mais caro, no Olgarve um t2 compra-se por menos de 100 mil euros e a rentabilidade está assegurada,os "miudos" das universidades dão cabo dos apartamentos em 3 tempos, eu digo com conhecimento de causa.
A questão férias não render,penso que está enganado o Algarve em termos de aluguer rende o ano inteiro, eu estive lá uns dias em outubro e asseguro-lhe que para aluguer estava "tudo" lotado, c, usa-se muito o aluguer particular, o potencial do Algarve é muito grande...aquilo dá para todos, todo o ano.
Olá a todos.
Não será bem assim como tu dizes charles.
Quando dizes com conhecimento de causa falta saber se és proprietário ou se foste um desses alunos que deixou o apartamento do avesso.
Sou proprietário de um t0 em Braga que alugo todos os anos a estudantes e nunca tive esse drama como tu o relatas. Umas reparações aqui ou ali, em 4 anos uma pintura, enfim coisas insignificantes relativamente ao retorno.
Se pudesse teria mais dois ou três porque a meu ver é um investimento muito rentavél e principalmente seguro.
charles Escreveu:
P.S. uma coisa é certa se pagares a casa é certo que fica paga, ficas sem o dinheiro mas com o bem , não tens de sair do carro antes de o ter , se investires no imobilario é um excelente altura , deve-se investir em baixa, e com a massa na mão é ainda mais fácil fazer um bom negocio, e uma casa cm ou sem crise rende mais anualmente que o dinheiro numa conta a prazo.
Ora bem como tu próprio o dizes, imobiliário e ainda por cima com dinheiro na mão, pode-se fazer bons negócios. Em termos de comprar imóveis para alugar é esta a experiencia que tenho. Não faço ideia se alugar para férias é mais rentável ou não, se existem muitos tempos mortos ou não, mas .... vejo com muito bons olhos esta "actividade" de alugar a estudantes. Não te dão problemas desde que vivas longe deles, não te preocupas em despejá-los, porque eles no final do ano ou do curso tratam disso e se tiveres problemas com o pagamento em regra geral (Atenção em regra geral) basta um telefonema para o pai ou mãe e a coisa está resolvida.
llagardere depreende-se das tuas palavras que não queres arriscar esse capital. Queres rentabilizar sem correr riscos.
Se tens esse montante disponivel e a prestação da tua casa não te pesa e preves que não te vai pesar tao cedo então, e digam o q disserem o mercado imobiliário é muito bom. É património, é um valor sempre presente em muitas operações financeiras futuras que queiras realizar.
Vou só deixar um exemplo da visão e experiência que tenho nesta matéria:
Supondo capital de 100.000€
Apartamento t0 novo em Braga em empreendimento tipo "vila universitária" 65.000€ isto bem negociado fica mais barato um bom bocado (para as depesas legais e a sobrar).
Alugado por 300€/mês são 3600€/ano +/- 5% rentabilização anual com capital super garantido e crescente. A este valor tens de retirar IMI e depesas de contrato ou eventualmente imobiliária.
Se capitalizares esta rentabilidade num produto financeiro melhor ainda.
Ainda te sobram 35.000€ para outros produtos ou mesmo reduzires a tua divida perante o banco.
Esta foi a minha perspéctiva de com rentabilizar de uma forma segura esse $$$$$$. Espero ter ajudado ao debate.
AH e podes vir fazer-me concorrência para aqui para Braga porque isto aluga-se muito fácil mesmo.
Abraços a todos.
Abraço a todos e Bons Negócios
Vesuvio
Vesuvio
Pessoalmente e por forma a manter os beneficios em termos de irs era conveniente manteres uma dívida creio que no máximo até 60.000 eur.
Uma conta simples: multiplica o nº de prestações+seguro que te falta pagar pelo valor mensal e compara com o teu valor em dívida.
"é fazer contas"...
A solução ALGARVE tb é sp boa!
cc
Uma conta simples: multiplica o nº de prestações+seguro que te falta pagar pelo valor mensal e compara com o teu valor em dívida.
"é fazer contas"...
A solução ALGARVE tb é sp boa!
cc
cc
- Registado: 14/7/2006 14:44
nunoand99 Escreveu:É que se houver uma "eventualidade" já não vão emprestar com a tx do crédito habitação.
Pois não mas tb não é a 40 anos. Um empréstimo habitação no fim acabaste por pagar o dobro do que pediste!
Já que pediste opniões, podes sempre abater parcelas quando quiseres, pois agora com a nova lei não há taxas fixas e é sempre 0,5% sobre o que abates. É o que eu já fiz uma vez e vou continuar a fazer.
Não faz mal!...
Muito sinceramente não estava à espera de tanto pessimismo! Pensei que toda a gente fosse dizer ... AMORTIZAR NÃO ... investe aqui ... investe ali!
Neste momento estou inclinado para uma solução 50/50:
- Amortizar 50%
- Investir 50% em fundos
O que acham?
Obrigado.
Cumprimentos.
Neste momento estou inclinado para uma solução 50/50:
- Amortizar 50%
- Investir 50% em fundos
O que acham?
Obrigado.
Cumprimentos.
- Registado: 11/7/2007 23:09
Investir ou não não sei, mas nunca amortizaria na casa.
Preferia ter o dinheiro a prazo, o mesmo "debaixo do colchão" para uma eventualidae que possa aparecer.
É que se houver uma "eventualidade" já não vão emprestar com a tx do crédito habitação.
A não ser que tenhas património tipo 10 vezes o valor que referes, e portanto já tens "rede"
Preferia ter o dinheiro a prazo, o mesmo "debaixo do colchão" para uma eventualidae que possa aparecer.
É que se houver uma "eventualidade" já não vão emprestar com a tx do crédito habitação.
A não ser que tenhas património tipo 10 vezes o valor que referes, e portanto já tens "rede"
- Registado: 16/5/2005 21:38
sirbernardo Escreveu: Boas
O que eu fazia nesta altura do campeonato era comprar um t2 em LISBOA( só em Lisboa) e alugar os quartos a estudantes. Pagava-te a casa e tinhas uns euros para amortizares a tua. Quando os juros baixarem é fácil venderes a casa e ainda ganhas uns bons euros .
[b]Nunca investia numa casa de férias pq a malta cada vez tem menos dinheiro para féria quanto mais para alugar casas.[/[/b]quote]
Caro colega, é tudo uma questão de observação e algum conhecimento do mercado, a hipotese alugar uma casa a estudantes não difere nada no objectivo do investimento, que é lucrar, só difere no preço do investimento, supostamente estariamos a falar de um apartamento em lisboa que é muito mais caro, no Olgarve um t2 compra-se por menos de 100 mil euros e a rentabilidade está assegurada,os "miudos" das universidades dão cabo dos apartamentos em 3 tempos, eu digo com conhecimento de causa.
A questão férias não render,penso que está enganado o Algarve em termos de aluguer rende o ano inteiro, eu estive lá uns dias em outubro e asseguro-lhe que para aluguer estava "tudo" lotado, c, usa-se muito o aluguer particular, o potencial do Algarve é muito grande...aquilo dá para todos, todo o ano.
llagardere
por ser o dinheiro dos outros este post faz-me lembrar uma anedota que é +- assim
Um cigano a sonhar "alto" com a familia....diz o cigano pro pessoal lá de casa:
-aiii Maria, temo que jogar no totoloto p'ra nos sair seiiis p'rá gente comprar um mercedes
diz a mulher:
-aiiii homiii eu comprava antes um audi , é mai bonitoooo
diz o filho
-vai-te jááá cara, comprava-se era um bmwbliuuuuuu
diz a filha:
-aiiiii mâeeeeee ê queria um jipiiiiii
bem tava tudo em desacordo desata tudo á estalada
O cigano pai, já irritado com tudo aquilo diz
- Aiiiiiiiii Saieeeeem já todos fora do carro!
P.S. uma coisa é certa se pagares a casa é certo que fica paga, ficas sem o dinheiro mas com o bem , não tens de sair do carro antes de o ter
cumpt
Cumpt
Apenas um breve comentário, para dizer que se devem comparar coisas comparáves. Quero com isto dizer que a prestação da casa é certa (salvo as variações da taxa de juro), enquanto que rendimentos, para terem taxas líquidas de rentabilidade superiores à taxa líquida de juro do empréstimo (isto é, deduzindo o que se consegue abater ao IRS), provirão obrigatoriamente de aplicações com risco associado. É assim necessário traduzir esse risco em termos de taxa para deduzir à taxa líquida de retorno dos investimentos e então comparar. Atenção que o cálculo da taxa de rendimento das aplicações tem outro problema: Muito raramente as vendemos no pico da rentabilidade (mais facilmente as vendemos no fundo de uma baixa), portanto muito cuidado com a forma como se estimam!
Eu cá, em coisas "de base" como uma casa, dificilmente trocaria o certo pelo incerto... Investimentos com risco só para aquela parte das economias que não nos deixarão sem dormir se as perdermos!
Um abraço,
FT
Eu cá, em coisas "de base" como uma casa, dificilmente trocaria o certo pelo incerto... Investimentos com risco só para aquela parte das economias que não nos deixarão sem dormir se as perdermos!
Um abraço,
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Sinceramente faria as duas coisas. Amortizava parte do empréstimo e investia o resto. Mas isto falar do dinheiro dos outros é fácil 
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Eu repartiria:
10mil em investimento de alto risco
30mil a prazo
20mil num fundo de baixo risco
30mil de amortizaçao da casa
5mil pros leitoes
10mil em investimento de alto risco
30mil a prazo
20mil num fundo de baixo risco
30mil de amortizaçao da casa
5mil pros leitoes
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc
http://www.bpd.uni.cc
Re: Pagar crédito habitação ou investir o dinheiro?
llagardere Escreveu:Caríssimos,
Tenho um crédito habitação e estou ainda em divida com cerca de 95.000€. Neste momento estou em condições de liquidar na totalidade o empréstimo. A pergunta que faço aos entendidos é se será mais correcto liquidar o empréstimo ou investir o dinheiro?
Optando pelo investimento, gostava de saber a vossa opinião sobre que tipo de investimentos fazer? Fundos? Entregar a entidades que façam gestão de activos? Outros?
À partida não estou muito interessado em ser eu a investir em bolsa dada a falta de conhecimentos e de tempo.
Obrigado a todos.
Cumprimentos.
Se conseguires através do investimento desse montante um rendimento anual superior à taxa de juro que pagas pelo teu crédito o investimento é sempre a opção a tomar. Agora se não tens alternativa de investimento que te permita obter uma % superior ao que pagas no teu crédito então eu aconselharia a liquidar o mesmo.
Em termos de investimento (e uma vez que, como referiste, não tens muito tempo para dedicar à gestão desse capital), penso que a entrega do montante a um fundo de investimento será a melhor opção a tomar (dependendo do grau de risco do fundo obviamente...).
Sei que a liquidação total de um crédito se traduz numa clara "paz de espirito"
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Boas
falar do dinheiro dos outros é tao bom, obrigado pelo post.
1- tens de fazer contas a : se amorizares a casa deixas de pagar quanto em mensalidade? 500 euros por mes.( talvez isso)
2- Num investimento que possas fazer de fundos , quanto pensas em tirar por mes ( atenção q nao é certo)
O que eu fazia nesta altura do campeonato era comprar um t2 em LISBOA( só em Lisboa) e alugar os quartos a estudantes. Pagava-te a casa e tinhas uns euros para amortizares a tua. Quando os juros baixarem é fácil venderes a casa e ainda ganhas uns bons euros . eu fazia isso, mas se nao quizeres os euros manda-me uma PM que eu trato deles
Nunca investia numa casa de férias pq a malta cada vez tem menos dinheiro para féria quanto mais para alugar casas.
falar do dinheiro dos outros é tao bom, obrigado pelo post.
1- tens de fazer contas a : se amorizares a casa deixas de pagar quanto em mensalidade? 500 euros por mes.( talvez isso)
2- Num investimento que possas fazer de fundos , quanto pensas em tirar por mes ( atenção q nao é certo)
O que eu fazia nesta altura do campeonato era comprar um t2 em LISBOA( só em Lisboa) e alugar os quartos a estudantes. Pagava-te a casa e tinhas uns euros para amortizares a tua. Quando os juros baixarem é fácil venderes a casa e ainda ganhas uns bons euros . eu fazia isso, mas se nao quizeres os euros manda-me uma PM que eu trato deles
Nunca investia numa casa de férias pq a malta cada vez tem menos dinheiro para féria quanto mais para alugar casas.
- Registado: 7/11/2007 20:04
A questão para mim é simples , se de onde "veio" esse vem outro tanto no curto prazo eu investia esse valor, se por outro lado só tens o suficiente para gerir o dia a dia e a prestação da casa te pesa no orçamento, eu optaria por amortizar 90 a 95 % do emprestimo e ficava com uns trocos para alguma eventualidade, uma troca de carro ,e entretanto aproveitava para ir comer uns leitoes, eu pessoalmente neste momento fazia exactamente o que disse
.
Ou então estava a lembrar-me que sempre dava para investir numa casa para ferias , tipo Algarve, alugado o ano inteiro, excepto quando lá fosses, mantinhas o credito e com o aluguer da outra pagavas a prestação e ainda sobrava, pros leitoes claro
....ou por falar em Algarve podia ser um mariscosito.
cumpt
Ou então estava a lembrar-me que sempre dava para investir numa casa para ferias , tipo Algarve, alugado o ano inteiro, excepto quando lá fosses, mantinhas o credito e com o aluguer da outra pagavas a prestação e ainda sobrava, pros leitoes claro
cumpt
Cumpt
Sinceramente e apesar de não ser andar nestes mundos de alto risco há pouco tempo, eu optaria por amortizar grande parte do empréstimo, até porque há sempre vantagens a nível de IRS em ter o empréstimo.
E investiria o restantes em DP...
Arriscar nestas alturas é complicado.
Não aconselho bolsa nesta altura.
E investiria o restantes em DP...
Arriscar nestas alturas é complicado.
Não aconselho bolsa nesta altura.
Pagar crédito habitação ou investir o dinheiro?
Caríssimos,
Obrigado a todos.
Cumprimentos.
Obrigado a todos.
Cumprimentos.
- Registado: 11/7/2007 23:09
24 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, darkreflection, fatura.pt, Google Adsense [Bot], m-m, novato e 79 visitantes