Bancos estão a cobrar "spreads" mais altos
2 mensagens
|Página 1 de 1
Custa-me a crer que isto suba mesmo, mas por agora os bancos estão a falar em 0.3 como o "mínimo". A mim o mais baixo que me propuseram foi 0.255, mas já avisando que "em Lisboa" só iam aprovar 0.275... isto para uma transferência.
No banco onde tenho o crédito disseram-me que o spread ia passar para 0.25 (só acredito quando vir)
Estes dados são de ontem (9/11/2007)
No banco onde tenho o crédito disseram-me que o spread ia passar para 0.25 (só acredito quando vir)
Estes dados são de ontem (9/11/2007)
- Registado: 19/12/2002 14:11
Bancos estão a cobrar "spreads" mais altos
Qual passará a ser um "spread" normal com estas novas regras por parte da banca?
Jornal de Noticias Escreveu:Os bancos estão a aumentar os "spreads" (margem de lucro) sobre os empréstimos de risco mais elevado e a exigir maiores garantias. Esta tendência verificou-se ao longo do terceiro trimestre deste ano e irá manter-se nos últimos meses do ano.
O aperto dos critérios para a aprovação de créditos está directamente relacionado com a crise do mercado norte-americano de crédito de alto risco ("subprime") que retirou liquidez aos mercados e agravou os custos de financiamento dos bancos.
Para alguns - especialmente os que já têm empréstimos - as notícias parecem ser animadoras pela primeira vez em vários meses a Euribor está a descer e, com isso, perspectiva-se uma diminuição dos encargos mensais com os empréstimos à habitação, à medida que as prestações forem sendo revistas.
Critérios apertados
Para quem pretende fazer um empréstimo, ou o fez nos últimos meses, as notícias não são tão boas, uma vez que os bancos começaram já e pretendem continuar a ser mais exigentes na concessão de empréstimos. De que forma? Fixando "spreads" mais elevados e pedindo mais garantias.
Estas maiores restrições abrangem não só os particulares que estão a comprar casa, como os que procuram crédito ao consumo e também as empresas.
De acordo com os resultados do "Inquérito aos bancos sobre o mercado de crédito", ontem divulgados pelo Banco de Portugal, a subida do risco e dos custos de financiamento que tem afectado a banca como consequência da crise dos mercados financeiros levou as instituições financeiras a apertarem os critérios para a aprovação de empréstimos e a serem também mais restritivas com os montantes.
O aumento dos "spreads" e também das garantias foi e vai continuar a ser a resposta encontrada e que serve também para controlar riscos de uma eventual crise no sector imobiliário.
Recorde-se que foi a desvalorização do preço das casas no mercado norte-americano que esteve na base da crise do "subprime", uma vez que o preço dos imóveis deixou de ser suficiente para "cobrir" o valor do empréstimo.
Em relação às empresas, os bancos reportaram também uma subida dos "spreads" aplicados, especialmente aos empréstimos de maior risco. O aperto dos critérios foi transversal, ou seja, atingiu tanto grandes empresas como PME.
Estes empréstimos foram canalizados para fundo de maneio, financiamento de existências e reestruturação de dívida, sendo que apenas uma pequena parcela se destinou a investimento.
O que é um "spread"
À taxa de referência (a Euribor) os bancos aplicam geralmente um "spread" que representa a "margem de lucro" que um empréstimos lhes proporciona. Este "spread" é calculado de acordo com o perfil do cliente e com a relação entre o financiamento e a garantia. Estas premissas e a concorrência fazem com que algumas vezes os bancos aceitem baixar os "spreads".
O que é a Euribor
A Euribor - o indexante mais usado - é uma taxa de juro interbancária aplicada aos depósitos, ou seja, designa a taxa à qual os bancos comerciais emprestam dinheiro entre si.
2 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, darkreflection, fatura.pt, Google Adsense [Bot], novato e 74 visitantes