Caldeirão da Bolsa

*** S&P500 Weekly Report 23-09-2007 ***

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Flying Turtle » 25/9/2007 10:37

arnie Escreveu:Deixo aqui os videos dos swings onde tentei demonstrar como fazer a sua leitura.

:shock: UAU! :shock:

Obrigado arnie, mas preciso de tempo para poder ver tudo isto com atenção... :oops:

arnie Escreveu:Ok, tive a ouvir novamente o video pois tinha que confirmar, e eu nunca disse que a barra desta 6ª feira tinha sido uma inside bar. Eu até disse que o maximo de 6ª tinha quebrado ligeiramente os maximos de 5ª feira.

Se assim é, então as minhas desculpas pelo comentário...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por Broker_Invest » 25/9/2007 9:00

Acho que neste momento estamos numa faze de destribuição de titulos e reajuste de carteiraas, o range vai variar entre 1490 e 1530, mas acho que a tendencia e de BULL, vamos ter que esperar.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.

Registado: 3/8/2006 20:39

SeP

por Razao_Pura » 25/9/2007 8:55

Obrigada Arnie, got it! Claríssimo.
Keep up the good work. Boas análises.

Bjs.

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por arnie » 24/9/2007 20:16

Continuo a apreciar muito as tuas renovadas análises

Obrigado Flying

Ok, tive a ouvir novamente o video pois tinha que confirmar, e eu nunca disse que a barra desta 6ª feira tinha sido uma inside bar. Eu até disse que o maximo de 6ª tinha quebrado ligeiramente os maximos de 5ª feira.

De notar que, para estabelecer os swings (e em coerência as inside bars), utilizo o método em tempos explicado pelo Cem a propósito do seu famoso sistema "barras Cem". Haverá aqui uma diferença de construção de swings entre nós que justifique a dife.rente perspectiva?

Confesso que não me recordo muito bem daquele famoso thread do Cem sobre aquele sistema mas tenho a impressão que ele usava o mesmo metodo apresentado por Gann. Inside bars não são consideradas apenas nas inversões de swings mas já são consideradas numa continuação do swing.

Deixo aqui os videos dos swings onde tentei demonstrar como fazer a sua leitura.

Um abraço
arnie

Swing Study 1

<object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/WV6oXLbsjSE"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/WV6oXLbsjSE" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

Swing Study 2

<object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/0zd-aWNBmCE"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/0zd-aWNBmCE" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

Swing Study 3

<object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/tQPNMOkTbWc"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/tQPNMOkTbWc" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 24/9/2007 20:02

Gostava de te colocar uma questão académica

:pray: :pray: :pray:

Sabes como é, aproveitam-se todas as oportunidades para aprender com o Mestre

:shock: :-s :-#

Olá Razão Pura,

Eu quando falei no aumento da pressão vendedora estava a referir-me especificamente aos down swings. Comparando o de 2ª feira com o de 5ª feira, o de 2ª teve uma menor amplitude de queda, 18 pts e uma diminuição do volume.Comparado-o com o de 5ª, temos 22 pts de amplitude e um aumento do volume, ou seja, concluimos que esta 5ª feira houve um aumento da pressão vendedora relativamente ao down swing anterior.

A questão da oferta e da procura é sempre complexa.
Naturalmente que quando temos um aumento de preços acompanhado por um aumento de volume, dizemos automaticamente que existiu um aumento da procura mas o que dizer quando no dia seguinte existe uma inversão e o titulo começa a cair? Então não tinhamos visto que no dia anterior tinha existido um aumento da pressão compradora? A partir deste momento temos então o verdadeiro significado do volume do dia anterior. Aquele aumento afinal não teve a pressão compradora que se esperava mas sim foi um padrão de distribuição a nivel intraday, onde os "bulls" se desfizeram das suas posições, sendo estas compradas por "traders" que não têm capacidade de sustentar qualquer tipo de pressão vendedora e que assim que se vêm com uma posição perdedora saltam logo fora. Ora não havendo procura, ao menor sinal de inversão, o aumento da oferta provoca logo uma aceleração da queda.

Este tipo de leitura terá significado naqueles dias em que existe um aumento de volume em divergencia com o range do dia. Imagina que tiveste um aumento de volume mas o range do dia foi de apenas 10 pts quando nos dias anteriores tiveste uma media de 25 pts. O preço subiu, o volume subiu, fixe, aumento da procura, mas pera lá, que raio de aumento é este com um range tão pequeno? Será que isto foi pura distrubuição e amanhã vamos voltar as testar os minimos de hoje ou pelo contrario, os "insiders" aproveitaram este pequeno range para acumular papel pois sabem que isto continuar a subir e o volume prova isso mesmo?

Depois tens aqueles casos onde o aumento do volume é acompanhado por um aumento do range do dia. Imagina que nos ultimos dias tens 10 pts de range e de repente tens um de 25 pts. Aqui tens uma convergencia entre volume e preços. Vês que existiu ali "esforço" por parte dos compradores. Naturalmente que nesta situação não podes ter um aumento do volume e do range do dia demasiado alto pois corres o risco de capitulares, de esgotares a oferta e o titulo terá que corrigir um pouco para atraior novamente compradores.

Para concluir, quando se estuda apenas os preços, as coisas são bastante faceis, mas quando se junta o volume aos preços a situação começa a complicar.
Tanto podes ter um forte volume com forte subida e afinal aquele volume teve mais vendas que compras como podes ter inverso, uma forte queda com forte volume e este teve mais compras que vendas.

Quando se diz que para cada vendedor há um comprador é mentira. Quem é que te garante que as 1000 acções que compraste foram as unicas 1000 que eu possuia? Eu posso ainda ter 1.000.000 de acções para vender e vou distribuindo este milhão em lotes de 1000.
Agora imagina que fui apenas eu que criei a procura necessária para me desfazer deste milhão de acções. O que irá acontecer quando a procura exercida por mim terminar? Puff, não havendo procura, assim que a oferta começar a aparecer, como eu já lá não estou e mais ninguem se interessa por esta acções... GERONIMOOOOOOOOOOOOOOOOO

:wink:

kiss
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por Flying Turtle » 24/9/2007 15:25

Olá arnie

Continuo a apreciar muito as tuas renovadas análises.

Apenas um detalhe para "aquecer" a discussão: Tu afirmas que a vela da passada sexta-feira é uma "inside bar", mas a fazer fé no "yahoo! finance" não parece ser assim:

- 4ª. feira, 19/09: mín 1519,75 / máx 1538,74 (fez-se aqui um novo higher high caso não venha a surgir numa vela que faça desta uma inside bar e estabeleça um higher high mais acima)
- 5ª. feira, 20/09: mín 1516,42 / máx 1529,14 (dá-se a inversão do swing, salvo se uma próxima vela não fizer desta uma inside bar)
- 6ª. feira, 21/09: mín 1518,75 / máx 1530,89: Não é uma inside bar porque o máximo (atingido às 12:30 EST) é superior ao da véspera e a vela da véspera já não era uma inside bar relativamente à anterior.

Claro que se vier a surgir uma vela de maior amplitude que "engula" uma ou mais das velas anteriores, poderemos vir a considerar a vela de 6ª. feira como sendo uma "inside bar". Mas não me parece que possamos fazê-lo com base nos dados actuais.

De notar que, para estabelecer os swings (e em coerência as inside bars), utilizo o método em tempos explicado pelo Cem a propósito do seu famoso sistema "barras Cem". Haverá aqui uma diferença de construção de swings entre nós que justifique a diferente perspectiva?

Um abraço, e renovadamente obrigado,
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

u

por luislobs » 24/9/2007 10:56

Razão Pura Escreveu:Bom Dia Arnie.
Obrigada pela tua análise!
Gostava de te colocar uma questão académica.
Sabes como é, aproveitam-se todas as oportunidades para aprender com o Mestre.
Afirmas logo no início que durante a semana passada o indíce foi subindo ao longo da semana e o volume foi também aumentando, e segundo me parece, concluis que isso é sinal de um aumento da pressão vendedora. Eu sempre pensei que segundo a lei da oferta e da procura um aumento de volume com um aumento de preço significa um aumento da procura e não da oferta. Será que entendi bem ou a leitura é outra? Esclarece-me please.
Beijos,

R.P.

Normalmente o alto volume dá indicaçoes favoraveis ao trade, se neste momento está up é sinal de força bull.
.

É preciso viver..nao apenas existir.

Registado: 19/2/2007 10:01

por Razao_Pura » 24/9/2007 10:35

Bom Dia Arnie.
Obrigada pela tua análise!
Gostava de te colocar uma questão académica.
Sabes como é, aproveitam-se todas as oportunidades para aprender com o Mestre.
Afirmas logo no início que durante a semana passada o indíce foi subindo ao longo da semana e o volume foi também aumentando, e segundo me parece, concluis que isso é sinal de um aumento da pressão vendedora. Eu sempre pensei que segundo a lei da oferta e da procura um aumento de volume com um aumento de preço significa um aumento da procura e não da oferta. Será que entendi bem ou a leitura é outra? Esclarece-me please.
Beijos,

R.P.
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por vasco » 24/9/2007 10:06

...e não é q o Arnie ainda agradece por cima?... :wink:
obrigado nós! sempre a aprender.

um abraço
v

Registado: 8/11/2002 17:27

por manilha3 » 24/9/2007 7:34

Mais uma vez estás de parabéns!!!Excelente análise.
Também me parece que esta semana será perigosa.
Aguademos.

Registado: 11/1/2007 5:59

por Enslaved » 24/9/2007 0:38

Obrigado a todos não 8-) Obrigado eu, pela tua excelente análise :mrgreen: :mrgreen:

Registado: 28/2/2007 18:24

por tiopatinhas » 23/9/2007 22:20

Ouvi sempre muitissimo bem :!: :!:
Está excelente :!: Tive pena não entrar lá bem no fundo :( :(
Vamos esperar...pois que há um sentimento negativo isso nimguém nega...

Registado: 17/3/2005 14:58

Re: *** S&P500 Weekly Report 23-09-2007 ***

por srsj » 23/9/2007 21:46

arnie Escreveu:Aqui está a analise desta semana ao indice S&P500.

<object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ZEB-5oYnm0k"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ZEB-5oYnm0k" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

um abraço
arnie

Tu estás de facto lá arnie, parabens :D kiss
Perde ou ganhar? Com cabeça no lugar, é ganhar sempre :D

Registado: 25/7/2007 15:37

por fiódor » 23/9/2007 14:33

Lutav Escreveu:
fiódor Escreveu:Ok, vou tentar fazer isso, se calhar é a própria ligação com falhas.

1 abraço

porque nao gravam o video no disco? ja sugeri isto várias vezes, mas parece que ninguem o faz...

(é que é bem mais cómodo...)

beijos e abraços

Foi isso que fiz agora e está 5*****

Obrigado a todos
Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

por lutav » 23/9/2007 14:31

fiódor Escreveu:Ok, vou tentar fazer isso, se calhar é a própria ligação com falhas.

1 abraço

porque nao gravam o video no disco? ja sugeri isto várias vezes, mas parece que ninguem o faz...

(é que é bem mais cómodo...)

beijos e abraços

Registado: 22/9/2006 22:36

por fiódor » 23/9/2007 14:23

Ok, vou tentar fazer isso, se calhar é a própria ligação com falhas.

1 abraço
Fiódor

por iurp » 23/9/2007 14:22

Som normal e análise dentro daquilo que o Arnie nos habituou...excelente.

Vai então haver momentos de dúvida nos mercados durante a próxima semana.Aquelas resistências...hum...talvez seja bom vir ganhar força aos 1490/1500.
Mas continuo a acreditar que o movimento é de alta e que ultrapassará brevemente os máximos, fazendo uma consolidação ligeiramente acima para depois e até ao final do ano ser sempre a subir....se realmente as empresas continuarem a apresentar bons resultados.

Abraço

Registado: 23/1/2006 23:54

por arnie » 23/9/2007 14:15

fiódor Escreveu:É só comigo ou o som está a falhar a todos???

Não consigo ouvir o som contínuo...

Parabéns pelas tuas análises Arnie e obrigados por as partilhares.

Cumps

Olá fiódor,

Acho que o problema é do YouTube. Deixa o video carregar todo primeiro antes de o continuares a ver. Eu não tive problemas em o ouvir.

Obrigado
um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

por lutav » 23/9/2007 14:15

sem problemas de som;

tudo oK

ja experimentaste trocar de phones? ou ligar phones noutra saida de som? (para além da saida da board, se tiveres placa de som à parte, tambem podes testar, ou vice-versa..)

cumps

(excelente o video; o arnie ja faz isto a despachar, que ja lhe escorre tudo na boa :wink:)

*

Registado: 22/9/2006 22:36

por Paionense » 23/9/2007 14:09

Ola, arnie!
Mais uma vez obrigado pela tua análise. Infelizmente parece que os tempos não estão famosos e vamos ter uma nova vaga de downswings. talvez ate já terça-feira qd anunciarem o valor de casas usadas vendidas.

Abraço e mais um vez parabens
JP

Registado: 28/6/2007 16:26

por fiódor » 23/9/2007 14:08

É só comigo ou o som está a falhar a todos???

Não consigo ouvir o som contínuo...

Parabéns pelas tuas análises Arnie e obrigados por as partilhares.

Cumps
Fiódor

*** S&P500 Weekly Report 23-09-2007 ***

por arnie » 23/9/2007 13:36

Aqui está a analise desta semana ao indice S&P500.

<object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/ZEB-5oYnm0k"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/ZEB-5oYnm0k" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Al Beca e 17 visitantes