Caldeirão da Bolsa

Quem é que ainda está dentro e dentro irá continuar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por AMR » 21/9/2007 18:20

Bem,

"Saltei" fora, incluíndo Ásia (China e Índia), de onde devo sair totalmente a meio da próxima semana, cheira-me muito a esturro para já.

No entanto, não se leia 100% líquido, mas quase (e está mais frio que o que pensava para ir a banhos ou mergulhar).

Aproveitei os aparentes "saldos" (espero que não tenha sido liquidação total), e fiquei-me com carteira larga, mas leve e dormente, com fatias de cerca de 500-a-1500 eur por título (os que acho melhores), e que não tira sono nenhum... e a ir-se tudo, é a "gorja".

Aproveitando o "oxigénio" da baixa dos juros, que tal como esperava durou pouco, cobri algumas perdas (Altri e Cimpor, no mercado nacional, Credit Agricole e Santander lá fora, principalmente), e saio com o saldo de Setembro praticamente "even" (costumo "fechar" por mês, bem, este em concreto, para ser exacto, totalizou 20€ de perdas - Buáááá!).

A esvairem-se estas residuais pegadas que deixei, e que até me servem para tirar o pulso ao mercado, estimula a experiência... a subirem meteoricamente para valores normais, foram uma pechincha, e mais (relativamente falando) fica para voltar à carga...

... Em Novembro!

(Se ainda houver mercado. :mrgreen: )

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

PS - Para já fica quase tudo dividido por várias instituições e estacionado nos depósitos a prazo de um mês que andam para aí a surgir com taxas de juro invulgares (dos 3.muito até aos 10% TAE, sem limite de $$!!!) para estimular a liquidez, presumo, e atrair novos clientes, claro... 8-) Vou fazendo umas músicas, que o mercado da arte parece ser o futuro, com esperança óbvia de que bancos não comecem a tombar que nem moscas... :wink:

Registado: 5/9/2007 8:28

por andrepfonseca » 18/9/2007 7:04

Alguém já olhou para os cofres das acções?

Já não há quase ninguém no mercado!!!

Registado: 2/6/2006 23:29

por marcolopes » 18/9/2007 1:18

minos Escreveu:Estou dentro na PTI, Sonae e Sonaecom, entrei quando começaram a descer, pensando que seriam pequenas correcções, agora parece-me tarde demais para sair. Vou fazer aquele erro comum dos "tolos": muda-se para longo prazo as posições, contrabalançamos as perdas com os famosissimos fundamentais das empresas e acabamos por nos enganar e ignorantemente assistimos á delapidação do capital investido. Acabamos por desmotivar (pelo menos por um período) e somos tomados por um sentimento de frustração agonizante.

Enfim...

Tudo isto porque em determinado momento sentimo-nos grandes analistas e sabedores da verdade suprema e esticamos os stop's até ao ponto de não retorno, onde me encontro agora.

Nada que não tivesse sido insistentemente avisado pelos "gurus" do caldeirão. Mas... a emotividade é irracional e indisciplinada.

Bom mas isto será só para alguns... por certo aqueles mais experientes souberam sair a tempo.

Como alguém disse no outro dia, só 15% dos que investem na bolsa conseguem de facto obter lucros.
Eu estou no lado dos 85% perdedores.

Entrei na PTI a 2,85, Sonae 1,99 e Sonaecom (vergonha :oops: ) 4,03 :oops: :cry: :oops: :cry: :oops:

Minos, falas como se JÁ NÃO pudesses sair "a tempo". Define o que é para ti "a TEMPO"?? Presumo que na tua visão actual, "a tempo" seja sair SEM PERDAS. ESSA é a visão fatal do investidor teimoso que pode acabar sem nada.

A cada sessão em que o movimento de mercado continua para baixo, e o único investimento está feito em acções - logo, não existe qualquer tipo de protecção, corres o risco de ter de esperar meses ou anos até que o mercado recupere (e há acções que NUNCA o chegam a fazer).

Se achas que as perdas JÁ NÃO SÃO ACEITÁVEIS, não esperes que elas acumulem. Vou-te adiantar que, em Fevereiro tinha uma mais valia de 10% acumulada desde o princípio do ano. Depois do afundanço desse mês, e por não me ter sido possível vender no dia que queria (tinha alguns fundos), fiquei a ZERO. Rápidamente passei a -10% com a TEIMOSIA de apostar na roleta russa da altura que se chama "sonae.com". Comprei a 6.9, vendi a posição quase toda a 6.4. Dias depois, entrou a minha ordem stop das restantes a 5.9. ERA O MEU LIMITE. Se o destino era para BAIXO, deixá-las IR! Escusado será pedir-te para veres a cotação delas actualmente...

Poderia dar-te dezenas de exemplos. E se não souberes / quiseres aprender a ganhar com as quedas (como eu admito que não o faço), é mesmo desmoralizante ter de aguardar pelo próximo "comboio" de subidas e voltar aos ganhos. Mas se essa é a tua forma de negociar, então terás de saber colocar margens de PERDA bem como de GANHO e assumir tanto uns como outros. Resumindo de forma prática: investir em acções a curto prazo é como andar a apalpar terreno... quando encontras uma estrada, segue, se bateres numa árvore, pára, faz o curativo e muda de direcção.
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

Re: Quem é que ainda está dentro e dentro irá continuar?

por AMR » 18/9/2007 0:49

Orca Escreveu:

Com os posts que têm surgido aqui no caldeirão, dá ideia que o pessoal saíu a tempo e foi, ou vai de férias.

Ora, gostaria de saber se é de facto isso ou se há pessoal que ainda se encontra em mar alto como eu. Eu estou dentro por razões de força maior.

Um abraço

Eu estou dentro, em muita coisa, perfeitamente consciente que vou ter que me aguentar à bronquite e ir a banhos, qui ça, fazer mergulho. :lol:

Se sair, é muito mau... é sinal que não há mais mercado. :P

No entanto vou tentado despachar e recomprar, conforme a corrente, para não me "arrastar" ao ponto de mergulhar de forma inconvenientemente a tender para o "permanente"... embora a vontade seja de ir à pesca... MESMO... sem PC/PDA/Télélé atrás (e nem sei pescar).

"Shorto" algumas, mas também dá banhada por incrível que pareça, e estou a tentar pesquisar "trackers" que estejam indexados ao "reverso" de índices (o antagónico dos Coba-Trackers), alguma sugestão?

Obrigado.

Fundos asiáticos (para já) mantêm-me à tona, assim tipo, helicóptero, ou melhor, space-shuttle... :mrgreen: e p resto é água (líquido, ou em tretas muito líquidas com TAE's para os mais pacientes, que não é o meu caso, mas sempre dá para as gorjas).

Abraços,
AMR
http://www.alvaromrocha.com

Registado: 5/9/2007 8:28

por Enslaved » 17/9/2007 23:42

Eu já vendi tudo em agosto (os meus stops não aguentaram). Vendi a REN a 2.48 e a martifer a 9.60. Entretanto ainda fins uns trades com a TD e a soni até a semana passada. Actualmente estou totalmente liquido à espera do FED. 8-)

Registado: 28/2/2007 18:24

por minos » 17/9/2007 23:34

Estou dentro na PTI, Sonae e Sonaecom, entrei quando começaram a descer, pensando que seriam pequenas correcções, agora parece-me tarde demais para sair. Vou fazer aquele erro comum dos "tolos": muda-se para longo prazo as posições, contrabalançamos as perdas com os famosissimos fundamentais das empresas e acabamos por nos enganar e ignorantemente assistimos á delapidação do capital investido. Acabamos por desmotivar (pelo menos por um período) e somos tomados por um sentimento de frustração agonizante.

Enfim...

Tudo isto porque em determinado momento sentimo-nos grandes analistas e sabedores da verdade suprema e esticamos os stop's até ao ponto de não retorno, onde me encontro agora.

Nada que não tivesse sido insistentemente avisado pelos "gurus" do caldeirão. Mas... a emotividade é irracional e indisciplinada.

Bom mas isto será só para alguns... por certo aqueles mais experientes souberam sair a tempo.

Como alguém disse no outro dia, só 15% dos que investem na bolsa conseguem de facto obter lucros.
Eu estou no lado dos 85% perdedores.

Entrei na PTI a 2,85, Sonae 1,99 e Sonaecom (vergonha :oops: ) 4,03 :oops: :cry: :oops: :cry: :oops:

Registado: 12/9/2007 14:14

por Orca » 17/9/2007 22:27

No meio tanta notícia, tanto credo, tanta análise sobre os dias negros que se têm vivido e sobre os dias que supostamente, por muitos apregoados virão, gostaria de colocar a mesma pergunta que coloquei ao fórum em Julho último: Depois disto, quem continua investido apostando que a curto, médio ou longo prazo possa recuperar as perdas.

Obrigada pelos vossos inputs

Registado: 29/5/2006 23:51

por rnbc » 31/7/2007 0:04

Pata-Hari Escreveu:Dois contra-comentários: (...)

Os teus 2 comentários são muito verdadeiros, apenas estava a fazer uma retrospectiva dos últimos meses, em que de facto estar quase 100% investido em acções tem sido ideal do ponto de vista do ganho, embora não do risco. Bem vistas as coisas se calhar podia-se ter ganho mais até em calls..., mas enfim, não vamos por aí. Às tantas o debate vai parar à zona do ganho versus risco, e aí entra a preferência pessoal!

Em relação à liquidez é minha opinião (e pelos vistos também é do Braga de Matos, calhei a ler agora no livro dele...) que ela não tem que ser forçosamente em cash, desde que tenhamos flexibilidade suficiente para vender titulos meio parados e seguros (ou titulos underperform, ou trusts tipo QQQQ etc) para entrarmos nas oportunidades que vão surgindo.

Ou seja, a liquidez pode ser "virtual", embora de facto devamos tê-la sempre presente, eventualmente sob a forma de algo vendável a todo o tempo caso surjam oportunidades.
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

Anatole Kaletsky: Economic view

por lalbino » 30/7/2007 23:41

TIMESONLINE

Forget the bears, a new kind of bull will drive markets
Anatole Kaletsky: Economic view

The King is dead! Long live the King! With apologies to the Royal Family, this traditional proclamation, which expresses an historic continuity transcending quotidian human events, seems an appropriate slogan for financial markets after the shakeout last week. As financial contagion spreads from mortgages to private equity to takeover credits, it is clear that the bull market of 2003-07, driven by reckless borrowing and careless lending, is over. What is less obvious is that the death of the old bull market could clear the way for a new bull market in high-quality companies with solid profits, strong balance sheets and no need for external cash. While this new bull market may not be quite as young and energetic as its predecessors, it should still be able to enjoy a long and prosperous reign (think of Prince Charles when he becomes King Charles III).

The fact is that bull markets, like royal dynasties, do not just die of old age. Neither do they expire for everyday reasons, such as a change in risk appetites or a corporate bankruptcy or two. As this column has repeatedly argued, the long-term trend in asset prices will change from up to down, when — and only when — one of three conditions is satisfied. The global economy must move into recession, decimating corporate profits; or interest rates on government bonds must rise sharply, to well above the long-term economic growth rates; or stock markets must get so overvalued that equity prices start to fall of their own accord, even without any pressure from high interest rates or weaker profits. At present, none of these conditions is satisfied for broad stock market averages in most leading economies — even though there are plenty of over-hyped shares that have risen far above any plausible fundamental values on takeover rumours or hopes.

Many of these “whisper-stocks” may now fall much further, as investors move towards a more rational assessment of credit risks. But, in the absence of some major change in the macroeconomic environment isn’t it likely that the losses among takeover candidates will be offset by gains among stable large-capitalisation companies which investors have, until recently, been neglecting, because they were too big or too successful to be bought out?

To try to answer this question, let us consider the main arguments offered by the bears who emerged triumphantly from hibernation over the weekend, declaring that the stock market collapse which they have been continuously predicting (in some cases since the early 1980s) had finally begun. Three main reasons are offered for the belief that last week’s shakeout in credit would trigger a much more serious bear market.

First, stock markets are said to be overvalued because of the takeover premiums attached to all companies which could conceivably be subject to a leveraged buyout — and as these premiums vanish, stock markets will surely collapse. I agree that many LBO premiums will now evaporate, but I see no reason why this should hurt companies that were never valued on the basis of takeover hopes. Many solid companies — especially ones with market capitalisations bigger than the $30 billion limit for LBOs — have suffered big discounts because investors were interested only in searching for the next takeover targets. Now these discounts should disappear, just as the discounts on “old economy” industrial and property stocks disappeared early in this decade after the bursting of the technology bubble.

Secondly, it is argued that Asian and Middle Eastern central banks and sovereign wealth funds will recognise their folly in providing easy financing for leveraged private equity bids. As a result, oceans of liquidity will be drained from Western stock markets, contributing to the inevitable collapse. Again the premise is probably right, but the conclusion does not follow. It is true that asset prices around the world generally have been buoyed by liquidity created by reckless banks and credit market lenders, including hedge funds, pension schemes and sovereign wealth funds. The bears believe that this liquidity will be drained out of the equity markets as hedge funds go bust, bank balance sheets are decimated by credit losses and institutional lenders realise that they have been taken for a ride. I am not convinced. While I believe that there will be less money available for leveraged transactions, there is no reason why overall flows into equity markets should dry up. As long-term investors cut down (or eliminate) their allocations to high-risk buyout lending, the money flowing directly into equities will correspondingly increase. But the money will enter stock markets through the front door of large-cap equity investment instead of on the back of leveraged financing for LBOs. Moreover the Asian and Middle Eastern government funds that may now take over from hedge funds as the most influential stock market players, will not be seeking instant profits from quick takeover bids. They will be looking for large, stable companies that can absorb multibillion-dollar investments and will stay in business for many years generating steady growth of 10 per cent or so. These are exactly the sort of companies that have been ignored until recently by equity investors and which now offer unprecedented value for long-term investors.

Finally, the bears contend that falling asset prices and receding liquidity will aggravate the troubles already evident in the US housing market and condemn the US economy to a long period of stagnation. Some even predict a Japanese-style vicious circle of defaults on leveraged transactions, widening credit spreads, imploding bank multipliers and more liquidation of balance sheets. The problem with this argument is that all the economic indicators point the other way. The US economy has passed its low point and while we do not expect it to return to trend growth of 3 per cent plus for another six months or so, all leading indicators suggest that a gradual acceleration is under way. But suppose this is wrong and the financial shakeout really does hit consumer or business confidence. If this happens, it will also reduce inflationary pressures and give the Fed even more leeway to ease than it already enjoys. The US Treasury bond market has already reacted to the credit debacle by lowering ten-year rates from 5.3 to 4.8 per cent and by pricing in a high probability of the Federal Reserve Board cutting interest rates before the end of this year. If investors get any confirming hint of Fed easing, assets with strong long-term growth prospects such as high-quality growth stocks and Asian infrastructure plays should really take off.

In sum, I believe that the liquidity crisis seen today has very important implications but they are not the ones identified by the bears. The withdrawal of excess liquidity will cause a big shift in relative prices within the equity markets and big losses for investors in poorly structured leveraged deals. But this need not be bearish for equity averages and could be very positive for high-quality companies and markets, which have been left behind by the fads for issuing junk bonds and repackaging low-quality assets. So the old bull market is dead; but the new one may be just starting.

http://business.timesonline.co.uk/tol/b ... 163758.ece
Anexos
Avatar.jpg (0 Bytes) Visualizado 2231 vezes

Registado: 25/4/2007 13:59

por Pata-Hari » 30/7/2007 19:46

Dois contra-comentários:

- Uma carteira ideal não é necessáriamente uma carteira toda investida em acções, a 100% e permanentemente. Em rarissimos casos isso é verdade, só e apenas em perfis muito especificos de investimento e hiper-mega-agressivos. Não é o meu caso.

- Manter liquidez para poderes aproveitar oportunidades que vão surgindo não me parece ser uma má estratégia a não ser que a alternativaseja estares sempre indexado a um indice grande e representativo. O que é interessante hoje, um sector interessante hoje, não o é sempre. Uma acção barata hoje, não o é amanhã. QUando vendo algo, a liquidez fica e não sinto desespero por atirar o dinheiro de volta para o mercado. Aprendi que a paciência é virtude e que não fazer nada é muitas vezes a melhor estratégia/estratégia mais ganhadora. Naturalmente, isto também é pessoal.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por rnbc » 30/7/2007 19:34

Pata-Hari Escreveu: (...) tenho mantido muita liquidez desde há largos meses à espera de uma oportunidade de reforço que me parece ser agora (é um "agora" que temporalmente ainda não defini se será na segunda, se será na sexta ou daqui a 3 semanas (...)

Aqui vai um comentário, não uma critica, note-se!

Pensando num perfil de investidor a longo prazo, que parece ser o teu, e supondo que já tinhas o dinheiro disponível, teria sido mais avisado estares investida quase a 100% e manteres-te investida... a menos que conseguisses adivinhar a desgraça da última semana, não?

Digo isto porque numa carteira criteriosamente escolhida e considerando as perdas actuais mantém-se ainda assim um saldo positivo desde uma entrada que tivesse sido feita, digamos, no final de Março. Posso dar como exemplo vários fundos do BPI, já para não falar na fracção da minha carteira na qual não mexo desde essa altura, e em que apesar de tudo estou 20% positivo (Thyssen-Krupp, Michelin, EDF, vendi recentemente VW, portanto essa não conta, e não estou a contar com Galp e Cimpor que tenho noutra conta e não tenho paciência para ir ver...). Curiosamente na fracção em que fui obrigado a mexer a performance tem sido menos boa (ou não lhe teria mexido... ora pois!)

Claro que isto não prova que uma estratégia de buy and hold é a melhor, mas prova que se safa bastante bem, mesmo em épocas destas... especialmene se o "buy" for antecedido de alguma pesquiza.

Claro que estando de fora agora é a altura certa para entrar, mas a estratégia mais acertada era, apesar de tudo, não estar fora :)

Claro que em relação ao futuro... "este bitaite não constitui recomendação alguma sobre estratégias de investimento a seguir" hehe
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

Re: Não concordo

por Woodhare » 30/7/2007 18:52

artista Escreveu:
Woodhare Escreveu:Obrigado por partilhares a tua história, é preciso ter estaleca para continuar depois de um volte face desses.

Bom também não quero que fiquem com pena de mim :) posso-te de dizer que, depois de assumida a perda, no último ano ganhei 3 vezes o que tinha perdido...

Acredita que pena é algo que não sinto por ninguèm e que também não gosto que sintam por mim, antes pelo contrário o que sinto é respeito :wink:

Woodhare Escreveu:Agradeço a ti, ao MarcoAntónio e a todos que aqui partilham as suas experiências e sabedoria, os vossos conselhos não cairam em saco roto.

Não tens nada que agradecer, mas olha que por mais que pensamos que já aprendemos, só quando aplicamos tudo na prática é que sabemos realmente... no fundo o que eu acho é que só quando passamos por um ciclo inteiro (bull e bear) é que sabemos o que realmente conseguimos fazer nos mercados financeiros...

um abraço

Só sei que nada sei...
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

Registado: 16/6/2007 12:05

por Pata-Hari » 29/7/2007 13:30

Estou um pouco atrasada na entrada desta conversa, hehe. Eu estou dentro e mantive quase todas as posições (tinha vendido umas coisas em junho) mas tenho mantido muita liquidez desde há largos meses à espera de uma oportunidade de reforço que me parece ser agora (é um "agora" que temporalmente ainda não defini se será na segunda, se será na sexta ou daqui a 3 semanas, será quando eu achar que o mercado está a tentar recuperar para as entradas em fundos ou em titulos directos quando houver oportunidades obscenamente baratas). Parece-me que a correcção é uma oportunidade de compra. O stop que colocarei (se for disciplinada - é a unica boa técnica que conheço de não perder muito dinheiro) não estará muito longe do meu ponto de entrada tornando o meu rácio de risco/beneficio mais favorável.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Elias » 29/7/2007 13:09

artista Escreveu:no fundo o que eu acho é que só quando passamos por um ciclo inteiro (bull e bear) é que sabemos o que realmente conseguimos fazer nos mercados financeiros...

subscrevo totalmente.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por artista_ » 29/7/2007 13:06

Woodhare Escreveu:Obrigado por partilhares a tua história, é preciso ter estaleca para continuar depois de um volte face desses.

Bom também não quero que fiquem com pena de mim :) posso-te de dizer que, depois de assumida a perda, no último ano ganhei 3 vezes o que tinha perdido...

Woodhare Escreveu:Agradeço a ti, ao MarcoAntónio e a todos que aqui partilham as suas experiências e sabedoria, os vossos conselhos não cairam em saco roto.

Não tens nada que agradecer, mas olha que por mais que pensamos que já aprendemos, só quando aplicamos tudo na prática é que sabemos realmente... no fundo o que eu acho é que só quando passamos por um ciclo inteiro (bull e bear) é que sabemos o que realmente conseguimos fazer nos mercados financeiros...

um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 29/7/2007 12:59

AgeOfDawn Escreveu:... mas penso que não irá descer mt mais. Acreditando nisto, vender as coisas agora seria vender no ponto mais baixo... ou quase.

Lá vou eu, inderectamente, voltar ás questões da estratégia!!!

Na mina forma de ver as coisas, numa estratégia de investimento não importa muito se achamos que vai ou não cair muito, importa é ter regras estabelecidas e cumpri-las...

Todos nós sabemos dos perigos de tentar encontrar os fundos das correcções...

Bom Domingo
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Woodhare » 28/7/2007 20:58

AgeOfDawn Escreveu:
Woodhare Escreveu:Eu acredito que os mercados são imprevisiveis tal como o tempo o é, embora se eu sair à rua num dia de sol no Verão com céu azul saiba que tenho tempo de sobra para ir à rua dar um passeio sem ser molhado pela chuva. Aliás a maioria das pessoas não anda com chapéu de chuva no Verão mesmo quando sai o dia todo ou vai passar o fim-de-semana algum lado.

A analogia só não é perfeita porque a maioria das pessoas não tem problema de apanhar com alguma chuva na tola ou então abrigar-se algures e esperar que passe. Enquanto passear pelos mercados e perder as poupanças já incomoda bastante mais :-)

Já agora não resisto a dizer que me abriguei por baixo da sonae sgps e tou à espera que passe a chuva nos mercados :-P

Bem o numero de day traders aumentou 24% ou algo parecido no 1ª semestre deste ano quando já toda a gente diz que este Verão dura há demasiado tempo.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin

por Woodhare » 28/7/2007 20:48

artista Escreveu:
Quanto à citação, Woodhare há quanto tempo investes? se calhar a amostra não é representativa...

Já agora, só invisto há um ano e pouco. Ainda não apanhei o ursinho pela frente. A prova de fogo ainda não veio.

por Woodhare » 28/7/2007 20:45

artista Escreveu:
Woodhare Escreveu:
Quanto à citação, Woodhare há quanto tempo investes? se calhar a amostra não é representativa...

Queres o meu caso? eu nos primeiros 3 anos de investimento fiz bastantes trades e devo ter acertado na ordem dos 90%, nos 4 anos seguintes só fiz dois trades, ambos perdedores, saldo total -30%!!! Fiz muito mais trades positivos que negativos e não foi por isso que ganhei... mas pelo menos espero ter aprendido, como eu costumo dizer tirei uma curso, com pós graduação e tudo!! :) :)

Bom fim de semana

Obrigado por partilhares a tua história, é preciso ter estaleca para continuar depois de um volte face desses. Acho que mereces o título do investidor que foi forjado no fogo das adversidades.

Como costuma dizer alguèm que eu conheço falar é fácil, fazer é dificil, e eu sou muito cheio te teorias, embora acredite no caminho que sigo a verdade é que nem sequer me posso considerar um investidor, sou um aprendiz a brincar aos investidores.
E ainda existe aquele ditado "Don’t Confuse Brains with a Bull Market"

Agradeço a ti, ao MarcoAntónio e a todos que aqui partilham as suas experiências e sabedoria, os vossos conselhos não cairam em saco roto.

Bom Domingo :wink:

por AgeOfDawn » 27/7/2007 23:17

psousa Escreveu:AgeOfDawn, em abono da verdade eu já ando a pensar assim há algum tempo, e no entanto elas continuam a cair :\
Espero não me arrepender arduamente do que ando a fazer, mas enfim.

Eu qdo vejo a coisa mal parada, tomo logo medidas de protecção, tentando vender as posições supostamente mais vulneráveis. Nesta correcção fiquei com 3 posições, a sonae SGPS e outras 2 lá fora. Uma delas bateu no stop e foi ao ar. A outra ta-se a aguentar. Fora o prejuizo da primeira, até nem me está a correr mt mal esta correcção.
O que custa é o primeiro milhão....

Registado: 24/10/2006 13:08

por psousa » 27/7/2007 23:13

scpnuno, jeitosa foi maneira de dizer ;) nem era grande coisa. Estou a tentar trabalhar no computador com a tv ligada no bloom (isto anda a preocupar-me). Ainda não consegui fazer nada de jeito a não ser ler o fórum. Enfim.

AgeOfDawn, em abono da verdade eu já ando a pensar assim há algum tempo, e no entanto elas continuam a cair :\
Espero não me arrepender arduamente do que ando a fazer, mas enfim.

Registado: 15/1/2007 11:48

por AgeOfDawn » 27/7/2007 23:05

psousa Escreveu:Bolas. Estava aqui agora a ouvir o bloomberg e está ali uma jeitosa a dizer que esta foi a pior semana para os mercados em 4 anos!

Em 5 sessões:
Dow -4.23%
Nasdaq: -4.66%
S&P500: -4.90%

Estive a comparar com aquela fatidica queda de final de Fevereiro deste ano e as 5 sessões consecutivas com maiores perdas foi a de 23/2 a 1/3 e os valores foram:
Dow -3.56%
Nasdaq: -4.78%
S&P500: -3.64%

Para quem anda nisto há mais tempo, não é isto um indicador um tanto ou quanto alarmante?

Abraço

Segundo ouvi dizer vários analistas, as noticias que estão alimentar estas quedas já se conheciam há muito tempo. Os mercados estavam em máximos e a tensão estava a acumular. As vezes o mercado só procura uma desculpa para começar a ir buscar as mais valias. O resto é o panico que se segue. Até ver é uma correcção, grande, mas só isso.

Hoje por momentos as coisas estiveram a recuperar qdo sairam os dados nos states, mas dps acabaram por tombar novamente. Não andei a ver os gráficos dos indices, mas penso que não irá descer mt mais. Acreditando nisto, vender as coisas agora seria vender no ponto mais baixo... ou quase.

por scpnuno » 27/7/2007 23:03

Bem, vê pelo lado positivo...

Pelo menos foi "uma jeitosa". Imagina que era um gordo, careca e barbudo...ainda te sentias pior

Também imagino que a "jeitosa" foi a razão que te manteve a ver a bloomberg a uma 6ª feira à meia noite

(olha, o DAX pelo menos, também teve uma subida como já não tinha há não sei quantos anos, mas nisso eles não falam. O ditado funciona, quanto mais se sobe, maior é a queda...)

Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...

Registado: 6/11/2004 17:26

por psousa » 27/7/2007 23:00

Bolas. Estava aqui agora a ouvir o bloomberg e está ali uma jeitosa a dizer que esta foi a pior semana para os mercados em 4 anos!

Em 5 sessões:
Dow -4.23%
Nasdaq: -4.66%
S&P500: -4.90%

Estive a comparar com aquela fatidica queda de final de Fevereiro deste ano e as 5 sessões consecutivas com maiores perdas foi a de 23/2 a 1/3 e os valores foram:
Dow -3.56%
Nasdaq: -4.78%
S&P500: -3.64%

Para quem anda nisto há mais tempo, não é isto um indicador um tanto ou quanto alarmante?

Abraço

Registado: 15/1/2007 11:48

por AgeOfDawn » 27/7/2007 22:54

Há muita gente a apostar na Sonae nestes dias :D

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Samukinha e 103 visitantes