Caldeirão da Bolsa

Análise Técnica vs Informação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 10/9/2007 19:34

acintra, não foi prolongado porque hoje já respondi a várias questões mas esta passou-me :oops:

Vou tentar responder às tuas questões numa única resposta. Acho que o fundamental é perceber que há análises técnicas para todos os gostos. Assim como há analistas técnicos para todos os gostos. Ou seja, olhando para um gráfico um anaçista técnico pode dizer "Vende" e outro exclamar "Compra!". Isto torna a análise técnica incoerente? Não. Também na análise fundamental, vemos analistas, em simultâneo, a divergirem e um a aconselhar compra e outro a venda.
É por isso que há bons e maus analistas.

Apesar de ser um defensor acérrimo da AT (embora reconheça inúmeras virtudes na AF) não sou fanático ao ponto de dizer que é infalível e não tem vulnerabilidades. Se amanhã cai, inesperadamente, um meteorito e dizimar a Alemanha, alguma análise escapa a isso? Claro que não. Nem a AT nem a AF.

O que eu digo é que, na esmagadora maioria dos acontecimentos (incluindo as guerras!!!) os gráficos são muito mais fiáveis na nossa leitura dos comportamentos humanos do que a observação e interpretação empírica. Ou seja, eu acho que a análise gráfica é um espelho da realidade que permite que os nossos olhos vejam nos gráficos o que muitas vezes o lado racional da nossa mente não quer ver. Quando este "Bull Market" começou, a economia mundial estava de rastos. O lado racional dizia que era impossível o mercado estar de boa saúde, mas tecnicamente desde cedo houve sinais claros disso.

O que eu não queria aqui era mesmo desencadear mais uma discussão fraticida entre AT e AF. Porque ambas têm virtudes e pontos fracos.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por galrito » 10/9/2007 16:15

Muitos tomam a AT e a previsão/compreensão do mercado como uma mais-valia para o negociar.

Eu digo que as tentativas de compreensão ou de previsão são inúteis para o trading.

Como o Ulisses disse e mto bem, existe uma certa categoria de investidores que se está nas tintas para a explicações e para os porquês; já actuaram ou estão a actuar com base no que se passa no mercado e nada mais.

Portanto, define primeiro o que realmente queres. Se é negociar com sucesso ou é analisar bem os mercados com AT ou qualquer outra ferramenta. É que são coisas completamente diferentes. :)

Um abraço,
Um jogo de probabilidades através do reconhecimento de padrões....
Position sizing it´s not the most important thing, it´s the only thing!

Registado: 31/12/2003 20:51

por acintra » 10/9/2007 15:51

acintra Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:ACintra, vou ter que sair e, por isso, não vou poder responder-te caso o faças mas a questão que te coloco é: Se o Bush hoje decidir atacar o Irão fá-lo de um momento para o outro? Fá-lo sem que um conjunto de circunstâncias o tenha levado a fazer isso? Quantos não saberiam dessa decisão?

O ataque ao Irão foi o que me lembrei no momento...mas agarrando no exemplo e na Tua resposta, já sabemos que o Bush tem um braço de ferro com o Mahmoud Ahmadinejad á muito tempo e tem havido correcções quando vem mais á baila nos media. O que Eu não acredito é que estejam todos os investidores preparados para o momento e se estalar o conflito - espero que não - as bolsas caem a pique, excepto as empresas de armamento.
Contra factos de grande peso (guerras, sub-prime, intempéries...), penso que mesmo a AT pode não dar indicações correctas, pois estamos a contar com uma coisa e saí outra. ou não?

Tudo isso, vai levando a que alguns investidores (normalmente o "smart" e "inside" money) vá tomando posições e os mercados vão reagindo em função disso. Normalmente os mercados movem-se forte em função de algo que muitos desconhecem. E enquanto os jornalistas procuram justificações para esses movimentos (muitas vezes absurdas pois não há razões aparentes), outros investidores observadores, em vez de se resignarem aos movimentos e às explicações banais, estão-se nas tintas para essas explicações, mas sabem que algo está a acontecer. O que é? Não sabem, nem querem saber. Só sabem que algo está para acontecer e reagem em função disso.

Em quantas OPA`s os preços voaram nas semanas antes das mesmas? :)

Um abraço,
Ulisses

Achas que a AT pode ser um espelho da actualidade financeira ou até mesmo um género de futurologia?

:mrgreen: Então Ulisses, fim de semana prolongado? :mrgreen:

Desculpa a insistênçia, mas gosto sempre de ler as tuas opiniões.

Registado: 17/7/2006 16:09

Minha Opinião

por joao4702 » 7/9/2007 18:21

Sem dúvida alguma que este tópico tem sido discutido muito inteligentemente.

Deixo aqui também a minha opinião relativamente ao tema:

Para muitos a AT é definida como o processo de antever o comportamento futuro dos mercados com base no histórico de cotações e indicadores que se podem ir construindo ao longo do periodo.

Para outros a AT é um sentido de orientação. por exemplo para mim a AT orienta-me no sentido em que defino para cada entrada um conjunto de sinais pelos quais me levam a sair da posição. Desta forma, o objectivo é estabeler um critério válido que pode ser definido por vários indicadores em simultaneo ou por apenas 1 ou 2 conforme o método de cada um. O objectivo é maximizar os ganhos e minimizar as perdas (parece óbvio mas é bastante criterioso este processo).

Um trader com uma média minima de 1 negócio por semana assume sempre percas e ganhos mas o critério definido irá protegê-lo de irracionalidades tendo por objectivo um saldo positivo. Este método tende a maximizar posições bull e minimizar comportamentos bearish.

Acabo de expor algo muito simplista mas que para mim é muito importante. Mensagem: Um investidor sem critério é como um barco sem leme. Pois e um barco sem leme dificilmente chega a terra, mais provável encalhar nas rochas e afundar.

Registado: 21/9/2006 10:04

por MarcoAntonio » 7/9/2007 17:31

Existem vários índices (e várias abordagens).

Como qualquer sentimento, ou estado de espírito, o máximo que podes fazer é aferir de forma indirecta um índice (grau) de confiança...

Deixo-te por exemplo o CCI que é um dos mais reputados índices de confiança:

http://en.wikipedia.org/wiki/Consumer_confidence

Já agora, faço notar o gráfico dos últimos 10 anos:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/e ... 7-2007.gif
(o gráfico está invertido face ao usual, os anos mais recentes estão à esquerda)

Como se pode constatar, o grau de confiança neste momento é comparável ao de meados do Bull Market da década de 90. Como sempre tenho dito, ainda não atingimos o nível de euforia do pico do bull market, do culminar da bolha...

Estamos portanto numa fase de Bull Market moderado (o mesmo constata-se pela análise da volatilidade, que de resto é ela também outra ferramenta/abordagem para aferir o sentimento dos investidores).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Tom Strong » 7/9/2007 17:23

MarcoAntonio Escreveu:
Tom Strong Escreveu:MarcoAntónio, podes-me dizer qual é a formula teórica do "Indicador de Confiança" ?

Querias dizer índice de confiança?

Sim era isso.. :mrgreen: Obg
Abraço e BN's,

Tom Strong

Registado: 24/2/2007 7:32

por acintra » 7/9/2007 17:00

Ulisses Pereira Escreveu:ACintra, vou ter que sair e, por isso, não vou poder responder-te caso o faças mas a questão que te coloco é: Se o Bush hoje decidir atacar o Irão fá-lo de um momento para o outro? Fá-lo sem que um conjunto de circunstâncias o tenha levado a fazer isso? Quantos não saberiam dessa decisão?

O ataque ao Irão foi o que me lembrei no momento...mas agarrando no exemplo e na Tua resposta, já sabemos que o Bush tem um braço de ferro com o Mahmoud Ahmadinejad á muito tempo e tem havido correcções quando vem mais á baila nos media. O que Eu não acredito é que estejam todos os investidores preparados para o momento e se estalar o conflito - espero que não - as bolsas caem a pique, excepto as empresas de armamento.
Contra factos de grande peso (guerras, sub-prime, intempéries...), penso que mesmo a AT pode não dar indicações correctas, pois estamos a contar com uma coisa e saí outra. ou não?

Tudo isso, vai levando a que alguns investidores (normalmente o "smart" e "inside" money) vá tomando posições e os mercados vão reagindo em função disso. Normalmente os mercados movem-se forte em função de algo que muitos desconhecem. E enquanto os jornalistas procuram justificações para esses movimentos (muitas vezes absurdas pois não há razões aparentes), outros investidores observadores, em vez de se resignarem aos movimentos e às explicações banais, estão-se nas tintas para essas explicações, mas sabem que algo está a acontecer. O que é? Não sabem, nem querem saber. Só sabem que algo está para acontecer e reagem em função disso.

Um abraço,
Ulisses

Achas que a AT pode ser um espelho da actualidade financeira ou até mesmo um género de futurologia?

por MarcoAntonio » 7/9/2007 16:46

Tom Strong Escreveu:MarcoAntónio, podes-me dizer qual é a formula teórica do "Indicador de Confiança" ?

Querias dizer índice de confiança?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 7/9/2007 16:45

ACintra, vou ter que sair e, por isso, não vou poder responder-te caso o faças mas a questão que te coloco é: Se o Bush hoje decidir atacar o Irão fá-lo de um momento para o outro? Fá-lo sem que um conjunto de circunstâncias o tenha levado a fazer isso? Quantos não saberiam dessa decisão?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarcoAntonio » 7/9/2007 16:41

Tom Strong Escreveu:A minha primeira impressão que tive da AT é que era um método de negociar sem nexo visto que o movimento de uma cotação no passado nada tem a ver com o seu movimento no futuro,

O pressuposto de que o passado não tem relação com o futuro desafia a lógica casuística do mundo em que vivemos.

Além disso, a AT é algo um pouco vago no sentido em que existem abordagens de carácter bastante diferente, umas de caracter mais predictivo (activo) e outras de caracter mais comtenplativo (reactivo).

A AT não serve apenas para dizer «o que é que vai acontecer amanhã» com base no que «aconteceu ontem» mas também - ou por outra - para entenderes o que se passa neste momento no mercado (o que pensam os investidores, como se comportam, como se sentem, etc) para dessa forma definires uma estratégia para o futuro, o que permite estabelecer graus de probabilidade (ou coisas mais prováveis e menos prováveis).

Como defensor moderado da AT, devo dizer que considero que a sua utilidade e eficácia é limitada (isto não invalida que eu entenda que um individuo pode limitar-se a utilizar praticamente só AT e negociar com sucesso). A explicação para isto remeto para o que disse no meu post anterior.

E essa eficácia e utilidades limitadas aplicam-se (no meu entender) a tudo o resto: informação, cof's, análise fundamental, etc...

Tom Strong Escreveu:ainda para mais é fortemente usada por toda a gente o que nos deixa sem qualquer vantagem estratégica.

A AT não é usada por toda a gente. Na verdade é usada por pouca gente e grande parte dos investidores nem sabe o que é a AT (ou nunca investiram tempo nisso).

De resto, mesmo entre os utilizadores do que num sentido lato é designado por AT, existem como já disse diversas abordagens que estrategicamente tem pouco ou nada em comum...
Imagem

Administrador Fórum

por acintra » 7/9/2007 16:35

MarcoAntonio Escreveu:Se quiseres, podemos resumir o que disse desta forma: o teu sucesso como investidor não está dependente da quantidade de informação de que dispões mas da qualidade com que tratas a informação de que dispões.

Estou de acordo...mas então se na AT, dá um ponto de entrada forte e ao mesmo tempo o Bush decide atacar o Irão, lá vai a qualidade da AT e da informação pelo cano.

por Tom Strong » 7/9/2007 16:31

A minha primeira impressão que tive da AT é que era um método de negociar sem nexo visto que o movimento de uma cotação no passado nada tem a ver com o seu movimento no futuro, ainda para mais é fortemente usada por toda a gente o que nos deixa sem qualquer vantagem estratégica. Por consequência vejo a AT apenas como comportamento de grupo sendo ele muito susceptível em situações chave, por isso tendo a pescar em águas mais brandas :roll: :evil:

Edit : MarcoAntónio, podes-me dizer qual é a formula teórica do "Indicador de Confiança" ?
Abraço e BN's,

Tom Strong

Registado: 24/2/2007 7:32

por MarcoAntonio » 7/9/2007 16:29

Se quiseres, podemos resumir o que disse desta forma: o teu sucesso como investidor não está dependente da quantidade de informação de que dispões mas da qualidade com que tratas a informação de que dispões.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 7/9/2007 16:25

Eu corrigi o post imediatamente a seguir a coloca-lo (possivelmente já estavas com ele aberto na altura).

Eu não ligo grandemente à informação, nem neste nem noutro momento. Hoje é subprime, ontem era o petróleo e anteontem era o ouro e ante-anteontem era outra coisa qualquer. Há sempre um tema qualquer que domina o debate informativo a dado momento...

Será que os gráficos poderão ficar obsoletos, com a rapidez e diversidade de informação?

Como eu sempre digo, lê o Reminiscenses of a Stock Operator (Jesse Livermore) para verificares como a informação já viajava ultra-rapidamente há cerca de 100 anos atrás...

A esse nível, as coisas evoluiram muito mais lentamente do que o senso comum é levado a crer. Na verdade não evoluiram praticamente nada.

O que existem (existiam antes e continuam a existir hoje) são franjas de investidores com diferentes níveis de atenção sobre o mercado. Uns passam o dia a olhar para o mercado o dia todo e a receber informação o dia todo, outros olham para o mercado numa base diária (uma vez por dia), outros uma vez por semana...

E os dados empíricos de que disponho até me levam a crer que há pouco ou nenhum valor acrescentado em acompanhar o mercado ao minuto.
Imagem

Administrador Fórum

por acintra » 7/9/2007 16:13

MarcoAntonio Escreveu:Eu não estou a responder directamente às tuas perguntas porque não concordo com a concessão das perguntas ela própria.

Não estou a perceber. será a concepção das perguntas?
O que Eu queria saber era se por exemplo Tu, já que respondeste e desde já agradeço, um "investidor" bem informado e com anos de bolsa ligas mais ou menos á AT num período como o que estamos a atravessar?
Será que os gráficos poderão ficar obsoletos, com a rapidez e diversidade de informação?

por MarcoAntonio » 7/9/2007 16:05

A Análise Técnica é uma disciplina em que pretendes perceber o que se passa no mercado analisando o comportamento do próprio mercado.

Relativamente à informação, há duas coisas a dizer:

> A informação não é uniformemente distribuida. Nem todos recebem a informação ao mesmo tempo. As massas recebem por norma a informação quando esta já não tem utilidade;

> A informação em si tem um valor relativo. O mercado não reage de forma categórica e inequívoca a uma determinado dado porque essa dado não é um dado isolado. Isto é, com base numa determinada notícia (mesmo que a conheças atempadamente) não podes prever inequivocamente o que vai acontecer ao mercado porque o mercado pode reagir de diversas formas ao mesmo dado (nomeadamente em função da liquidez disponível, do índice de confiança dos investidores, etc, etc).

Qualquer uma das ferramentas é falível, é de carácter subjectivo e está dependente da tua capacidade para as utilizar (tanto da tua capacidade inerente como de todo o conjunto de informação que detens, experiencia a analisar determinado tipo de dados, etc).

Eu não estou a responder directamente às tuas perguntas porque não concordo com a concepção das perguntas ela própria.
Imagem

Administrador Fórum

Análise Técnica vs Informação

por acintra » 7/9/2007 15:55

Como não percebo de AT (infelizmente) mas vou acompanhando os gráficos dos que a compreendem e explicam, tenho as seguintes dúvidas:
- A AT, é importante numa volatilidade como a que estamos a atravessar, sabendo que basta uma noticia para inverter os sentidos dos indices ou acções?
- É a AT, que faz a volatilidade ou é a volatilidade que contribui para a AT?
- Podemos seguir os gráficos, mesmo sabendo que estamos dependentes de saber a dimensão do sub-prime e possível recessão?

Obrigado a todos os que colocam os gráficos!

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Musus e 166 visitantes