Caldeirão da Bolsa

A quantos agora se iniciam...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bertoluci » 5/9/2007 8:39

por muitos alertas que se façam e por muitos e bons conselhos que são dados. Aprendizagem é feita unicamente no mercado real... não há forma de contornar isso... ninguém aprende a negociar por livros. O curso tem mesmo de ser pago na bolsa..

Registado: 19/11/2003 18:17

por nunoand99 » 5/9/2007 8:31

É notável a consistência psicológica do erro”

Bela risada esta deixa...
Vou adicioná-la às minhas "quotations" favoritas...

Agora mais a sério, cuidado sobretudo com a "ganância" e o "medo"....

Tomem sempre opções racionais/fundamentadas em factos (de preferência levantados pelos próprios) para que depois não estejam a perder noites de sono e com ansiedades de abertura do mercado no dia a seguir...

Quando começarem a fazer "refresh" às cotações mais "..do que permite a força humana" (+ uma "quotation" do meu "portfolio") é melhor desligar o computador e ir arejar as orelhas...

Ah..e conselho de ultima hora que eu próprio comecei recentemente- frases comno estas devem estar coladas à parede à volta do vosso computador:

-"É notável a consistência psicológica do erro" (vou adicioná-la hoje)
-"it pays to be active, it does not pay to be in a hurry"
-"the best decisions in my life were to stay quite and do nothing"

Muitas mais haveria mas ajustem a vossa gosto ;)

Registado: 16/5/2005 21:38

por Buzzzo » 5/9/2007 8:16

Pela minha parte, gostaria de dar particular relevo a um aspecto que considero da maior importância a ter em conta nos mercados de risco: o controle do emocional. Braga de Matos, em “Ganhar em Bolsa” dedica um capítulo inteirinho a esse aspecto: “Psico Análise” (presumindo que manteve os critérios da primeira edição). Leiam e releiam esse capítulo. Leiam quanto possam sobre o controlo do emocional.

Nao "desfazendo" do conselho dado, gostaria, se me é permitido, dizer que ler nao chega!. Ler apenas serve para despertar em si a necessidade de olhar para as suas "emoçoes bolsistas".Estas "emoçoes bolsistas" sao algo que tem que ser testado REALMENTE, POR SI E EM SI!!, e nao atravez de "leitura e mais leitura"!

Pense nisto:

:arrow: è preciso alguem lhe dizer quando tem fome ou sede?

:arrow: è preciso alguem lhe dizer quando sente dor?

Nao, pois nao!!!

entao é isso que convido a fazer : esteja sempre atento as "suas entranhas". Agora esqueça tudo o que leu, esqueça o que a autoridade A,B ou C disse sobre o assunto e olhe apenas,a cada instante e com atençao, para aquilo que as "suas entranhas" lhe dizem, e pergunte-se sempre a si mesmo - PORQUE!!!??? !:)

O medo de perder, a dor, a alegria, a ganância e outros sentimentos emocionais estão presentes nos mercados com a mesma intensidade com que estão nas corridas de cavalos ou nos cassinos, e temos que evitá-los a qualquer custo. Para tal precisamos não menos do que uma disciplina férrea.

Quanto a disciplina férrea:

:arrow: alguem precisa de "disciplina férrea" para retirar a mao quando se queima!?

:arrow: alguem precisa de "disciplina férrea" para travar um carro, quando aparece um perigo pela frente!?

e olhem que a reacçao é tao instantanea que nem da lugar para " projectos e esquemas no modo e forma de actuar"

Por isso talvez se possa dizer que a "disciplina férrea" acontece quando nao se comprende o que esta por tras.
E para comprender, volto a convidar, é preciso olhar, constantemente e com total interesse para as suas "entranhas"!

Buzzzo
Editado pela última vez por Buzzzo em 5/9/2007 8:47, num total de 1 vez.

Registado: 31/8/2006 20:33

A quantos agora se iniciam...

por CapitaoTrovao » 4/9/2007 22:25

The Mechanic Escreveu:Daí surgirem muitas vezes questões neste e noutros fóruns como : tenho 10,000 euros . Qual a acção que acham que vái subir mais?!

Não pude deixar de sorrir com essa referência do “The Mechanic” que me fez recuar aos anos em que se chegava ao banco e se pedia: compre-me 1.000 contos de Marconi, ou Caima e até de Chispe (leia-se Cisf) :)

Congratulo-me com o sensato contributo do “The Mechanic” que, se aproveitado, estou convicto de que será de um enorme valor para quantos, agora, se iniciam nas lides bolsistas.

Pela minha parte, gostaria de dar particular relevo a um aspecto que considero da maior importância a ter em conta nos mercados de risco: o controle do emocional. Braga de Matos, em “Ganhar em Bolsa” dedica um capítulo inteirinho a esse aspecto: “Psico Análise” (presumindo que manteve os critérios da primeira edição). Leiam e releiam esse capítulo. Leiam quanto possam sobre o controlo do emocional.

A experiência diz-me que a maior parte do insucesso nos mercados está directamente ligada à falta de controlo emocional.

Levem muito a sério os aforismos citados por Braga de Matos, dos quais saliento: “É notável a consistência psicológica do erro”.

Para terminar, deixo-vos com excertos da "Análise Técnica" de "Fausto Botelho", no que concerne ao assunto em apreço:

Ganhar dinheiro nos mercados de risco é difícil... muito difícil! Se fosse fácil, não haveria tantos livros escritos sobre o assunto e as estatísticas não diriam que 85% ou talvez 95% dos participantes do mercado perdem dinheiro, em períodos de tempo mais prolongados. Uma grande parte desses participantes não dura mais do que seis meses no mercado, devido a perdas excessivas. Outros têm a sorte de ganhar no começo, apenas para ficar mais confiantes e acabar perdendo mais.
...
A disciplina está para o especulador como o cinto de segurança para o motorista: você nunca precisa dele, mas se não estiver usando quando precisar, está "morto". Muitas vezes, a excitação do mercado nos tenta a tomar posições emocionais, seguindo uma onda ou uma das famosas "dicas" de mercado.
...
Para termos uma visão parecida com o que acontece com as pessoas, e conosco, nos bastidores de um mercado, uma boa experiência é irmos ao Jockey Clube local e, ao invés de assistirmos a corrida, olharmos as reações emocionais dos apostadores. Quem fizer esta experiência vai começar a olhar os mercados com outra visão e, com certeza, quando for operar, vai se policiar para evitar que as próprias emoções o domine.
Dada a largada, os cavalos começam a correr e o público a se transformar, senhoras da sociedade local muito bem vestidas pulam como se estivessem na academia; senhores gritam com os cavalos e jóqueis; os vencedores dão muita risada, enquanto os perdedores rasgam seus tíquetes. Enfim, a emoção toma conta de todos os espectadores, menos daquele profissional que faz das corridas seu negócio e que não grita ou se emociona, muito menos aposta todo seu dinheiro em uma corrida. É este profissional que queremos ser, ninguém menos do que ele ou... a alegria dura pouco!
O medo de perder, a dor, a alegria, a ganância e outros sentimentos emocionais estão presentes nos mercados com a mesma intensidade com que estão nas corridas de cavalos ou nos cassinos, e temos que evitá-los a qualquer custo. Para tal precisamos não menos do que uma disciplina férrea.

E, para terminar:

Os mercados de risco, sem que ninguém se aperceba disto, constituem-se numa armadilha mortal à saúde financeira do investidor ou especulador incauto, pois são o único lugar do planeta em que se consegue perder dinheiro de uma maneira totalmente passiva.

A todos as maiores felicidades e votos de muito sucesso.

Registado: 13/6/2003 21:01

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Musus e 166 visitantes