Caldeirão da Bolsa

Tema para dissertação de mestrado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nunofaustino » 4/9/2007 17:03

Eu gostava de ver uma análise feita aos movimentos pré- e pós a emissão de price targets.

Quanto tempo depois da sua emissão são atingidos, se são atingidos, qual a movimentação do preço da acção nos dias/meses que se lhe seguem e antecedem, e uma comparação com a evolução das cotadas num mercado mais líquido como o nasdaq (onde se poderia fazer a comparação da eficácia dos Price Targets lançados em PT e no nasdaq por uma determinada casa de investimento).

penso que este é um trabalho em que não é difícil conseguires o material necessário para efectuar o trabalho, pois a maioria será do domínio público...

Um abr
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por afonsinho » 4/9/2007 16:45

Na minha opinião devias colar-te a um professor para ele te ajudar a escolher e fazer. Tu é que propões a dissertação? Não ha escolha de dissertações propostas por orientadores?

Ao propores, corres o risco de não fazer algo de relevante na tua área... não sei... é a minha opinião.

Registado: 3/9/2006 1:50

por jmartins » 3/9/2007 21:26

Mas, polémicas à parte, dentro da bolsa, que temas segerem?

Registado: 2/8/2007 21:01

por Cardoso » 3/9/2007 21:22

retlav,

e porque não assumir-se que se pode "chumbar" no doutoramento?

assim, no fim do prazo, se não há trabalho que justifique o grau, chumba-se.

o maior problema que vejo aqui é a responsabilização dos orientadores, que teriam de assumir que não orientaram bem o trabalho (caso contrário o aluno teria acabado ou teria sido reprovado mais cedo).

eu não consigo encontrar vantagens neste modelo dos x anos...

Registado: 19/12/2002 14:11

por afonsinho » 3/9/2007 18:46

Sim é assim... basta fazeres a tese. Para quem passou este ano para o 5ºano o projecto de curso é substituido pela tese e já sais como mestre.

A vantagem é teres o mestrado. Agora em termos de mercado de trabalho... deve depender da tua situação...

Registado: 3/9/2006 1:50

por fitas » 3/9/2007 18:04

Estando a observar este tópico, surge-me uma situação da qual gostaria de saber a vossa opinião.

É assim:

Um aluno de engenharia civil, em final de curso, portanto já só com muito poucas cadeiras por fazer, depois de muito calcorrear, claro que com o intuito de o concluir com a brevidade possível, como é òbvio, pretende sempre aproveitar as épocas especiais para tal efeito, sem sucesso até ao momento.

Contudo, estando já a concluir o 5º.ano, foi-lhe informado que poderia tranferir-se para o Bolonha,e com a conclusão desses cinco anos, bastar-lhe-ia a tese para obter o grau de mestre. Será assim?

Haverá vantagens nesta opção?

Agradeço comentários.

Cumprimentos,

Fincas

Registado: 9/6/2005 17:48

por retlav » 3/9/2007 17:11

Cardoso Escreveu:
retlav Escreveu:
Cardoso Escreveu:
redhot Escreveu:Só um pequeno comentário:

No pós-bolonha os graus académicos são:

3 anos: Licenciatura/Bachelor
+ 2 anos: Mestrado/Master
+ x anos: Doutoramento/Phd

Esta do mais x anos para o doutoramento está bem apanhada... :)

em teoria seriam mais 3 anos, mas como a prática nacional é bem diferente do que se vê noutras paragens... :)

Ainda bem que em Portugal são x anos ;)....
Infelizmente que já andam a aparecer umas coisas exoticas a que alguém chama Doutoramento.....
Sou absolutamente contra os Phd express.... ou como lhe chamo de Boston (bost@.......)

retlav,

isso quer dizer que é a favor de cursos de doutoramento de duração indeterminada? Terminam quando?

Porque não doutoramentos de 3 (ou 4) anos, mas onde se assuma que ao fim desses anos pode ou não haver sucesso?

O modelo actual serve apenas para desresponsabilizar os intervenientes (os orientadores porque vão tendo mão de obra barata e os alunos porque o doutoramento vai "cair" de maduro...)

Não me consta que este modelo tenha levado o país a produzir investigação de qualidade, nem que encorage possíveis investigadores...

É assim: o problema de impores uma duração é que normalmente o trabalho que sai não é mercedor de um Doutoramento... Conheço alguns casos... Muitos de "Boston"....
Eu vejo um Doutoramento como um trabalho de alguém intelectualmente acima da média e que foi capaz de criar alguma coisa com relevância cientifica... Essa relevância será sempre avaliada mais do que uma vez nos locais próprios!!!

Mas infelizmente cada dia que passa vejo mais Doutoramento que nem um artigo cientifico publicaram..........

Registado: 9/11/2006 12:54

por Cardoso » 3/9/2007 15:53

retlav Escreveu:
Cardoso Escreveu:

em teoria seriam mais 3 anos, mas como a prática nacional é bem diferente do que se vê noutras paragens... :)

Infelizmente que já andam a aparecer umas coisas exoticas a que alguém chama Doutoramento.....
Sou absolutamente contra os Phd express.... ou como lhe chamo de Boston (bost@.......)

retlav,

isso quer dizer que é a favor de cursos de doutoramento de duração indeterminada? Terminam quando?

Porque não doutoramentos de 3 (ou 4) anos, mas onde se assuma que ao fim desses anos pode ou não haver sucesso?

O modelo actual serve apenas para desresponsabilizar os intervenientes (os orientadores porque vão tendo mão de obra barata e os alunos porque o doutoramento vai "cair" de maduro...)

Não me consta que este modelo tenha levado o país a produzir investigação de qualidade, nem que encorage possíveis investigadores...

por redhot » 3/9/2007 9:08

urukai Escreveu:Os 3 anos dque conferem licenciatura apenas permitem a aquisição de uma série de competências/conhecimentos básicos que, em última instância, não permitem uma entrada no mercado de trabalho.

Permitirão sim, uma maior mobilidade entre cursos.

Mais um estereótipo criado em Portugal. O problema é que existem muitos "licenciados" de 5 anos em Portugal e agora querem defender a sua dama (eu estou incluído).

Então se nas maiores economias do mundo (EUA, Alemanha, França, UK, etc.) se tiram Bachelors de 3 anos desde o inicio do sec. quem somos nós para contradizer isso?

Os grandes cientistas mundiais tiraram Bachelors, Master, e Phds.

Na Alemanha um estudante que tire um Bachelor e não queira estudar vai para o mercado de trabalho. E passados alguns anos se calhar vem ser director da Auto Europa ou coisa do género... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Porque é que os tugas com a sua Licenciatura de 5 anos seriam melhores que os outros? Os resultados práticos não mostram isso.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por urukai » 3/9/2007 7:34

Os 3 anos dque conferem licenciatura apenas permitem a aquisição de uma série de competências/conhecimentos básicos que, em última instância, não permitem uma entrada no mercado de trabalho.

Permitirão sim, uma maior mobilidade entre cursos.

Registado: 11/5/2007 14:09

por retlav » 3/9/2007 7:32

Cardoso Escreveu:

por president » 3/9/2007 7:08

Os alunos que quiserem fazem o 1ºciclo de 3 anos e ficam com o respectívo grau académico.

Se depois quiserem tiram os outros graus.

caro redhot até é verdade o que tu dizes, só que em muitos cursos isso não se aplicada. Por exemplo engenharias, direito, cursos da área das ciências da saúde, etc.. Pois a ordem que os reconhece para um dado mercado de trabalho só aceita se saírem da faculdade com os tais 5 anos.
Por isso é que ao ser sucinto só referi 3+2=mestre (;
(ou não)

abraço

Registado: 31/7/2007 11:46

As vantagens duma gestao

por bboniek33 » 1/9/2007 21:53

Bicefala.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Cardoso » 1/9/2007 20:46

por Luis Valério » 1/9/2007 13:40

vitor79 Escreveu:Luis valério, não tem a sua tese em formato digital?
Seria possivel coloca-la a nossa disposição, por exemplo atravez do site pluridoc.pt.
Obrigado.

Posso desde me diga como o faça. Tentei entrar no site que me deu mas não consegui. Ou então posso lhe enviar por email, mas para isso preciso dele.

Luis Valério

Registado: 11/8/2004 9:27

por redhot » 1/9/2007 11:37

president Escreveu:
Tcarvalho Escreveu:Só um off-topic...

Qual é que é a diferença entre pre e pos bolonha?
O pos bolonha implica menos "quantidade de trabalho"? :wall:

Abraço

Pré bolonha era o mestrado que se faz nos cursos em que ainda não está implementado bolonha, ou seja tens a licenciatura, depois tens o mestrado (pós graduação+tese, que normalmente é um tempo médio de 1+1anos, dependenda principalmente do tempo para a tese)

no Pos bolonha o mestrado é integrado no curso, em que os cursos em Portugal passam a um sistema 3+2 anos (para o caso de uma licenciatura de 5anos) e quando terminares já sais com o grau de mestre

espero que me tenha feito entender de uma forma sucinta, podes encontrar aqui mais informação sobre o processo de bolonha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_bolonha

Só um pequeno comentário:

Os alunos que quiserem fazem o 1ºciclo de 3 anos e ficam com o respectívo grau académico.

Se depois quiserem tiram os outros graus.
Monkey Trader

"Mais vale estar mais ou menos certo do que exactamente errado." [Warren Buffett]

Registado: 20/3/2007 18:26

por vitor79 » 1/9/2007 8:27

Luis valério, não tem a sua tese em formato digital?
Seria possivel coloca-la a nossa disposição, por exemplo atravez do site pluridoc.pt.
Obrigado.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por retlav » 1/9/2007 8:25

Tcarvalho Escreveu:
retlav Escreveu:Viva,

Mestrado pos-bolonha, ou pre-bolonha?? (isto é importante para se definir a quantidade de trabalho....)

Qual é a area cientifica ?? Economia??? Gestão??? Sociologia?? ou, mesmo informática..... (é importante para se decidir o tema)

Abraço

Só um off-topic...

Abraço

Bom... sem querer causar muita onda.... já fui ver defesas de metrados pós-bolonha e.... acho fantastico....
Nem no meu projecto de final de curso fui tão pouco apertado.....

por Luis Valério » 1/9/2007 7:50

A minha tese (Pré - Bolonha) foi sobre o tema: " Performance das Ofertas Públicas de Venda Inicial (OPVI´S) em Portugal entre 1990 -2002".
Fiz no ISCTE. Se a quiseres consultar, podes ir à biblioteca do INDEG (fica mesmo ao lado do ISCTE) e consultá-la entre muitas outras que lá tens.

Em traços gerais, a minha tese consistia em consultar o Balanço e Demonstração de Resultados, de modo a retirar dados/rácios que me permitissem avaliar a empresa (três anos antes, durante e três anos depois da entrada em bolsa) caracterizando a sua evolução em bolsa, alem de expor muitos outros trabalhos realizados e principais conclusões de outros autores dentro desta área.

A minha principal dificuldade foi mesmo arranjar os dados....

Espero ter ajudado.Boa sorte para a tua tese
Luis Valério

Registado: 11/8/2004 9:27

por president » 1/9/2007 2:03

Tcarvalho Escreveu:Só um off-topic...

Abraço

Pré bolonha era o mestrado que se faz nos cursos em que ainda não está implementado bolonha, ou seja tens a licenciatura, depois tens o mestrado (pós graduação+tese, que normalmente é um tempo médio de 1+1anos, dependenda principalmente do tempo para a tese)

no Pos bolonha o mestrado é integrado no curso, em que os cursos em Portugal passam a um sistema 3+2 anos (para o caso de uma licenciatura de 5anos) e quando terminares já sais com o grau de mestre

espero que me tenha feito entender de uma forma sucinta, podes encontrar aqui mais informação sobre o processo de bolonha

http://pt.wikipedia.org/wiki/Processo_de_bolonha

Registado: 31/7/2007 11:46

por valves » 1/9/2007 0:22

Pré-Bolonha (apesar de licenciatura 5 anos) em Ciencias Empresariais mas a bolsa enquadrar-se-ia pereitamente

Uma tese de mestrado não deve ser escolhida ao acaso sob pena de não ter qualidade. existe alguma area em que na sua vida profissional se tenha especializado para alem da bolsa ? Alguma área das ciencias empresariais que denote alguma aptencia ? confesso que fiquei um pouco surpreso sem querer estar a desmotiva -lo e partindo do pressuposto que uma tese de mestrado sobre bolsa deve acrescentar algo ao que sabemos actualmente sobre os mercados e a bolsa considera-se preparado para isso ?

cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Tcarvalho » 31/8/2007 10:52

[quote="retlav"]Viva,

Mestrado pos-bolonha, ou pre-bolonha?? (isto é importante para se definir a quantidade de trabalho....)

Qual é a area cientifica ?? Economia??? Gestão??? Sociologia?? ou, mesmo informática..... (é importante para se decidir o tema)

Abraço[/quote]

Só um off-topic...

Abraço

Registado: 13/7/2007 21:10

por jmartins » 31/8/2007 10:39

Pré-Bolonha (apesar de licenciatura 5 anos) em Ciencias Empresariais mas a bolsa enquadrar-se-ia pereitamente.

Registado: 2/8/2007 21:01

por charles » 31/8/2007 10:26

faz uma tese de mestrado sobre o JAS e a sua carteira :mrgreen:

cumpt
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por retlav » 30/8/2007 22:45

Viva,

Abraço

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Musus e 166 visitantes