Portugal 20% mais barato que UE-15 mas ordenados 40% menores
17 mensagens
|Página 1 de 1
olá ...
eis outro tema mto interessante para discussão e debate. É verdade e indesmentivel que uma das formas de medir a produtividade é a quantidade de coisas que conseguimos fazer num determinado intervalo de tempo. e também essa forma de medir a produtividade é responsavel por diferenças de rendimento. Agora o que é preciso é as pessoas conscencializarem-se que diferenças de 40 % no rendimento não são explicaveis por maior quantidade de coisas feitas mas pelo tipo de actividades que são feitas, ou seja as grandes diferenças de produtividade na era de conhecimento advem menos pela quantidade de output gerado mas sobretudo pelo valor acrescentado em conhecimento do output que geramos e ao mesmo tempo capacidade de diferenciação conseguida através da materia prima conhecimento que é a verdadeira alavanca para a produtividade neste novo seculo
eis outro tema mto interessante para discussão e debate. É verdade e indesmentivel que uma das formas de medir a produtividade é a quantidade de coisas que conseguimos fazer num determinado intervalo de tempo. e também essa forma de medir a produtividade é responsavel por diferenças de rendimento. Agora o que é preciso é as pessoas conscencializarem-se que diferenças de 40 % no rendimento não são explicaveis por maior quantidade de coisas feitas mas pelo tipo de actividades que são feitas, ou seja as grandes diferenças de produtividade na era de conhecimento advem menos pela quantidade de output gerado mas sobretudo pelo valor acrescentado em conhecimento do output que geramos e ao mesmo tempo capacidade de diferenciação conseguida através da materia prima conhecimento que é a verdadeira alavanca para a produtividade neste novo seculo
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
O que sei e conheço de Moçambique é que está mal. Por outras palavras: se lá tivesse ficado, nos últimos 6 anos não teria tido uma variação salarial significativa - provavelmente antes pelo contrário já que o dólar apanhou forte e feio nesse período.
A criminalidade está em forte alta e o clima de insegurança é generalizado.
Se juntares a isso, o resto... ie, a corrupção ao mais alto nível e o apetite insaciável de quem manda actualmente e Chissano ficará, aos olhos da história moçambicana, como um grande estadista.
Um abraço,
MozHawk
A criminalidade está em forte alta e o clima de insegurança é generalizado.
Se juntares a isso, o resto... ie, a corrupção ao mais alto nível e o apetite insaciável de quem manda actualmente e Chissano ficará, aos olhos da história moçambicana, como um grande estadista.
Um abraço,
MozHawk
Keyser Soze Escreveu:e como está a situação nas outras colónias ?
Keyser, nem pareçe teu!!!
EX colonias, pá!! Já desde 1975, carago!!
Moçambique vai benzinho, pelo que sei. É aquela de onde tenho informação em 1ª mão. Devagar, mas vai indo, não se parecendo nada com Moçambique dos anos 80 e 90. Com o pequeno pormenor de se "estar a passar" para o lado anglo-saxonico, mas se calhar é boa estrategia.
Apostas no turismo, bem vistas, porque tem lá zonas que são verdadeiros paraísos, aparecimento de novas "fortunas" e bastante construção. De fazer notar que, tal como em Angola, há uma notória invasão chinesa. Uma proposta "recente" foi a construção de uma ponte em troca da permissão de instalação de uma colonia chinesa com 60.000 habitantes. Acho que ainda não foi aprovada, mas...
Abraços
Esta é a vantagem da ambição:
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
Podes não chegar á Lua
Mas tiraste os pés do chão...
MozHawk Escreveu:Keyzer,
Mesmo vivendo na Marginal, não me coibindo de nada em nada (jantar fora pelos tais $100 e uma cervejola por $25, ginásio, internet, televisão por cabo, etc etc etc)ainda tenho uma taxa de poupança de 65% o que me parece ser excelenteSe fosse para juntar tostões não valeria a pena estar aqui não é?
Um abraço,
MozHawk
eu falei em 10% para para comparar com a realidade em Portugal
acredito que dê para poupar uns 65% aí, mesmo tendo preços tão elevados
para um salário de 5000 euros mês...poupa-se 3250
em 3 anos junta-se 117000 euros
dá para comprar um apartamento a pronto em Portugal....a maioria do pessoal aqui tem que se endividar a 40 anos para obter o mesmo
angola está a trair muitos portugueses.....quantos é já estão por ai? ouvi falr em 200 mil
e como está a situação nas outras colónias ?
(Guiné já sei que se transformou numa plataforma de tráfico de droga internacional....não vai a lado nenhum)
Keyzer,
Mesmo vivendo na Marginal, não me coibindo de nada em nada (jantar fora pelos tais $100 e uma cervejola por $25, ginásio, internet, televisão por cabo, etc etc etc)ainda tenho uma taxa de poupança de 65% o que me parece ser excelente
Se fosse para juntar tostões não valeria a pena estar aqui não é?
Um abraço,
MozHawk
Mesmo vivendo na Marginal, não me coibindo de nada em nada (jantar fora pelos tais $100 e uma cervejola por $25, ginásio, internet, televisão por cabo, etc etc etc)ainda tenho uma taxa de poupança de 65% o que me parece ser excelente
Um abraço,
MozHawk
MozHawk Escreveu:LOL Keyzer,
Bom, não levaram em linha de conta as hortaliças provenientes das hortas, os coelhos e galinhas dos fundos do quintal e outros que tais que nem sequer entram nas estatísticas oficiais lol!
Estava na tanga.
Um abraço,
MozHawk
se tavasna tanga .. ok
tu ai em Angola deves uma sensibilidade grande ao PPC
va´rios conhecidos meus tinham possibilidade de trabalhar em Luanda por 5000/ 7500 euros mês...
mas depois houviam histórias que uma cerveja num bar pode custar 25 euros...um jantar 100 euros
em PPC as coisas não eram muito diferenets de ter em Portugal
obviamente que tem outras vantagens: as oportunidades de negócios e evolução na carreira são mais ai
e mesmo mantendo uma tx de poupança semelhante, por ex 10%, em valores absolutos junta-se mt mais $ ai
(10% de uma salário em Portugal de 1500 são 150, 10% de 5000 são 500, 3x mais )
Ou seja, nunca mais saíremos da cepa torta... No que à produtividade diz respeito. Já foi este tema profusamente discutido neste fórum e, na realidade, os obstáculos ao aumento de produtividade são grandes logo, no limite, ficaremos sempre a "laggar" em relação ao resto da Europa.
Seria igualmente muito interessante termos aqui a comparação da produtividade nacional, por sectores, com os seus pares de outras paragens. Concluiríamos assim se os portugueses são todos uns grandes calinas ou se o problema é muito mais sectorial.
Um abraço,
MozHawk
Seria igualmente muito interessante termos aqui a comparação da produtividade nacional, por sectores, com os seus pares de outras paragens. Concluiríamos assim se os portugueses são todos uns grandes calinas ou se o problema é muito mais sectorial.
Um abraço,
MozHawk
empiricamente viajando pelos outros paises europeus constata-se que os preços de supermercado não são muito diferentes ( em alguns casos até menores ), a gasolina tb é em linha com Portugal mais barata, nas utilities (agua, electricidade, adsl) tb não existem grandes diferenças, Portugal tb tem dos carros ,aos caros
a unica diferença será a Habitação que será mais cara em paise smais ricos e serviços (café, restaurantes...)
como nos outros paises os salários são bastante mais elevados ( França por ex tem um salário minimo acima dos 1000 euros ) em PPC estes paises estão mt melhores, as pessoas acabam por ter um nivel, uma qualidade de vida superior
os salários são obviamente tb em função da do produtividade do trabalho como referido
a unica diferença será a Habitação que será mais cara em paise smais ricos e serviços (café, restaurantes...)
como nos outros paises os salários são bastante mais elevados ( França por ex tem um salário minimo acima dos 1000 euros ) em PPC estes paises estão mt melhores, as pessoas acabam por ter um nivel, uma qualidade de vida superior
os salários são obviamente tb em função da do produtividade do trabalho como referido
MozHawk Escreveu:Keyzer,
Essa tabela só pode estar manipulada. Não devem ter tido em consideração muitos factores...
Um abraço,
MozHawk
como assim ?
saiu directamente do Eurostat, o gabinet estatistico oficial da União Europeia
o q achas q está errado ?
as comparações Paridade Poder de Compra permitem corrigir as diferenças de preços para os mesmo bens e seviços entre os diferentes paises
Correlação "pagamento - produtividade"
E, porque economicamente faz sentido, está certo ganharmos menos do que a UE-15 já que temos menor produtividade. O que importa economicamente para ver se o ordenado está equilibrado é ver, para uma determinada capacidade de produção, se ganhamos o mesmo ou não.
Se demoramos 1h24m a produzir o que em a média da UE demora 1h, é natural que os nossos ordenados sejam mais baixos 40%. Mais do que natural, é justo.
Outra coisa que convém ter em conta e que estas "notícias" feitas apenas para o impacto não mostram é uma divisão sectorial das discrepâncias. Tenho a certeza que em Portugal existem sectores onde a discrepância salarial é menor ou praticamente inexistente.
Temos de deixar de nos armar em Calimeros da UE... Se não estamos melhor é porque não trabalhamos para o merecer. Quem se esforça, entidades e pessoas, tem tido sucesso cá e além fronteiras. Só demonstra que a capacidade temos. Às vezes falta vontade e é mais fácil queixarmo-nos do que trabalharmos para mudar as coisas...
Bons negócios para vocês, boas férias para mim
Se demoramos 1h24m a produzir o que em a média da UE demora 1h, é natural que os nossos ordenados sejam mais baixos 40%. Mais do que natural, é justo.
Outra coisa que convém ter em conta e que estas "notícias" feitas apenas para o impacto não mostram é uma divisão sectorial das discrepâncias. Tenho a certeza que em Portugal existem sectores onde a discrepância salarial é menor ou praticamente inexistente.
Temos de deixar de nos armar em Calimeros da UE... Se não estamos melhor é porque não trabalhamos para o merecer. Quem se esforça, entidades e pessoas, tem tido sucesso cá e além fronteiras. Só demonstra que a capacidade temos. Às vezes falta vontade e é mais fácil queixarmo-nos do que trabalharmos para mudar as coisas...
Bons negócios para vocês, boas férias para mim
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
Portugal 20% mais barato que UE-15 mas ordenados 40% menores
Mas portugueses ganham menos 40%
Nível de preços em Portugal é 20% mais baixo do que na UE-15
O nível de preços médio em Portugal é cerca de 20% mais baixo do que o da média da União europeia a 15 (UE-15). Ou seja, para comprar um cabaz de bens que, a preços médios europeus custe 100 euros, os consumidores portugueses teriam de gastar apenas 82 euros. Boas notícias? Nem por isso.
--------------------------------------------------------------------------------
Rui Peres Jorge
rpjorge@mediafin.pt
O nível de preços médio em Portugal é cerca de 20% mais baixo do que o da média da União europeia a 15 (UE-15). Ou seja, para comprar um cabaz de bens que, a preços médios europeus custe 100 euros, os consumidores portugueses teriam de gastar apenas 82 euros. Boas notícias? Nem por isso.
É que se o nível de preços é inferior ao da UE-15 em quase 20%, o poder de compra dos portugueses é, ainda assim, bem inferior ao da média comunitária: os últimos dados da OCDE mostram que os portugueses ganham menos 40% do que a média comunitária e são mesmo os mais mal pagos da UE-15.
17 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado: