Caldeirão da Bolsa

Stop loss no mercado...?? Quem são os preveligiados?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por otar48 » 25/6/2007 21:17

Fiquei plenamente esclarecido.
Agradeço a disponibilidade de todos em especicial dos dois últimos caldeireiros. Vou continuar a usar stops com activação automãtica, pois as três desvantagens de não utilização de stops mentais enunciadas pelo Ulisses assentam-me que nem uma luva.
Doi muito psicologicamente e não só quando as coisas correm mal. Com stops lançados no sistema durmo descansado...
Um abraço,
Otar
"A separação entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão , ainda que persistente"
Einstein

Registado: 16/8/2005 17:44

por Ulisses Pereira » 25/6/2007 11:05

Otar, penso que seria maquiavélico estarmos a pensar que alguém dentro de uma Bolsa estaria corrompido para prestar esse género de informações, especialmente quando elas são facilmente "previsíveis".

Quando se fala em "limpeza de stops", normalmente refere-se a níveis onde é previsível - pelo seu significado técnico ou psicológico - estarem colocados inúmeros "stops".

Para mim, a grande vantagem dos "stops mentais", mais do que fugir a essa "limpeza de stops", é a possibilidade de não vermos a nossa posição fechada por um "ruído" excepcional. Quantas vezes, depois de sair uma notícia, uma acção tem um enorme "spike" e depois volta ao normal passado uns minutos? Quantas vezes, no mercado português, alguém entra em pânico e despeja as suas acções, provocando ali uma queda forte que rapidamente é recuperada?

A grande vantagem dos "stops mentais" é, para mim, essa. Contudo, há 3 desvantagens enormes:

:arrow: A primeira é óbvia: Quem não puder acompanhar o mercado a tempo inteiro, não os pode utilizar.

:arrow: Quando não é apenas um "ruído" e surge mesmo um movimento de pânico/euforia, não activamos o "stop" que devia ter sido activado.

:arrow: Finalmente, enuncio uma desvantagem que muitas vezes é desvalorizada e é de extrema importância. Os "traders" pouco disciplinados não podem usar "stops" mentais. Porque muitas vezes acabam por não os conseguir transpôr da mente para a realidade...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Ulisses Pereira » 24/6/2007 18:26

Evito escrever no Caldeirão ao fim-de-semana de forma a conseguir descansar, senão já sei que não consigo :)

Mas não posso deixar de aqui vir intervir. Leprechaun, lamento que após tudo aquilo que se passou a propósito da tua história, venhas insultar os membros da nossa comunidade.

Depois de teres sido banido deste fórum, regressaste com outro nick. Provavelmente, regressarás com outro nick, já que com este a tua história chegou ao fim.

E por aqui fica este assunto, pois este tópico é interessante e amanhã tenciono aqui abordar a essência do mesmo.

Um abra
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Maddoxx » 24/6/2007 15:24

Otar Escreveu: Esta ordem não devia ter ficado na corretora uma vez que não é possível negociar a partir do leilão , das 16h35 às 16h40 e só no dia seguinte ser enviada?

Este assunto já foi muito discutido e a resposta é não.
Isto porque durante o leilão, os stops podem ser disparados e são imediatamente colocados no mercado.

Encontra a legislação no Manual de negociação dos Mercados da Euronext (a partir de 19 Fevereiro de 2007) onde isso vem documentado.

http://www.euronext.com/tools/documenta ... 8&cat=9804

Está tudo muito bem explicado neste parágrafo.

euronext Escreveu:
Ofertas-stop

Uma oferta stop é uma oferta de compra ou de venda de uma quantidade de Valores Mobiliários ao preço de mercado existente assim que o Valor Mobiliários atinja o “preço stop” especificado pelo Cliente. Uma oferta stop de compra é disparada quando o preço do último negócio ou o preço do leilão é igual ou superior ao “preço stop”. Uma oferta stop de venda é disparada quando o preço do último negócio ou o preço do leilão é inferior ou igual ao “preço stop”. Existem duas opções: a oferta stop-loss, que é executada aos preços seguintes, e a oferta stop limitada, que é executada a um preço dentro de um limite.
As ofertas-stop podem ser introduzidas durante os períodos de consolidação de ofertas e durante a negociação em contínuo. Este tipo de ofertas pode ser usado para Valores Mobiliários negociados em contínuo ou para Valores Mobiliários negociados por leilão.
Durante o período de consolidação de ofertas, as “ofertas-stop” disparadas são usadas para calcular o preço teórico de abertura.
Durante a negociação em continuo, as ofertas stop loss disparadas comportam-se como uma oferta ao mercado. As ofertas stop limitadas tornam-se ofertas limitadas uma vez disparadas.

um abraço
[/b]

Registado: 23/9/2006 11:12

por otar48 » 24/6/2007 10:15

Obrigado a todos.
Pelos esclarecimentos, especialmente do Fibonacci, sou levado a concluir que a única entidade que tem conhecimento da existência da ordem stop loss é apenas a corretora e aquela só é enviada para o sistema de negociação (Euronext) após atingir o valor pré-definido. Correcto?
Mas ainda há alguns dias, num post sobre a JMT, o Kanguru afirmava que uma ordem com stop a 4,10 tinha sido accionada após o leilão. Diz ele "Segundo me informou o meu banco, o meu stop foi disparado porque no leilão, a cotação da JMT foi aos 3,70 subindo depois para 4,11". Esta ordem não devia ter ficado na corretora uma vez que não é possível negociar a partir do leilão , das 16h35 às 16h40 e só no dia seguinte ser enviada?
Um abraço
Otar
"A separação entre o passado, o presente e o futuro é apenas uma ilusão , ainda que persistente"
Einstein

por Fibonacci » 24/6/2007 7:14

Otar,

Essa história de activação de stops tem a sua lógica mas, com o forte compliance actual na banca nacional, não acredito que exista. As histórias que conheço referem-se na maioria aos EUA.

Uma corretora poderia ter a tentação de manipular grandes ordens. Por exemplo, tens um stop no valor de 1M USD cerca de 1USD abaixo na cotação de um qualquer titulo. A corretora sabe disso e ganha uma comissao jeitosa se realmente o stop for activado.
Assim, faz shorts nessa acção até ao valor do stop, tendo a certeza de que poderá depois comprar a acção a esse valor (e cobrir assim o short). Ganharia com o trade e depois com a comissão.

Em Portugal, e mesmo agora nos EUA ou em qualquer outro país, isso começa a a ser um mito urbano (apesar de não estar a dizer que não existe). Existe uma grande separação dentro de um banco de investimento. A corretagem não pode dar instruções a quem possa ter acesso a uma carteira com base num stop.

No mercado, ninguém tem acesso a isso. Apenas ao nível da própria corretora.

Não acreditem que tudo é manipulado no mercado. Há regras bem definidas e em 99,9% dos casos são cumpridas.

Abraço,

Fibonacci
«Fibonacci understood one the most important secrets of the universe. And Yes: the stock market has the very same mathematical base as do all the natural phenomena.»

Registado: 24/1/2003 9:26

Re: E que tal disparatar menos, ó Alex?!

por Negocios Mendes » 24/6/2007 2:12

JOGO2007LEPRECHAUN Escreveu:
Alex Tomás Escreveu:Mas tb desde já lhe digo uma coisa: depois de ver o estado português inviabilizar à OPA da Sonae à PT, descredibilizando o mercado português por completo e ver a manipulação evidente no outro dia nas acções da JMT em dia de maturidade de warrants.... já começo a acreditar em muitas coisas.

Creio que uma afirmação profundamente ridícula, mentirosa e absurda como a que o Alex, num momento de extrema infelicidade e, por certo, perturbação, acaba de proferir acima, não deve ficar impune, sobretudo por parte da Administração do Caldeirão, e a bem do esclarecimento e defesa dos tais "incautos" com os quais a mesma se parece tanto preocupar... pelo menos de língua!

Sim, que passar do falar ao actuar... nem depressa nem devagar!!! :roll:

Mas tu ainda existes??? vê lá se pagas o que deves aos incautos que foram na tua treta. Ops.... mais uma afirmacao ridicula e mentirosa!!!

Registado: 3/5/2005 12:47

E que tal disparatar menos, ó Alex?!

por JOGO2007LEPRECHAUN » 24/6/2007 1:15

Alex Tomás Escreveu:Mas tb desde já lhe digo uma coisa: depois de ver o estado português inviabilizar à OPA da Sonae à PT, descredibilizando o mercado português por completo e ver a manipulação evidente no outro dia nas acções da JMT em dia de maturidade de warrants.... já começo a acreditar em muitas coisas.

Creio que uma afirmação profundamente ridícula, mentirosa e absurda como a que o Alex, num momento de extrema infelicidade e, por certo, perturbação, acaba de proferir acima, não deve ficar impune, sobretudo por parte da Administração do Caldeirão, e a bem do esclarecimento e defesa dos tais "incautos" com os quais a mesma se parece tanto preocupar... pelo menos de língua!

Sim, que passar do falar ao actuar... nem depressa nem devagar!!! :roll:

Registado: 14/4/2007 20:50

por Negocios Mendes » 24/6/2007 1:05

Boa noite,

acho que estás um pouco confundido com a forma de negociar nos mercados bolsistas.
1° stops mentais é para que ninguem saiba? é a primeira vez que leio essa.
Stops mentais sao essencialmente para aqueles que nao tem um sistema ou o seu banco nao lhes permite colocar stops.
2° obviamente que quem fica com a responsabilidade de activar o stop ou dar uma ordem Limit, é da corretora/banco. Essa treta de que quem tem mais informacao do que nós pode tentar lixar-nos, só estou a ver isso acontecer caso estejamos a falar de accoes com pouco volume ou entao quando os stops ou ordens Limit estao muito perto da propria cotacao.
Agora acreditar em bruxas a pensar que estao ali a comprar vender accoes para nos lixar para que as nossas ordens sejam activadas, nisso já nao acredito muito e pelos anos que negoceio em mercados, é tb a 1° vez que leio alguem fazer referencia a isto.

Mas tb desde já lhe digo uma coisa: depois de ver o estado portugues inviabilizar a OPA da Sonae a PT, descredibilizando o mercado portugues por completo e ver a manipulacao evidente no outro dia nas accoes da JMT em dia de maturidade de warrants.... já comeco a acreditar em muitas coisas.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

por otar48 » 23/6/2007 17:23

... desculpem lá ... queria dizer privilegiados
Um abraço
Einstein

Stop loss no mercado...?? Quem são os preveligiados?

por otar48 » 23/6/2007 17:17

Boas tardes,
A questão que vou levantar Já foi aflorada diversas vezes aqui no fórum e prende-se com o seguinte:
Por razões profissionais não me é possível estar diante do computador todo o dia pelo que a minha actividade de trader se resume praticamente na utilização de um sistema mecânico deixando ordens de compra ou venda com stop loss ou stop limit , ordens estas enviadas para a corretora que só são activadas dias ou semanas mais tarde.
O que gostaria de saber é :
- A ordem encontra-se no sistema da Euronext (só negoceio aqui) pronta a ser executada ou aguarda na corretora?
- Se se encontra no sistema da Euronext, o que me parece provável, quem tem conhecimento privilegiado disto? Nós traders normais não, então quem? Onde posso saber isso?
Ouço muitas vezes falar que os stops têm que ser mentais, é para que ninguém tenha conhecimento deles e portanto não possam actuar em conformidade?
Porque se a careca se vê assim tão facilmente o jogo é altamente desigual com forte penalização para quem actua com trigger. Ainda mais grave se os montantes em causa são elevados.
Aguardo que alguém mais esclarecido possa informar o fórum sobre esta temática que me parece algo importante.
Um abraço e bfs.
Otar
Einstein

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fincas, m-m, Phil2014, tami, yggy e 65 visitantes