Caldeirão da Bolsa

Todos os analistas são unânimes: Isto vai subir à bruta

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

...

por MAV8 » 29/4/2007 17:37

Quanto a mim o PSI ainda tem muito para dar, senão vejamos:

Olhando para o gráfico do mestre ULISSES facilmente se tira uma conclusão, o PSI quintuplicou o seu valor no último BULL market dos 3,xxx até aos 15,xxx (em 8 anos), o que nós temos neste momento é uma duplicação desse mesmo indice (em 3 anos).

Não quero com isto dizer que o bull market a que estamos a assistir dure tanto tempo como anterior ou que a percentagem de subida a atingir tenha que ser a mesma, no entanto, penso que esta subida ainda está no inicio.

Se repararmos no final dos picos do bull anterior o gráfico atinge quase a verticalidade nos seus movimentos enquanto que neste momento encontramos uma subida ainda bastante consistente sem grandes euforias que sofre algumas correcções de tempos a tempos não permitindo o sobreaquecimento natural do final dos bull markets.

Parece-me portanto que a situação de mercado se vai manter neste sentido por mais algum tempo. (para mim este ano de 2007 vai ser todo BULL).

Bons Negócios

Registado: 10/11/2006 10:43

por valves » 29/4/2007 16:50

uma questão importante em relação aos 15000 pts. é verdade que em 2000 eles aconteceram e reflectiram um determinado patamar na cotação das acções que fizeram o indice atinjir os 15000 pts. A questão que se impoe é esta e chegando por exemplo aos 15500 pts persupondo que o cabaz e o peso dos titulos no indice não variaram ao longo dos ultimos 8 anos de forma significativa será que a ultrapassagem dos 15000 pts serão maximos reais ou não reflectirão antes maximos nominais. dependendo dos titulos mas para a grande maioria se atendermos á perca do valor do dinheiro durante este período e ao premio de risco inerente as acções provavelmente os 15000 pts reflectirão maximos nominais e não necessáriamente maximos reais ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por pedras11 » 28/4/2007 22:22

Reparem como face ás cotações actuais as apostas em Jan até foram conservadoras. Link abaixo.

http://www.jornaldenegocios.pt/default. ... tId=289064
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

comentário

por jotabil » 28/4/2007 19:48

Só para esclarecer o esclarecido...vamos lá ver.

Posições curtas em acções e creio que em Portugal e como regra, não podem ser tomadas...a não ser que sejas um cliente da corretora de muita confiança.
As posições curtas são habitualmente tomadas em warrants, CFD's ou futuros onde os Market Makers (MM) establecem margens para a negociação....ou seja garantem um mínimo de segurança para o negócio.
Portanto, quando aqui se diz que shortam determinados títulos ou índices está a dizer-se que, de um modo geral, que se tomam posições curtas em produtos derivados, designadamente, em CFD's (contrat for diference) ou Warrants , TWarrants ou ainda em futuros.
Não sei se esclareci, pretendi fazê-lo.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Scorpio » 28/4/2007 0:18

José Carlos.

Sumariamente, posições longas (call) são aquelas em que o investidor aposta na subida (ou compra) ou de determinado activo, seja indíce, acção, etc. As posições curtas (put) são precisamente o inverso, apostando na venda / queda do activo.

Posições longas ou curtas podem ser abertas em futuros, warrants, CFD, etc...

Bom fim de semana.
"The Best Way To Predict Your Future Is To Create It"

Registado: 29/9/2006 17:29

por Pousada » 27/4/2007 22:15

Agradecia que alguem me explicasse como se abrem ou fecham posições curtas ou longas.

Bons negócios

Registado: 20/5/2006 11:13

por Barra » 27/4/2007 20:19

Ulisses escreveu:
Na altura era um pequeno investidor e investia no mercado de futuros portugueses que estava a dar os primeiros passos. Foi o meu melhor dia de Bolsa em toda a minha vida. 1997 estava a ser um ano fabuloso para o mercado português com o índice a ganhar quase 100%. Com o pânico gerado na Ásia, instalou-se também, por completo, o pânico na Bolsa portuguesa e o PSI esteve a perder mais de 20%, iniando uma recuperação fantástica que o levou a perder apenas 7% nesse dia

Eu detinha posições curtas sobre o PSI e fechei-as nesse dia, num dia que jamais esquecerei.

Ulisses, na altura estavamos em Bullmarket e nada fazia supor aquela queda abrupta. Como dizes, apenas o pânico asiático levava a que tal sucedesse.

Pergunto: Abriste posições curtas na altura na abertura dos mercados europeus? ou já a tinhas aberto uns dias antes porque calculavas que tal viesse a acontecer?

Obrigado e um abraço

Registado: 19/10/2004 19:26

por MarcoAntonio » 27/4/2007 18:32

Estamos num bull-market saudável (quer dizer com saudável que não detecto para já nenhum sinal de euforia preocupante) e que tem sido intercalado por correcções significativas e oportunas.

Nota-se também alguma aceleração nos índices (em particular no S&P e DAX dentre aqueles que considero mais importantes) mas sem atingirmos para já um nível de euforia que eu considere preocupante (semelhante por exemplo há que ocorreu em meados e finais da década de 90 e que levou posteriormente ao bear-market).

Esta aceleração eu vinha defendendo há muito quando sempre surgiam avisos de inversão ou discussões sobre a temática da volatilidade: antes do mercado inverter, ainda vai acelerar mais na subida e a volatilidade ainda vai aumentar (ao longo da subida).

Quanto às opiniões dos analistas que surgem nos média, bom, não são grande novidade. A novidade poderá ser a forma mais visível como tenderão a aparecer durante o bull-market sendo que nos finais deste tenderão a aparecer no seu máximo fulgor.

É irónico mas é verdade. É a história dos mercados. E estaremos agora no desenvolvimento desse processo...

Mas não pensem que vamos já desatar a cair porque uma meia duzia de analistas surgir a dizer que iamos cair à bruta.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Economista555 » 27/4/2007 17:46

A minha previsão é: até ao fim do ano que vem é sempre a subir(sempre não quer dizer k n haja corecções). A não ser k este ano haja uma subida à bruta, tipo 50 %.

Abr

Registado: 3/1/2007 0:43

por Economista555 » 27/4/2007 17:44

Mas o que vos leva a dizer que as acções estão caras?
Devido ao preço nominal? Em Portugal o PSI está longe do seu máximo.
Eu acho que estão baratas. Relativamente há 2 anos e meio atrás o PER das acções europeias e americanas está vinte e tal por cento abaixo do que estava.

Abr

Registado: 3/1/2007 0:43

por SMALL2004 » 27/4/2007 15:31

É pá, grande confusão. Vou deixar-me destes comentários estúpidos, desculpem.

(já parece aquele da corrida aos 3 euros que ia ser perdida pela Portucel junto da meta. De facto, foi. Ganhou a TDU, e até o BCP, quem diria, eheh)

Claro que estava a ser irónico.
É que desde a Sic notícias até à TVI, todos os analistas que falaram de manhã estavam basicamente de acordo....é sempre a subir.

Eu como de costume estou a perder este último fólego antes de uma possível correcção (não sou bruxo como é evidente), mas já só tenho Sumolis.
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por Ulisses Pereira » 27/4/2007 15:27

Lican, a crise dos mercados asiáticos nessa altura produziu quedas violentas e bruscas nos mercados.

Na altura era um pequeno investidor e investia no mercado de futuros portugueses que estava a dar os primeiros passos. Foi o meu melhor dia de Bolsa em toda a minha vida. 1997 estava a ser um ano fabuloso para o mercado português com o índice a ganhar quase 100%. Com o pânico gerado na Ásia, instalou-se também, por completo, o pânico na Bolsa portuguesa e o PSI esteve a perder mais de 20%, iniando uma recuperação fantástica que o levou a perder apenas 7% nesse dia

Eu detinha posições curtas sobre o PSI e fechei-as nesse dia, num dia que jamais esquecerei.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por StockGalaxy » 27/4/2007 13:32

Ulisses Pereira Escreveu:Aproveito para corrigir alguns dados apresentados: O topo do "bull Market" foi em 2000 e o máximo histórico nos 15081 pontos.

Deixo aqui o gráfico dos últimos 15 anos da praça portuguesa.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses,

No teu gráfico tens um comentário a dizer que uma vela existiu mesmo.
O que aconteceu naquele mês no final de 1997?
(provavelmente já não é a 1ª que perguntam...)

cumpts.
Lican.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por masterpro » 27/4/2007 12:42

Eu acho que o SMALL2004 estava a ser irónico.

Na minha opinião as acções estão com preços muito elevados tanto ca como nos US e isso torna perigoso embora possa dar para fazer uma subidasita por um pár de meses, qualquer má noticia pode desencadear o descalabro, atendendo que é uma questão de tempo os US atacarem o Irão ( Por Ar claro :) ), como isto está é muito perigoso manter posições longas pelo menos no Verão mas isto é a minha opinião, e comparado com o resto do pessoal que opinou sou um amador nestas andanças :)

8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por Powerman » 27/4/2007 12:14

Viva, a todos...

Lican,

Concordo contigo, mas os 15.000 a nivel psicológico, vai ligar "os quatro piscas".

Ulisses

Realmente é verdade, as casas de investimento, raramente dizem "SELL" (salvo raras excepcções: EX: -BCP que na ALTRI dizia venda PT... 4,**, e agora diz que vale 6,** - com intervalo de meses).

Sem comentários da minha parte, para não ter de dizer o que não quero.

Pergunta: Estes grandes fundos de investimento, tem de tornar publico os seus interesses (EX: quais titulos que tem em carteira e quantidade, independentemente de ser qualificada?).

Abraço

PMAN

Registado: 18/3/2007 16:12

por Ulisses Pereira » 27/4/2007 12:02

Aproveito para corrigir alguns dados apresentados: O topo do "bull Market" foi em 2000 e o máximo histórico nos 15081 pontos.

Deixo aqui o gráfico dos últimos 15 anos da praça portuguesa.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-psi.GIF
forum-psi.GIF (0 Bytes) Visualizado 2720 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por StockGalaxy » 27/4/2007 11:51

Powerman Escreveu:
AH e mais penso que (não tenho a certeza) o ultimo grande crash da bolsa em 2001 deu-se entre os 15.000 - 16.000 (Isto não quer dizer nada, mas...)

PMAN

PMAN,

Não quer dizer que o crash se repita nos mesmos valores. Isso foi em 2001 mas já estamos em 2007.
Pode apenas laterizar nesses valores e depois subir mais ainda e ocorrer um crash mais acima.
Este ano também não houve correcção em Outubro.
Também poderá não acontecer em Maio.

O tempo passa e apesar de a "história se repetir" os novos acontecimentos têm sempre algo de novo e de inesperado.

abraço.

Lican.
----------------------------------
nada na manga, tudo na mão.

Registado: 11/2/2006 21:08

por Ulisses Pereira » 27/4/2007 11:47

Ainda está para vir o dia em que leio, por exmeplo, um jornal português e vejo os analistas das casas de investimento nacionais dizerem que acreditam que o nosso mercado vai cair. Mesmo que o achem nunca poderão dizer isso, devido à réplica dos índices por parte dos fundos.

São as regras do jogo... Por isso é que estas declarações valem o que valem. E é por isso que tirar conclusões a partir delas é perigoso (em qualquer dos sentidos).

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Todos os analistas são unânimes: Isto vai subir à bruta

por Rui A » 27/4/2007 10:38

Rui A Escreveu:
SMALL2004 Escreveu:Isto vai subir à bruta.

Aiaiai... se o Ulisses vê isto...

SMALL2004 Escreveu:Ainda bem que ando nisto há 10 anos.

E...?

BN

SMALL2004,

Tentando perceber a lógica da sua afirmação "Que boas notícias", só posso interpretá-la como escrita em tom irónico. No entanto, à primeira vista, não é isso que parece (o que poderá transmitir uma ideia errada ao fórum).
Se está mesmo convicto que a "unanimidade" (qual unanimidade?) dos analistas vai fazer com que "isto suba à bruta" pode explicar-nos as suas razões? (Vai-se entrar numa de euforia, com toda a gente a meter guito na bolsa? :)).
Obrigado desde já.

BN

Registado: 10/3/2004 17:35

por Powerman » 27/4/2007 10:28

Bom, e já agora vou dizer o seguinte:

Eu, no meu caso pessoal, se a bolsa subir 10% até julho, dificilmente vou investir na grande maioria das cotadas que estiverem no PSI, após essa facto ocorrer. Razão: Bom senso.

AH e mais penso que (não tenho a certeza) o ultimo grande crash da bolsa em 2001 deu-se entre os 15.000 - 16.000 (Isto não quer dizer nada, mas...)

Abraço

PMAN

por Rui A » 27/4/2007 10:20

SMALL2004 Escreveu:Isto vai subir à bruta.

Aiaiai... se o Ulisses vê isto...

SMALL2004 Escreveu:Ainda bem que ando nisto há 10 anos.

E...?

BN

Registado: 10/3/2004 17:35

Semanário Económico

por Powerman » 27/4/2007 10:13

Penso que se refere um artigo no SE , que diz que que o PSI tem potencial para subir 10% até Julho .

Bom, pode ser que sim... mas sinceramente, só vendo é que acredito. Mas atenção sendo a bolsa portuguesa pequena, e tendo visto acções a ter valorizações fabulosas (ALTRI/TDU/SCO -são apenas exemplos) em , ... tudo é possivel.

Abraço

PMAN

por Shevet » 27/4/2007 10:08

Bem o topico até que não esta muito descabido, isto vai subir á bruta, ja este ano se verificou :!: :!: :!: Mas até lá...............ainda vêm tempos de correcções :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Mas olha que o contrario tb é bastante plausivel, poderia tb dizer que isto quando descer tb irá descer a bruta, quanto mais sobe, mais espaço tem para descer :!: :!: :!:

looool

Abraço

Shevet
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

Registado: 14/2/2006 15:32

por Resina » 27/4/2007 9:57

SMALL2004 Escreveu:Que boas notícias.

Ainda bem que ando nisto há 10 anos.

E que analise fazes disso tudo, tem sido rentavel...
O que estes analistas dizem é o correcto?
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Shevet » 27/4/2007 9:54

Uma justificação ao teu topico não ficava nada mal!!!!

Onde leste isso??????

Abraço
Shevet
Estás a sentir????
O 50 Cent, looooooool

Registado: 14/2/2006 15:32

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, MarketGodzilla, Phil2014, TTM62 e 108 visitantes