Caldeirão da Bolsa

Slow Stochastic - Valores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 21/3/2007 22:26

Dwer Escreveu:É a tua opinião.
A minha opinião é diferente.

Claro, é isso que estamos aqui a fazer. Trocar opiniões...

Dwer Escreveu:Qualquer indicador tem a sua utilidade.

Discordo.

Claro que se eu for por aí inventar indicadores vai haver sempre alguém que vê neles alguma utilidade.

Dwer Escreveu:É preciso saber utilizá-lo. Não se deve usar osciladores (estocástico é um oscilador) em mercados com tendência forte. Não se deve usar indicadores de tendência em mercados laterais.

O bê-à-bá dos indicadores...

Dwer Escreveu:O indicador para ti mais importante,

Dito assim até parece que eu o acho muito importante.

Dwer Escreveu:Não usar estocásticos porque nunca se obteve bons resultados com eles, poderá significar que não se compreendeu bem a natureza e o uso do indicador.

Poderá significar mas não significa porque não é o caso.

Basicamente estás a dizer que eu não gosto do Estocástico porque não percebo como ele funciona e não obtive bons resultados com ele quando é o oposto: eu sei como ele funciona e sei porque é que os resultados dele são erráticos e de pouco valor.

Estudei as formulas de todos os utilizadores que utilizei/analisei e não foi apenas para saber como se calculavam, foi para perceber como funcionam, qual o seu fundamento, porque é que funcionam da forma que funcionam, que comportamentos típicos tendem a apresentar e o que é que realmente significam os sinais por eles gerados.

Claro que 99% das pessoas não faz isso. Limita-se a utiliza-lo num programa ou site qualquer e basear-se no que diz algures sobre o indicador e os sinais «que dizem» que ele gera, sem nunca saberem o que é que realmente o indicador faz.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Dwer » 21/3/2007 22:08

MarcoAntonio Escreveu:Pessoalmente, o indicador atrapalha todo do principio ao fim...
:mrgreen:

É a tua opinião.
A minha opinião é diferente.
Qualquer indicador tem a sua utilidade. É preciso saber utilizá-lo. Não se deve usar osciladores (estocástico é um oscilador) em mercados com tendência forte. Não se deve usar indicadores de tendência em mercados laterais.
Por exemplo, pessoalmente não ligo pevide ao RSI. Só mesmo para gerar o StochRSI.

Vê lá bem como as coisas são. O indicador para ti mais importante, serve de input daquele que eu considero um dos melhores. Que para ti não vale nada, por certo.

As opiniões empíricas valem o que valem. Não usar estocásticos porque nunca se obteve bons resultados com eles, poderá significar que não se compreendeu bem a natureza e o uso do indicador.

Fazer um rating de indicadores tb me parece um pouco dispiciendo.

Cada um vale o que vale e serve para o que serve.
Ou se usam com conhecimento de causa, ou é melhor não os usar de todo.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por MarcoAntonio » 21/3/2007 21:51

Dwer Escreveu:Os sinais mais importantes são o cruzamento em baixa da zona de sobrecompra e o cruzamento em alta da sobrevenda. Pessoalmente, a linha de sinal só atrapalha.

Pessoalmente, o indicador atrapalha todo do principio ao fim...
:mrgreen:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Dwer » 21/3/2007 21:47

MarcoAntonio Escreveu:
Dwer Escreveu:Como disse no post anterior, o indicador em si não contém nenhuma média móvel. Utiliza-se normalmente uma SMA de três dias para gerar uma linha de sinal. Mas é uma média móvel do indicador em si, nada mais.

É uma média móvel utilizada para gerar o sinal mais popular da versão mais comum do Estocástico.

Exacto, nada mais. E basta...
:wink:

Os sinais mais importantes são o cruzamento em baixa da zona de sobrecompra e o cruzamento em alta da sobrevenda. Pessoalmente, a linha de sinal só atrapalha.
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 21/3/2007 21:37

Dwer Escreveu:Como disse no post anterior, o indicador em si não contém nenhuma média móvel. Utiliza-se normalmente uma SMA de três dias para gerar uma linha de sinal. Mas é uma média móvel do indicador em si, nada mais.

É uma média móvel utilizada para gerar o sinal mais popular da versão mais comum do Estocástico.

Exacto, nada mais. E basta...
Imagem

Administrador Fórum

por Dwer » 21/3/2007 21:36

MarcoAntonio Escreveu:Ninguém disse que o Estocástico era baseado em médias móveis.

O indicador baseado em Médias Móveis é o MACD.

O Estocástico completo tb utiliza médias móveis.

Como disse no post anterior, o indicador em si não contém nenhuma média móvel. Utiliza-se normalmente uma SMA de três dias para gerar uma linha de sinal. Mas é uma média móvel do indicador em si, nada mais.
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 21/3/2007 21:32

Ninguém disse que o Estocástico era baseado em médias móveis.

O indicador baseado em Médias Móveis é o MACD.

O Estocástico completo tb utiliza médias móveis.
Imagem

Administrador Fórum

por Dwer » 21/3/2007 21:07

Laraujo Escreveu:A minha duvida não é tanto se devo usar ou não, mas que valores lhe devemos dar e que implicações pode ter nas diferentes time frames.

Penso que é uma ferramenta como outra qualquer, e no meu caso tenho tido bons resultados com ela!

O estocástico não é construído com base em médias móveis. É somente utilizada uma média móvel para gerar a linha de sinal (normalmente uma SMA (simple moving average) de três períodos do próprio indicador.

Os períodos normalmente utilizados para o estocástico são 5 e 3. Não sei porquê. São dois números de Fibonacci e é tudo.

Para ter uma ideia dos períodos que devem ser utlizados temos que perceber primeiro como é construído o indicador: é calculado em primeiro lugar
os valores mais altos e mais baixos da cotação (utiliza-se o fecho, mas pode ser outro qualquer - high, low, midpoint, weighted close, o que for) num determinado período de tempo.
Utilizando os valores 5 e 3, calcularíamos o fecho mais alto e mais baixo dos últimos 5 dias.

fecho mais alto = HH (notação minha);
fecho mais baixo = LL;

seguidamente calcula-se a diferença do último fecho ao fecho mais baixo (LL).

dif1 = Close - LL;

depois a diferença entre o fecho mais alto e o fecho mais baixo.

dif2 = HH - LL;

Calcula-se a soma destes valores através dos períodos definidos (três);

soma1= dif1(1)+dif1(2)+dif1(3);
soma2=dif2(1)+dif2(2)+dif2(3);

por fim calcula-se o quociente destas duas somas;

estocástico = soma1 / soma2;

normalmente calcula-se também uma média móvel de três dias do estocástico (a segunda linha que aparece sempre nos gráficos). Mas o estocástico não é baseado em médias móveis.

O que este indicador nos dá é a posição relativa do fecho de hoje em relação aos valores dos últimos cinco dias. Num intervalo de 0 a 1. Normalmente multiplica-se o indicador por 100 para termos valores tipo percentagem.

Este indicador funciona melhor em mercados laterais, com oscilações bem definidas. Num mercado com uma tendência marcada não funciona bem e é fácil de perceber porquê; numa tendência de alta o fecho do dia corrente terá tendência a estar muito próximo do valor mais elevado dos últimos 5 dias. Logo a dif1 = dif2 e o indicador tende a tomar o valor 1. Estará sempre sobrecomprado. A inversa para as tendências de baixa.

Um truque que se pode utilizar é subtraír a tendência à cotação e seguidamente aplicar o estocástico.

x = close - média móvel de 20 dias (por exemplo);

stoch(x);

Quanto aos períodos que se devem utilizar:

devemos primeiro tentar calcular o ciclo da cotação, isto é, o número de dias que a cotação leva de um mínimo a outro mínimo. Ou de um máximo a outro máximo.
Relativos claro.

Depois de calculado o ciclo, este será utilizado para o número de dias sobre o qual se determina o valor mais alto e mais baixo. Para os somatórios utiliza-se metade.

Por exemplo, se acharmos que a cotação oscila de máximo a máximo ou de mínimo a mínimo, num período de 10 dias, utilizaremos Stoch(close,10,5). Se de 20 dias, stoch(close,20,10).
O terceiro valor que aparece muitas vezes refere-se à tal média móvel que desenha a linha de sinal.
Teoricamente devemos utilizar médias móveis de aproximadamente metade dos períodos que estamos a analizar. Então para um ciclo de 20 dias teríamos stoch(20,10,5).

E é tudo. Uma útima coisa: osciladores de osciladores.
Um estocástico que para mim resulta muito bem, é um estocástico calculado sobre o RSI. Em vez de utilizarmos o fecho, como input do estocástico, utlizamos o RSI. É um estocástico com muito pouco atraso. Claro que tudo continua a depender do cáculo dos ciclos. O RSI deve ser calculado com metade do ciclo, o estocástico com 1/4,1/8 e 1/16.

eheh, é tudo o que sei sobre isto.

PS: não confundir o indicador estocástico com os processos estocásticos da estatística; em comum só têm o nome.
http://en.wikipedia.org/wiki/Stochastic_process
Abraço,
Dwer

por MarcoAntonio » 21/3/2007 19:56

O RSI compara as sessões de alta com sessões de baixa durante um determinado periodo (basicamente para verificar se sobe com mais força do que aquela com que desce). Em termos de delay não é dos piores (o MACD ou mesmo o Estocástico são piores, note-se que o Estocástico tb utiliza médias móveis).

Em geral todos os indicadores têm delay (embora alguns sejam considerados indicadores por avanço por tenderem a antecipar determinado tipo de comportamento).

Entre os indicadores, praticamente não utilizo nenhum olhando pontualmente para um ou outro apenas para ter uma vaga ideia de determinado tipo de situação. O RSI é um indicador que funciona razoavelmente nas divergencias e que serve ainda para determinar situações de sobrecompra/sobrevenda com alguma fiabilidade (mesmo assim, não passa de um indicador que tomo sempre em consideração hierárquicamente abaixo de outros aspectos).

Quanto ao estocástico, é muito errático e enganador também (parece funcionar melhor do que o que realmente funciona).
Imagem

Administrador Fórum

por nnascimento » 21/3/2007 19:46

Olá a todos,

Marco, como indicador de oscilação (chama-se assim?) penso que preferes o RSI 14, certo?penso que é sempre mais fiável uma vez que permite observar divergências, enquanto o OE não. Estou correcto? no entanto também é um indicador construído com base em mm logo tem delays.

Cumprimentos
Não deixes adormecer os teus sonhos mas,
não te deixes adormecer por eles

Nuno Nascimento

Registado: 27/2/2006 19:01

por MarcoAntonio » 21/3/2007 19:28

Laraujo Escreveu:A minha duvida não é tanto se devo usar ou não, mas que valores lhe devemos dar e que implicações pode ter nas diferentes time frames.

Laraujo, eu sei qual é a tua questão. Mas a melhor resposta para ela (na minha opinião, claro) é a que te dei dado que não são os parametros que vais utilizar que vai alterar grande coisa.

Alterar os parametros corresponde essencialmente a variar o time-frame da análise mas o indicador continua basicamente a ser a mesma coisa: fraquinho.

Eu sei que não era este o tipo de resposta que procuravas mas é o tipo de resposta que tenho de melhor para te dar. Para mim (que passei muito tempo a observar o Estocástico, a experimentar parámetros e até, numa fase inicial, a utiliza-lo no apoio à tomada de decisão, o Estocástico é o parente pobre da AT). Não sou grande apologista dos indicadores em geral mas o Estocástico consegue ser daqueles que menos aprecio pela sua falta de interesse e eficácia.
Imagem

Administrador Fórum

por Laraujo » 21/3/2007 19:18

A minha duvida não é tanto se devo usar ou não, mas que valores lhe devemos dar e que implicações pode ter nas diferentes time frames.

Penso que é uma ferramenta como outra qualquer, e no meu caso tenho tido bons resultados com ela!
Nesta corrida, umas vezes somos Jockeys outras simplesmente...

www.cupstore.pt

Registado: 22/3/2005 17:04

por Paulo_Alex » 21/3/2007 19:07

E eu tampouco sou o Marco ou o Patrick, mas já agora ta'mém falo do estocástico lento.

Estudei a sua aplicação no futuro CL (crude) em velas de minuto, e o estocástico consegue, através do cruzamento das linhas, identificar uma reversão bastante cedo. O problema é para cada sinal que aparece com uma precisão incrivel, ocorrem mais 4 ou 5 que só enganam.

Por isso não sou grande fã dele.

Se olharmos para um gráfico qualquer com o estoc., e olharmos para os picos, é fácil concluir que os sinais são muito precisos. E à direita no gráfico, como interpretar o que vai suceder? Será que o estocástico é fiável?

Prà quantidade enorme de cruzamentos das linhas do estoc., a sua fiabilidade acaba por ser, para mim, bastante baixa.

É a minha opinião.

Um abraço
Anexos
CLK7 - 21-03-2007 velas 1min EMA20_50 MACD volume e STO L.png
CLK7 - 21-03-2007 velas 1min EMA20_50 MACD volume e STO L.png (0 Bytes) Visualizado 1851 vezes

Registado: 23/5/2006 11:26

por SirPatrickBateman » 21/3/2007 17:35

MarcoAntonio Escreveu:Não sou o Ulisses mas deixo-te a minha opinião: não ligues muito ao Estocástico.

Também não sou o Ulisses.... mas, não ligues muito ao Estocástico.... 8-)

A questão dos indicadores é sempre complicada... mas continuo a bater na tecla de: só vale a pena olhar para indicadores que o mercado consegue ler facilmente... (de que vale dominares um indicador de sentimento de mercado se ninguém olha para ele, e por isso, ninguém reage ao indicador?...)

Registado: 6/11/2002 16:28

por MarcoAntonio » 21/3/2007 17:11

Não sou o Ulisses mas deixo-te a minha opinião: não ligues muito ao Estocástico.
Imagem

Administrador Fórum

por Laraujo » 21/3/2007 17:09

Ulisses,

podia dar-me a sua opinião?

obrigado

www.cupstore.pt

por superbem » 21/3/2007 12:09

a meu ver há outros estudos melhores que esse, mas pronto depende do fim a que se destina.
Compra e venda online grátis
http://www.bpd.uni.cc

Registado: 16/2/2007 15:01

por Laraujo » 21/3/2007 11:52

Crash Escreveu:O meu critério foi ajustar os valores do estocástico em função do melhor comportamento com o histórico das cotações!
No entanto depende do critério temporal de investimento: cuto, médio e longo prazo!
Aconselho-te a tentares, com os históricos, ajustar consoante estas variáveis!

Um abraço
Crash

Crash,

queres +postar aqui os valores que utilizas, como exemplo!

www.cupstore.pt

por vitorigus » 20/3/2007 20:37

É como o anuncio do BPI sobre como investir ... "...parece fácil nao é?" O diabo está sempre no COMO fazer. E mais, não só análise sobre o historico como também sobre o titulo em questão, para nao falar da validade em termos temporais, i é hoje é assim mas amanha.... Nao é tarefa fácil.

É claro que podemos sempre passar o dia a frente das cotações, com o dedo nos gatilhos: Dispara "compra", agora dispara "venda". Mas esta opção para mim não.É que ha muito melhores opções onde gastar o nosso rico tempinho de vida.
Abraço
e boa eficacia no viver

Registado: 9/8/2005 11:17

por Crash » 20/3/2007 18:20

O meu critério foi ajustar os valores do estocástico em função do melhor comportamento com o histórico das cotações!
No entanto depende do critério temporal de investimento: cuto, médio e longo prazo!
Aconselho-te a tentares, com os históricos, ajustar consoante estas variáveis!

Um abraço
Crash

Registado: 5/1/2006 13:34

Slow Stochastic - Valores

por Laraujo » 20/3/2007 17:59

Alguém me dá umas dicas sobre quais os valores mais correctos, fiaveis e fieis a cotação, para pôr no stochastic.

Por exemplo, a LJC tem como valor padrão 9;5;5.

Obrigado

www.cupstore.pt

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Kooc, m-m e 168 visitantes