Caldeirão da Bolsa

Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por floresta » 30/12/2006 0:21

Pessoal,

tenho dois fundos de investimento, um estarngeiro o DWS BRIC e outro português, BPIEuropa Valor, que têm andando jeitosinhos, e estava a pensar meter-me noutro agora no inicio deste ano.

Que fundo, com um risco médio, para 1-3 anos me aconselariam? Eu já estive a ver alguma coisa, BPI Reestruturações e JPMORGAN Fidelity,principalmente o primeiro, pela cacetada fiscal menor em relação ao estrangeiro.

Gostaria de saber, algum fundo porreiro, sobre energias renováveis, para ajudar este planeta a não auto destruir-se.

Abraços, bons negócios e feliz ano novo

Registado: 27/12/2006 23:05

Fundos

por Clinico » 28/12/2006 9:32

Volto outra vez a estar bem investido ! :mrgreen: No artigo do J notídias on-line, as casas de investimento NÃO falam nem recomendam especificamente nenhum fundo baseado na China ou India e voltam a falar nos mercados emergentes e Japão, alem da Europa.
Está bem :mrgreen:!! É mesmo este ano que fico rico :lol: :lol:
Abraço a todos
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Duas variaveis em vez e uma.

por Selector » 27/12/2006 10:20

x0106559 Escreveu:voltando à minha pergunta inicial... Quero um fundo para investir na China.
Tinha escolhido:
Fidelity Funds - China Focus Fund A Inc
Mas é em dólares... Será a melhor opção?

Depoisem € encontrei esta opçao:
AEF Greater China Equities EPIC DEH Acc
SPI - Obiettivo Cina R Acc

q sugestões me podem dar?

Caro x0106559

A única diferença em termos evolutivos é que quando compras um fundo em moeda estrangeira tens sempre que equacionar a valorização/desvalorização da moeda face ao euro.

O ideal é ter essas duas variáveis a funcionarem como factor multiplicador.

Por exemplo, já tive fundos em Dólares a valorizarem fortemente mas todo o lucro estava a ser papado pela desvalorização do dólar, inverso também já aconteceu, era só pilim a entrar.

Por isso e a jeito de resumo, quando achares que está na hora de entrares num fundo sem ser em euros, tens sempre que ponderar a flutuação da moeda.

Para esse tipo de fundo existe mais vida para além sua própria valorização. E isso pode fazer toda a diferença.

Xau & Bons Negocios
\__S E L E C T O R__/

Registado: 22/9/2006 15:36

por x0106559 » 26/12/2006 13:48

o SPI deu 49,6% o AEF 14,4%

CAFLX o que significa isso?
desculpem mas sou mt novo nisto...

Registado: 14/10/2006 21:40

por CAFLX » 26/12/2006 13:46

caro x0106559, atenção que o SPI - Obiettivo Cina R não tem cobertura cambial (i.e. apesar de estar denominado em euros não que faz qualquer tipo de cobertura), já o AMEX que indicou o faz!

Registado: 1/2/2005 10:28

Fundos de investimento

por Clinico » 26/12/2006 13:43

Meu Caro X01: Qual tem sido o rendimento dos fundos sobre a China em euros?
Em dolares, alem do Fidelity, tem o JPMorgan que tiveram rentabilidades este ano em volta dos 60%.
Mas a rentabilidade passada não é garante de rentabilidade futura.

Como lhe disse, espero entrar no Fidelity China , mas queria aproveitar ou uma baixa do dolar ou uma correcção do fundo (o ideal seria ocorrerem as duas).
Tudo isto pensando a longo prazo (2-5 anos ou mais, conforme o andamento destas economias)

Tambem me parece, que independentemente da AT da relação EUR/USD, a Europa não aguenta muito bem um dolar fraco durante muito tempo.

Por enquanto não vou mexer na carteira nem de acções nem dos fundos até ver para que lado é que isto anda.
Abraço
Clinico

por x0106559 » 26/12/2006 13:05

voltando à minha pergunta inicial... Quero um fundo para investir na China.
Tinha escolhido:
Fidelity Funds - China Focus Fund A Inc
Mas é em dólares... Será a melhor opção?

Depoisem € encontrei esta opçao:
AEF Greater China Equities EPIC DEH Acc
SPI - Obiettivo Cina R Acc

q sugestões me podem dar?

por rnbc » 26/12/2006 12:49

Pata-Hari Escreveu:Esse é o problema dos fundos estrangeiros, a carga fiscal é alta.

Err... a carga fiscal não é sempre 20%?

Pagar antes ou depois é um bocado irrelevante. Aliás, até permite manter mais dinheiro no fundo, porque só pagamos na altura do resgate, potenciando os lucros, ou estou a ver mal?
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por Pata-Hari » 25/12/2006 13:41

Partindo do principio que os tens depositados num banco português, não tens que fazer nada porque ser-te-à retido pelo banco 20%. Esse é o problema dos fundos estrangeiros, a carga fiscal é alta. Em compensação, a diversidade e as hipoteses de investimento que oferecem podem compensar largamente esse defeito. É uma questão de escolheres bem :wink: .

Já agora, quando vês a cotação do fundo na bloomberg (ou em qualquer lado), é a cotação bruta. O que te cairá na conte dependerá, naturalmente, do montante da tua mais-valia.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Romano2 » 25/12/2006 13:30

Acho que não me expliquei bem: tenho um fundo estrangeiro World mining que esta a dar lucro se vender este ano como funciona para nós a nivel fiscal: não fazemos nada ou é como as acções?
Obrigado

Registado: 28/6/2006 17:35

por Pata-Hari » 25/12/2006 11:49

do ponto de vista da gestão ou do ponto de vista do comprador (nós)?. Do ponto de vista da gestão, são tributados como nós seriamos se estiverem sediados em portugal (se forem fundos de acções e obrigações).
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Romano2 » 25/12/2006 11:15

O que gostava de saber era como funcionan os fundos a nivel fiscal. :oh:

Registado: 28/6/2006 17:35

fundos

por Clinico » 25/12/2006 1:59

Bom Natal.
Ainda bem que se abriu este tema pois faz falta um tópico como estes onde se discutam fundos.

Em relação á pergunta do X01, penso que os fundos que poderão dar maiores rentabilidades e que tendem a crescer são os baseados na China e na India, se pensar a longo prazo. São economias em franco desenvolvimento que, na minha modesta opinião, irão tornar-se tão ou mais poderosas do que a americana.
Fundos destes, disponíveis pela JPMorgan (penso que entre outros) são em dólares. Como se espera uma desvalorização do dólar em 2007 (que pode chegar aos 1,40) existe o risco cambial. No entanto, se aproveitar entrar neles quando estão em correcção e/ou com o dolar mais fraco, pode ser uma excelente aplicação a longo prazo. Lembro, no entanto, que são classificados como fundos de alto risco (4 a 6 da S&P)

As recomendações que tenho lido tendem a preferir fundos em euros e volta a falar-se de mercados emergentes.
Geralmente quando o dolar afunda, o ouro sobe. Fundos sobre o ouro podem ser uma alternativa.

Neste momento disponho de 4 fundos:
1 - JF India D desde 1/8/2005 com rentabilidade até agora de 65% (em USD)
2 - Fid Europe G E desde 26/9/2005 com rentabilidade até agora de 18,89% (em euros)
3 - SISF Emerging Europe B desde 29/7/2005 com rentabilidade de 53,9% até agora (em euros)
4 - DWS BRIC desde 20/2/2006 que redeu 11,23% até agora (em euros).
Todos adquiridos através do AB7

Logo que adquira liquidez, tenciono reforçar o JF India e o SISF EM Europe e subscrever um fundo só baseado na China (JP ou Fidelity em dolares).

Mas eu já estou a olhar para estes fundos pensando num bom complemento de reforma...

Espero ter ajudado. Gostava de saber se os ilustres amigos aqui tambem investem em fundos e quais os seus preferidos (hoje não que é Natal!)

Abraços
Clinico

por x0106559 » 24/12/2006 22:46

peço uma opinião...
Da maneira que o mercado vai é preferível investir num fundo em € ou em $??
Continuação de um Feliz Natal :wink:

por Ferrari » 14/12/2006 18:24

Existem 3 distribuidores com uma oferta muito variada e que têm alguma informação disponível tipo FAQ's que são o Best, ActivoBank7 e Big.
Destes, o que tem maior oferta é o Best com mais de 1.000 fundos de 30 sociedades nacionais e internacionais. Ao nível de detalhe de informação e ferramentas também me parece um pouco melhor que o ActivoBank7...
Tentando resumir, um fundo é um organisco (sociedade) detida por inúmeros participantes (investidores) que entregam o seu dinheiro para ser gerido por uma sociedade gestora. As principais vantagens são a gestão profissional e poder aceder a mercados e sectores aos quais um investidor particular dificilmente o pode fazer.
Existem ainda diferênças entre fundos nacionais e internacionais. Os primeiros normalmente têm comissões de subscrição e/ou resgate enquanto os últimos não têm. A tributação dos nacionais é feita dentro do fundo (como se fosse um particular) e a dos internacionais é feita na altura do resgate (20% sobre o rendimento).

Registado: 20/7/2005 11:33

Fundos de Investimento

por GAB » 14/12/2006 17:35

Não percebo nada de fundos de investimentos.

Gostava de aprender(auto-didacta) "profundamente" sobre tal tema.

Agradeço desde já a colocação de "material para estudo".
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, rg7803 e 93 visitantes