Caldeirão da Bolsa

Off-topic - Constituição de sociedade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por bullsista » 28/11/2006 2:09

Amigo drivingsouth,

só vou ler os links amanhã que hoje já está um bocado tarde...

de qualquer maneira, não podia deixar de agradecer mais uma vez o teu empenho em ajudar o próximo. neste caso, eu próprio.

Um abraço amigo
Abraços e bons negócios

Registado: 20/11/2006 23:11

por drivingsouth » 27/11/2006 23:38

Mais uma dica em relação ao dinheiro que entra no negócio:

Regra geral diria que a pessoa que mete o dinheiro, principalmente investidores que não são familia ou amigos, gostam de sentir "commitment" por parte do outro sócio, como forma de diminuição de risco (mesmo que psicológico). Eu concordo que não deve haver 100% de capital só de umas das partes, se os montantes envolvidos não forem diminutos.

Existem tambem outras formas de financiamento muitas vezes esquecidas, ignoradas ou mesmo desconhecidas que podem ser aproveitadas.

Boa Noite
Drivingsouth

Registado: 17/10/2005 11:04

por drivingsouth » 27/11/2006 23:22

Hey Bullsista

'Tu' serve perfeitamente.

'Acordo parassocial', com 2 's', é um instrumento juridico (como um contracto), i.e. com validade nos tribunais.

Geralmente é feito com o intuito de fornecer às partes envolvidas direitos extra aos existentes na legislação de sociedades, especialmente no que se refere a necessidades especiais de algum dos sócios, ou do negócio em si. De referir que extra aqui implica não abusivos, que poderá um tribunal a declarar a sua nulidade.

Por fim aconcelho-te a definir bem o negócio com o teu sócio, expectativas e receios. A partir dai definir tudo, inclusivamente o 'e se correr mal?'. Depois envolver um advogado na redação ou mesmo adição de algumas cláusulas. Penso que associações de empresários têm know-how neste campo e podem ajudar.

A minha experiência diz q é um documento que pode tornar um negócio bom para as 2 partes, pois ambos elaboram e concordam com as clausulas. Tambem permite que algumas potenciais gerrilhas apareçam no inicio, que é onde custa menos, ie, onde o negócio e potenciais prejuizos ainda não estao a funcionar.

Tambem podem incluir clausulas sobre:
- Periocidade e parametros de revisão do próprio acordo
- Recompra de acções
- Aumentos de capital
- Entrada e saida de socios
- Saida do negócio
- ...

Quanto aos bonus, a minha opinião é que deve incluir regalias monetárias, carro, secretária, ... e opções sobre acções. Se achas que deves ter 3 niveis de performance, coloca 5. Eu sou adepto dos niveis "impossiveis". Na maior parte das empresas em fase de criação "impossivel" é uma palavra com uma dimensão desajustada da realidade, p/ o melhor ou pior. E se se atingir o 5º nivel impossivel, ambos saem a ganhar, pois a coisa correu mesmo bem.

Alem de uma breve resposta, vou-te fornecer um link, que poderá esclarecer muito mais profundamente o assunto. Vale a pena pesquisar com o google para ver onde o dito cujo tem tido a sua importância. Várias noticias recentes envolvem um.

Google:
http://www.google.com/search?num=30&hs= ... tnG=Search
Anje: Exemplo:
http://www.anje.pt/academia/media/04-Ac ... ial-v2.doc

Qualquer ajuda ou duvida extra, não deixes de perguntar.

Drivingsouth

Obrigado!!

por bullsista » 27/11/2006 22:54

Para já, deixem-me agradecer as vossas respostas...
É engraçado que todas as respostas foram diferentes e todas elas sofreram uma evolução semelhante àquilo que eu pensei. Primeiramente pensei que se o risco financeiro é meu, seria justo que a minha participação e consequente fatia dos lucros fosse maior. Mas isso poderá trazer desmotivação ao nosso sócio que afinal é quem faz o negócio andar para a frente. E se o motor não desenvolve, onde irá parar o negócio?

A resposta do drivingsouth já me parece a tal evolução de raciocínio. Eu já tinha pensado num esquema de bónus. Do género o bónus ser maior quanto menor o tempo de retorno do investimento. Vais-me desculpar (vamos tratar-nos por tu, ok?) mas o que entendes por um acordo parasocial? Podes dar exemplos? Quanto às opções de saída, sejam familiares, amigos ou menos amigos, acho que tudo tem de ser estabelecido à partida. Como diz o outro " amigos, amigos..."
Abraços e bons negócios

por drivingsouth » 27/11/2006 13:57

Caro bullsista,

na minha opinião oseu problema resolve-se com 3 pontos, para que todos fiquem a ganhar:

- Acordo parasocial
- Esquema de bonus para quem trabalha, para premiar ambos pela boa performance atingida (aconcelharia vários niveis, mesmo alguns considerados "ridiculos" no inicio).
- Opções de saída. As condições de saida têm que ser pensadas e escritas no inicio, mesmo que não faça lógica quando ambos são amigos,....

Quanto a numeros, se tiverem numeros do negócio, e tiverem a opção "acordo parasocial", penso que não será dificil defini-los

Sociedade

por Buts900 » 26/11/2006 23:23

Caro amigo

Porque razão não tenta uma sociedade 50%+50% com quota do seu amigo a realizar ? Ex: Os lucros da sociedade amortizam nos valores que o sócio investidor entregou.

(No nosso caso foi muito complicado uma sociedade baseada no Know-How, o produto era muito bom e durável, as margens baixas bem era só facturar sem lucros e e.... só pensávamos em planos de seguros para baixar os possiveis lucros . Conclusão durou um ANO a sociedade,o outro sócio proprietário do espaço levou 10 anoas a não passar da chamada cepa torta. Conclusão:-O sócio sem dinheiro tem que trabalhar muito e ganhar pouco, porque só ganhando pouco pode poupar para pagar a sua cota)

Boa sciedade

Registado: 22/5/2006 16:49

por j_p » 26/11/2006 23:00

Meu caro,

Como ele é o homem no terreno se calhar devia ser do tipo 60%-40%.

Estamos perante um risco financeiro da sua parte, mas para o seu sócio, ele não tem nada a perder pois só está a entrar com o trabalho. Se lhe der só 30% ele pode sentir-se que está a ser explorado. E não se empenhar a 100%.
Em termos de 50%-50%, acho que não é justo devido ao seu investimento.

Mas isto é apenas uma mera opinião minha.

Registado: 18/4/2005 10:38

por lr » 26/11/2006 18:47

100%-100%

Um entra com 100% de know-how, o outro 100% do pilim.

eheheh
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 10:46

Off-topic - Constituição de sociedade

por bullsista » 26/11/2006 14:57

Sem querer adiantar mais pormenores, estou a pensar criar uma sociedade com um conhecido meu. Nessa sociedade um de nós será o investidor, a sua participação será apenas financeira e o outro será o que terá o know-how do negócio, digamos que será o homem de campo, de trabalho.

A minha dificuldade neste momento, é quantificar a justa participação de cada um nessa sociedade. 50%-50%, 70%-30%?

Agradecia a vossa preciosa opinião e mais qualquer outro conselho que achem útil e que queiram dar.
Abraços e bons negócios

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], m-m, Mr.Warrior e 113 visitantes