OPV Galp.........FAQ
Asneira ?
Recolector Escreveu:Na minha opinião :
- É de subscrever no 2ª período, para o factor de rateio ficar mais pequeno (a não ser que todos queiram empatar 15.000 contos em GALP)
- Se o coeficiente for > que 0.02500000 será mau
Vá lá, vá lá. Parece que pelo menos 0.020 será. Isto é bom na medida em que revela uma certa "sede" de Galp no mercado
Até a santa EDP ajudou à festa, ao permitir o desencravanço de algums investidores e assim "limpar" a imagem das privatizações em bolsa. Foi a pré-consolidação em Espanha; notícias nos média espanhóis; pré-anúncios de aumento de tarifas pelo triplo do aumento real ...
Recolector Escreveu:A ideia de que os IPOs são bons para constituir posições longas, pode não ser linear ... Por exemplo a PT e a EDP, se não fossem factores, excepcionais, recentes, ainda estavam a penar ...
Simplesmente não me lembrei dos dividendos
Salvo erro, em 2006, a GALP distribuiu, em 2 vezes, um total de +- 1.20€/acção. Corrigindo os dívidendos de 2007 com a diminuição prevista de 40% e a manter-se esta política de distribuição de dividendos, o investimento na privatização paga-se em alguns anos.
Em geral, quanto maior o risco, maior o proveito. Também assim será nesta privatização, com aqueles que arriscaram ter as suas acções bloqueadas durante três meses. É o mercado
Lei da Gravidade, revisitada :
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.
1º Tudo o que subiu, cai por si.
2º Tudo o que caiu, só sobe se impulsionado.
pode acontecer situações em que isso quase acontece. gap up como lhe está a chamar pode acontecer quando o valor do OPV é percepcionado como baixo pelos investidores institucionais ou então quando existe uma grande aptencia por parte dos big players pelo controlo da empresa e em ambas as situações estes terem que vir buscar ao mercado comprar titulos que não conseguiram obter ainda na OPV ... nestes casos pode o grafico do titulo pode evidenciar o que aludiu ...
Abraço
Abraço
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
1º dia de bolsa
Uma vez que na subscrição não vão tocar grande coisa a cada um, eu perguntava aos mais "antigos" se têm ideia nas últimas IPO's, se no 1º dia de negociação em bolsa a abertura é feita com um gap up grande em relação ao preço fixado?
É que eu só ando na bolsa desde ontem.
Agradecimentos antecipados e bons negócios.
É que eu só ando na bolsa desde ontem.
Agradecimentos antecipados e bons negócios.
Newbie Escreveu:fiódor Escreveu:Alguém está a subscrever pelo Big?
Pelo que percebi eles estão a cobrar por tranche a comissão normal de uma qualquer ordem de bolsa . Alguém confirma isso?
Eu estava cancelei agora.Após ver o que pagava verifica em saldo cativo.
Vou pela CGD.
O que é que tem? Em encargos tem 8,11€... O cativo é a margem de 2% ou 5% (consoante for pequeno subscritor ou público geral) do valor total da compra... Ou está a escapar-me qq coisa?
Fiódor
Ai ai a bolsa...
Primeiro estranha-se, depois entranha-se...
fiódor Escreveu:Alguém está a subscrever pelo Big?
Pelo que percebi eles estão a cobrar por tranche a comissão normal de uma qualquer ordem de bolsa . Alguém confirma isso?
Eu estava cancelei agora.Após ver o que pagava verifica em saldo cativo.
Vou pela CGD.
- Registado: 11/11/2004 20:38
Vodka7 Escreveu:Se não tiver saldo suficiente na conta a quando do rateio, é atribuido só o numero de acções ao qual tenho saldo suficiente ou é cancelado qualquer numero de atribuição?!
Depende do Banco, na CGD se não tens saldo ficas com o valor em falta a descoberto, pagando os respectivos juros (18% TAEG)
o que poderá acontecer se depois de ser definido o rateio e quantas acções calham a cada subscritor, esse mesmo subscritor não puder adquiri-las todas? essas acções são atribuídas de novo? há alguma penalização para o subscritor?
pergunto isto porque pelo que tenho visto há muita gente a subscrever os máximos e a dizer "depois se vê como faço para as pagar"...
pergunto isto porque pelo que tenho visto há muita gente a subscrever os máximos e a dizer "depois se vê como faço para as pagar"...
Pirex Escreveu:ptmasters escreveu:
jeso escreveu:
Ó Wolf, segundo o funcionário que me atendeu, pode subscrever o máximo, que no rateio vão calhar poucas a cada um e continuou é o que toda a gente está a fazer, está a ver aqui? e mostrou um monte de papeis, não fiz outra coisa todo o dia
Vai daí eu:
"PEQ. SUBSCR" 5000 a 5,81 Euros
Total de encargos 135,96 Euros
"PUBLICO EM GERAL" 15000 a 6,12 Euros
Total de encargos 429,62 Euros
Alguem confirma estes valores estou achar comissoes demasiado altas para depois ficarmos com 1540 acçoes(peq.sub) e 1048 acçoes(pub em geral).... se nao for menos ainda!!! Estou a pensar se vale a pena ir a OPV ou esperar pelo 1º dia de bolsa!!?? Agradeço opinioes.
Obrigado
BN
Pirex
No meu caso, a CGD mencionou em ambas as tranches 0,45% DE COMISSÃO E 4% IMP. SELO (sobre a comissão):
TRANCHE PUBLICO EM GERAL 15000 ACÇÕES
Preço 6,12 EUR
Montante estimado 91.800,00 EUR
COMISSÃO BANC. ORDENS BOLSA NAC 0,45% 413,10 EUR
IMP. SELO OUT. COM. CONTRAPRES 4% 16,52 EUR
Total de Encargos 429,62 EUR
-------------------------------------------------
TRANCHE PEQ. SUBSCRITORES 5000 ACÇÕES
Preço 5,81 EUR
Montante estimado 29.050,00 EUR
COMISSÃO BANC. ORDENS BOLSA NAC 0,45% 130,73 EUR
IMP. SELO OUT. COM. CONTRAPRES 4% 5,23 EUR
Total de Encargos 135,96 EUR
-------------------------------------------------
Como as acções que me vão ser vão ser muito menos, (felizmente) as verbas serão as correspondentes.
Penso ter sido claro.
Um abraço e espero que façamos um bom negócio
Pirex Escreveu:Alguem confirma estes valores estou achar comissoes demasiado altas para depois ficarmos com 1540 acçoes(peq.sub) e 1048 acçoes(pub em geral).... se nao for menos ainda!!! Estou a pensar se vale a pena ir a OPV ou esperar pelo 1º dia de bolsa!!?? Agradeço opinioes.
Aqueles encargos seriam cobrados no caso de te serem atribuidas as 5 mil acções pedidas, ou 15 mil no público em geral...
Acho que terás nem 500 acções em nenhuma das tranches...
Bons negócios
jeso escreveu:
Ó Wolf, segundo o funcionário que me atendeu, pode subscrever o máximo, que no rateio vão calhar poucas a cada um e continuou é o que toda a gente está a fazer, está a ver aqui? e mostrou um monte de papeis, não fiz outra coisa todo o dia
Vai daí eu:
Alguem confirma estes valores estou achar comissoes demasiado altas para depois ficarmos com 1540 acçoes(peq.sub) e 1048 acçoes(pub em geral).... se nao for menos ainda!!! Estou a pensar se vale a pena ir a OPV ou esperar pelo 1º dia de bolsa!!?? Agradeço opinioes.
Obrigado
BN
Desculpem, mas o texto foi mal colocado. Agora sim...
Boas !
Esses valores devem estar certos para os valores subscritos, mas os valores a debitar serão as comissões e impostos sobre o contravalor das acções que couberem após o rateio.... penso eu de que...
jeso escreveu:
Vai daí eu:
Boas !
Esses valores devem estar certos para os valores subscritos, mas os valores a debitar serão as comissões e impostos sobre o contravalor das acções que couberem após o rateio.... penso eu de que...
![]()
Obrigado
BN
ptmasters escreveu:
jeso escreveu:
Vai daí eu:
Obrigado
BN
jeso escreveu:
Vai daí eu:
Obrigado
BN
- Registado: 15/5/2006 11:56
[quote]Há uma coisa que deconheço por completo mas que talvez tenha interesse saber, o governo é obrigado a vender em OPV para todos ou podia vender o que quisesse directamente a institucionais só?? [/quote]
artista
o Estadio pode vender como lhe apetecer, ou como entender que faz melhor negócio....este parece-me mais a 2ª hipótese.
artista
o Estadio pode vender como lhe apetecer, ou como entender que faz melhor negócio....este parece-me mais a 2ª hipótese.
marcolopes Escreveu:artista Escreveu:Há uma coisa no editorial do semanário económico que me deixa intrigado, eu não tinha reparado no rácio entre as acções disponíveis para os Institucionais e para os pequenos subscritores e público em geral!!! tenho a idéia que nas "boas" OPV os institucionais ficavam com a grande fatia, porque é que na Galp dividiram as coisas?!
Mas o governo deve ter uma explicação simples, lógica e POSITIVA sobre esta decisão!
"POSITIVA" em que sentido??? pode ter muitos, para mim, como pequeno subscritor, a coisa não me agrada muito e ainda me agradará menos se se confirmar uma baixa procura dos institucionais...
A não ser que este governo (ou outro qualquer de outra cor política) se tenha lembrado de ajudar os pequenos
Há uma coisa que deconheço por completo mas que talvez tenha interesse saber, o governo é obrigado a vender em OPV para todos ou podia vender o que quisesse directamente a institucionais só?? ou poderia mais pareceria mal??! E em relação à OPV da Portucel, o rácio entre as tranches para os instirucionais e os particulares também é idêntico???
bom Domingo para todos
artista Escreveu:Há uma coisa no editorial do semanário económico que me deixa intrigado, eu não tinha reparado no rácio entre as acções disponíveis para os Institucionais e para os pequenos subscritores e público em geral!!! tenho a idéia que nas "boas" OPV os institucionais ficavam com a grande fatia, porque é que na Galp dividiram as coisas?!
Segundo o próprio Semanário Económico, em 13-10-2006, Mafalda Anjos diz:
"Não foi pois à toa que o governo, além de ter definido um intervalo de preços considerado baixo (se bem que acima dos 3,7 mil milhões que a Morgan Stanley definiu como mínimo), estabeleceu um rácio pouco usual neste tipo de operações em que as acções se dividem em partes iguais pelo retalho (particulares e trabalhadores) e pelos institucionais. Assim, sempre se podem apanhar desprevenidos alguns portugueses que gostam de cor-de-laranja, sem se correr o risco de ficar com acções no bolso sem procura por parte dos fundos, especialmente os estrangeiros."
Mas o governo deve ter uma explicação simples, lógica e POSITIVA sobre esta decisão!
Há uma coisa no editorial do semanário económico que me deixa intrigado, eu não tinha reparado no rácio entre as acções disponíveis para os Institucionais e para os pequenos subscritores e público em geral!!! tenho a idéia que nas "boas" OPV os institucionais ficavam com a grande fatia, porque é que na Galp dividiram as coisas?!
Menor_Valia Escreveu:Saudações!!ilustre ptmasters Escreveu:Neste momento, é impossível ter mais acções (para quem subscreveu o máximo no período com preferência no rateio) do que aquelas apresentadas no quadro.
Atenção que é possivel se houver muitas anulações das subscrições já realizadas!
Um abraço,
JR
Boas, é verdade, mas acredito que o saldo diário do número de subscrições vs número de anulações será sempre favorável às subscrições.
1 abraço
O que é um cínico? É aquele que sabe o preço de tudo, mas que não sabe o valor de nada.
artista Escreveu:DOW Escreveu:Ou seja, nesta fase quem subscreveu 15.000 acções para o publico em geral apenas irá apanhar 1.048?
"Irá" não, iria se ninguém mais subscrevesse, mas uma grande parte ainda vai subscrever até segunda feira...
Sim, eu sei que a procura ainda vai aumentar e o numero de acções ainda vai ser menor... Acho que vou aguardar até á primeira sessão de Bolsa para comprar alguma coisa de jeito...

Saudações!!
Atenção que é possivel se houver muitas anulações das subscrições já realizadas!
Atenção que o que cabe aos subscritores da 1ª fase está dependente do que for subscrito tb na 2ª fase, até dia 20 Outubro!
Um abraço,
JR
ilustre ptmasters Escreveu:Neste momento, é impossível ter mais acções (para quem subscreveu o máximo no período com preferência no rateio) do que aquelas apresentadas no quadro.
ilustre artista Escreveu:"Irá" não, iria se ninguém mais subscrevesse, mas uma grande parte ainda vai subscrever até segunda feira...
Atenção que o que cabe aos subscritores da 1ª fase está dependente do que for subscrito tb na 2ª fase, até dia 20 Outubro!
Um abraço,
JR
"The chief object of education is not to learn things but to unlearn things" – Gilbert Chesterton
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526 e 57 visitantes