Caldeirão da Bolsa

Uma duvida de quem ja comprou mas ainda não vendeu

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rnbc » 2/10/2006 2:05

Penso que se tens rendimentos tens que declarar IRS, mesmo sendo estudante...

Aliás, mesmo que vendas depois de 1 ano tens que declarar na mesma, sendo que neste caso o fisco não te cobra nada, apenas regista o rendimento para efeitos de escalonamento.

Ou seja, imagina por absurdo que tens 50000 euros de rendimentos isentos porque resultaram de mais valias de vendas de titulos com mais de 1 ano. Vais parar ao escalão correspondente e os teus outros rendimentos (caso existam) serão taxados segundo esse escalão.

Fala com a repartição de finanças mais próxima. Eles esclarecem-te.

Também podes mandar um email no site da DGCI, que eles costumam ter pessoal competente a responder do outro lado.

Boa sorte nos negócios!
However elegant the method we should occasionally look at the results.

Registado: 8/3/2006 23:54

por CarlPipe » 1/10/2006 23:42

Desde já agradeço aos dois, por me ajudarem!!!
Mas mesmo assim ainda to um pouco confuso,isto porque no que diz respeito ao IRS, eu não o entrego porque ainda sou estudante...Sendo assim só tenho que pagar (para além das comissões) os tais 10% se eu vender antes dos 12meses, é isso??
Mais uma vez muito obrigado pela compreesão

Registado: 6/7/2006 0:36

Vamos a isso.

por sol » 1/10/2006 23:26

Carlpipe, tem mesmo que pagar IRS sobre as mais valias se for o caso, salvo erro 10% as contas são simples quando chegar a altura de entregar a sua Declaração compra um anexo próprio para o efeito além da Declaração propriamente dita. isto se optar entregar a Declaração na Repartição de Finanças se optar pela entrega via internet no respectvo site tem lá informação mais detalhada, como apurar o valor a declarar é simples em principio o seu bamco no final do ano por norma envia-lhe uma declaração com o total das suas mais ou menos valias, nalguns bancos pode inclusivé consultar esses dados sempre que pretender.

Espero ter ajudado alguma coisa.
sol

Registado: 17/12/2002 10:41

por zguibz » 1/10/2006 23:23

Boas,

se venderes as acções antes dos doze meses e realizares mais valias, tens que pagar 10% sobre o valor das mais valias independentemente de pagares IRS ou não.

Quanto à declaração, é só na segunda fase, e só tens que declarar no anexo G1 o montante da compra, o montante da venda e as despesas, o fisco faz o resto.

Se as venderes após os doze meses não tens que pagar nada seja qual for o valor das mais valias.

Abraços,
Zguibz

Registado: 30/8/2006 19:09

Uma duvida de quem ja comprou mas ainda não vendeu

por CarlPipe » 1/10/2006 22:53

Muito boa noite a todos!!!
Gostava de obter ajuda, com o intuito de ficar esclarecido sobre os custos a pagar quando se vendem as acções. Isto é, eu sei que tem que se pagar as comissões bo banco e da euronext (que no meu caso como é através do BCP corresponde a 9€, certo?) mas é necessário pagar mais alguma coisa? O quê? IVA? IRS? (como eu não faço descontos,não devo pagar IRS,isto se se tiver que pagar) E como e que se fazem as contas?

Desde já o meu agradecimento

Boa noite

Registado: 6/7/2006 0:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 509 visitantes