Caldeirão da Bolsa

Off Topic - Clonagem de cartões

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Pata-Hari e Ertai

por Buts900 » 1/10/2006 23:35

Presente amigos

As despesas foram efectuadas entre Julho e Setembro de 2006.O cartão em falta está identificado,é de 2003, o cartão de 2004 foi engolido e o cartão de 2005 só esta semana quando fomos à agência do IST Alameda(dentro do IST Lisboa) é que foram ao cofre e nos deram a carta do PIN pq com cartão e o PIN consegue-se saber os movimentos de baixo valor mas, não temos o cartão de 2003 logo tb não precisamos de ter o PIN (o meu filho tinha mas nunca foi usado e por desleixo tb não sabe onde está o cartão e qual a data em que foi roubado ou perdido)não podemos ver os movimentos e assim pedimos os movimentos por carta.Ao ertai anule os cartões pq. não há segurança possivel. Bons negócios

Registado: 22/5/2006 16:49

por Ertai » 1/10/2006 21:49

Também tenho cartão MB da Universidade..

E sim, a cada ano recebo um novo cartão, mas penso que os antigos ficam desactivos.

De qualquer maneira tenho os cartões bem guardados, mas desconhecia o facto de poderem ser usados em cabines telefónicas, etc..

Nunca tive problemas porque também tenho tido cuidado com os cartões.

Fica aqui o aviso para todos os estudantes de que qualquer cartão com MB de uma qualquer universidade pública (são os comuns cartões universitários com MB) pode realmente ser vítimas deste tipo de esquemas.

(No caso do Buts900 tanto pode ser roubado um cartão de um ano anterior como clonado)

Registado: 11/5/2003 12:11

por Pata-Hari » 1/10/2006 20:57

buts, podes ceertamente mandar anular tudo, aliás, talvez seja mesmo o mais prudente dado que não sabes o que se está a passar com os cartões. Procura aqui no fórum onde se falou em não ser possível cobrarem-te despesas antigas (e aí, a deco tb te ajudará certamente). Fala com a gerente do balcão mais uma vez e insiste em que resolvam a questão dado não teres feito a utilização. Ainda recentemente (quando se falou na clonagem dos cartões) falou-se em responsabilizar os bancos por isso. Ou seja, deve haver alguma abertura a tratarem-te do problema.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Cabecorra e Pata-Hari

por Buts900 » 1/10/2006 17:27

Caros amigos
Mais uma agradeço os vossos comentários .As dúvidas foram muitas penso que não é clonagem e o amigo Cabecorra deu uma resposta excepcional está bem elaborada e tira todoas as dúvidas a futuros incautas .Pata-Hari eu posso enviar um MP e o amigo verifica que não existem movimentos anteriores acontece que tenho uma neta e a minha mulher divide as pequenas poupanças pelo filho mais novo e pela neta de igual modo. Não temos despesas com este cartão e pedimos duas cadernetas à CGD , uma à ordem e a outra a prazo mas nunca fomos contactados pela CGD para sermos responsáveis ou Co-Titulares da conta estudante.Coincidência a minha mulher tentou ser Co-Titular mas aí a burocracia do Banco de Portugal é tão grande que em seis meses não conceguimos juntar os documentos necessários para ser Co-Titular. Nos EUA foi ligeiramente diferente mesmo sem lá ter ido assinar só por cartas fui Co-Titular do outro meu filho entre 1994-1998. Bem vou procurar saber do cartão especial de reserva eu já sabia que havia outro cartão visa/electron penso que são para mestrados com crédito de estudante, mas do cartão que Cabecorra fala não sabia. Bons negócios Não posso esquecer este assunto e já pedi um listagem discriminada CGD/SIBS com custos "PAGAR O DOCUMENTO" só para poder fazer uma exposição à Deco ou outra entidade que salvaguarde os meus interesses. O único filme que vi 3 vezes foi MAD MAD MAD 2xno S.Jorge e no Cinearte na altura eu e os meus amigos rimos muito mas agora não quero ver mais este PseudoFilme porque os "bilhetes" são muito caros. A todos Bons negócios

por Pata-Hari » 30/9/2006 12:37

Nunca tinha ouvido falar de cartões que são substituidos sem que os anteriores sejam anulados. Nunca ouvi falar de despesas cobradas 3 anos depois de terem sido feitas (embora não me espante que alguém o tente fazer). E acho que o normal é destruirem-se cartões que não estão a uso e que foram substituidos. Como é que os cartões foram parar a mãos de estranhos que os estão a usar?
Administrador Fórum

por Cabecorra » 30/9/2006 10:38

:shock:
Pata-Hari Escreveu:Buts, isso é uma história completamente estranha e incompreensivel.

...

A tua história não está a fazer nenhum sentido.

Peço desculpa Pata, mas a história do nosso caro Buts parece-me perfeitamente possível.

Além do IST existem muitas outras universidades cujo cartão de estudante pode ser ao mesmo tempo um cartão MB emitido pela CGD.

Eu quando entrei na Universidade do Algarve, há já 11 anos, também possuí esses cartões associados a uma conta especial de estudante.

Logo na altura me apercebi do problema dos prazos de validade alargados, por isso guardei todos os cartões que me foram emitidos anualmente do início ao final do curso, mas apenas por pura percaução, pois nunca me lembrei dos pagamentos de baixo valor.

Uma vez que o cartão é cartão de estudante, a CGD é obrigada a emiti-lo dentro de um determinado prazo anual mesmo que o utilizador não tenha devolvido o cartão anterior.Até porque antes do final desse prazo, o estudante pode utilizar o cartão do ano anterior para aceder aos serviços fornecidos pela universidade (Biblioteca, Cantina, etc.).

Nunca são cobradas despesas de emissão desses cartões pois tratam-se de cartões de estudante, e a própria conta associada tem regras especiais como a ausência de despesas de manutenção, etc. Aliás, nesse tempo tive mesmo oportunidade de aceder a um crédito sem juros de um montante elevado associado a essa conta, no âmbito de práticas desportivas.

Os cartões ficam activos, pelo que as despesas podem ser feitas agora e não necessáriamente em 2003.

Caro Buts, queria alertá-lo para mais uma situação, no meu tempo, além dos cartões de estudante era emitido um terceiro cartão "de reserva" com o prazo ainda mais alargado (n.º de anos do curso + 2) justificado pelo facto de o cartão de estudante, dado o seu elevado uso se poder degradar rapidamente. Esse cartão tem a aparência de um cartão MB comum e também não tem despesas. Pode ser mais um para procurar :roll: .[/b]
Ganhar ou perder é desporto.
Mas é sempre preferível ganhar!! :D

Registado: 24/8/2006 23:18

por Pata-Hari » 30/9/2006 9:51

Buts, isso é uma história completamente estranha e incompreensivel.

- Se os cartões eram substituidos por novos, os antigos deveriam ser automaticamente desactivados por terem expirado. Os bancos só os substituem quando os antigos expiram ou se perdem (seria deitar dinheiro à rua não fazer isso).

- Se o teu filho perdeu cartões, como é que não anulou os anteriores? se não o fez, francamente não deveria ter cartões na sua mão.

- Se o teu filho recebeu cartões novos, o que fez aos antigos? como é que os antigos foram parar a mãos que os continuaram a utilizar? mesmo que não os tenha devolvido ao banco (coisa que nunca tinha ouvido falar, só se devolvem cartões quando se pede o cancelamento e mesmo assim devolvem-se inutilizados), deve ter destruido os antigos e tornado os antigos inutilizaveis, certo? A unica hipotese para isso acontecer seria se a pessoa que se ocupa da tua conta todos os anos te vendesse um cartão novo e tu comprasses acumulando 3 ou 4.

- Como é que não sabias que haviam três ou quatro cartões em circulação dado que te cobram por eles (tens uma fee anual, certamente)?

- Como é que a utilização (brisa, etc) não te foi cobrada antes? existem prazos para as facturas serem apresentadas. Ainda há pouco tempo alguém mencionou o prazo de apresentação de facturas em atraso. Não te podem vir 3 anos depois cobrar passagens em portagens de 2003.

A tua história não está a fazer nenhum sentido.
Administrador Fórum

Pata-Hari , NovoNisto e outros

por Buts900 » 29/9/2006 23:44

Amigos agradeço o vosso apoio. Hoje fui à agência CGD e o problema passou de critico a grave.O meu filho entrou em 2003 no IST o cartão da CGD oferecido tem uma validade até 5 anos o pior é que todos os anos renovam os cartões com validades dilatadas e os anteriores continuam activos até o aluno devolver os mesmos. Imaginem o meu problema,o filho perde o cartão oferecido pela CGD em 2003 não sabe quando e em Outubro 2006 já tem três cartões não desactivados e está à espera do QUARTO cartão. se a validade é de Cinco anos são cinco cartões perdidos ou desleixados e de um momento para outro começam a "Chover" despesas de portagens e chamadas telefónicas com os cartões pq não precisam de PIN's . É uma pequena loucura .No nosso caso no 1º cartão(2003) até hoje foram 60 euros mais um mês de espera pq a Brisa ou a PT ou outros ainda não enviaram os ficheiros para a Sibs . Bem vou vender a minha carteira de acções e não deve chegar para pagar toda esta vigarice . Chega Basta cuidado se tem filhos a entrar no IST peçam cartões "NÃO BANCÁRIOS" Obrigado. Bons Negócios

por fvcvv » 29/9/2006 11:06

Bom dia a todos,

Na minha opinião em primeiro lugar deveria dirigir-se á CGD e solicitar informação da hora e local onde foram efectuadas as referidas despesas.

Segundo a clonagem desse cartão parece-me muito difícil, pois para se efectuar a clonagem o cartão terá de passar num leitor de banda magnética, e se o sue filho não o utiliza com o intuído de pagar/levantar, o mesmo não deve ter passado em nenhuma. :?:
Para se fazer a clonagem do cartão tem de se inserir o código, código esse que o seu filho não possui.

Se efectivamente o cartão tiver sido clonado no interior do IST (único local onde o seu filho utiliza o cartão) irão existir mais estudantes a queixarem-se do mesmo problema e será fácil de provar que o cartão foi copiado, nessa situação a CGD procede ao congelamento da conta e tem um seguro que cobre os levantamentos/pagamentos ilícitos.

Cumprimento e parabéns pelo fórum, onde ando desde a algum tempo a tentar aprender algo.

Registado: 18/1/2006 17:11

por Buts900 » 29/9/2006 7:58

Pata-Hari
Agradeço a sua resposta mas, são dois problemas o meu filho recebeu a informação no balcão de que a despesas de baixo valor são do telefone mas ele garante-me que nunca usou este cartão e o segundo problema é de que se foi clonado está mal tenho que anular o cartão e para terminar nunca deveria o cartão de Débito MB com ou sem PIN entrar em saldo devedor de 12,47 € como pode ser de milhares de Euros. Bons negócios

por Pata-Hari » 29/9/2006 7:14

mas se o teu filho usou o cartão para as despesas de telefone, porque haveria o saldo de ser reposto?

Se passares numa autoestrada, mesmo sem pin, poderás pagar com o teu multibanco. É outro exemplo de despesas de baixo valor.
Administrador Fórum

Off Topic - Clonagem de cartões

por Buts900 » 28/9/2006 23:13

Amigos
Gostaria de relatar esta situação anormal e dar conhecimento para tentar perceber se é ou não Clonagem.
O meu filho estudante universitário no IST têm um cartão MB com CHIP que lhe foi oferecido pela CGD. Nunca usou o cartão para utilização diária (excepto a minha mulher com a caderneta para colocar dinheiro no seu "Mealheiro" e a prazo),O meu filho só faz uso do cartão no IST porque têm a fotografia estampada e nem sequer pediu o código do PIN . Hoje recebemos uma carta a informar que há um saldo negativo de 12,47 € . A informação da CGD é que foi usado em despesas de baixo valor.O meu filho disse-me que este cartão serve de cartão de crédito para despesas de telefone sem colocar o PIN. Este cartão não é um cartão simples de débito é um grande perigo porque é de CRÉDITO SEM LIMITE !!!. Será possivel clonar um cartão ou o que devo fazer para reaver o saldo que tinhamos cerca de 50 € mais os juros aplicados 3€ e a dívida da carta 12€. Bons negócios

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: icemetal e 585 visitantes