Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
?????
https://www.larepublica.co/economia/qui ... ta-4476556
Na Colômbia, a Mota-Engil está oficialmente entre os três grupos candidatos à Linha 2 do Metro de Bogotá, agora em consórcio com a francesa Spie Batignolles.
O projeto está avaliado em cerca de 34,9 biliões de pesos colombianos, aproximadamente US$8,7 mil milhões, e prevê uma linha de cerca de 15,5 km e 11 estações.
Ainda estamos numa fase de pré-qualificação, portanto não é contrato ganho. Mas é claramente um dos maiores concursos atualmente em disputa pela Mota-Engil.
J.f.vieira
https://www.larepublica.co/economia/qui ... ta-4476556
Na Colômbia, a Mota-Engil está oficialmente entre os três grupos candidatos à Linha 2 do Metro de Bogotá, agora em consórcio com a francesa Spie Batignolles.
O projeto está avaliado em cerca de 34,9 biliões de pesos colombianos, aproximadamente US$8,7 mil milhões, e prevê uma linha de cerca de 15,5 km e 11 estações.
Ainda estamos numa fase de pré-qualificação, portanto não é contrato ganho. Mas é claramente um dos maiores concursos atualmente em disputa pela Mota-Engil.
J.f.vieira
- Registado: 29/11/2007 3:59
O novo mapa mundo da ONU mostra que África é muito maior do que se imaginava. Onde a população mais cresce e onde tudo está ainda por fazer.
Fechou hoje com força Bullish para novos voos. Quando ela arranca é um foguete
Fechou hoje com força Bullish para novos voos. Quando ela arranca é um foguete
Editado pela última vez por Kiko_463 em 8/9/2026 10:36, num total de 1 vez.
Mota-Engil reforça presença em Moçambique com contrato de 207 milhões USD
https://forbesafricalusofona.com/mota-engil-reforca-presenca-em-mocambique-com-contrato-de-207-milhoes-usd/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=LinkedIn#Echobox=1788776442
https://forbesafricalusofona.com/mota-engil-reforca-presenca-em-mocambique-com-contrato-de-207-milhoes-usd/?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=LinkedIn#Echobox=1788776442
- Registado: 16/9/2014 15:30
NirSup Escreveu:tami Escreveu:
É...só te faltou "visionar" que o guidance ia ficar aquém e a ação ia cair no dia a seguir. E sábio como és, sabes certamente que nesta fase do campeonato o guidance é ainda mais importante que os earnings do trimestre, que só fazem mexer o ponteiro se forem absurdos. Mas kudos para ti, não quero que te sintas irrelevante, foste certamente o unico a antecipar que a AVGO ia cumprir estimativas de wall street.
Nada de novo. Rigorosamente o que aconteceu com os resultados do 1T2026.
Há investidores super ansiosos. Se acham que a empresa deveria ter um target de 100, mas apenas atingiu um target de 90, vendem logo tudo.
Azar o deles e sorte a minha.
Comprei e ganhei.
Voltei a comprar e espero voltar a ganhar.
Et voilà!
By Nirvana.
A Muddy e o resto dos curtos têm estado ocupados esta semana, tem sido uma verdadeira batalha campal entre Ursos e Bois, e transformaram os 4.80 numa barreira psicologica.
Mas tens razão, com um free float reduzido, os daytraders chegam aos 4.80 e vendem, o problema aqui é que não voltam a entrar e deixam a Mota á mercê dos curtos, juntando a isto stops a disparar, cria esta volatilidade enorme.
Não vejo razão para a Mota descer, dados os resultados, devia estar entre os 4.80 e os 5 nesta altura, um breakout dos 4.80 deve levá-la a esta zona, a batalha continua.
- Registado: 9/12/2025 16:04
https://boca.com.br/internacional/marco ... dor-e-peru
Há aqui um tema que me parece cada vez mais interessante para a Mota-Engil: a disputa entre EUA e China por minerais críticos e corredores logísticos na América do Sul.
A visita de Marco Rubio ao Peru, Colômbia e Equador é oficialmente sobre comércio, segurança e narcotráfico, mas o contexto é mais amplo. Os EUA estão claramente a tentar reforçar cadeias de abastecimento de minerais estratégicos e reduzir dependências da China.
O Peru é provavelmente o caso mais relevante para a Mota. A empresa está no país há muitos anos, tem experiência em mineração, portos, estradas e grandes infraestruturas, já trabalhou em minas como Toromocho, Las Bambas e Cerro Verde e também teve participação em obras ligadas aos portos de Callao e Chancay.
Ou seja, a Mota já está posicionada precisamente nos ativos que podem ganhar importância se aumentar o investimento em minas, portos, ferrovias, acessos e energia para escoar minerais críticos.
Na Colômbia, o interesse é diferente: há uma necessidade relevante de reconstrução de infraestruturas após o recente sismo e a Mota já está presente no país.
Não estou a dizer que desta visita vão sair contratos para a Mota-Engil. Mas a tendência é importante: se a competição geopolítica entre EUA e China acelerar o investimento em minerais e infraestruturas na América do Sul, a Mota-Engil está muito bem posicionada para tentar captar parte desse ciclo.
E isto encaixa diretamente no Focus 2030, onde a empresa quer reforçar mineração e crescer na América do Sul.
J.f.vieira
Há aqui um tema que me parece cada vez mais interessante para a Mota-Engil: a disputa entre EUA e China por minerais críticos e corredores logísticos na América do Sul.
A visita de Marco Rubio ao Peru, Colômbia e Equador é oficialmente sobre comércio, segurança e narcotráfico, mas o contexto é mais amplo. Os EUA estão claramente a tentar reforçar cadeias de abastecimento de minerais estratégicos e reduzir dependências da China.
O Peru é provavelmente o caso mais relevante para a Mota. A empresa está no país há muitos anos, tem experiência em mineração, portos, estradas e grandes infraestruturas, já trabalhou em minas como Toromocho, Las Bambas e Cerro Verde e também teve participação em obras ligadas aos portos de Callao e Chancay.
Ou seja, a Mota já está posicionada precisamente nos ativos que podem ganhar importância se aumentar o investimento em minas, portos, ferrovias, acessos e energia para escoar minerais críticos.
Na Colômbia, o interesse é diferente: há uma necessidade relevante de reconstrução de infraestruturas após o recente sismo e a Mota já está presente no país.
Não estou a dizer que desta visita vão sair contratos para a Mota-Engil. Mas a tendência é importante: se a competição geopolítica entre EUA e China acelerar o investimento em minerais e infraestruturas na América do Sul, a Mota-Engil está muito bem posicionada para tentar captar parte desse ciclo.
E isto encaixa diretamente no Focus 2030, onde a empresa quer reforçar mineração e crescer na América do Sul.
J.f.vieira
tami Escreveu:
É...só te faltou "visionar" que o guidance ia ficar aquém e a ação ia cair no dia a seguir. E sábio como és, sabes certamente que nesta fase do campeonato o guidance é ainda mais importante que os earnings do trimestre, que só fazem mexer o ponteiro se forem absurdos. Mas kudos para ti, não quero que te sintas irrelevante, foste certamente o unico a antecipar que a AVGO ia cumprir estimativas de wall street.
Nada de novo. Rigorosamente o que aconteceu com os resultados do 1T2026.
Há investidores super ansiosos. Se acham que a empresa deveria ter um target de 100, mas apenas atingiu um target de 90, vendem logo tudo.
Azar o deles e sorte a minha.
Comprei e ganhei.
Voltei a comprar e espero voltar a ganhar.
Et voilà!
By Nirvana.
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
NirSup Escreveu:NirSup Escreveu:Na Bolsa não há certezas absolutas, nem tão pouco certezas.
Em Bolsa temos mais dúvidas do que certezas, mas eu tenho a certeza que os resultados da Broadcom, na próxima semana, serão positivos, altamente positivos, acompanhando os resultados positivos da Nvidia.
E não é que a minha certeza (em itálico) se confirmou?Os resultados do 2.º trimestre do ano fiscal de 2026 da Broadcom (AVGO) podem considerar-se manifestamente positivos, tanto do ponto de vista operacional e financeiro como na superação das estimativas de Wall Street
By Nirvana
............... ................. ..................
NirSup, acertaste na previsão dos resultados da Broadcom. Isso merece reconhecimento.
Mas continuo a discordar da palavra “certeza”. Antes da divulgação, o que existia era uma convicção muito forte, sustentada por sinais positivos do setor e pelos resultados da Nvidia. Depois de conhecidos os números, sabemos que essa convicção estava correta.
Há ainda um pequeno rigor factual: foram os resultados do 3.º trimestre fiscal de 2026, não do 2.º.
E o comportamento da ação depois dos resultados mostra precisamente porque faço esta distinção. A Broadcom apresentou números muito fortes e, ainda assim, a cotação caiu na sessão seguinte, porque o mercado também avalia expectativas e guidance.
Portanto, uma coisa é ter razão sobre os resultados da empresa. Outra é existir certeza antecipada sobre o desfecho do investimento.
Na Mota-Engil aplico exatamente o mesmo critério: tenho uma convicção bullish forte, suportada pelos números que tenho vindo a apresentar, mas não confundo convicção com certeza.
Para mim, essa distinção não enfraquece uma tese de investimento. Pelo contrário, torna-a mais séria.
E já agora, quanto à referência aos “charlatães”, também fiquei descansado: não ponho a carapuça. Tenho apresentado números, fontes, riscos e cenários, e quando há algo a corrigir, corrige-se.
Ser bullish numa ação não transforma ninguém em charlatão, da mesma forma que acertar numa previsão não transforma uma convicção em certeza.
Por isso, essa carapuça pode continuar à procura de cabeça. Na minha, não assenta.
J.f.vieira
NirSup Escreveu:NirSup Escreveu:Na Bolsa não há certezas absolutas, nem tão pouco certezas.
Em Bolsa temos mais dúvidas do que certezas, mas eu tenho a certeza que os resultados da Broadcom, na próxima semana, serão positivos, altamente positivos, acompanhando os resultados positivos da Nvidia.
E não é que a minha certeza (em itálico) se confirmou?Os resultados do 2.º trimestre do ano fiscal de 2026 da Broadcom (AVGO) podem considerar-se manifestamente positivos, tanto do ponto de vista operacional e financeiro como na superação das estimativas de Wall Street
By Nirvana
- Registado: 28/12/2015 16:15
NirSup Escreveu:Na Bolsa não há certezas absolutas, nem tão pouco certezas.
E não é que a minha certeza (em itálico) se confirmou?
Os resultados do 2.º trimestre do ano fiscal de 2026 da Broadcom (AVGO) podem considerar-se manifestamente positivos, tanto do ponto de vista operacional e financeiro como na superação das estimativas de Wall Street
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize
No dia 8 de junho tivemos o oposto da "golden cross" e a ação subiu três sessões depois. Numa lateralização o cruzamento de médias móveis pode ser a indicação oposta. Será que é desta que a lateralização acaba?
- Anexos
-
- Mota 2026-09-04.png (35.96 KiB) Visualizado 3645 vezes
- Registado: 21/10/2015 20:28
Kiko_463 Escreveu:Ponto da situação. Está acima das médias móveis. Alvo 6€
Esteve a fazer uma bandeirola estes dias.
Hoje temos uma "golden cross" que é geralmente interpretado como um sinal técnico de alta o que costuma sinalizar o início de uma tendência ascendente sustentada.
- Anexos
-
- Screenshot_20260820_093324_com_instagram_android_InstagramMainActivity_edit_143448477000395.jpg (22.76 KiB) Visualizado 2001 vezes
Editado pela última vez por Kiko_463 em 7/9/2026 5:38, num total de 2 vezes.
caganixo7 Escreveu:One word: FARTfetch
O José Neves foi imprudente e quis dar um passo maior do que a perna. Esse foi o seu grande erro.
Sei agora que não devemos seguir charlatães.
Foi uma EXPERIÊNCIA para a vida.
A minha única consolação é que o Charlie MUNGER, o grande Charlie MUNGER, perdeu milhões com a Farfetch.
Em comparação com ele, eu perdi tostões.
By Nirvana
podes esperar sentado, a esses valores nunca mais! Só se houver uma 3 guerra
€4,45 são menos de 7%. (ao preço de fecho ontem nos
€4,77)
mas será que afirmam isto e acreditam
a ver se não vai a €3,80, e depois quero ver se há o fim do mundo
- Registado: 2/4/2025 19:55
Anélito Escreveu:Acho que a Mota está a lateralizar. Vou esperar que ela venha a 4,45 - 4,50 para voltar a comprar.
podes esperar sentado, a esses valores nunca mais! Só se houver uma 3 guerra mundial.....- Mensagens: 269
- Registado: 28/5/2025 23:55
Só nesses valores é que volto a olhar para ela.
- Registado: 1/4/2019 10:52
Acho que a Mota está a lateralizar. Vou esperar que ela venha a 4,45 - 4,50 para voltar a comprar.
- Anexos
-
- Mota 2026-09-02.png (21.48 KiB) Visualizado 4376 vezes
- Registado: 21/10/2015 20:28
caganixo7 Escreveu:NirSup Escreveu:Recordar é viver. Ou sobreviver?
A História não se repete, mas dela podemos retirar ensinamentos para o futuro. E não nos deixarmos embalar pelas muitas ESTÓRIAS da Carochinha ou ESTÓRIAS de embalar que circulam por aí.
By Nirvana
One word: FARTfetch
- Registado: 28/12/2015 16:15
NirSup Escreveu:Recordar é viver. Ou sobreviver?
A História não se repete, mas dela podemos retirar ensinamentos para o futuro. E não nos deixarmos embalar pelas muitas ESTÓRIAS da Carochinha ou ESTÓRIAS de embalar que circulam por aí.
By Nirvana
One word: FARTfetch
- Registado: 19/4/2018 17:10
Não é a malta, é quem faz as análises… 

a malta no BOS ambiciona entrar na mota, mas a preços de saldo
na mota, e na Jerónimo Martins
na mota, e na Jerónimo Martins
- Registado: 2/4/2025 19:55
Recordar é viver. Ou sobreviver?
By Nirvana
By Nirvana
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 93 visitantes