Jerónimo Martins - Tópico Geral
Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral
Eu, humildemente comprei a 09 de Julho 720 ações a 16.17€, espero não ver nestes valores nos próximos meses.
Já na SONAE estou dentro desde 2018 com 66000 ações a 1.27€, em relação a esta estou um pouco mais preocupado com a aproximação á casa dos 2€, embora a compra recente de ações por parte dos CEO me traga alguma confiança, e também os investimentos que têm vindo a ser feitos.....só acho que esta ação nem sempre replica os fundamentais da empresa.....e o acionista é penalizado.....acho eu...
Bons negócios.
Já na SONAE estou dentro desde 2018 com 66000 ações a 1.27€, em relação a esta estou um pouco mais preocupado com a aproximação á casa dos 2€, embora a compra recente de ações por parte dos CEO me traga alguma confiança, e também os investimentos que têm vindo a ser feitos.....só acho que esta ação nem sempre replica os fundamentais da empresa.....e o acionista é penalizado.....acho eu...
Bons negócios.
Ferreiratrade Escreveu:Só malta rica![]()
![]()
![]()
As minhas humildes 2240 a 18,05 contam para alguma coisa? Sem receios nesta empresa. É uma questão de tempo até estar nos 22 ou 23€ haja paciencia.
A dor de cabeça é menor...
- Registado: 7/3/2007 19:42
Só malta rica
As minhas humildes 2240 a 18,05 contam para alguma coisa? Sem receios nesta empresa. É uma questão de tempo até estar nos 22 ou 23€ haja paciencia.
- Registado: 4/11/2019 21:29
Partilho a vossa opinião…tenho 9.000 a 17,60 €.
É uma questão de tempo…e saber esperar
Já estive a perder mais de 1€ por ação e ontem foi o que vimos
Bull trap…o que virá a seguir?
É uma questão de tempo…e saber esperar

Já estive a perder mais de 1€ por ação e ontem foi o que vimos
Bull trap…o que virá a seguir?
- Registado: 7/9/2024 8:51
Viva carregaste bem
tenho 8000 a €17,20
tenho 3000 a €17,70
tenho 2500 a €17,20
em 3 contas diferentes.
estou certo que antes que 2027 chegue, vendo!
tenho 8000 a €17,20
tenho 3000 a €17,70
tenho 2500 a €17,20
em 3 contas diferentes.
- Registado: 2/4/2025 19:55
Última tranche e agora é aguardar a evolução da coisa. Se não chegar à zona dos 20€ fica para dividendos.
Preço medio nos 17,70
Posição 10000
Nunca tive tantas.
É um risco grande? É sem dúvida. Vai dar resultados? Acho que sim. Nem que seja à custa de dividendos e muita paciência que é o que me falta por vezes.
Boas férias.
Preço medio nos 17,70
Posição 10000
Nunca tive tantas.
É um risco grande? É sem dúvida. Vai dar resultados? Acho que sim. Nem que seja à custa de dividendos e muita paciência que é o que me falta por vezes.
Boas férias.
Shimazaki_2 Escreveu:Investor Tuga Escreveu:Vai regressar ao fecho de ontem para fechar o Gap e depois retomar a subida…
GAP fechadissimo , já pode subir
Ou talvez não
A Sonae também está a descer e os resultados foram muito bons
Pode ser que seja o setor…

Investor Tuga Escreveu:Vai regressar ao fecho de ontem para fechar o Gap e depois retomar a subida…
GAP fechadissimo , já pode subir
- Registado: 16/9/2014 15:30
Quanto aos resultados do 1.º semestre de 2026, divulgados ontem, a minha leitura é a seguinte:
Pontos positivos
1. O crescimento das vendas mantém-se sólido
Apesar de um contexto económico desafiante, o Grupo continua a aumentar as vendas graças às suas principais insígnias:
Biedronka (Polónia)
Pingo Doce (Portugal)
Ara (Colômbia)
O crescimento resulta sobretudo do aumento de volumes e da expansão da rede de lojas, não apenas de inflação.
2. O negócio continua extremamente resiliente
A distribuição alimentar é um dos setores mais defensivos da bolsa. Mesmo em períodos de menor crescimento económico, as pessoas continuam a comprar alimentos.
Esta característica torna a Jerónimo Martins menos volátil do que empresas industriais ou tecnológicas.
3. Balanço muito sólido
Historicamente a empresa apresenta:
dívida controlada;
forte geração de caixa;
elevada liquidez;
excelente acesso a financiamento.
É uma das empresas portuguesas com melhor qualidade financeira.
4. Elevado retorno sobre o capital
A Jerónimo Martins tem conseguido manter retornos elevados sobre o capital investido, um sinal de boa gestão operacional.
Os aspetos menos positivos
Há alguns fatores que justificam prudência.
1. A Polónia continua muito competitiva
A Biedronka representa a maior parte do negócio do Grupo.
O problema é que:a concorrência do Lidl e de outras cadeias continua intensa; os consumidores permanecem muito sensíveis ao preço;
as promoções continuam a pressionar as margens.
A própria administração tem vindo a alertar para este ambiente competitivo.
2. Margens continuam pressionadas
Embora as vendas cresçam, transformar esse crescimento em lucro continua difícil.
Os custos com:
salários;
energia;
logística;
investimento em preços continuam elevados.
3. Crescimento dos lucros menos expressivo
Já no primeiro trimestre o lucro tinha recuado cerca de 7%, apesar do aumento das vendas, refletindo precisamente a pressão sobre margens e custos.
Solidez financeira
Aqui atribuo uma classificação muito elevada.
Balanço: ★★★★★
Fluxo de caixa: ★★★★★
Qualidade da gestão: ★★★★★
Capacidade de atravessar crises: ★★★★★
Na bolsa portuguesa existem poucas empresas com uma qualidade operacional comparável.
É uma empresa que considero adequada para investidores de longo prazo, sobretudo quem procura estabilidade e dividendos consistentes, embora atualmente o crescimento seja mais moderado do que há alguns anos.
Pontos positivos
1. O crescimento das vendas mantém-se sólido
Apesar de um contexto económico desafiante, o Grupo continua a aumentar as vendas graças às suas principais insígnias:
Biedronka (Polónia)
Pingo Doce (Portugal)
Ara (Colômbia)
O crescimento resulta sobretudo do aumento de volumes e da expansão da rede de lojas, não apenas de inflação.
2. O negócio continua extremamente resiliente
A distribuição alimentar é um dos setores mais defensivos da bolsa. Mesmo em períodos de menor crescimento económico, as pessoas continuam a comprar alimentos.
Esta característica torna a Jerónimo Martins menos volátil do que empresas industriais ou tecnológicas.
3. Balanço muito sólido
Historicamente a empresa apresenta:
dívida controlada;
forte geração de caixa;
elevada liquidez;
excelente acesso a financiamento.
É uma das empresas portuguesas com melhor qualidade financeira.
4. Elevado retorno sobre o capital
A Jerónimo Martins tem conseguido manter retornos elevados sobre o capital investido, um sinal de boa gestão operacional.
Os aspetos menos positivos
Há alguns fatores que justificam prudência.
1. A Polónia continua muito competitiva
A Biedronka representa a maior parte do negócio do Grupo.
O problema é que:a concorrência do Lidl e de outras cadeias continua intensa; os consumidores permanecem muito sensíveis ao preço;
as promoções continuam a pressionar as margens.
A própria administração tem vindo a alertar para este ambiente competitivo.
2. Margens continuam pressionadas
Embora as vendas cresçam, transformar esse crescimento em lucro continua difícil.
Os custos com:
salários;
energia;
logística;
investimento em preços continuam elevados.
3. Crescimento dos lucros menos expressivo
Já no primeiro trimestre o lucro tinha recuado cerca de 7%, apesar do aumento das vendas, refletindo precisamente a pressão sobre margens e custos.
Solidez financeira
Aqui atribuo uma classificação muito elevada.
Balanço: ★★★★★
Fluxo de caixa: ★★★★★
Qualidade da gestão: ★★★★★
Capacidade de atravessar crises: ★★★★★
Na bolsa portuguesa existem poucas empresas com uma qualidade operacional comparável.
É uma empresa que considero adequada para investidores de longo prazo, sobretudo quem procura estabilidade e dividendos consistentes, embora atualmente o crescimento seja mais moderado do que há alguns anos.
azulcordomar Escreveu:A JM é a cotada que sigo com mais afinco e que mais eu acreditava até hoje.
Para mim os resultados são péssimos!!!
1 - Subida da dívida a um ritmo elevado e sem justificação
2 - A Polónia ( Biedronka) que tem sido o motor da companhia está sem força para crescer, e os outros concorrentes, nomeadamente o DINO e o LIDL a crescerem a quase 2 dígitos. (Preocupante).
3 - Portugal o resultado da Insígnia RECHEIO a não crescer e se colocarmos a inflação… até está a diminuir vendas com aumento dos custos.
Coisas boas neste resultados
1 - Hebe a aumentar margem e vendas
2 - Colômbia a Crescer mas nunca vai ser o motor da Companhia
Posto isto, não estou dentro e nem quero entrar. Muita UVA e pouca Parra.
Na verdade a "divida" de que fala não existe, é meramente contabilistica. Excluindo a norma IFRS 16 tem uma posição de caixa liquida portanto, não são assim tão maus tendo em conta tudo o que se passa. Não diria péssimos. Foram mais ou menos. E sim, tem margem de crescimento, mas não é de um dia para outro, é preciso paciencia.
A JM é a cotada que sigo com mais afinco e que mais eu acreditava até hoje.
2 - A Polónia ( Biedronka) que tem sido o motor da companhia está sem força para crescer, e os outros concorrentes, nomeadamente o DINO e o LIDL a crescerem a quase 2 dígitos. (Preocupante).
3 - Portugal o resultado da Insígnia RECHEIO a não crescer e se colocarmos a inflação… até está a diminuir vendas com aumento dos custos.
- Registado: 1/6/2010 19:55
Depois “disto tudo” a pergunta é: porquê a euforia na abertura e a subida a pique??? 

IX Hispana Escreveu:Portugal e Colombia tiveram bons resultados, Polonia nem tanto. Crescimento 1.7% nas vendas numa economia que cresce a 3-4% com inflacao 2.5-3% provavelmente traduzem um "crescimento real" negativo.
Um dado que me assusta é o aumento de 650 milhoes na divida líquida em 1 ano, crescimento de 17% da divida, o que no contexto de subida de juros pode dificultar novas expansoes. Ja vai com 4.4 mil milhoes de divida.
É uma grande empresa e conto voltar a comprar, mas a um multiplo muito mais baixo e alinhado com as congeneres europeias maduras, nao especulativas.
Mas nao vou dizer o preco a que quero comprar para nao chatear ninguem
Tambem eu queria comprar a 14 mas não vai lá...
Vai regressar ao fecho de ontem para fechar o Gap e depois retomar a subida… 

Portugal e Colombia tiveram bons resultados, Polonia nem tanto. Crescimento 1.7% nas vendas numa economia que cresce a 3-4% com inflacao 2.5-3% provavelmente traduzem um "crescimento real" negativo.
Um dado que me assusta é o aumento de 650 milhoes na divida líquida em 1 ano, crescimento de 17% da divida, o que no contexto de subida de juros pode dificultar novas expansoes. Ja vai com 4.4 mil milhoes de divida.
É uma grande empresa e conto voltar a comprar, mas a um multiplo muito mais baixo e alinhado com as congeneres europeias maduras, nao especulativas.
JUKIMSUNG Escreveu:De manhã não fui a tempo mas lá se deu o reforço nos 17,96.
O meu target para este trade está nos 19,80 mas poderei deixar correr.
A ver se não demora mais que um trimestre
Se esperasse mais um pouco ainda comprava ao preço de fecho de ontem…ainda vai lá hoje!!
Foi só o @nmv! falar numa tendência de subida e começou a cair a pique
De manhã não fui a tempo mas lá se deu o reforço nos 17,96.
o fecho de ontem na JMT já era revelador daquilo, que iria suceder hoje.
quem entrou curto nos últimos 15 dias tinha vindo a fechar posições.
para o longo prazo, a tendência primária de subida continua, válida.
quem entrou curto nos últimos 15 dias tinha vindo a fechar posições.
para o longo prazo, a tendência primária de subida continua, válida.
Investor Tuga Escreveu:@nmv! Escreveu:mais vendas
mais margem
mais EBITDA
a nível de expansão, mais aberturas de lojas na polónia, e colômbia
Em suma os resultados surpreendem pela positiva no 1.º semestre![]()
amanhã o preço desce 10%
…esqueceste-te da queda dos resultados homólogos!
Logo…vai subir 10%![]()
Quase
- Registado: 17/7/2014 22:33
Sinedrio Escreveu:Não achei os resultados nada de especial basicamente porque pela primeira vez em muito tempo não vejo perspectivas de crescimento futuras dignas desde nome.
Perspetivas de crescimento há sempre porque o investimento na Colômbia continua, há a Eslováquia em andamento e, quem sabe, não saltarão para a Roménia daqui a um par de anos. O problema é que não será em 2026 que a situação irá melhorar, segundo o outlook da gestão.
- Registado: 29/3/2022 14:04
Não achei os resultados nada de especial basicamente porque pela primeira vez em muito tempo não vejo perspectivas de crescimento futuras dignas desde nome.
- Registado: 20/11/2015 17:22
@nmv! Escreveu:mais vendas
mais margem
mais EBITDA
Em suma os resultados surpreendem pela positiva no 1.º semestre![]()
amanhã o preço desce 10%
…esqueceste-te da queda dos resultados homólogos!
Logo…vai subir 10%
Jerónimo Martins - Tópico Geral
Não há aqui nada de muito surpreendente a não ser a resiliência da JMT num trimestre difícil devido ao preço dos combustíveis e da escalada da inflação.
Eu diria que não há razão para qualquer tipo de correção mas já sabemos que o mercado tem as suas suscetibilidades.
No médio prazo parece-me que os 20€ estão já ali. Se calhar mais cedo do que espero.
Estava à espera da quebra dos 18€ para entrar . Vamos ver se não é logo na abertura.
Vou dar ordem ao melhor para o que pretendo investir nesta fase. Não será muito mas representará 25% da participação e muito arrependido estou de não ter aproveitado a borla das últimas semanas.
Eu diria que não há razão para qualquer tipo de correção mas já sabemos que o mercado tem as suas suscetibilidades.
No médio prazo parece-me que os 20€ estão já ali. Se calhar mais cedo do que espero.
Estava à espera da quebra dos 18€ para entrar . Vamos ver se não é logo na abertura.
Vou dar ordem ao melhor para o que pretendo investir nesta fase. Não será muito mas representará 25% da participação e muito arrependido estou de não ter aproveitado a borla das últimas semanas.
mais vendas
mais margem
mais EBITDA
Em suma os resultados surpreendem pela positiva no 1.º semestre
amanhã o preço desce 10%
mais margem
mais EBITDA
Em suma os resultados surpreendem pela positiva no 1.º semestre
amanhã o preço desce 10%
947105jpsn Escreveu:Pela recuperação recente e hoje em particular, prespetivam-se bons resultados dentro das contigências geopoliticas, aumentando os custos da atividade e o custo do cabaz alimentar!
Não que os resultados não possam vir a ser bons, mas é essa expetativa após um dia de subida que faz as empresas cair 6% após resultados (ou no caso da JMT, lembro-me de cair 6%, 11%, etc.). Todo o setor está a subir, e o Dino Polska até estar a subir mais do que a JMT.
Eduardo R. Escreveu:JUKIMSUNG Escreveu:Um fecho acima de 17,30 com volume pode sinalizar um arranque mais pronunciado.
Saiu alguma coisa (previsão de resultados?) que já se conheça?
Não, todo o setor está a subir:
- ESIS.DE, o benchmark do setor de consumer staples
- Dino Polska, o maior concorrente na Polónia
A JMT sobe com maior vigor porque tem sido mais penalizada nos últimos meses. Ainda conto com uma descida aos 15.5€ para começar a montar uma posição e sacar uns 30%-50% quando as coisas na Polónia voltarem a encaminhar.
- Registado: 29/3/2022 14:04
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 95 visitantes