Mais Valias IRS
Re: Mais Valias IRS
niceboy Escreveu:As mais valias imobiliárias são sempre englobadas, nem tens opção de escolher.
Não acumulam saldo com venda de ações mesmo sendo tudo categoria G.
Para poderes usar as menos valias de ações nos anos seguintes, tens de optar já pelo englobamento.
Rendimentos de dividendos (categoria E) também tens a escolha de poderem ser englobados independentemente da opção das mais valias.
Mais valias imobilíárias zero duvidas.
A duvida era com menos valias de vendas de acçoes.
Entretanto já entreguei declaraçao, tendo englobado tudo.
- Registado: 17/7/2014 22:33
Quando se vende, é sempre as mais antigas em primeiro lugar.
- Registado: 14/1/2011 12:42
As mais valias imobiliárias são sempre englobadas, nem tens opção de escolher.
Para poderes usar as menos valias de ações nos anos seguintes, tens de optar já pelo englobamento.
Rendimentos de dividendos (categoria E) também tens a escolha de poderem ser englobados independentemente da opção das mais valias.
- Registado: 29/11/2007 4:19
Mas no ano em que apresento as menos valias já peço englobamento? É que este ano não me vale a pena englobar. Só quero é que as perdas fiquem latentes para os próximos 5 anos.
Na verdade foi uma trapalhada. Porque vendi o que tinha em perdas antes de me informar e ficar a saber que isso não ia ajudar a abater nos rendimentos de juros e dividendos...
Na verdade foi uma trapalhada. Porque vendi o que tinha em perdas antes de me informar e ficar a saber que isso não ia ajudar a abater nos rendimentos de juros e dividendos...
As menos valias em ações, só são deduzidas nas mais valias de ações num período 5 anos, com o englobamento. É assim que eu tenho entendido.
No seguinte exemplo hipotético devo ou não englobar?
Mais valia imobiliária 10000€, menos valia venda acções -5000€.
Se englobar os 5k não abatem nos 10k. Tudo claro.
Se englobar a perda dos 5k, para o ano, já não a posso aproveitar pars abater em mais valias de acções?
Obrigado
Mais valia imobiliária 10000€, menos valia venda acções -5000€.
Se englobar os 5k não abatem nos 10k. Tudo claro.
Se englobar a perda dos 5k, para o ano, já não a posso aproveitar pars abater em mais valias de acções?
Obrigado
ZecaFreitas Escreveu:schinfrin Escreveu:Entreguei dia 12 Abril, tudo certo. 6 de Junho alegam divergências. Envio novo mod.3. Está certo receberei 272€.
Dia 12 Julho nova divergência. BPI SA declarou 0€ de retenção na fonte.
Lá vou eu para a AT. O interessante é que as açoes transacionadas estão certas.[/quote
Lá fui eu à AT com todas as faturas dos dividendos, bem atendido pelo funcionário. Tirou fotocopias dos documentos.
Hoje creditado no banco. só falta receber a nota.
A Nota pode ser retirada no portal das finaças em consultar declaração. Tambem já recebi ho je o reembolso e foi isso que fiz.
- Registado: 8/11/2006 1:37
ZecaFreitas Escreveu:schinfrin Escreveu:Entreguei dia 12 Abril, tudo certo. 6 de Junho alegam divergências. Envio novo mod.3. Está certo receberei 272€.
Lá vou eu para a AT. O interessante é que as açoes transacionadas estão certas.[/quote
Lá fui eu à AT com todas as faturas dos dividendos, bem atendido pelo funcionário. Tirou fotocopias dos documentos.
- Registado: 8/11/2006 1:37
[quote="schinfrin"]Entreguei dia 12 Abril, tudo certo. 6 de Junho alegam divergências. Envio novo mod.3. Está certo receberei 272€.
Entretanto encontrei explicação para as contas:
A aplicação do coeficiente de correção monetária é linha a linha (tal como eu estava a fazer).
Simultaneamente vão-se formando subconjuntos de saldos de mais valias e menos valias de várias linhas consoante o período de detenção.
Depois a cada subconjunto é aplicada a exclusão parcial de tributação consoante o período de detenção. Eu estava a aplicar linha-a-linha nas mais valias e zero nas menos valias.
A aplicação do coeficiente de correção monetária é linha a linha (tal como eu estava a fazer).
Simultaneamente vão-se formando subconjuntos de saldos de mais valias e menos valias de várias linhas consoante o período de detenção.
Depois a cada subconjunto é aplicada a exclusão parcial de tributação consoante o período de detenção. Eu estava a aplicar linha-a-linha nas mais valias e zero nas menos valias.
niceboy Escreveu:Tb já tenho demonstração de liquidação.
Mas é muito suspeito o valor que consideraram de mais valias. Parece que não fizeram a aplicação do coeficiente de correção monetária e/ou a exclusão parcial de tributação consoante o período de detenção.
Mas como tenho vários movimentos não tenho forma de saber que parcela diverge.
Tenho a mesma situação. As mais/ menos valias, apresentadas na demonstração de liquidação, não correspondem aos valores que tinha previamente calculado. Apliquei os coeficientes de desvalorização que constam na tabela aprovada para o ano 2025. Parece que não aplicaram os mesmos valores.
- Registado: 3/4/2023 16:07
Tb já tenho demonstração de liquidação.
Mas é muito suspeito o valor que consideraram de mais valias. Parece que não fizeram a aplicação do coeficiente de correção monetária e/ou a exclusão parcial de tributação consoante o período de detenção.
Goya777 Escreveu:Tinha de pagar, era uma declaraçao simples só com uma mais valia imobiliaria, e foi um mes desde estar certa a sabe quanto toca pagar. Liquidaçao ainda nao está disponivel mas montante sim.
Entretanto pediram justificativo de todos os gastos na reforma da casa. Aifnal vai demorar um pouco mais...
Diacoro Escreveu:Declaração entregue 02JUN26. tudo certo, hoje já tenho a demonstração da liquidação, só falta receber a nota.
Finalmente também já tenho a demonstração, desde ontem. A nota de liquidação só chega pelo correio?
Declaração entregue 02JUN26. tudo certo, hoje já tenho a demonstração da liquidação, só falta receber a nota.
Entreguei dia 12 Abril, tudo certo. 6 de Junho alegam divergências. Envio novo mod.3. Está certo receberei 272€.
Lá vou eu para a AT. O interessante é que as açoes transacionadas estão certas.
Lá vou eu para a AT. O interessante é que as açoes transacionadas estão certas.
- Registado: 29/11/2007 13:11
Nao percebi se o opcard acha muito ou pouco? 9000 para 70000 com um dependente. Eu acho muito.
- Registado: 5/9/2013 12:26
Tinha de pagar, era uma declaraçao simples só com uma mais valia imobiliaria, e foi um mes desde estar certa a sabe quanto toca pagar. Liquidaçao ainda nao está disponivel mas montante sim.
ZeNovato Escreveu:Opcard33 Escreveu:Pelas minhas contas algo não bate certo 9000 euros irs para salários de 70 000 ?
Estes valores foram retirados da própria declaração das finanças. A única coisa que fiz foram as contas para chegar aos 14%.
As retenções e os valores declarados batem certo com os documentos enviados pelas entidades patronais e os talões de vencimento.
Parto do principio que está tudo direitinho.
O resto é o estado que faz as contas.
Aqui é possível fazer simulações
https://www.pwc.pt/pt/pwcinforfisco/orc ... sados.html
Eu fiz em tempos mas solteiro sem filhos e era mais do dobro , há uma diferença maior que eu pensa .
- Registado: 9/9/2013 15:13
Opcard33 Escreveu:Pelas minhas contas algo não bate certo 9000 euros irs para salários de 70 000 ?
Estes valores foram retirados da própria declaração das finanças. A única coisa que fiz foram as contas para chegar aos 14%.
As retenções e os valores declarados batem certo com os documentos enviados pelas entidades patronais e os talões de vencimento.
Parto do principio que está tudo direitinho.
O resto é o estado que faz as contas.
- Registado: 8/3/2014 19:34
Relativamente ao IRS venho aqui dar conta de uma situação em que podemos cair e que não nos é nada favorável.
Pelo CIRS o contribuinte pode optar por englobar, ou não, as mais-valias obtidas em bolsa e se não englobar a taxa a pagar será 28% para essas mais-valias.
Ora, se o rendimento bruto proveniente de salários, pensões, e.. e... ultrapassar os 86 634,00€, com as mais-valias incluídas, e caso os títulos tenham sido detidos por período inferior a 1 ano deixa de haver opção de englobar ou não e a taxa a aplicar é a máxima, isto é, 48%. É o resultado da aplicação do n.º 14 do artigo 72.º do Código do IRS (CIRS) que diz:
“Não obstante o disposto na alínea c) do n.º 1, o saldo entre as mais-valias e menos-valias, resultante das
operações previstas na alínea b) do n.º 1 do artigo 10.º, incluindo os rendimentos referidos nas alíneas b)
e c) do n.º 18, são obrigatoriamente englobados quando resultem de ativos detidos por um período
inferior a 365 dias e o sujeito passivo tenha um rendimento coletável, incluindo este saldo, igual ou
superior ao valor do último escalão do n.º 1 do artigo 68.º.”
Eu já levei com esta e fica o aviso. Não é nada agradável de pagar.
Cumprimentos,
Pelo CIRS o contribuinte pode optar por englobar, ou não, as mais-valias obtidas em bolsa e se não englobar a taxa a pagar será 28% para essas mais-valias.
Ora, se o rendimento bruto proveniente de salários, pensões, e.. e... ultrapassar os 86 634,00€, com as mais-valias incluídas, e caso os títulos tenham sido detidos por período inferior a 1 ano deixa de haver opção de englobar ou não e a taxa a aplicar é a máxima, isto é, 48%. É o resultado da aplicação do n.º 14 do artigo 72.º do Código do IRS (CIRS) que diz:
“Não obstante o disposto na alínea c) do n.º 1, o saldo entre as mais-valias e menos-valias, resultante das
operações previstas na alínea b) do n.º 1 do artigo 10.º, incluindo os rendimentos referidos nas alíneas b)
e c) do n.º 18, são obrigatoriamente englobados quando resultem de ativos detidos por um período
inferior a 365 dias e o sujeito passivo tenha um rendimento coletável, incluindo este saldo, igual ou
superior ao valor do último escalão do n.º 1 do artigo 68.º.”
Eu já levei com esta e fica o aviso. Não é nada agradável de pagar.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Pelas minhas contas algo não bate certo 9000 euros irs para salários de 70 000 ?
- Registado: 9/9/2013 15:13
Bom dia a todos,
Agora que terminei a entrega do IRS e foi processada sem erros (aparentemente), costumo fazer uma análise fria aos valores envolvidos.
Este ano, vem até no seguimento do que o Cotrim de Figueiredo falou no seu espaço de comentário onde na sua opinião as taxas de IRS são muito altas e deveríamos baixa-las.
Deixo aqui os meus dados para análise.
Casado, dois titulares e um filho.
Salário bruto anual de 2025 do casal...... 70.307€
Retenções na fonte durante 2025........... 9.955€
Segurança Social........................................... 8.235€
Valor a receber de IRS................................. 125€
Taxa efetivamente paga de IRS............ (9955€-125€)/70307€ = 14%
Deixo para considerações, mas está longe de ser uma roubalheira.
Queixo-me sim, de não ter escolas publicas boas, SNS mais eficaz (se bem que na zona Norte funciona bem), burocracia estatal (vi-me com dificuldades quando à 2 anos reabilitei uma casa) e no geral, uma máquina estatal pesada e complexa. Não vejo motivos para queixar dos impostos do trabalho.
Estou enganado?
Agora que terminei a entrega do IRS e foi processada sem erros (aparentemente), costumo fazer uma análise fria aos valores envolvidos.
Este ano, vem até no seguimento do que o Cotrim de Figueiredo falou no seu espaço de comentário onde na sua opinião as taxas de IRS são muito altas e deveríamos baixa-las.
Deixo aqui os meus dados para análise.
Casado, dois titulares e um filho.
Salário bruto anual de 2025 do casal...... 70.307€
Retenções na fonte durante 2025........... 9.955€
Segurança Social........................................... 8.235€
Valor a receber de IRS................................. 125€
Taxa efetivamente paga de IRS............ (9955€-125€)/70307€ = 14%
Deixo para considerações, mas está longe de ser uma roubalheira.
Queixo-me sim, de não ter escolas publicas boas, SNS mais eficaz (se bem que na zona Norte funciona bem), burocracia estatal (vi-me com dificuldades quando à 2 anos reabilitei uma casa) e no geral, uma máquina estatal pesada e complexa. Não vejo motivos para queixar dos impostos do trabalho.
Estou enganado?
- Registado: 8/3/2014 19:34
No meu caso a divergência é porque o banco delcarou os rendimentos internacionais no modelo dos nacionais... Já enviei os documentos do banco com as retenções internacionais e aguardo resposta...
- Registado: 29/11/2007 9:57
Ferreiratrade Escreveu:Já aconteceu alguém ter de justificar uma divergencia pelo portal das finanças e quanto tempo demorou ate verificarem a justificação. A minha foi barrada com uma divergencia pasme-se de 0,00€. Confirmei e bate tudo certo com os documentos que tenho. Como é que há uma divergencia de 0€. de qualquer forma ja marquei hoje atendimento presencial das finanças e só vou ser atendido no dia 1 de julho para ver se despacho isto que o dinheiro a reembolsar faz falta.
Já estou a ver que é cagada do informatico, eu tambem tenho o mesmo problema, com 4k para receber e duas divergências em dividendos e certificado de aforro.
O meu banco é o big, ou eles enviaram mal a informação ou a at tem cagada.
- Registado: 10/6/2014 9:24
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 241 visitantes

. de qualquer forma ja marquei hoje atendimento presencial das finanças e só vou ser atendido no dia 1 de julho para ver se despacho isto que o dinheiro a reembolsar faz falta.