Caldeirão da Bolsa

Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 16/6/2026 13:32

Vale a pena dar os parabéns à vitoria suprema do Irão.

Estão numa posição mais forte e dominante que nunca.
Anexos
iran.JPG
iran.JPG (30.03 KiB) Visualizado 2721 vezes
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11923
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por previsor » 16/6/2026 11:56

previsor Escreveu:
Segundo a agência semioficial iraniana Mehr, o projeto de memorando entre os EUA e o Irão incluiria:

* Suspensão das sanções ao petróleo iraniano;
* Libertação de fundos iranianos congelados (a Mehr fala em 24 mil milhões de dólares, com parte libertada antes das negociações finais);
* Um plano de reconstrução do Irão de pelo menos 300 mil milhões de dólares;
* Fim dos combates em todas as frentes, incluindo o Líbano;
* Reabertura do Estreito de Ormuz;
* Novas negociações sobre a questão nuclear.


Se for isto, “grande vitória do Trump”



O Trump nega os 300 mil milhões, mas não o desbloqueio dos 24 mil milhões que foram bloqueados entre 2012 e 2018.

O Irão ficou mais destruído, mas manteve o regime e provavelmente vai ficar com mais dinheiro do que teve nos últimos anos (mesmo que os 300 milhões não se verifiquem) e não parece haver nenhuma novidade em relação ao nuclear. O urânio enriquecido que têm e que já é suficiente para ter armas nucleares continua na posse deles.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4032
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 15/6/2026 14:54

Joe Kent era director do NCTC (National Counterterrorism Center), até se demitir em março, por não concordar com a guerra com o Itão.

É próximo da ala do Movimento MAGA, que não quer os EUA envolvido em guerras no exterior, nomeadamente, Megyn Kelly, Tucker Carlson .....

Tem um passado nas forças especiais e no SAC (Special Activities Center). A mulher era oficial da Marinha dos EUA e foi morta num ataque suícida do EI na Síria (2019).

A relação entre os EUA e Israel, podem sair muito fragelizada.

We can strengthen our chances of this deal holding by cutting all military/intel assistance to Israel, they took every opportunity to tank this deal & will likely do so again unless we take action.

We should also quietly get our troops out of the bases in the Gulf that can be reached by Iran. This ensures Iranian hardliners can’t strike us to drag us back into the fight.

Take away every factor that we can control that could force us back into the war on Israel or Iran’s terms.

Set all conditions that we can control in our favor.


https://x.com/joekent16jan19/status/2066292625926234145

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 15/6/2026 8:53

Sim, o estreito está dividido em duas faixas de navegação, com cerca de 3 kms, cada, apesar de ter cerca de 30 kms de largura.

O estreito não é navegável em toda a sua largura, e a TSS (Traffic Separation Scheme), deve estar minada, daí terem dado uma rota alternativa.

Há outra hipótese, navegando fora da TSS, não é cobrada a taxa pelo o Irão.

Resta saber quem vai ficar com a jurisdição do estreito.

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Opcard33 » 15/6/2026 8:32

Traduzindo não utiliza rota normal ,mas a que foi indicada pela guarda revolucionária.
 
Mensagens: 2076
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 15/6/2026 8:25

O navio-tanque "DISHA", saíu do Catar e atravessou o estreito fora do TSS (Traffic Separation Scheme) e com o AIS (Automatic Identification System) ligado.

A rota foi estabelecida pela IRGC-N.

Imagem

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Opcard33 » 13/6/2026 10:52

Li hoje este artigo e eu também não sabia e sigo diariamente muitos jornais .

“Já me tinha esquecido da cidadã portuguesa detida por um grupo armado na Líbia. Lembrei-me agora ao saber que os criminosos locais anunciaram mais trinta dias de cativeiro para ela e para os ‘activistas’ que seguiam por terra a caminho de Gaza.

A que se deve a minha desatenção? Não, com certeza, à inoperância do governo português, que lá vai acompanhando o caso.

O problema é o silêncio do ‘jornalismo de causas’ e das flotilhas ambulantes, que só se mexem quando os algozes são ‘sionistas’. Quando o opressor não corresponde ao quadro mental dos ‘humanitários’, é indiferente que Ana Margarida Baptista esteja do lado certo. O problema é não ter sido capturada pelo lado errado.

Espero que a cidadã portuguesa seja rapidamente libertada. E que não se esqueça tão cedo desta primorosa lição de solidariedade dos seus camaradas.
 
Mensagens: 2076
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 12/6/2026 14:51

Imagem

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por previsor » 12/6/2026 14:25

Esse memorando passou nas notícias hoje no Irão e a Reuters e o The Guardian etc também deram a notícia, mas não está confirmado e, se calhar, é provável que os EUA neguem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4032
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Goya777 » 12/6/2026 13:54

previsor Escreveu:
Segundo a agência semioficial iraniana Mehr, o projeto de memorando entre os EUA e o Irão incluiria:

* Suspensão das sanções ao petróleo iraniano;
* Libertação de fundos iranianos congelados (a Mehr fala em 24 mil milhões de dólares, com parte libertada antes das negociações finais);
* Um plano de reconstrução do Irão de pelo menos 300 mil milhões de dólares;
* Fim dos combates em todas as frentes, incluindo o Líbano;
* Reabertura do Estreito de Ormuz;
* Novas negociações sobre a questão nuclear.


Se for isto, “grande vitória do Trump”

Por princípio, não gosto de regimes autoritários, mas eles surpreendem pela forma como se mantêm resistentes e combativos


O acordo é isto??? :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:
 
Mensagens: 3995
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 12/6/2026 12:56

Bem pior que o JCPOA, que nos trouxe até aqui.

A única maneira de enfraquecer estes regimes e grupos terroristas, é asfixiá-los financeiramente, não o contrário.

Daqui a 10 anos, voltamos ao mesmo.

Pedro
Editado pela última vez por PMP69 em 12/6/2026 14:20, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por previsor » 12/6/2026 12:49

Segundo a agência semioficial iraniana Mehr, o projeto de memorando entre os EUA e o Irão incluiria:

* Suspensão das sanções ao petróleo iraniano;
* Libertação de fundos iranianos congelados (a Mehr fala em 24 mil milhões de dólares, com parte libertada antes das negociações finais);
* Um plano de reconstrução do Irão de pelo menos 300 mil milhões de dólares;
* Fim dos combates em todas as frentes, incluindo o Líbano;
* Reabertura do Estreito de Ormuz;
* Novas negociações sobre a questão nuclear.


Se for isto, “grande vitória do Trump”

Por princípio, não gosto de regimes autoritários, mas eles surpreendem pela forma como se mantêm resistentes e combativos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4032
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Goya777 » 11/6/2026 22:54

Apramg Escreveu:Acabou!


Acho que ainda não. Mas já faltou mais
 
Mensagens: 3995
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Apramg » 11/6/2026 21:06

Acabou!
 
Mensagens: 600
Registado: 5/9/2013 12:26

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Goya777 » 2/6/2026 14:24

O Trumpeta bem que quer fechar o capitulo com o Irao e seguir em frente, que isto para ele já teve a piada que era suposto ter e já se estará a entediar. A excursao de 3 semanas já passou os 3 meses... O problema é que o amigo Bibi tem outras ideias...
 
Mensagens: 3995
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 2/6/2026 12:55

Quando achavamos que nada destruía o que Golda Meir e Henry Kissinger começaram a construir à mais de 50 anos.

Já tinha alertado para o impossível, ou seja, os EUA "afastarem-se" de Israel.

"You're fucking crazy": Trump fumes at Netanyahu in call on Lebanon


https://www.axios.com/2026/06/01/trump-netanyahu-israel-lebanon-call

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Goya777 » 1/6/2026 18:50

Índices americanos imunes ao Irão. Tudo é desculpa para subir. Europa treme logo
 
Mensagens: 3995
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 1/6/2026 15:57

Ataque a um navio comercial a 40 milhas a sul de Umm Qasr, no Iraque.

Já tinham atacado com mísseis balísticos a Base Aérea de Ali Al Salemo, no Kuwait.

Segundo a agência Tasnim, ligada à IRGC, o Irão abandonou as conversações com os EUA, devido à ofensiva isralelita no sul do Líbano.

Imagem

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 28/5/2026 16:50

BREAKING: The US and Iran have a 60-day deal to extend the ceasefire and launch negotiations on Iran's nuclear program.


https://x.com/AxiosComms/status/2060020291544232043

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 28/5/2026 9:01

O Irão atacou a Base Aérea de Ali Al Salem, no Kuwait.

O ataque terá sido neutralizado por uma bateria MIM-104 Patriot.

https://www.reuters.com/world/middle-east/irans-irgc-say-they-targeted-us-airbase-after-strike-near-bandar-abbas-2026-05-28/

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 27/5/2026 15:30

BREAKING: Iranian outlet Eghtesad Online reports that Tehran has received an unofficial preliminary framework for a possible memorandum of understanding with the United States aimed at ending the ongoing conflict.

According to the reported draft, Iran would gradually restore commercial shipping through the Strait of Hormuz to pre-war levels within weeks, while the United States would ease its naval pressure and reduce military deployments positioned near Iran as part of a broader de-escalation process.


https://x.com/TheIranianzg3z/status/2059633706105557121

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Opcard33 » 26/5/2026 12:11

BearManBull Escreveu:
Opcard33 Escreveu:Não há nenhum estado de direito no mundo muçulmano nem vai haver o Islão entram em tensão com princípios centrais da democracia liberal , separação entre religião e Estado, igualdade jurídica plena entre homens e mulheres, liberdade de expressão ou possibilidade de abandonar a religião sem consequências sociais ou legais…

O problema é que já há dezenas de milhões na Europa que nos tratam de enfieis , nosso destino não vai ser bonito .



"as the son of a Protestant Christian mother and a Shia Muslim father, I have nevertheless ended up without a religious bone in my body" - Jim Al-Khalili

Existe a percepção que é fácil converter ao ateísmo, na prática são raros os casos. Excepto os que vão pela via da estadolatría.

É uma vazio que só pode colmatado com um profundo desenvolvimento cognitivo. Por motivos culturais e de falta de recursos educacionais estes patamares cognitivos são extremamente dificeis de atingir para a esmagadora maioria da população.

Dito isto o conceito de democracia nesses países não pode instaurado imediatamente com regimes de votos universais pelo menos numa fase inicial (que até mesmo o proto estado portugues é extremamente débil justamente por ter voto universal). O sufrágio devia ser limitado a determinados grupos em determinadas condições.


Os casamentos entre seguidores de Maomé e Jesus de Nazaré na Europa são mais raros que as assinaturas de William Shakespeare.

PS Casamentos “brancos “ há muitos
 
Mensagens: 2076
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por BearManBull » 26/5/2026 10:29

Opcard33 Escreveu:Não há nenhum estado de direito no mundo muçulmano nem vai haver o Islão entram em tensão com princípios centrais da democracia liberal , separação entre religião e Estado, igualdade jurídica plena entre homens e mulheres, liberdade de expressão ou possibilidade de abandonar a religião sem consequências sociais ou legais…

O problema é que já há dezenas de milhões na Europa que nos tratam de enfieis , nosso destino não vai ser bonito .



"as the son of a Protestant Christian mother and a Shia Muslim father, I have nevertheless ended up without a religious bone in my body" - Jim Al-Khalili

Existe a percepção que é fácil converter ao ateísmo, na prática são raros os casos. Excepto os que vão pela via da estadolatría.

É uma vazio que só pode colmatado com um profundo desenvolvimento cognitivo. Por motivos culturais e de falta de recursos educacionais estes patamares cognitivos são extremamente dificeis de atingir para a esmagadora maioria da população.

Dito isto o conceito de democracia nesses países não pode instaurado imediatamente com regimes de votos universais pelo menos numa fase inicial (que até mesmo o proto estado portugues é extremamente débil justamente por ter voto universal). O sufrágio devia ser limitado a determinados grupos em determinadas condições.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 11923
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por Opcard33 » 26/5/2026 8:12

Em Bonn em 2001, após a queda do regime talibã em Cabul, os Estados Unidos iniciaram um processo de reconstrução política no Afghanistan, com o objetivo de promover instituições democráticas sabemos o resultado

Depois no Iraque e na Líbia também foram apresentadas, em parte, como tentativas de promover modelos democráticos,…

Vamos para o 4° falhaco com o,Irão

Em contraste, com a Alemnhaxe do Japão depois dos destruir , os USA fizeram 2 potências econômicas e democráticas.

Não há nenhum estado de direito no mundo muçulmano nem vai haver o Islão entram em tensão com princípios centrais da democracia liberal , separação entre religião e Estado, igualdade jurídica plena entre homens e mulheres, liberdade de expressão ou possibilidade de abandonar a religião sem consequências sociais ou legais…

O problema é que já há dezenas de milhões na Europa que nos tratam de enfieis , nosso destino não vai ser bonito .
 
Mensagens: 2076
Registado: 9/9/2013 15:13

Re: Irão–EUA: fim do regime dos Aiatolas?

por PMP69 » 25/5/2026 8:48

Imagem

Pedro
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4746
Registado: 11/2/2021 17:05

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Garfield, m-m e 123 visitantes