Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Não me inspira a entrar....
- Mensagens: 909
- Registado: 1/4/2019 10:52
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Ponto da situação: Rompeu o triângulo. Está com volume elevado e interesse renovado. Indicadores técnicos favoráveis.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Dragon56 Escreveu:Rolling Trader. o meu receio é que depois desta vaga de boas intencoes do Trump edos iranianos, após o Camp. do Mundo de Futebol, nao volte novamente o conflito.....
BN
Dragon,
Não entendo bem a relação do conflito com o futebol.
Não me parece que, após selar um acordo, e se este for cumprido pelo Irão, que Trump faça algo novo antes das eleições intercalares de Novembro nos EUA.
Antes disso provavelmente Trump concentrar-se-á em Cuba e voltará a fazer investidas à Gronelândia (a primeira não me preocupa, a segunda sim).
Mas se formos a viver com "receios", mais vale não investir em bolsa. Riscos existirão sempre.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling Trader. o meu receio é que depois desta vaga de boas intencoes do Trump edos iranianos, após o Camp. do Mundo de Futebol, nao volte novamente o conflito.....
BN
BN
- Mensagens: 233
- Registado: 28/5/2025 23:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Rolling Trader. o meu receio é que depois desta vaga de boas intencoes do Trump edos iranianos, após o Camp. do Mundo de Futebol, nao volte novamente o conflito.....
BN
BN
- Mensagens: 233
- Registado: 28/5/2025 23:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tenho ficado silencioso até hoje, porque como tenho dito, o cenário geopolítico estava demasiado tenso para fazer previsões (ou bujardas como diz alguém).
As recentes ameaças de Trump de bombardear o Irão e invadir a ilha de Kharg, pareceram-me mais um bluff final do que uma ameaça séria.
E desta vez parece-me que temos efetivamente "fumo branco", vindo diretamente de um post no X, do Paquistão, que está a mediar o acordo EUA-Irão:
In CNN Portugal
O gráfico (linear) de médio prazo da Mota continua a desenhar um triângulo simétrico e a prespetiva de finalização do acordo de paz trouxe o preço novamente ao limite superior do triângulo.
A projeção de preço, com um breakout pelo upside, é de 7€
Se o acordo for efetivamente assinado este fim de semana, dado o interesse que o título já teve no dia de hoje por parte dos investidores, creio que o breakout pelo upside com volume seja "garantido".
Note-se que os price targets confirmados no MarketScreener colocam o preço perto dos 7€ (numa projeção a um ano).
Note-se também que o EPS (Earnings Per Share, ou Lucro por Ação em português) estimado pelos analistas para 2026, 2027 e 2028 teve um significativo aumento pós apresentação do plano estratégico de 2030.
Se as hostilidades ficarem efetivamente por aqui, creio que o impacto económico do que aconteceu até à data será limitado e a inflação será contida com um aumento ligeiro das taxas de juro pelo BCE, que desta vez agiu atempadamente.
O impacto nas contas da Mota-Engil será muito limitado se o preço do petróleo estabilizar e a inflação ficar contida com uma intervenção mínima do BCE.
Os catalisadores continuam aí, nomeadamente o expressivo aumento do volume de negócios no Brasil e no México e a potencial entrada da Mota na Arábia Saudita (que iria catapultar os price targets possivelmente para os dois dígitos).
PS: Não esquecer que Trump não quer estragar o IPO do "amigo" Musk cuja SpaceX estreou hoje em bolsa e já vai com 25% de valorização face aos 135$ de preço de entrada. Por isso estou mesmo convicto no selar de um acordo este fim de semana.
As recentes ameaças de Trump de bombardear o Irão e invadir a ilha de Kharg, pareceram-me mais um bluff final do que uma ameaça séria.
E desta vez parece-me que temos efetivamente "fumo branco", vindo diretamente de um post no X, do Paquistão, que está a mediar o acordo EUA-Irão:
In CNN Portugal
O gráfico (linear) de médio prazo da Mota continua a desenhar um triângulo simétrico e a prespetiva de finalização do acordo de paz trouxe o preço novamente ao limite superior do triângulo.
A projeção de preço, com um breakout pelo upside, é de 7€
Se o acordo for efetivamente assinado este fim de semana, dado o interesse que o título já teve no dia de hoje por parte dos investidores, creio que o breakout pelo upside com volume seja "garantido".
Note-se que os price targets confirmados no MarketScreener colocam o preço perto dos 7€ (numa projeção a um ano).
Note-se também que o EPS (Earnings Per Share, ou Lucro por Ação em português) estimado pelos analistas para 2026, 2027 e 2028 teve um significativo aumento pós apresentação do plano estratégico de 2030.
Se as hostilidades ficarem efetivamente por aqui, creio que o impacto económico do que aconteceu até à data será limitado e a inflação será contida com um aumento ligeiro das taxas de juro pelo BCE, que desta vez agiu atempadamente.
O impacto nas contas da Mota-Engil será muito limitado se o preço do petróleo estabilizar e a inflação ficar contida com uma intervenção mínima do BCE.
Os catalisadores continuam aí, nomeadamente o expressivo aumento do volume de negócios no Brasil e no México e a potencial entrada da Mota na Arábia Saudita (que iria catapultar os price targets possivelmente para os dois dígitos).
PS: Não esquecer que Trump não quer estragar o IPO do "amigo" Musk cuja SpaceX estreou hoje em bolsa e já vai com 25% de valorização face aos 135$ de preço de entrada. Por isso estou mesmo convicto no selar de um acordo este fim de semana.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Acho que o volume indica o caminho para cima.
- Mensagens: 607
- Registado: 5/9/2013 12:26
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pageup Escreveu:Depois desta subida, ficar com mota para o fim de semana é um risco muito elevado, as minhas já foram todas!
Fiz o mesmo. Nâo acredito que haja qualquer acordo.
A paciência é a chave do negocio
- Mensagens: 1279
- Registado: 5/11/2002 13:18
- Localização: Aveiro
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Depois desta subida, ficar com mota para o fim de semana é um risco muito elevado, as minhas já foram todas!
- Mensagens: 909
- Registado: 1/4/2019 10:52
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Goya777 Escreveu:Pageup Escreveu:Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...
Ontem disse que ia atacar forte à noite, e meia duzia de horas depois anunciou o fim da guerra, que já so falta assinar. Hoje deixa mercados subir, e à noite anuncia que afinal nao se assina nada, para que desçam na segunda.
Pelo menos durante mês e meio vamos ter sossego nas bolsas, depois em novembro pode ser que o vento norte nos states ajude ( eleicoes intercalares)
- Mensagens: 233
- Registado: 28/5/2025 23:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Kiko_463 Escreveu:Abriu com Gap!
........... .............. ................
O problema dos gaps é que muita gente olha para eles como uma inevitabilidade: "mais tarde ou mais cedo vai fechar". Depois vê uma subida forte, assume que o preço vai recuar para fechar o gap e vende.
Mas os gaps também podem ser sinais de mudança de tendência. Se houver volume e a ação recuperar resistências importantes, quem vende à espera do fecho do gap arrisca-se a ficar a ver o comboio partir da estação.
Na Mota-Engil, mais importante do que o gap é perceber se a recuperação dos 4,66€ e depois dos 4,80€ confirma força compradora. Se isso acontecer, o mercado pode começar a olhar para cima e esquecer o gap durante bastante tempo.
J.f.vieira
- Mensagens: 649
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Abriu com muita força, e com Gap!
Editado pela última vez por Kiko_463 em 12/6/2026 12:25, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Caros Moteiros, ontem consegui duplicar as motas no stand, e ainda deixei mais duas encomendas para esta manhã, mas era +/- pelo preço de fecho de ontem
Primeiro objetivo: 5,05€ topo do canal da lateralização
Segundo objetivo: 5,72€
Bons Negócios
Primeiro objetivo: 5,05€ topo do canal da lateralização
Segundo objetivo: 5,72€
Bons Negócios
- Mensagens: 44
- Registado: 29/11/2007 3:13
- Localização: Ponta Delgada
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Pageup Escreveu:Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...
Ontem disse que ia atacar forte à noite, e meia duzia de horas depois anunciou o fim da guerra, que já so falta assinar. Hoje deixa mercados subir, e à noite anuncia que afinal nao se assina nada, para que desçam na segunda.
- Mensagens: 4002
- Registado: 17/7/2014 22:33
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Agora tudo depende dos sonhos ou pesadelos que o trump teve durante a noite....logo se vê as proximas desclarações...
- Mensagens: 909
- Registado: 1/4/2019 10:52
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Começou o Mundial de Futebol, vai haver paz no mundo e nas bolsas, depois regressa a trumpalhada....
- Mensagens: 233
- Registado: 28/5/2025 23:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
- Mensagens: 253
- Registado: 2/4/2025 19:55
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Fibonacci points:
- 23,8% - 4,46 euros
- 38,2% - 4,79 euros
- 50% - 5,07 euros
- 61.8%: 5,34 euros
- 23,8% - 4,46 euros
- 38,2% - 4,79 euros
- 50% - 5,07 euros
- 61.8%: 5,34 euros
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Depois de atingir um topo nos 6,21€, a Mota-Engil corrigiu cerca de 30% até aos 4,35€.
Historicamente, este título tem mostrado que quedas desta dimensão após uma tendência forte de subida costumam coincidir com fases de esgotamento da correção e preparação para um novo ciclo ascendente.
J.f.vieira
Historicamente, este título tem mostrado que quedas desta dimensão após uma tendência forte de subida costumam coincidir com fases de esgotamento da correção e preparação para um novo ciclo ascendente.
J.f.vieira
- Mensagens: 649
- Registado: 29/11/2007 3:59
Re: Mota Engil - Tópico Geral
I love de smell of panic buy in the morning.
Também gosto do cheiro de fecho de curtos à tarde.
Também gosto do cheiro de fecho de curtos à tarde.
- Mensagens: 1435
- Registado: 7/3/2007 19:42
- Localização: évora
Re: Mota Engil - Tópico Geral
GAP fechado e aquisição de posição a preço bem mais simpático do que da última vez.
Agora é aguentar até à resolução da questão iraniana.
Agora é aguentar até à resolução da questão iraniana.
- Mensagens: 1435
- Registado: 7/3/2007 19:42
- Localização: évora
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Poderá ser este o catalisador? https://agenciainfra.com/blog/mota-engil-aguarda-autorizacao-da-antt-para-assumir-fiol-1-diz-ministro/
- Mensagens: 7
- Registado: 16/7/2025 18:29
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Poderá ser uma cabeça com dois ombros invertido? Porém precisa de um catalisador que acelere o volume.
Editado pela última vez por Kiko_463 em 11/6/2026 5:03, num total de 1 vez.
- Mensagens: 44
- Registado: 29/11/2007 3:13
- Localização: Ponta Delgada
Re: Mota Engil - Tópico Geral
veio à EMA 50, tudo normal.
o resto é ruído, siga para a zona dos € 8,50
o resto é ruído, siga para a zona dos € 8,50
- Mensagens: 253
- Registado: 2/4/2025 19:55

