Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
O PSI já fez a ruptura da linha de resistência descendente.
E a TDSA já atingiu os objetivos 0 e 1 das primeiras cunhas. Ainda falta o 2.
E a TDSA já atingiu os objetivos 0 e 1 das primeiras cunhas. Ainda falta o 2.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
EGL: Vejo na imagem três cunhas: uma a preto, uma a azul e uma a verde. A azul e a verde atingiram o objetivo e depois o preço desceu. A preta ainda não atingiu o objetivo.
Quando vai atingir? Provavelmente quando o PSI também subir
Existe também uma outra cunha, mas não é visível na imagem, apenas se vê o objetivo 2
Quando vai atingir? Provavelmente quando o PSI também subir
Existe também uma outra cunha, mas não é visível na imagem, apenas se vê o objetivo 2
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Continua a haver vendas proximo da linha de resistência descendente e continua a negociar maioritariamente entre a linha de resistência descendente e a linha de suporte descendente
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Vou deixar o link do Google Sheets com as 3 estratégias:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/ ... sp=sharing.
Por cima está a U.S. Medium-to-Long-Term Market Timing, mais abaixo a EU Medium-to-Long-Term Market Timing e ainda mais em baixo a Portuguese Medium-to-Long-Term Market Timing. Ao lado estão as posições encerradas e os dividendos líquidos.
A atualização é feita diariamente ou, pelo menos, algumas vezes por semana. A data de atualização é a que aparece junto.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Acho que a figura do PSI tem algumas semelhanças com a da CLOV. A CLOV também desceu abaixo da linha e só mais tarde foi para cima. Acho que vai acabar também por ir para cima.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
previsor Escreveu:previsor Escreveu:Às vezes, quando há um gap up maior do que o habitual como no mês passado depois de um fecho negativo anterior, demora mais tempo a ir para cima e, às vezes, só vai depois do gap ficar mais tapado em fecho.
Então acho que é normal se não subir este mês. Mesmo se não subir e não descer muito, fica com bom aspeto na mesma
Acho que preferia que descesse um pouco no resto da semana e que deixasse o gap do mês passado mais fechado em fecho.
Caso não suba muito no dia de hoje, vai acontecer o que disse, o gap vai ficar mais fechado no fecho. E a descida para o tapar teve como consequência várias ações do PSI terem tido dificuldade em subir este mês.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
RENE Gráfico mensal ajustado vs nāo ajustado
Ajustado
Não ajustado
Parecem gráficos completamente diferentes. O ajustado mostra melhor a valorização total ao longo do tempo. E também se vê por exemplo as reações positivas na MA50. Eu pessoalmente uso mais vezes gráficos ajustados
Ajustado
Não ajustado
Parecem gráficos completamente diferentes. O ajustado mostra melhor a valorização total ao longo do tempo. E também se vê por exemplo as reações positivas na MA50. Eu pessoalmente uso mais vezes gráficos ajustados
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
O objetivo 0 da primeira cunha na EGL já foi tocado. Desenhei as cunhas na EGL num gráfico ajustado a dividendos, por isso o objetivo desceu ligeiramente, porque o gráfico foi recalculado depois da distribuição de dividendos
Já agora, porque uso gráficos ajustados? Porque há uns anos reparei que existem diferenças, mais visíveis em algumas ações do que noutras. Perguntei num site que fornecia análises e gráficos tanto para investidores de retalho como institucionais, e uma pessoa respondeu-me: “I believe you can use either to identify patterns and support levels, but that is just my opinion. I personally prefer to see adjusted charts as that is what the big money guys are using to make their decisions. Again, just my opinion.”
Também perguntei a um autor de livros de AT na mesma altura, que disse que preferia gráficos não ajustados por serem mais simples, não precisar de ajustar e serem mais populares.
A partir daí uso ambos, dependendo do caso. No caso da COR usei o gráfico não ajustado para desenhar a cunha porque as reações e as linhas ficam mais evidentes nesse gráfico.
Também alterno entre escala logarítmica e linear conforme o que vejo nos gráficos.
Já agora, porque uso gráficos ajustados? Porque há uns anos reparei que existem diferenças, mais visíveis em algumas ações do que noutras. Perguntei num site que fornecia análises e gráficos tanto para investidores de retalho como institucionais, e uma pessoa respondeu-me: “I believe you can use either to identify patterns and support levels, but that is just my opinion. I personally prefer to see adjusted charts as that is what the big money guys are using to make their decisions. Again, just my opinion.”
Também perguntei a um autor de livros de AT na mesma altura, que disse que preferia gráficos não ajustados por serem mais simples, não precisar de ajustar e serem mais populares.
A partir daí uso ambos, dependendo do caso. No caso da COR usei o gráfico não ajustado para desenhar a cunha porque as reações e as linhas ficam mais evidentes nesse gráfico.
Também alterno entre escala logarítmica e linear conforme o que vejo nos gráficos.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
previsor Escreveu:Às vezes, quando há um gap up maior do que o habitual como no mês passado depois de um fecho negativo anterior, demora mais tempo a ir para cima e, às vezes, só vai depois do gap ficar mais tapado em fecho.
Então acho que é normal se não subir este mês. Mesmo se não subir e não descer muito, fica com bom aspeto na mesma
Acho que preferia que descesse um pouco no resto da semana e que deixasse o gap do mês passado mais fechado em fecho.
No entanto, subi novamente o objetivo do PSI para 10425
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Vou atualizar a lista das cunhas neste tópico porque são todas da bolsa portuguesa e não estou a pensar em adicionar mais, embora possa desenhar outras, por exemplo há umas semanas desenhei uma na CLOV e também na TDSA, mas não as meti na lista.
Lista das Cunhas Atualizada
Corticeira Amorim SGPS SA (COR)
Tipo de Gráfico: Diário não ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Preço do Objetivo: 9,89 €
Preço Atual: 6,94 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 42,45% (51,25% no dia 15 de dezembro de 2025)
EDP Renováveis SA (EDPR)
Tipo de Gráfico: Mensal ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Preço do Objetivo: 21,18 €
Preço Atual: 13,83 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 53,12% (78,86% no dia 15 de dezembro de 2025)
Jerónimo Martins SGPS SA (JMT)
Tipo de Gráfico: Mensal ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Preço do Objetivo: 22,92 €
Preço Atual: 18,76 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 22,17% (18,90% no dia 15 de dezembro de 2025)
Mota-Engil SGPS SA (EGL)
Tipo de Gráfico: Diário ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha descendente
Preço do Objetivo: 6,145 €
Preço Atual: 4,936 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 24,49% (26,02% no dia 15 de dezembro de 2025)
The Navigator Company SA (NVG)
Tipo de Gráfico: Mensal ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Preço do Objetivo: 3,656 €
Preço Atual: 3,384 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 8,03% (20,03% no dia 15 de dezembro de 2025)
Notas
CTT Correios de Portugal SA, Tesla Inc., EDP Energias de Portugal SA, Galp Energia e Delivery Hero SE superaram o objetivo e foram removidas da lista. A Mota-Engil SGPS SA já tinha sido removida após atingir o objetivo, mas foi adicionada uma nova cunha.
Lista das Cunhas Atualizada
Corticeira Amorim SGPS SA (COR)
Tipo de Gráfico: Diário não ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Preço do Objetivo: 9,89 €
Preço Atual: 6,94 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 42,45% (51,25% no dia 15 de dezembro de 2025)
EDP Renováveis SA (EDPR)
Tipo de Gráfico: Mensal ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Preço do Objetivo: 21,18 €
Preço Atual: 13,83 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 53,12% (78,86% no dia 15 de dezembro de 2025)
Jerónimo Martins SGPS SA (JMT)
Tipo de Gráfico: Mensal ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Preço do Objetivo: 22,92 €
Preço Atual: 18,76 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 22,17% (18,90% no dia 15 de dezembro de 2025)
Mota-Engil SGPS SA (EGL)
Tipo de Gráfico: Diário ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha descendente
Preço do Objetivo: 6,145 €
Preço Atual: 4,936 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 24,49% (26,02% no dia 15 de dezembro de 2025)
The Navigator Company SA (NVG)
Tipo de Gráfico: Mensal ajustado para dividendos
Classificação da Cunha: Cunha de alargamento descendente
Preço do Objetivo: 3,656 €
Preço Atual: 3,384 €
Retorno Necessário p/ Objetivo: 8,03% (20,03% no dia 15 de dezembro de 2025)
Notas
CTT Correios de Portugal SA, Tesla Inc., EDP Energias de Portugal SA, Galp Energia e Delivery Hero SE superaram o objetivo e foram removidas da lista. A Mota-Engil SGPS SA já tinha sido removida após atingir o objetivo, mas foi adicionada uma nova cunha.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
A EDPR está a cair hoje talvez por causa dos resultados, mas acho que a correção não será grande e que não se vai afastar do objetivo. Tracei o objetivo para ela ainda em 2024. Ainda desceu mais uns meses e só iniciou o caminho em 2025, mas acredito que irá superar o objetivo.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
previsor Escreveu:Curiosidade sobre a Egl: desde outubro de 2025 sobe num mês e desce no seguinte. Se a sequência continuar, sobe no próximo mês
A sequência de meses positivos e negativos continuou e subiu no mês passado e, se continuar, desce este mês. No entanto, como tenho cunhas desenhadas e o mercado está em bull market, acho que essa sequência pode não se manter.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
O mercado não quer saber de nada do que tu achas importante.
Não liga se a história é bonita, trágica ou injusta. Não se importa se te idolatraram ou te crucificaram, se a tua convicção é absoluta ou se estás a duvidar de tudo. Opiniões, reputações, moralidade e o que “deveria” acontecer são ruído irrelevante para ele.
O mercado não se impressiona com a tua certeza, nem se comove com os teus argumentos elegantes. Pode soar brilhante fora do ecrã, mas dentro do gráfico nada disso tem peso.
Também não quer saber das tuas análises fundamentais profundas. Relatórios longos, modelos sofisticados e teses brilhantes sobre o futuro podem ser impecáveis no papel — e mesmo assim serem completamente ignorados pelo preço durante meses, ou até desmentidos de forma humilhante.
Porque o preço não se move por explicações.
Move-se por decisões.
O mercado não precisa concordar contigo. Não valida ideias, não confirma narrativas, não recompensa inteligência. Ele é apenas o reflexo frio e implacável do equilíbrio entre compradores e vendedores neste exato momento.
E é por isso que é tão difícil de ler:
Não tem enredo, não tem emoção, não tem justiça.
É apenas ação pura transformada em preço — indiferente, silenciosa e brutalmente honesta.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Tanto a TDSA como a EGL têm vindo a ficar mais próximas do objetivo 0. Tenho atualizado ambas ao mesmo tempo porque os movimentos têm sido semelhantes, e acho que isso torna um pouco menos difícil perceber o que podem estar a fazer. Por exemplo, a cunha descendente foi mais evidente primeiro na TDSA, e depois tornou-se visível que a EGL também podia ter uma. Claro que isto é sempre um pouco subjetivo, há sempre muitas interpretações diferentes dos gráficos, o que até é engraçado, sobretudo quando se está certo, mas no fim é sempre o Sr, Mercado que decide quem está certo ou errado. Há também alturas em que é mais simples do que em outras. Às vezes, o preço ainda vai dar umas voltas antes de chegar ao objetivo, principalmente quando surgem acontecimentos novos. Sem acontecimentos extraordinários, acho que é mais simples, ou pelo menos menos difícil.
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
“Many chartists believe that because the closing price is the most critical price of the trading day, a line (or close-only) chart is a more valid measure of price activity.”
— John J. Murphy, Technical Analysis of the Futures Markets
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Market Close: The Most Important Price of the Day
https://www.nasdaq.com/articles/market- ... -price-day
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Desenhei também uma nova cunha para a EGL, mas não excluo a possibilidade de descer mais antes de subir. As vezes desce abaixo da linha e só depois volta para cima
Já agora a linha de cima parece que corta as velas ao meio porque traço as linhas usando os preços de fecho ou os gráficos de linhas e não com os máximos e mínimos. Já tinha dito isso, mas digo de novo
Já agora a linha de cima parece que corta as velas ao meio porque traço as linhas usando os preços de fecho ou os gráficos de linhas e não com os máximos e mínimos. Já tinha dito isso, mas digo de novo
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Desenhei uma nova cunha na TDSA.
Chamei objetivo 1 e 2 aos anteriores, por isso a este chamo objetivo 0.
Mesmo que desça um bocadinho mais, continuo a achar que depois vai para cima
Chamei objetivo 1 e 2 aos anteriores, por isso a este chamo objetivo 0.
Mesmo que desça um bocadinho mais, continuo a achar que depois vai para cima
Re: Previsão: PSI 20 vai subir mais de um ano
Foi o Grok que escreveu o texto, eu diria no fim que o desafio está em sair o mais próximo possível do início do bear market. Acho que pode haver índices em que seja menos difícil perceber isso do que em outros, tendo em conta o que tem acontecido. Mas é apenas uma opinião e, neste momento, isto não interessa muito. Talvez o bull market dure ainda muitos anos… ou talvez não :-)
