Mais Valias IRS
Re: Mais Valias IRS
No meu caso a divergência é porque o banco delcarou os rendimentos internacionais no modelo dos nacionais... Já enviei os documentos do banco com as retenções internacionais e aguardo resposta...
- Registado: 29/11/2007 9:57
Ferreiratrade Escreveu:Já aconteceu alguém ter de justificar uma divergencia pelo portal das finanças e quanto tempo demorou ate verificarem a justificação. A minha foi barrada com uma divergencia pasme-se de 0,00€. Confirmei e bate tudo certo com os documentos que tenho. Como é que há uma divergencia de 0€. de qualquer forma ja marquei hoje atendimento presencial das finanças e só vou ser atendido no dia 1 de julho para ver se despacho isto que o dinheiro a reembolsar faz falta.
Já estou a ver que é cagada do informatico, eu tambem tenho o mesmo problema, com 4k para receber e duas divergências em dividendos e certificado de aforro.
O meu banco é o big, ou eles enviaram mal a informação ou a at tem cagada.
- Registado: 10/6/2014 9:24
PIKAS Escreveu:Relativamente ao IRS de 2024 mandaram-me a nota de liquidação para pagar e, entretanto, notificaram-me que tinha uma divergência aberta, também com 0€.Ferreiratrade Escreveu:Já aconteceu alguém ter de justificar uma divergencia pelo portal das finanças e quanto tempo demorou ate verificarem a justificação. A minha foi barrada com uma divergencia pasme-se de 0,00€. Confirmei e bate tudo certo com os documentos que tenho. Como é que há uma divergencia de 0€. de qualquer forma ja marquei hoje atendimento presencial das finanças e só vou ser atendido no dia 1 de julho para ver se despacho isto que o dinheiro a reembolsar faz falta.
Através do SIGA marquei atendimento presencial e fui atendido 3 semanas depois. Fui bem atendido, esclareci o que os estava a confundir ( atribuição em espécie de títulos por parte da Altri ) e poucos dias depois recebi nova nota de liquidação com acerto a meu favor, tendo o dinheiro sido transferido para a conta com rapidez. Tinha falado ao telefone com os serviços, sabia o que estava em causa, portanto levava tudo bem estudado, bem documentado de forma a que duvidas não houvesse.
Na minha opinião, acho que devias tentar saber ( pelo telefone, passando na repartição sem marcação, pelo portal ou de qualquer outra forma ) qual o motivo, o que eles acham que está mal, por forma a te munires de toda a documentação e informação que conseguires obter relativamente à duvida deles.
Cumprimentos,
Obrigado pelo feedback. No meu caso não é nada de especial, só tenho os dividendos da edp, navigator e 5 € e uns trocos de um deposito a prazo tudo englobado, não há muito que enganar, a não ser que tenha sido barrado só porque sim para controlo manual. Só 3 documentos.
- Registado: 4/11/2019 21:29
Relativamente ao IRS de 2024 mandaram-me a nota de liquidação para pagar e, entretanto, notificaram-me que tinha uma divergência aberta, também com 0€.Ferreiratrade Escreveu:Já aconteceu alguém ter de justificar uma divergencia pelo portal das finanças e quanto tempo demorou ate verificarem a justificação. A minha foi barrada com uma divergencia pasme-se de 0,00€. Confirmei e bate tudo certo com os documentos que tenho. Como é que há uma divergencia de 0€. de qualquer forma ja marquei hoje atendimento presencial das finanças e só vou ser atendido no dia 1 de julho para ver se despacho isto que o dinheiro a reembolsar faz falta.
Através do SIGA marquei atendimento presencial e fui atendido 3 semanas depois. Fui bem atendido, esclareci o que os estava a confundir ( atribuição em espécie de títulos por parte da Altri ) e poucos dias depois recebi nova nota de liquidação com acerto a meu favor, tendo o dinheiro sido transferido para a conta com rapidez. Tinha falado ao telefone com os serviços, sabia o que estava em causa, portanto levava tudo bem estudado, bem documentado de forma a que duvidas não houvesse.
Na minha opinião, acho que devias tentar saber ( pelo telefone, passando na repartição sem marcação, pelo portal ou de qualquer outra forma ) qual o motivo, o que eles acham que está mal, por forma a te munires de toda a documentação e informação que conseguires obter relativamente à duvida deles.
Cumprimentos,
- Registado: 23/8/2006 18:53
Já aconteceu alguém ter de justificar uma divergencia pelo portal das finanças e quanto tempo demorou ate verificarem a justificação. A minha foi barrada com uma divergencia pasme-se de 0,00€. Confirmei e bate tudo certo com os documentos que tenho. Como é que há uma divergencia de 0€
. de qualquer forma ja marquei hoje atendimento presencial das finanças e só vou ser atendido no dia 1 de julho para ver se despacho isto que o dinheiro a reembolsar faz falta.
. de qualquer forma ja marquei hoje atendimento presencial das finanças e só vou ser atendido no dia 1 de julho para ver se despacho isto que o dinheiro a reembolsar faz falta.- Mensagens: 226
A minha " Liquidação com Nota de Cobrança" foi revertida para "Liquidação Processada".
Todos os anos é um suplício. Já sabem que têm 13 mil euros para receber, mas custa a andar.
Todos os anos é um suplício. Já sabem que têm 13 mil euros para receber, mas custa a andar.
akadama0x Escreveu:Agora estranho eu que hoje já tenho a Liquidação com Nota de Cobrança (mas ainda sem dados para pagar). Acho que nunca foi tão rápido.
Eu submeti final de abril, certa a 22 de maio e ainda sem liquidaçao (vou ter de pagar)...
- Registado: 17/7/2014 22:33
Agora estranho eu que hoje já tenho a Liquidação com Nota de Cobrança (mas ainda sem dados para pagar). Acho que nunca foi tão rápido.
akadama0x Escreveu:tami Escreveu:Obrigado pelo feedback, fico mais descansado de não ser só eu. Submeti a 10/4 (com os mesmos anexos), e passou a certo a 28/4.
No meu caso, submeti a 31/05 e passou logo a certa dia 01/06. Mas presumo que a validação manual irá demorar bastante como no ano passado - que para mim levou mais de um mês.
No meu caso o ano passado foi relativamente rápido, submeti na primeira semana de Maio, e a 28/5 já tinha a nota de liquidação. Estranho mais a demora porque não há grandes diferenças entre ambas, irei pagar um pouco mais que no ano passado, mas as categorias de rendimentos são exatamente as mesmas.
- Registado: 28/12/2015 16:15
tami Escreveu:Obrigado pelo feedback, fico mais descansado de não ser só eu. Submeti a 10/4 (com os mesmos anexos), e passou a certo a 28/4.
No meu caso, submeti a 31/05 e passou logo a certa dia 01/06. Mas presumo que a validação manual irá demorar bastante como no ano passado - que para mim levou mais de um mês.
Opcard33 Escreveu:Distribuir lucros, a retenção na fonte de 28% de IRS — muito mais vantajoso do que pagar como prémio salarial, que acumula IRS progressivo + Segurança
Ver cláusula estatutária que o pode impedir ?
Mas o melhor e obter uma segunda opinião de outro contabilista ou advogado fiscalista,.
Boa Tarde,
O tratamento contabilístico e legal varia dependendo da natureza dos fundos:
Reservas Livres: Sim, podem ser revertidas para resultados transitados (e posteriormente distribuídas aos sócios) através de deliberação em Assembleia Geral.
Reservas Estatutárias: Podem ser transitadas se os estatutos da empresa o permitirem ou mediante alteração estatutária (Ass. Gera de Sócios). Portanto, ler os estatutos da Empresa primeiro, antes de abordar o contabilista......
Reservas Legais: Em Portugal, o Código das Sociedades Comerciais (CSC) impede a sua livre distribuição. Só podem ser usadas para absorver prejuízos ou incorporadas no capital social. (5% do cap. social é o mínimo da lei do CSC - 250€ é o valor para 5.000€ de Capital social)
Por lei, somente as Legais não são distribuíveis.
Estou em crer que o Contabilista está a ser demasiado zeloso......
O contabilista é um prestador de serviços, se externo. Faz o que lhe disserem (ou então, há mais contabilistas no mercado.....). Pode, é querer "escrever" que avisou a gerência do ato de distribuição poder pôr em risco a vida económica da empresa.......para mais tarde não virem dizer que nada fez para evitar uma falência, por exemplo, e se salvaguardar de má conduta ou ter sido cumplice.....ou de perder o seu cliente :-)......
Sim, 28% é melhor, quando a taxa do escalão individual de IRS do contribuinte é superior a 28%.
Cumprimentos
- Registado: 19/4/2016 10:08
Distribuir lucros, a retenção na fonte de 28% de IRS — muito mais vantajoso do que pagar como prémio salarial, que acumula IRS progressivo + Segurança
Mas o melhor e obter uma segunda opinião de outro contabilista ou advogado fiscalista,.
- Registado: 9/9/2013 15:13
Boa tarde a todos,
Recorro a vocês para ver se alguém me dá umas dicas/luzes sobre um assunto de contabilidade empresarial. Sei que não tem a ver com o IRS mas não encontrei nenhum tópico melhor.
Tenho os seguintes dados:
Empresa capital social de 5k€, onde o contabilista, um pouco sem os sócios perceberem, colocou 100k€ em "RESERVAS" e tem em "RESULTADOS TRANSITADOS" 20k€.
É uma empresa que entre os montantes que tem em banco, juntamente com os recebimentos de clientes a cair nos próximos 30 a 60 dias, tem disponivel 3,5x os montantes de despesas fixas, como salários, SS, etc. Sem dívidas e sem ajudas de estado.
A minha questão é se não dá, legalmente, passar capital de reservas para resultados transitados e, ainda este ano, distribuir.
O contabilista recusa-se a faze-lo, diz que não dá, e quer pôr "só" os 20k€ como prémio no salário, onde vou descontar para a SS mais IRS que nem imagino quanto seria.
Alguém com uma ideia sobre o assunto?
Recorro a vocês para ver se alguém me dá umas dicas/luzes sobre um assunto de contabilidade empresarial. Sei que não tem a ver com o IRS mas não encontrei nenhum tópico melhor.
Tenho os seguintes dados:
Empresa capital social de 5k€, onde o contabilista, um pouco sem os sócios perceberem, colocou 100k€ em "RESERVAS" e tem em "RESULTADOS TRANSITADOS" 20k€.
É uma empresa que entre os montantes que tem em banco, juntamente com os recebimentos de clientes a cair nos próximos 30 a 60 dias, tem disponivel 3,5x os montantes de despesas fixas, como salários, SS, etc. Sem dívidas e sem ajudas de estado.
A minha questão é se não dá, legalmente, passar capital de reservas para resultados transitados e, ainda este ano, distribuir.
O contabilista recusa-se a faze-lo, diz que não dá, e quer pôr "só" os 20k€ como prémio no salário, onde vou descontar para a SS mais IRS que nem imagino quanto seria.
Alguém com uma ideia sobre o assunto?
- Registado: 8/3/2014 19:34
tami Escreveu:Ferreiratrade Escreveu:tami Escreveu:Mais alguém a notar o processo deste ano mais lento? No ano passado demorou 2 ou 3 semanas até saber quanto tinha que pagar de IRS, neste já submeti há 7 semanas, e continua como "declaração certa" há 1 mês.
Do meu lado o mesmo. Desde 27 de abril em estado certo com anexo E, G e H. Até agora não mexeu mais.
Obrigado pelo feedback, fico mais descansado de não ser só eu. Submeti a 10/4 (com os mesmos anexos), e passou a certo a 28/4.
Eu tambem submeti em 10-04 e ainda se encontra por validar
- Registado: 27/6/2024 18:36
Do meu lado está igual. Submeti a 20 de abril.
- Registado: 28/4/2026 21:04
Ferreiratrade Escreveu:tami Escreveu:Mais alguém a notar o processo deste ano mais lento? No ano passado demorou 2 ou 3 semanas até saber quanto tinha que pagar de IRS, neste já submeti há 7 semanas, e continua como "declaração certa" há 1 mês.
Do meu lado o mesmo. Desde 27 de abril em estado certo com anexo E, G e H. Até agora não mexeu mais.
Obrigado pelo feedback, fico mais descansado de não ser só eu. Submeti a 10/4 (com os mesmos anexos), e passou a certo a 28/4.
tami Escreveu:Mais alguém a notar o processo deste ano mais lento? No ano passado demorou 2 ou 3 semanas até saber quanto tinha que pagar de IRS, neste já submeti há 7 semanas, e continua como "declaração certa" há 1 mês.
Mais alguém a notar o processo deste ano mais lento? No ano passado demorou 2 ou 3 semanas até saber quanto tinha que pagar de IRS, neste já submeti há 7 semanas, e continua como "declaração certa" há 1 mês.
Sim, correcto. As menos-valias são subtraídas às mais valias e o beneficio fiscal também indicado também me parece correcto. Experimente usar o simular após o preenchimento da declaração.
fct71 Escreveu:Boa tarde
Alguém pode esclarecer?
Em 2025 com a venda de dois lotes de ações, apurou-se 27000 mil euros de mais-valias. Também com outra venda de ações apurou-se uma menos-valia de 7600 euros. Ficam 27000-7600, e dos 19400 apurados, aplicam-se ainda as bonificações das mais-valias, onde 83.33 % de ações têm mais de 8 anos e 16.67% têm entre 2 e 5 anos? As bonificações têm um corte de 10% sobre as ações detidas entre 2-5 anos e 30% sobre as detidas há mais de 8 anos.
obrigado
- Registado: 12/1/2008 0:35
Obrigado pela partilha, BenjaminMartins! Este ano paguei 20 ou 30€ pelo taxwizard, que suponho seja do mesmo género, e ajudou bastante. Já adicionei aos favoritos para experimentar no próximo exercicio.
BenjaminMartins Escreveu:Boa tarde,
Partilho aplicativo gratuito para preenchimento do anexo J rendimentos de mais-valias obtidos pela utilização de plataformas estrangeiras, tais como, Degiro, Xtb, entre outras.
Https://irs-helper-preview.vercel.app
Boa tarde
Alguém pode esclarecer?
Em 2025 com a venda de dois lotes de ações, apurou-se 27000 mil euros de mais-valias. Também com outra venda de ações apurou-se uma menos-valia de 7600 euros. Ficam 27000-7600, e dos 19400 apurados, aplicam-se ainda as bonificações das mais-valias, onde 83.33 % de ações têm mais de 8 anos e 16.67% têm entre 2 e 5 anos? As bonificações têm um corte de 10% sobre as ações detidas entre 2-5 anos e 30% sobre as detidas há mais de 8 anos.
obrigado
Alguém pode esclarecer?
obrigado
- Registado: 4/1/2019 12:59
Boa tarde,
Partilho aplicativo gratuito para preenchimento do anexo J rendimentos de mais-valias obtidos pela utilização de plataformas estrangeiras, tais como, Degiro, Xtb, entre outras.
- Registado: 12/1/2008 0:35
No final das contas da AT, depois das deduções à coleta, na demonstração de liquidação, aparece a taxa efetiva.
- Registado: 29/11/2007 4:19
Obrigado a todos pelas vossas respostas. Ajudaram-me imenso.
Entretanto vou fazer uma análise ao meu IRS (que tenho de pagar pela primeira vez) para calcular a "taxa efetiva", porque é aquela que me interessa. Tivemos no ano passado um episódio de pagamento de aumentos salariais com retroativos que influenciaram bastante no valor apurado.
É sempre bom fazer essas análise antes de dizermos que pagamos muitos/poucos impostos
.
Já agora, deixo também uma passagem do site da ordem dos contabilistas certificados sobre onde declarar mais valias.
Alienação de ETF (considerando enquadramento como mais-valias mobiliárias) de
fonte estrangeira pagos através de corretora/plataforma estabelecida em Portugal
No caso de rendimentos de ETF pagos através de uma plataforma ou corretora estabelecida em Portugal, que comunica os rendimentos à Autoridade Tributária (através da Modelo 13), os mesmos devem ser declarados no anexo G.
Atendendo que não está disponível o código G90, os ETF devem ser reportados sob o código G01, designadamente
quando estejam em causa índices de fundos de ações.
Deve declarar como “País da Contraparte”, o código 620 – Portugal.
Como já indicado, se a plataforma/corretora não comunicou à Autoridade Tributária estes rendimentos (nomeadamente por não ter intervindo no seu pagamento), os mesmos devem ser declarados no Anexo J. Nesse caso, deve
declarar como “País da Contraparte”, o código 620 – Portugal.
Fica o site para quem quiser ver. A verdade é que a complexidade do sistema leva a que se faça de várias formas.
https://www.occ.pt/pt-pt/noticias/guia- ... e-capitais
Entretanto vou fazer uma análise ao meu IRS (que tenho de pagar pela primeira vez) para calcular a "taxa efetiva", porque é aquela que me interessa. Tivemos no ano passado um episódio de pagamento de aumentos salariais com retroativos que influenciaram bastante no valor apurado.
É sempre bom fazer essas análise antes de dizermos que pagamos muitos/poucos impostos
Já agora, deixo também uma passagem do site da ordem dos contabilistas certificados sobre onde declarar mais valias.
Alienação de ETF (considerando enquadramento como mais-valias mobiliárias) de
fonte estrangeira pagos através de corretora/plataforma estabelecida em Portugal
No caso de rendimentos de ETF pagos através de uma plataforma ou corretora estabelecida em Portugal, que comunica os rendimentos à Autoridade Tributária (através da Modelo 13), os mesmos devem ser declarados no anexo G.
Atendendo que não está disponível o código G90, os ETF devem ser reportados sob o código G01, designadamente
quando estejam em causa índices de fundos de ações.
Deve declarar como “País da Contraparte”, o código 620 – Portugal.
Como já indicado, se a plataforma/corretora não comunicou à Autoridade Tributária estes rendimentos (nomeadamente por não ter intervindo no seu pagamento), os mesmos devem ser declarados no Anexo J. Nesse caso, deve
declarar como “País da Contraparte”, o código 620 – Portugal.
Fica o site para quem quiser ver. A verdade é que a complexidade do sistema leva a que se faça de várias formas.
https://www.occ.pt/pt-pt/noticias/guia- ... e-capitais
- Registado: 8/3/2014 19:34
ZeNovato Escreveu:OCTAMA Escreveu:ZeNovato Escreveu:Bom dia a todos,
Nesta altura do IRS existem sempre algumas dúvidas, e como não poderia deixar de ser, também tenho uma. Se alguém me conseguisse ajudar agradecia.
No ano passado a 3m fez um spin-off e separou a Solventum. Deste spin-off, recebi um determinado número de ações da Solventum mas recebi também cerca de 50€ em cash devido ao número de ações ser um número fracionado.
Por exemplo:
Recebo10,75 ações da empresa nova, onde 10 são ações e 0,75 é em cash.
Como declaro esse valor no IRS?
É que no banco não há valor de compra nem venda nem se quer tenho comissões envolvidas. Alguém me disse que poderia declarar como forma de dividendos pois o imposto a pagar ia ser o mesmo como se fosse mais valia (28% de taxa liberatória).
Alguém já teve alguma situação identica?
Bom Dia,
Declara-se os 50€ como uma mais valia mobiliária pura (G ou J). Valor de Venda 50€, valor de entrada 0€. O mesmo quando for com a venda das ações "spinadas". Valor de venda €€€€ e valor de entrada 0€ (e claro, as despesas de venda).
Os bancos emitem notas de débito pelo spin off e pelas despesas inerentes ao mesmo, se as houver (pelo menos o BCP emite). É pedir à entidade financeira com que se trabalha, documento de suporte pelos 50€.
Cumprimentos
Por acaso é mesmo o BCP. Eles enviaram um documento com o valor creditado mas nada sobre o valor de compra nem datas. Daí ter achado estranho esta simplicidade de apresentação do valor.
A data de compra considero a mesma da data de realização? A verdade é que esta operação está toda ela relacionada com a Solventum. Se no dia 4/4/2024 foi a data de entrada no negócio, a data de saida tb será o mesmo.
Sim a mesma data.
Cumprimentos
- Registado: 19/4/2016 10:08
Quem está ligado: